Michael Campos

Marketing de utilidade: como aplicar na sua empresa

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    O modelo de marketing de utilidade ajuda os empresários a projetar campanhas que de fato atendem às motivações psicológicas que levam os consumidores a comprar. 

    Como é uma estratégia de marketing focada em fornecer algo realmente útil aos clientes em potencial, é uma boa ideia projetar esse marketing para atrair o maior número de pessoas. 

    Se você quer saber o que de fato é o marketing de utilidade, bem como aplicar em seu negócio, e os benefícios que essa estratégia proporciona às organizações, continue lendo este artigo! 

    O que é marketing de utilidade?

    Como o nome sugere, o objetivo central do marketing de utilidade é melhorar a qualidade da experiência do usuário por meio de um produto ou serviço que seja realmente útil a ele, ou seja, que de fato agregue valor a sua vida e resolva suas dores.

    Como resultado, as empresas de administração de obras residenciais que empregam essa estratégia de marketing como vantagem competitiva e foco de longo prazo, tendem a ter consumidores mais fiéis e defensores de sua marca.

    Dessa forma, usar o marketing de utilidade faz com que os clientes valorizem as empresas que oferecem algo que cura suas dores, podendo tornar a empresa um referencial em sua área, bem como promover o marketing de boca a boca entre os clientes. 

    Ou seja, o marketing de utilidade é uma estratégia projetada para entregar algo útil ao público-alvo. Logo, é pensada ​​para entender o que os consumidores desejam no seu dia a dia e na vida. 

    Independentemente se um cliente estiver em busca de tela para piscina, ou de acessórios de viagem para pets, o marketing de utilidade visa exatamente entregar o que o cliente espera de uma empresa quando entra em contato com ela. 

    Portanto, há entrega de valor e troca de benefícios. Este é um aspecto do marketing de utilidade que considera não apenas a promoção de seu produto, mas como sua empresa pode melhorar a vida dos compradores.

    Principais aplicações do Marketing de Utilidade

    Existem três aplicações do marketing de utilidades. Para escolher o mais adequado, é preciso avaliar o seu segmento no mercado e o perfil da sua função.

    Por exemplo, uma fábrica de caixa de papelão ondulado, se encontra em um mercado B2B que fornece seus produtos para que outras empresas utilizem nos seus processos. 

    Nesse caso, é preciso gerir bem uma estratégia de utilidade para que as outras empresas que precisam de caixa de papelão ondulado vejam que a fábrica em questão é a melhor e mais indicada para o que elas desejam solucionar. 

    Veja agora os 3 principais pilares do marketing de utilidade para uma melhor compreensão. Confira:

    Utilidade

    De forma bem intuitiva, esta é a principal aplicação do marketing de utilidade, e tem como foco as ações que fazem da sua empresa ou produto parte da vida e do dia a dia dos consumidores. 

    Por exemplo, serviço de levantamento topográfico que ajuda os clientes de alguma forma, mesmo que eles não estejam comprando na sua empresa, eles sabem que precisam do seu serviço.

    Logo, estruturar esse marketing pode fazer com que finalmente o cliente veja a sua empresa e como ela pode ser útil para solucionar seus problemas. 

    Outro exemplo bem visível desse pilar de utilidade é um site ou aplicativo que faz visíveis buscas visíveis e assertivas pelos melhores serviços de limpeza em condomínios, e qualquer outro tipo de serviço que o usuário esteja procurando em sua região. 

    Isso é muito útil para que os clientes não errem ao contratar um serviço, e principalmente para que mapeiem onde tem esses serviços em sua região, facilitando sua busca e sendo muito útil para seu dia a dia. 

    Tempo

    Entregar serviços requer agilidade, sejam camisas de silicone a pronta entrega, ou qualquer outro tipo de produto que o cliente esteja precisando.

    Ou seja, quanto mais cedo os clientes receberem suas compras, melhor para a reputação da empresa e para fidelização dos clientes. Alguns serviços são escolhidos por sua agilidade e rapidez, pois isso facilita a vida e o dia a dia do público-alvo.

    Então, se você trabalha com varejo online, como venda de roupas online, ou se é um fornecedor de luminária led, concentre-se em entregar em menos tempo, e ganhe destaque nesse requisito também.

    Para poder ter mais agilidade nesse quesito, você precisará lidar com processos internos, como por exemplo;

    • Melhorar o suporte de atendimento;
    • Fazer bom gerenciamento de estoque;
    • Contratar empresa de logística;
    • Manter clientes informados sobre o processo de entrega.

    Todas essas medidas podem de fato contribuir para que sua entrega seja ágil e você conquiste e fidelize todos os clientes que solicitaram entrega de produto com sua empresa. 

    Vale destacar que se você não quiser contratar uma equipe terceirizada de logística, é preciso treinar os funcionários da empresa para que realizem essa entrega de forma mais rápida e ágil possível.

    A velocidade com que os pedidos são processados depende de todo processo interno, portanto, invista em seus colaboradores. Além disso, deve haver processos logísticos estruturados e estoque bem administrado, como citado acima.

    Informação

    Um outro pilar do marketing de utilidade que não deve ser negligenciado ou pensado de qualquer forma, é o de fornecimento de informação valiosa aos clientes.

    Isso pode ser feito por meio do marketing de conteúdo, investindo na divulgação de dicas e informações úteis. 

    Ou seja, a criação e compartilhamento de conteúdo relevante. Essa disseminação do conhecimento pode ser feita por meio de diversos canais, como e-mail, blogs e redes sociais.

    Por mais que seja uma estratégia que não gere resultados de imediato, é de fato uma estratégia que precisa estar em todos os tipos de negócios, pois os clientes precisam de informações úteis em qualquer produto ou serviço que busca na internet

    Como aplicar o marketing de utilidade na empresa?

    Para aplicar o marketing de utilidade no seu negócio, é preciso primeiramente considerar que é um desafio único e personalizado para cada empresa. 

    Afinal, os diversos tipos de mercados possuem  propósitos diferentes. Ou seja, para uma empresa pode ser que a infraestrutura de instalações elétricas industriais seja mais importante que o atendimento em questão. 

    Obviamente que tudo é importante em uma empresa, mas algumas precisam focar em suas estruturas físicas, outras em um bom suporte, outras em maior qualidade de produto. Tudo depende do nicho de mercado e do comportamento e necessidade do consumidor. 

    Mas independentemente dessas questões, vamos listar agora algumas dicas que podem ajudar você a agregar valor ao seu negócio com essa estratégia. Confira:

    Foco no cliente

    Você certamente já ouviu o ditado de que o cliente sempre tem razão, e isso se torna ainda mais importante no contexto do marketing de utilidade.

    Por isso, antes de tomar qualquer atitude, é preciso entender se o seu produto ou serviço realmente atende às necessidades dos usuários. 

    Portanto, dedique tempo e esforço para entender as necessidades do seu público-alvo de forma realmente assertiva, e que o cliente perceba que o seu produto ou serviço realmente está sendo útil para a vida dele.

    Pesquisas de satisfação, análises de mercado e até estudos de caso com clientes são ótimas maneiras de fazer isso.

    Fidelize seus clientes

    O marketing de utilidade, assim como outras estratégias de marketing digital, contam com resultados de longo prazo. Então, inicialmente, você pode precisar de um investimento que não vai ver retorno rapidamente.

    Portanto, o ideal é analisar os indicadores e expectativas em um período maior de tempo. A confiança do consumidor é construída ao longo dos anos, principalmente para criar relacionamentos duradouros.

    Nesse ponto, o foco deve estar em métricas como taxas de recompra, pesquisas de vendas, média de votos e até indicações de marketing. Tudo isso demonstra o crescimento contínuo da empresa e a qualidade da relação marca-consumidor.

    Conheça seus concorrentes

    Além de saber o que seu nicho precisa, você também precisa saber o que seus concorrentes oferecem, como eles estruturam suas campanhas, e qual a visibilidade que estão tendo em relação ao seu produto ou serviço 

    Portanto, um grande diferencial no marketing de utilidade é a informação e análise de outros concorrentes do mercado.

    Dessa forma, você poderá simular o impacto das estratégias de marketing de seus concorrentes no seu público-alvo em tempo real, e vai ajudá-lo a planejar e executar ações.

    Considerações finais

    De fato, o marketing de utilidade tem um foco de promover a sua empresa para que o cliente perceba o quão útil ela é para a vida dele.

    Todas as dicas dadas neste artigo podem ser adequadas ao seu tipo de negócio, e você pode escolher as que realmente vão agregar a sua empresa e trazer resultados visíveis quanto a essa estratégia.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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