Michael Campos

Níveis da consciência do consumidor: saiba quais são

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    Para que seja possível concluir uma compra junto de um cliente em potencial, é preciso antes criar uma boa relação com tal indivíduo, a começar pela conquista do interesse de tal público. Nesse sentido, é importante conhecer os níveis da consciência do consumidor.

    Esse é um sistema estabelecido para entender melhor como funciona a mente do público em potencial, levando em conta tanto a sua proximidade com um produto ou serviço, além de tudo mais o que pode ser necessário para que tal pessoa de fato se torne um cliente.

    Desafio esse que é compartilhado pelos mais diferentes tipos de negócios, pois de forma independente ao seu segmento comercial ou ao tamanho de tal empreendimento, existe um objetivo em comum de conquistar a consideração do público para a concluir uma compra.

    Relação que hoje costuma ter início no campo digital a partir do momento em que um usuário usa do seu acesso à internet para pesquisar sobre comercio de recicláveis, por exemplo, para depois ser direcionado a negócios que trabalham com esse tipo de serviço.

    Mas outro ponto que precisa ser visto com atenção é a situação de uma empresa em relação aos seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos, pois não é muito proveitoso trabalhar com o interesse de um público para no fim ele optar por outra companhia.

    Questões que apontam para a importância de um negócio e saber não só como atingir um público, mas também como acompanhá-lo durante toda sua jornada de compra, de forma a garantir com que essa conversão de compra seja concluída junto de tal companhia.

    E isso é algo válido para a maior variedade possível de ativos, indo desde um serviço de consultoria empresarial online, essencial para a gestão de um negócio no cenário atual, como também para negócios de porte menor, como uma loja de roupas, por exemplo.

    O mais importante é saber como melhor se comunicar com seus clientes em potencial, trabalhando na criação de um interesse em cima de um produto ou serviço e, posteriormente, atuando para finalizar essa aquisição que até então vem sendo trabalhada.

    Sendo necessário então recorrer às etapas de compra nas quais sua audiência de possíveis clientes se encontra, um trabalho mais fácil de ser concluído ao recorrer a um conceito em particular definido como a consciência do consumidor.

    Como funciona esse tipo de consciência?

    Por trás de qualquer tipo de decisão existe todo um trabalho de consideração a ser feito por um indivíduo. Algumas pessoas costumam agir de forma mais metódica, refletindo sobre cada passo, enquanto outras são mais espontâneas, mas nada tira o valor da consciência.

    Um conceito que trabalha com a forma em que o ser humano pensa sobre o universo em que se encontra, no entanto faz isso de forma interna, com o auxílio dos seus pensamentos e ideias, de forma a chegar às melhores soluções e atitudes a serem tomadas.

    Uma concepção que se mostra importante para os mais variados campos, entre eles:

    • Meio profissional;
    • Meio acadêmico;
    • Meio social;
    • Meio comercial.

    No caso do último tópico em particular, existe uma importância específica a ser citada, que é como a questão da consciência tem uma função primordial em relação a todo o processo que transforma um indivíduo com interesse em um cliente convertido para uma empresa.

    Isso parte primeiramente da importância de tal público em conhecer o tipo de problema que ele possui e deve ser solucionad, algo que leva esse indivíduo até o encontro do melhor tipo de produto ou serviço que funcione como resposta para essa sua necessidade.

    O que pode incluir um sistema de gestão de arquivos para uma empresa em busca de organizar melhor todos os seus documentos, sejam eles físicos ou digitais, ou então um programa de vendas para uma loja que atua ao lado do formato de e-commerce.

    Mas para que tais soluções possam ser procuradas, aumentando assim a performance comercial das empresas que trabalham com esse tipo de contexto, é necessário que uma empresa saiba como trabalhar da melhor maneira possível a relação com seu público.

    O que leva esses negócios a trabalharem a fundo com o ideal de consciência do consumidor, um conceito que opera com a proximidade de um cliente em potencial com tudo aquilo que tal companhia é capaz de oferecer, estudando melhor o seu perfil.

    E não basta somente acompanhar a atenção do público, na grande maioria dos casos é necessário trabalhar para estimular esse interesse, ainda mais quando parte de uma audiência sequer conhece como um produto pode ser útil para ele.

    O que pode ser dito sobre os serviços de um sistema de gerenciamento bares e restaurantes, que pode ajudar um estabelecimento alimentício a melhorar suas ofertas ao público, dando melhores opções de atendimento aos clientes que vão à uma lanchonete.

    Nesse sentido, a consciência do consumidor não está associada somente à proximidade de um cliente com uma possível compra, mas também a forma em que uma companhia deve trabalhar com a atenção de tal público para soluções desconhecidas para tal audiência.

    Para que uma empresa possa então alcançar melhores resultados, alinhando suas ações no mercado à consciência de seus consumidores, garantindo inclusive essa conversão de compra, é necessário conhecer e acompanhar como funcionam as etapas desse conceito.

    Os 5 níveis de consciência do consumidor

    Dentro da jornada que leva um indivíduo até a conclusão de uma compra, existe uma série de etapas a serem acompanhadas, estando elas atreladas à ideia de consciência do consumidor, um processo que costuma navegar por cinco etapas, sendo elas:

    • Inconsciência;
    • Consciência ao problema;
    • Consciência à solução;
    • Consciência ao produto;
    • Consciência total.

    Fases que devem ser não só acompanhadas, mas também estimuladas por parte de uma empresa de serviços de engenharia elétrica que esteja em busca de alcançar novos clientes para os seus negócios.

    Para tanto, é preciso estar consciente dos níveis de consciência de um cliente em potencial, observando a fundo o estado dentro de uma possível compra, com tal indivíduo podendo estar:

    Inconsciente

    Etapa na qual uma pessoa se encontra totalmente por fora de tudo o que uma empresa pode oferecer. E isso não se refere somente à busca por um produto ou serviço específico, mas também pela falta de conhecimento em relação a um problema a ser resolvido.

    Tal como um indivíduo que pode estar cortando seu dedo na cozinha durante o preparo de alimentos sem ter nenhuma ideia de que o uso de utensílios poucos afiados é responsável por isso, diante da dificuldade de uma faca em cortar, o que aumenta seus acidentes.

    Consciente do problema

    Nessa fase o indivíduo já reconhece o tipo de problema que está presente em sua vida, no entanto nada o faz para resolvê-lo. Algo que pode partir de um certo desinteresse ou até mesmo a falta de conhecimento sobre elementos que poderiam ajudá-lo nesse sentido.

    Sendo o caso de um empreendedor que reconhece a sua dificuldade em gerenciar um novo negócio, mas pouco faz para recorrer a uma solução que pode ser apresentada por um serviço de consultoria em gestão de empresas, por exemplo.

    Consciente da solução

    Nessa fase posterior o indivíduo já sabe qual é a solução para o seu problema, iniciando a busca por tal recurso. O que pode partir de algo simples, como uma busca no Google pela solução para essa sua questão em particular.

    Etapa onde é essencial que uma empresa consiga se destacar junto a esse serviço de buscas, apresentando-se ao seu público a ser conquistado.

    Consciente do produto

    Nesse momento o cliente já sabe o que está em busca, como uma fábrica de lacres de segurança para agir como novo fornecedor para seus produtos. A principal ação nessa fase está associada à busca por diferentes competidores no mercado.

    Ou seja, o público já sabe sobre o que está em busca, o desafio acaba sendo sobre qual fornecedor pode ser a melhor opção para os seus negócios.

    Totalmente consciente

    A fase final de consciência envolve a completa decisão por parte do consumidor, sendo preciso apenas que uma empresa o impulsione de vez para a finalização de uma compra, por meio de um anúncio direcionado ou até mesmo a oferta de um cupom de desconto.

    Ao acompanhar essas etapas de consciência do consumidor, negócios de diferentes segmentos, como um serviço de cross docking para a área de distribuição, pode ter a sua finalização de pedido encontrando um número maior de requerimentos.

    Tudo a fazer com que esse conceito de consciência deva ser trabalhado junto de um funil de vendas, um artifício do marketing desenvolvido justamente para identificar a posição de um cliente dentro de uma jornada de compra, o que passa pelo seu nível de consciência.

    Tudo a fazer com que uma empresa deva estar atenta à consciência do seu público, usando do funil de vendas para acompanhá-los e direcioná-los diretamente à conclusão de uma compra junto a essa audiência a ser conquistada.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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