Michael Campos

Instagram Shopping: veja como é possível aumentar suas vendas

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    Uma nova opção para quem trabalha com vendas online, o Instagram shopping aproveita a popularidade da rede social para ajudar empreendedores de todos os portes a conseguir ainda mais oportunidades de negócios.

    O mundo está se adaptando cada vez mais, em grande parte por conta do processo conhecido como transformação digital, que popularizou uma série de recursos tecnológicos e torna-os parte do dia a dia das pessoas.

    Esses recursos muitas vezes são fundamentais para o mercado, que está aprendendo novas formas de interagir com o público e atender as demandas diferenciadas que essas pessoas têm oferecido.

    O perfil do consumidor como um todo mudou drasticamente. Hoje, o cliente de uma fábrica de telha térmica é muito mais exigente do que antes, se interessando por informações e recursos sobre empresas com as quais desejam negociar.

    Para conseguir oferecer os recursos necessários para completar uma venda, as empresas estão criando material digital, aproveitando recursos como sites e blogs para explorar suas possibilidades.

    Dentro dessas ferramentas, uma das mais importantes são as redes sociais. Essas plataformas de engajamento atraem todos os dias milhões de usuários, ávidos por conexões com outras pessoas e empresas.

    O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, que ainda está em constante crescimento e que caiu no gosto do público em geral.

    A rede social, que é focada em estilo de vida e conteúdo em vídeo e imagens, é uma das principais maneiras de se conectar com um público interessado em fazer negócios para os mais diversos segmentos.

    Pensando nisso, o próprio Instagram começou a oferecer recursos para otimizar essas transações comerciais, começando com a criação de contas empresariais, que possibilitam uma série de funções de avaliação e análise, até as vendas.

    No caso do Instagram shopping, uma companhia consegue colocar produtos que estão à venda e criar etiquetas de compra, deixando os valores claros para o usuário da rede social que se interessou pelo produto.

    Se o usuário deseja continuar a compra, basta clicar no item e ser diretamente encaminhado para a página de vendas da empresa, pulando uma série de etapas na comunicação e facilitando as compras.

    De todo o tempo que um usuário passa na internet, a maior parte dele é em redes sociais.

    Por isso, ter uma opção de negociação dentro da plataforma ajuda muito a conquistar novos usuários, que acabam aproveitando que já estão no perfil da empresa de aluguel de van para viagem para fechar um negócio.

    Antes o Instagram restringia links ao da bio, espaço reservado para algumas informações básicas da conta onde é interessante colocar:

    • Nome da empresa;
    • Endereço (para lojas físicas);
    • Horário de atendimento;
    • Link da página inicial do site.

    Entretanto, esse conteúdo acabava restringindo as vendas, uma vez que o usuário tinha que sair do Instagram e procurar o item que está buscando para conseguir um resultado mais satisfatório.

    Com a opção do Instagram shopping, fica muito mais fácil ofertar diferentes produtos em sua empresa, uma vez que você consegue colocar links diretamente nos itens que está oferecendo.

    A mesma empresa de aluguel de van pode oferecer um serviço de gestão de frotas, e encaminhar clientes interessados diretamente para a página de contratação do serviço, garantindo um resultado mais satisfatório a longo prazo.

    Algumas lojas possuem integração entre o Instagram e o Facebook, que são da mesma empresa. Nesse caso, os produtos são vendidos dentro da própria rede social, sem a necessidade de um novo cadastro ou de algum tipo de trabalho maior.

    Muitos clientes acabam desistindo de comprar em uma empresa por conta da complicação gerada por cadastros longos e com excesso de informação. Por isso, quanto mais você conseguir facilitar esse processo, melhor.

    Como criar sua loja no Instagram Shopping?

    Agora que você conhece um pouco mais da funcionalidade dentro da rede social e do impacto positivo que ela pode gerar em suas vendas, é preciso avaliar todas as possibilidades para conseguir os melhores resultados.

    Por isso, identificar a maneira mais eficiente de criar sua loja no Instagram shopping e aproveitar todos os recursos que a plataforma oferece é fundamental, e pode ajudá-lo a conquistar uma posição muito mais satisfatória no mercado.

    Por isso, aproveite para identificar alguns dos elementos mais importantes desse processo, facilitando assim o caminho para a criação de uma loja para sua autoescola dentro do Instagram.

    Qualificação profissional

    Para evitar fraudes e esquemas ilegais, o Instagram shopping possui algumas métricas de qualificação que permitem a uma empresa utilizar esse serviço. Essa é uma questão tanto de segurança para o cliente quanto para o empresário.

    O primeiro ponto é ter um produto qualificado. Isso elimina uma série de itens que podem não ser legalizados no país, bem como produtos que possam apresentar qualquer tipo de modificação que quebre as regras da plataforma.

    Para você conferir se o seu produto se enquadra nisso, é preciso avaliar as políticas comerciais do Instagram shopping, bem como o acordo de vendedor, que possuem todas as regras e restrições que impactam a companhia.

    Além disso, é preciso que sua empresa de instalação de energia solar possua um domínio próprio, para onde os consumidores serão direcionados ao escolherem alguma das propagandas na rede social.

    Perfil comercial

    O Instagram oferece três opções de perfil para todos os usuários. O primeiro é o perfil comum, para quem deseja apenas a interação e utilizar os recursos básicos da rede social.

    O segundo é o perfil de criador de conteúdo, ideal para influenciadores digitais e outras mídias de divulgação e marketing, que trabalham apresentando conteúdo para seu público.

    O terceiro perfil é o comercial, que é onde as empresas costumam se inserir. Nesse perfil, você declara que se trata de uma conta comercial e começa a utilizar uma série de recursos nesse quesito.

    As ferramentas de análise são uma das principais ferramentas para esse tipo de perfil, uma vez que permitem que você entenda o impacto do público em suas interações. Além disso, o perfil comercial passa a ter mais credibilidade.

    Por isso, sua empresa de alimentação deve estar pronta para utilizar esses recursos antes de iniciar uma venda no Instagram shopping.

    Vinculação de contas

    Para uma maior eficácia em suas ações com o Instagram shopping, é muito importante que você consiga fazer o vínculo de sua conta na rede social com as outras plataformas da mesma empresa.

    Isso ajuda a divulgar ainda mais seu material e garante uma estrutura de qualidade para suas vendas, uma vez que existe a possibilidade de vender produtos ou serviços dentro da própria rede social.

    O usuário comum gosta desse tipo de praticidade, e se sente muito mais seguro com a chancela de segurança de uma empresa do porte do Instagram. Por isso, esse tipo de vinculação acaba sendo ainda mais relevante.

    Catálogo de produtos

    Para os consumidores desejarem comprar o que você tem a oferecer, o primeiro passo é colocar estes itens na plataforma. Por isso, você precisa cadastrar seu catálogo dentro do Instagram shopping.

    Fazer esse processo item por item é uma opção, mas em muitos casos é demorado e você pode acabar cometendo erros. Para facilitar, o ideal é utilizar o gerenciador de catálogos do Meta.

    Algumas plataformas de e-commerce também trabalham em parceria com o Instagram shopping, permitindo a migração das informações para a plataforma sem muitos problemas.

    Nesse caso, uma empresa de consultoria tributária pode colocar todos seus serviços separadamente, facilitando aos consumidores identificar o que precisam para consumir dentro da rede social.

    Vendas nos stories

    Os stories são uma importante ferramenta do Instagram. Trata-se de um canal para vídeos curtos, que desaparecem depois de 24 horas. Muitos usuários gostam de utilizar essa ferramenta para mostrar parte de seu dia a dia.

    Os stories permitem que você coloque promoções e ofertas exclusivas dentro da plataforma, criando assim um engajamento muito maior para suas ofertas de suporte técnico em TI, garantindo muito mais conversões.

    Considerações finais

    A utilização do Instagram shopping pode ser uma excelente oportunidade de ganhar mais destaque e crescimento dentro de um mercado que busca por inovação e interação com o público.

    Por conta disso, saber aproveitar as oportunidades da plataforma coloca sua empresa em uma posição de destaque, garantindo muito mais oportunidades de negócio dentro de suas estratégias de marketing.

    Uma companhia que sabe se posicionar corretamente na rede social pode ganhar uma autoridade muito maior, tornando-se uma referência para outras empresas do segmento.

    Por isso, se você deseja se tornar um líder no mercado, é muito importante saber usar todas as ferramentas à sua disposição, como o Instagram shopping.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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