Michael Campos

Marketing Holístico: entenda a importância para sua empresa

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    pesquisa de mercado

    O Marketing Holístico é uma estratégia que foca na integração entre diferentes áreas de um negócio. O objetivo é oferecer uma experiência única para o consumidor, fazendo que ele escolha a sua marca ao invés da concorrência.

    Como os consumidores têm mais autonomia para optar por um serviço ou produto, eles têm se tornado cada vez mais exigentes. Com isso, as estratégias de marketing precisam se adaptar.

    Para acompanhar essas transformações, é importante focar na realização de campanhas e ações mais precisas e inteligentes, de uma forma que todas estejam em sincronia.

    Nesse sentido, foi criada a filosofia do Marketing Holístico, que tem como objetivo integrar os diferentes setores de sua empresa consultoria ambiental em torno de uma mesma meta de crescimento geral.

    O que é o Marketing Holístico?

    Trata-se de uma estratégia que considera todos os processos de uma empresa como uma coisa única. 

    O termo tem origem grega, de forma que “holos” significa “todo” ou “inteiro”. O conceito é aplicado ao marketing com a intenção de integrar as diversas partes de uma equipe ou empresa em busca de um propósito em comum.

    Sem divisão por setores, processos separados e objetivos diferentes, a unidade deve prevalecer na estratégia de sua empresa.

    Todos os departamentos podem atuar juntos para criar uma ideia positiva e homogênea na cabeça do consumidor para que ele escolha a solução da sua empresa de etiquetas personalizadas, por exemplo. 

    Isso é alcançado a partir do entendimento de que a estrutura de um negócio é como o corpo humano: o funcionamento só será adequado se todas as partes trabalharem juntas com o mesmo propósito.

    Tendo uma visão mais ampla de toda a empresa, fica mais fácil alcançar bons resultados, pois é possível concorrer internamente em um mercado muito disputado. No marketing holístico, todos os setores devem se concentrar em um único objetivo: entregar a melhor experiência ao usuário.

    Todas as tarefas, processos e estratégias devem ser direcionadas e alinhadas para essa mesma meta em sua empresa de brinquedos pedagógicos de madeira, por exemplo. 

    5 Vantagens de adotar estratégias de marketing holístico

    Ao ver tudo isso, confira as 5 principais vantagens que o marketing holístico pode agregar em sua empresa em termos práticos: 

    • Integração;
    • Diferencial competitivo;
    • Eficiência;
    • Construção de marca;
    • Otimização de processos.

    Com vantagens como essas, o seu empreendimento não pode deixar de aproveitar os diversos benefícios. Portanto, continue a leitura e entenda a importância desse marketing para as organizações. 

    Qual é a importância para as organizações?

    Sua importância fundamental é que o marketing holístico permite que a empresa atue de forma mais forte na divulgação de sua mensagem. Sendo um modo de tornar a comunicação mais alinhada aos valores do negócio, mais efetiva e mais presente.

    Ele permite que as empresas construam seu brand awareness (consciência de marca) de uma forma mais ampla e por vários canais. A construção da marca deve ser um dos principais esforços do negócio, pois os clientes focam mais nela do que no produto ou serviço.

    Com o marketing holístico, sua empresa de balança digital 150kg impulsiona a relação com o consumidor de uma forma a conseguir maiores índices de satisfação.

    Também consegue se envolver melhor com os clientes, recebendo feedbacks construtivos, críticas e avaliações que ajudam no desenvolvimento de produtos. Essa modalidade de marketing também se destaca na criação de uma comunicação consistente.

    A consistência é um ponto-chave, uma vez que reforça seus valores e torna sua marca mais facilmente lembrada. Por fim, o marketing holístico é fundamental para construir uma experiência e uma marca admirada pelo cliente.

    Para isso, foca-se em objetivos de maior amplitude do que em submetas, como vendas individuais, aumentando a eficácia geral da estratégia e permitindo que sua empresa de maçarico portátil para solda cresça.

    Quais são os quatro pilares dessa estratégia?

    Visando entender melhor a filosofia do marketing holístico, é preciso compreender os pilares que o sustentam. Desse modo, continue a leitura e veja um pouco mais sobre cada um deles. 

    • Marketing integrado

    Um marketing integrado e efetivo, que cumpre seu papel, depende que os 4 Ps, que são de maneira geral:

    • Produto;
    • Preço;
    • Praça;
    • Promoção.

    Eles devem atuar de forma sincronizada para passar a mensagem certa ao consumidor. Estando todos esses itens em equilíbrio, torna-se mais fácil cativar e exercer influência sobre o público-alvo.

    Independente de ser uma via tradicional ou de marketing, variadas ferramentas podem ser usadas, como sites, blogs, e-mail marketing, redes sociais, televisão, rádio, mídia impressa, etc.

    Então, conheça a fundo a sua persona para saber qual o melhor formato a se utilizar em sua estratégia para chamar a atenção e conquistá-la.

    De acordo com o marketing holístico, é imprescindível que a mensagem transmitida em cada uma das ferramentas seja unificada, condizente e verdadeira, segundo a imagem e os valores da empresa.

    A ideia aqui é criar diferentes frentes para se aproximar do consumidor, apostando no engajamento e nas relações humanas, em uma estratégia integrada e completa para sua empresa de multiplicador de torque.

    • Marketing de relacionamento

    Marketing de relacionamento pode ser definido como todas as atitudes adotadas por uma empresa que visam a criação e a conservação de um relacionamento positivo com os clientes, visando a fidelização.

    Diversas são as práticas que podem ser empregadas para tornar seu público-alvo verdadeiros fãs de sua empresa, encantando-os com os serviços prestados. Entre essas práticas podemos citar:

    • Oferecer bonificações;
    • Oferecer a possibilidade de plano fidelidade;
    • Prestar um atendimento de qualidade ao cliente;
    • Fazer pesquisas de satisfação sobre as soluções oferecidas;
    • Enviar ofertas de produtos que sejam do interesse do cliente;
    • Mandar mensagens em datas especiais.

    Deixe claro para seu cliente o quanto ele é importante para seu negócio e que, ao optar por ele, será beneficiado. E não é somente ele que deve ser contemplado nessa abordagem do marketing holístico e de relacionamento.

    É preciso se lembrar também dos seus funcionários, fornecedores e qualquer pessoa que tenha contato direto ou indireto com seu negócio, prezando sempre pela boa convivência.

    Um exemplo disso é uma premiação mensal, que foca em reconhecer os colaboradores que mais excederam suas entregas em relação aos clientes.

    Com isso, se promove uma conduta de exemplo para toda a empresa de forma que outras pessoas possam se inspirar nessas ações, buscando sempre um relacionamento de sucesso na parceria com os clientes de sua empresa de exame de sexagem fetal preço.

    • Marketing de performance

    Para sua empresa ter certeza que suas ações e estratégias de divulgação estão trazendo o retorno esperado, o marketing de performance é a melhor resposta.

    Com o marketing de performance, você faz o monitoramento de todas as atividades realizadas pela sua organização e entende qual está sendo o retorno por parte do público-alvo.

    Partindo da análise das métricas certas, é possível para sua empresa ter noção tanto sobre o retorno financeiro, como o não.

    O retorno financeiro inclui a taxa de perda de clientes, ROI, qualidade do produto, etc. O não envolve questões como a repercussão ética, legal, social e ambiental de suas ações, a satisfação do consumidor, etc.

    Ao ter esses dados em mãos, é possível justificar todos os investimentos feitos em marketing, o que deve continuar sendo feito e quais devem passar por mudanças ou até mesmo ser eliminado do seu cronograma.

    • Marketing interno

    O marketing interno ou endomarketing é um termo que vem da administração. Trata-se de um tipo realizado, tendo em vista o público interno de uma empresa, ou seja, seus colaboradores.

    Nesse sentido, são planejadas e promovidas ações que oferecem benefícios e a infraestrutura adequada para exercer a função, motivando e treinando o colaborador para elevar o grau de satisfação e a sensação de reconhecimento pela empresa.

    Normalmente, um funcionário satisfeito tende a se esforçar mais para prestar um serviço de qualidade, além de dominar todas as informações importantes a serem repassadas para o cliente.

    São diversas as razões para não deixar o marketing interno de lado, mas de acordo com o marketing holístico você colhe bons frutos, como:

    • Retenção de talentos;
    • Redução da taxa de turnover;
    • Maior conexão entre funcionário e empresa;
    • Mais qualidade na comunicação interna;
    • Aumento das vendas;
    • Alinhamento nos valores e cultura da empresa.

    Sua empresa de compressor de ar para caminhão precisa contar com verdadeiros embaixadores em postos de trabalho. O maior benefício dessa prática certamente é fazer com que cada comprador se sinta mais confortável ao lidar com a marca.

    Considerações finais

    O marketing holístico é importante, pois permite que a organização foque em um único objetivo, atuando como um corpo único, com uma sinergia de processos capaz de reforçar a mensagem, a imagem e a força da marca.

    Trata-se de uma forma eficiente de colocar sua empresa e seus valores na mente dos clientes, impedindo que sua mensagem entre por um ouvido e saia pelo outro.

    Principalmente, com o aumento da concorrência, o conceito de marketing holístico se torna uma solução eficaz para sua empresa se manter relevante e no topo do mercado sempre. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade