Michael Campos

Data mining: saiba o que é e como funciona

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    Com a expansão de conceitos como Big Data e a crescente necessidade de repositórios de dados inteligentes, como data warehousing, as organizações estão se aprofundando na ciência de dados, da qual o data mining é uma das partes mais empolgantes e valiosas.

    A razão para isso está na natureza exploratória de extrair informações de grandes quantidades de dados, proporcionando cenários favoráveis desde uma empresa de montagem de câmara frigorífica a uma empresa de tecnologia.

    A capacidade de realizar o data mining está diretamente ligada à jornada de transformação digital das organizações que buscam cada vez mais ser mais orientadas por dados.

    Ao gerar conhecimento a partir dos dados que produzem, fundamentam e qualificam a tomada de decisão, afastando-se da intuição e dos meios tradicionais de pesquisa em direção à gestão baseada em evidências.

    Ou seja, cada vez mais as empresas têm se baseado em dados, evitando os erros e fazendo com que as suas ações e estratégias se tornem muito mais assertivas e impactantes.

    Não é novidade que a quantidade de informação gerada no mundo está aumentando a cada dia. Um exemplo do tamanho da quantidade de informações trocadas nos últimos anos é que em 2020, o WhatsApp enviou 100 bilhões de mensagens em 24 horas.

    Sendo assim, ao imaginarmos e considerarmos o mundo digital, temos dados que vão desde uma manutenção de porta corta-fogo até dados em relação a políticas, leis e afins.

    Por isso, você precisa estar atento às formas de utilizar os dados em benefício do seu negócio e adaptar uma estratégia data-driven, para não perder uma boa oportunidade de gerar insights preciosos sobre seus clientes.

    Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o data mining, evidenciando a sua significação, quais são as vantagens em relação a esse recurso, como ele funciona, quais as melhores técnicas e alguns exemplos de aplicação desse termo. Confira!

    O que é o data mining?

    O data mining, ou mineração de dados, como também é conhecido, é a prática de extrair grandes quantidades de dados com o objetivo de encontrar modelos robustos e valiosos para decisões e análises estratégicas de negócios.

    Afinal de contas, foi-se o tempo em que as empresas se baseavam em achismos e em opiniões. Hoje, ao considerar um distribuidor de saco de lixo, as decisões e estratégias devem ser baseadas em dados e ações muito mais certeiras.

    Através da análise dos dados é possível obter insights importantes para a criação de estratégias e aumento de vendas, gerando o máximo de assertividade e ações muito mais impactantes.

    Ou seja, ao considerar o cenário atual de Big Data, você pode ver a crescente necessidade de tomar medidas para gerenciar esses dados e para tornar as estratégias e análise deles muito mais assertivas.

    Por fim, estamos falando de informações relevantes que podem impactar diretamente nos negócios e muitas vezes passam despercebidas.

    Portanto, a mineração de dados funciona como uma atividade fundamental para analisar esses dados com mais rapidez e obter insights significativos por meio de padrões perceptivos.

    Sendo assim, ao imaginar uma empresa de pintura de rodas automotivas, é preciso utilizar ferramentas dedicadas para essa função de capturar, armazenar e analisar dados de forma eficiente, buscando informações valiosas para as equipes de vendas e marketing.

    Os insights gerados ajudam a impulsionar as vendas, criar estratégias e até mesmo desenvolver análises preditivas, sendo um processo essencialmente exploratório.

    Embora faça parte das necessidades do negócio, a mineração de dados tem consequências imprevisíveis, cujos resultados nem sempre aparecem rapidamente.

    Por isso, por mais que o data mining analise os dados e proporcione mais assertividade para as empresas, é necessário ter paciência e saber que os resultados tendem a vir a partir de um esforço, dedução e trabalho contínuo.

    Vantagens do data mining

    A mineração de dados é uma medida eficaz para sua organização coletar dados relevantes sobre os clientes e as estratégias utilizadas e usá-los para criar análises sobre práticas que funcionaram ou precisam ser aprimoradas e também para entender outras possibilidades.

    É importante lembrar de seguir todas as regras para a coleta dessas informações, como a tão conhecida Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    Por meio de uma estratégia orientada por dados é possível aumentar as vendas, criar ações de marketing, direcionar a publicidade digital, melhorar a experiência do consumidor com o produto ou serviço, solucionar problemas e dúvidas com mais rapidez, além de criar valor para a marca.

    Sendo assim, para que fique claro, confira então os diferentes tipos de mineração de dados para sua estratégia de negócios.

    1 – Competitividade

    De acordo com a pesquisa realizada pela Global State of Enterprise Analytics 2020, quase 94% das empresas pesquisadas disseram que a análise de dados é importante para expandir seus negócios por meio da transformação digital.

    Nesse cenário, é importante se alinhar aos movimentos do mercado para não ficar para trás. Afinal, a mineração de dados pode fornecer informações relevantes sobre seu produto ou serviço, o que pode ser útil para tornar seu negócio mais competitivo.

    Ou seja, ao considerarmos uma empresa do ramo de balança contadora ou até mesmo uma empresa de tecnologia, a competitividade se mostra cada vez mais presente.

    Por isso, é essencial se diferenciar dos demais e se apoiar em dados que se mostram precisos e tendem a ser primordiais nas estratégias e ações da sua empresa.

    2 – Destaque no mercado

    Usando o data mining para realizar análises eficientes, sua empresa pode criar estratégias de mercadologia e vendas, capturar mais leads e melhorar o produto ou serviço e o atendimento ao cliente.

    A verdade é que, a partir dos padrões notados nos dados coletados, é possível observar tendências no comportamento de compra ou mesmo no perfil do consumidor perante outras empresas, ganhando destaque no ramo.

    Ou seja, através do data mining é possível até mesmo adequar um anúncio referente a um PCMSO preço, fazendo com que ele esteja de acordo com o mercado e totalmente atrativo.

    3 – Elevação das taxas de conversão da empresa

    A mineração de dados também pode fornecer dados importantes para desenvolver estratégias de marketing mais eficazes e, por exemplo, tornar os anúncios mais pessoais e direcionados.

    Além disso, ao entender melhor o lead, é possível investir menos na captação, já que a estratégia utilizada será mais eficaz. Desta forma, o retorno do investimento será maior, aumentando as taxas de conversão e reduzindo os custos de financiamento.

    Sendo assim, a sua empresa de CFTV instalação, ao contar com o data mining, as taxas de conversão tendem a melhorar totalmente e fazer com que de fato os retornos se tornem positivos e certeiros.

    4 – Redução de custos

    A mineração de dados com base nos dados do perfil do cliente, hábitos, interesses e padrões de compra pode melhorar o ROI à medida que as taxas de conversão aumentam e as estratégias melhoram.

    Ou seja, ao considerar até mesmo o interesse do público, por exemplo, por um curso nr 18 online, sua empresa tende a se antecipar, economizando tentativas e investimentos que poderiam não dar o retorno esperado.

    Logo, através desse ponto as ações e investimentos dentre a sua empresa se tornam muito mais certeiras, fazendo com que assim se reúna assertividade e o máximo de precisão através de cada estratégia realizada.

    5 – Maior previsibilidade

    Além disso, por meio da mineração de dados, sua empresa pode ter maior precisão sobre o futuro do negócio, criando cenários confiáveis ​​para planejamento estratégico com base em dados de primeira mão.

    Afinal, com as informações obtidas e analisadas é possível criar hipóteses sobre tendências ou mesmo necessidades que terão que ser resolvidas, como os produtos em estoque para cada período do ano.

    Quais as melhores técnicas de data mining?

    A base estrutural da mineração de dados consiste em funções estatísticas, inteligência artificial e aprendizado de máquina, embora as estatísticas sejam a base para a criação de padrões relacionados aos dados.

    Em vez disso, a inteligência artificial tenta entender a relevância das informações que encontra.

    A verdade é que esses bancos de dados misturados melhoram a mineração de dados na prática, tornando a análise de dados ainda mais certeira e objetiva. Logo, para que fique claro, confira as melhores técnicas de data mining.

    • Redes neurais;
    • Visualização;
    • Árvores de decisão;
    • Análises de séries temporais;
    • Indução de regras.

    Ou seja, ao desenvolver e aplicar essas técnicas, cada vez mais a sua empresa tende a ganhar com os avanços tecnológicos, realizando uma análise precisa dos dados e que tende a se refletir através das estratégias e cada ação que venha ser realizada diante da sua empresa.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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