Michael Campos

Modelo de negócio freemium: o que é e quais são seus benefícios

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    Da mesma forma em que existem segmentos variados aos quais um empreendimento pode buscar se estabelecer, hoje também existem diferentes modelos aos quais esse mesmo negócio pode escolher por trabalhar, como é o caso do modelo de negócio freemium.

    Um novo formato que vem se tornando bastante popular no mercado, principalmente quando se trata de negócios voltados ao campo digital, que por si só se trata de um ambiente comercial conhecido pela sua nova visão acerca das transações comerciais.

    Esse processo de renovação do mercado é uma consequência direta do movimento de mudanças que vem ocorrendo dentro da sociedade, com o público apresentando diferentes comportamentos, assim como novas necessidades que acabam sendo levantadas.

    E é por causa dessas mudanças que as empresas cada vez mais passam a apresentar novos perfis de gestão no mercado, junto também da disposição de novos serviços, como é o caso de fornecedores do ramo de energia, que hoje olham para outras possibilidades.

    Um mercado específico que muda também por causa da própria procura do seu público por novos tipos de serviços, fazendo da instalação de energia solar em residência, por exemplo, ser um tipo de aplicação mais procurada por causa de sua questão renovável.

    E esse é apenas um entre vários outros exemplos sobre como o mercado vem se adaptando aquilo que o público destaca como sendo sua necessidade, com um maior destaque sendo possível de ser visto em relação ao cenário digital.

    Um novo campo comercial que vem se destacando tanto pela variedade de oportunidades que estão ali presentes, mas também pela maior procura do público por tal tipo de negócio, diante do aumento no número de acessos, além das facilidades que ali se encontram.

    Sendo possível hoje com que um cliente em potencial possa pesquisar diretamente do seu celular por capacho personalizado para comprar, cabendo às empresas que trabalham com esse tipo de produto saber como responder corretamente a esse tipo de anseio.

    Logo, destacar-se na internet deixou de ser uma oportunidade, sendo hoje uma responsabilidade das empresas que estejam em busca de alcançarem melhores resultados dentro do seu respectivo mercado.

    Tudo isso graças ao processo de renovação que se mostra presente tanto na sociedade como no meio comercial. E isso se expande tanto para novos ramos de empreendimento, como também para novas maneiras de se trabalhar com seus produtos e serviços.

    E quando se fala de novos modelos de negócio, existe um em particular que deve ser visto com certa atenção.

    Modelo de negócio freemium: Como funciona?

    Em 2006 o investidor americano Fred Wilson escreveu em seu blog sobre um novo formato de negócio que começava a se mostrar presente, enquanto ele apostava que isso poderia ser algo que estaria em plena expansão no futuro, e de fato foi isso o que aconteceu.

    E foi a partir da sua análise que acabou sendo instituído o nome pelo qual esse tipo de formato comercial começou a ser conhecido dali em diante, sendo chamado de um modelo de negócio freemium, isso quer dizer, uma combinação entre os termos “free” e “premium”.

    Free sendo algo associado a um modelo gratuito e o premium a um modelo pago que leva a melhores exclusivos, que são disponíveis mediante a um certo valor de pagamento. Um sistema com maior foco no meio digital, mas que não chega a ser exclusivo da área.

    Isso porque uma fábrica de camisetas promocionais pode trabalhar com esse tipo de sistema através de um modelo de assinatura, onde a partir de um pagamento extra um cliente pode ter acesso a melhores benefícios, incluindo a retirada dos custos de frete.

    Esse é um exemplo de como funciona o modelo premium no caso. No entanto, o estilo freemium funciona a partir de uma composição um pouco mais complexa, podendo operar a partir dos sistemas a seguir:

    Funcionalidades extras

    Nessa prática um serviço é disponibilizado ao público de forma gratuita, como é o caso de um programa de armazenamento digital, por exemplo. Apesar da sua gratuidade, para ter acesso a certas funções extras é necessário contar com um valor diferenciado a ser pago.

    No caso citado, é necessário esse valor a ser quitado para se ter acesso a um maior espaço de armazenamento, por exemplo. Uma das modalidades mais comuns quando se fala sobre as particularidades do formato freemium.

    Aplicação de anúncios

    Outra função a ser trabalhada nesse sistema é a de uma gratuidade total, no entanto, sendo preciso ser exposto a uma série de anúncios para que tal acesso seja possível de ser liberado.

    Modelo comum de ser usado por jogos e aplicativos, que entre uma partida e outra o usuário acaba sendo direcionado a um anúncio sobre um distribuidor de piso vinilico, serviço que tal indivíduo pode ter pesquisado anteriormente.

    O formato freemium se destaca aqui também ao dar a oportunidade do usuário ficar completamente livre desses anúncios, sendo preciso apenas optar por uma opção premium a ser liberada pelo desenvolvedor de tal jogo ou aplicativo nesse caso.

    Testes grátis

    Outra aplicação comum do formato freemium é a gratuidade disponível durante um período estipulado de tempo. Tal como trabalham os serviços de streaming, no qual o acesso a uma plataforma de vídeo pode ser liberado gratuitamente por um certo número de dias.

    E enquanto o mercado tradicional, como uma loja de piso laminado, consegue se beneficiar por um sistema clássico de negociação, quando se trata do cenário digital é necessário acompanhar todo tipo de mudança que ocorra frequentemente nesse setor.

    Ao menos esse deve ser o objetivo de uma empresa moderna, caso ele esteja empenhada a ter acesso a todo tipo de benefício que pode ser acessado tal tipo de sistema, entre essas vantagens:

    • Aumento no valor da marca;
    • Acesso a informações do consumidor;
    • Maior geração de contatos;
    • Melhor relacionamento com o cliente.

    Pontos esses que apontam para a importância de um negócio em considerar esse tipo de novo modelo de oferta de serviços, navegando entre o gratuito e o premium para estabelecer uma melhor relação com o seu público.

    Adotando o formato freemium em seus negócios

    Da mesma forma em que uma empresa pode recorrer a uma instalação de alarme de incêndio para aumentar sua segurança, essa mesma companhia pode analisar os benefícios do formato freemium para melhorar a sua relação com o público.

    Sendo possível até mesmo expandir o seu número de contato, visando posteriormente um aumento em relação aos seus ditos clientes pagantes. E para que seja possível aplicar o formato freemium em seus negócios, os seguintes passos devem ser tomados:

    Estudar o mercado

    Além do meio digital, que abrange os mais diversos tipos de negócios, é importante estudar a fundo as particularidades do segmento envolto ao seu empreendimento, o que inclui a disponibilidade de se trabalhar com o citado formato freemium.

    E quando se fala em estudar o mercado é preciso olhar também para tudo o que forma esse conceito, o que inclui seus concorrentes, além do seu público em si. Ação que permite até mesmo escolher por qual tipo do modelo freemium melhor se adequa aos seus negócios.

    Estar atento às tecnologias

    O avanço tecnológico faz com que um serviço de instalação de ar condicionado residencial possa encontrar novas maneiras de trabalhar com suas aplicações. E se as tecnologias afetam o meio industrial, o mesmo vale para o campo digital.

    Situação que destaca então a importância de se acompanhar todo tipo de mudança que se mostra presente no mercado, facilitando os resultados de um negócio à maneira em que novas aplicações passam a ser disponíveis tanto ao público como ao mercado.

    Inclusive, trabalhar com um bom sistema também facilita a gestão dos negócios que adotam o modelo freemium, de forma a que um assinante premium, por exemplo, não seja exposto a anúncios, com essa aplicação sendo exclusiva dos assinantes gratuitos.

    Examinar constantemente seus resultados

    O modelo freemium traz muitos resultados, mas conta também com seus desafios, tal como a dificuldade em convencer um público a deixar de ser apenas um assinante gratuito, optando pela versão paga.

    De forma a responder corretamente a isso é importante realizar frequentes análises sobre a performance desse negócio em busca de compreender a diferença entre seus assinantes gratuitos e pagos e se cada audiência está correspondendo às suas expectativas.

    Tudo a destacar o freemium como uma nova estratégia para estabelecer o contato com um maior número de público, que além de fornecer por brindes como sacolas e mochilas personalizadas e ação diversas, pode trabalhar também com uma nova oferta de serviço.

    Sendo esse o motivo pelo qual diversas empresas do ramo comercial estarem trabalhando com esse tipo de modelo, com um destaque para o meio digital, entre elas:

    • Spotify;
    • Dropbox;
    • Youtube;
    • Mailchimp.

    Exemplos que se destacam entre muitas outras opções que passam a dar atenção a esse tipo de estratégia e de como os seus negócios podem chegar a melhores resultados ao optarem pelo citado sistema freemium.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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