Michael Campos

Marketing para médicos: como desenvolver uma estratégia poderosa

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Muitas pessoas podem até acreditar que não, entretanto, é sim possível fazer marketing para médicos, mas é preciso estar atento às limitações impostas por leis e às necessidades do público.

    Ademais, é importante reforçar que o consumidor moderno é muito mais informado, por isso, está cada vez mais exigente. E as pessoas, de modo geral, estão mais preocupadas com sua saúde.

    É por isso que muitos pesquisam seus sintomas no Google, e com isso encontram respostas e especialistas. Então, investir em marketing pessoal é muito importante, mas os médicos também podem aprender a divulgar o seu trabalho de forma positiva.

    Isso é feito em muitos meios, por essa razão, a atitude traz muitas oportunidades para que os médicos possam atrair mais pacientes e fidelizá-los, por meio de estratégias bem feitas e, claro, bem executadas.

    Hoje em dia, o paciente passa por uma jornada digital antes de encontrar o seu consultório. Fora aqueles que pesquisam seus sintomas, há uma quantidade ainda maior de pessoas que usam a internet para encontrar um médico.

    A partir disso, eles querem olhar o site, as redes sociais e todas as informações que puderem sobre o profissional. Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar por que você deve investir em marketing médico, como fazer isso e as métricas que devem ser avaliadas. 

    Por que investir em marketing para médicos?

    Ainda existem alguns profissionais que acreditam que, para algumas áreas, como medicina e advocacia, basta a propaganda boca a boca. No caso dos médicos, eles ainda contam com aquele catálogo onde a pessoa escolhe com quem se consultar.

    Embora esse catálogo ajude, ele não é motivo suficiente para um profissional descartar as estratégias de marketing. Hoje em dia, toda organização ou profissional, como uma empresa de engenharia elétrica, pode, mais do que divulgar seus produtos e serviços, ajudar as pessoas.

    O objetivo, principalmente quando falamos da internet, não é apenas conseguir mais pacientes, mas, sim, ajudar essas pessoas, e é possível fazer isso de duas maneiras, sendo elas as seguintes:

    A primeira é produzir conteúdo rico e de valor, que pode ajudar os usuários a buscar informações. Além disso, a outra forma é que todos os materiais sejam feitos por quem realmente entende do assunto.

    Aos poucos, uma boa estratégia também te ajuda a criar uma relação mais estreita com o público. Isso faz com que as pessoas confiem mais no seu trabalho, e consequentemente, vão reagir melhor aos tratamentos e prescrições.

    O médico, então, se posiciona como autoridade em determinado assunto, o que ajuda a encontrar novas oportunidades que se transformam em  pacientes.

    Agora que você já sabe por que deve investir em marketing para médicos, no próximo tópico, vamos mostrar algumas estratégias. Confira!

    Melhores estratégias de marketing para médicos

    Toda estratégia de marketing depende de alguns passos importantes para o sucesso. Então, pensando nisso, para montar um planejamento sólido, o profissional deve seguir as seguintes práticas:

    Definir os objetivos

    Existem vários objetivos que uma empresa, como um fabricante de bolsas personalizadas para brindes, pode seguir, e eles servem como base para as estratégias de marketing.

    No caso dos médicos, isso não é diferente, portanto, antes de escolher suas ações, defina um objetivo. Pode ser conquistar mais pacientes, fidelizar os que você já tem ou até se posicionar como autoridade em sua especialidade médica.

    O profissional também pode educar a sociedade em relação à importância de certas atividades, dentre outros objetivos. Independentemente de qual seja, são eles que vão orientar o restante do planejamento.

    Buscar parceiros capacitados

    Um médico se dedica a anos de estudos para atender bem seus pacientes, por isso, deve contar com profissionais que também estudaram para desenvolver boas estratégias de marketing.

    Essas ações levam tempo para se concretizarem, sendo assim, o médico não pode se dedicar a elas sem sacrificar o tempo que poderia oferecer aos seus pacientes.

    Para evitar esse problema, escolha parceiros de marketing bem qualificados, que vão elaborar estratégias de acordo com os objetivos que deseja alcançar.

    Acompanhar os resultados

    As estratégias de marketing só funcionam quando as empresas, como uma loja de luminárias industriais, acompanham seus resultados de perto. Acompanhar seu progresso é a melhor forma de saber se tudo está dando resultados.

    É com base nessa análise que é possível descobrir se alguma ação precisa ser realizada, para que você atinja os resultados. Trata-se de um processo importante na hora de fazer marketing, com isso ressaltamos a necessidade de contar com bons parceiros nessa área.

    Construir um site

    Com relação ao site, existem duas situações que devem ser consideradas: o profissional não possuir domínio próprio, ou ele estar desatualizado.

    Ambas são situações ruins para quem deseja uma estratégia de marketing médico mais eficaz. Se o site não existe ou está desatualizado, como o profissional será encontrado em um mundo onde tudo é pesquisado na internet?

    Imagine, por exemplo, que um restaurante precisa de uma empresa de motoboy. Ele vai pesquisar na internet e entrar em contato com as companhias que possuem um site atualizado, porque são elas que vão aparecer nos resultados de pesquisa.

    O site é seu cartão de visitas na web e funciona como uma âncora. Além disso, é por meio dele que você vai expressar sua preocupação com o bem-estar das pessoas e expor os seus conhecimentos.

    Estar presente nas redes sociais

    É importante ter um perfil profissional nas redes sociais para desenvolver várias estratégias de marketing para médicos. Por meio delas, é possível criar um senso de comunidade e estabelecer um relacionamento mais próximo com seus pacientes.

    São ótimas plataformas para compartilhar os conteúdos que você cria, e assim aplicar o conhecimento dos seus seguidores para que eles se previnam e saibam cuidar da própria saúde.

    Inclusive, uma organização de, por exemplo, consultoria de TI para pequenas empresas pode usar as redes sociais para falar sobre assuntos relacionados ao seu mercado.

    No caso dos médicos, elas são ótimos canais para divulgar pesquisas e difundir o conhecimento, ajudando até mesmo colegas de trabalho, estudantes de medicina e a mídia em geral.

    Investir em Marketing de Conteúdo

    O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para atrair pessoas e oferece um excelente retorno sobre os investimentos (ROI).

    Então, desse modo, se você cria um conteúdo relevante para o seu público-alvo, consegue a atenção das pessoas que deseja atrair para o seu consultório e ainda ajuda com um problema.

    Elaborar uma identidade visual

    Construir sua identidade visual é importante porque é assim que você transmite seus diferenciais e valores. Ela deve estar presente em tudo o que diz respeito ao seu trabalho, como:

    • Placa de identificação;
    • Receituário;
    • Cartão de visita;
    • Redes Sociais;
    • Site.

    A identidade visual é um dos quesitos mais importantes na hora de investir em marketing para médicos.

    Usar CTA

    CTA (Call To Action) é uma chamada para ação que pode ser incluída ao final de um texto que você postou no site ou blog, por exemplo.

    Você pode pedir para que o usuário preencha um formulário ou entre em contato para agendar uma consulta. É uma forma de estabelecer um contato com as pessoas e conquistar novos pacientes.

    Métricas importantes na área: entenda mais

    Além de investir nas estratégias que mostramos aqui, todo médico, como um especialista em transplante de fígado, precisa analisar algumas métricas para garantir a eficiência de suas estratégias.

    Uma delas é o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), que soma todo o investimento realizado para aumentar o número de pacientes.

    Por meio dele, você saberá se os investimentos com a equipe de marketing, com os conteúdos produzidos e com as mídias pagas estão compensando, em relação ao número de pacientes conquistados.

    E assim como um fabricante de avental cirúrgico descartável que investe em marketing, também é importante calcular o retorno sobre investimentos (ROI) que avalia se todo o investimento feito está trazendo resultados.

    Por fim, para saber se as estratégias de marketing médico estão trazendo bons resultados, é imprescindível fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes.

    Trata-se de uma pesquisa simples, que pode ser feita por e-mail, com perguntas que questionam o paciente a respeito de sua satisfação com o atendimento prestado.

    Todas essas métricas são essenciais para direcionar suas estratégias de marketing médico. Lembre-se de que as pessoas estão mais exigentes, então, não importa se elas estão pesquisando filtro de seringa preço ou médico, elas querem o melhor.

    Se você não souber como está o desempenho de suas estratégias de marketing, não saberá como se relacionar com seu público e perderá boas oportunidades.

    Conclusão

    Investir em marketing para médico não é apenas uma forma de conquistar mais pacientes, também é um meio para que você possa ajudar pessoas. Neste artigo, você conheceu as principais estratégias e de que forma elas precisam ser trabalhadas para alcançar bons resultados.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade