Michael Campos

Cyber Monday: saiba o que é e como vender mais

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    Sabemos que a Black Friday é uma realidade em que muitos brasileiros, inclusive, esperam ansiosamente. Por outro lado, temos a Cyber Monday, que está seguindo o mesmo caminho de sucesso. 

    Você faz parte daquele grupo de pessoas que ainda não tem certeza sobre a importância da data para comprar ou vender na internet? Neste artigo, reunimos todas as informações necessárias que você precisa saber sobre a segunda-feira da tecnologia. Confira:

    O que é Cyber Monday?

    Nos Estados Unidos, é celebrado o Dia de Ação de Graças na última quinta-feira de novembro, seguida pela Black Friday. 

    Por sua vez, a data ficou conhecida pelos descontos e promoções que as empresas fazem, chamando, inclusive, a atenção de diversos outros países. 

    Trata-se de uma oportunidade para que até mesmo lojas especializadas em piscinas, por exemplo, consigam vender capa térmica para piscina sob medida e outros itens que, em dias normais do ano, são difíceis de serem vendidos. 

    Como você provavelmente já deve saber, a Black Friday também tem o seu sucesso no Brasil, principalmente quando se trata de varejo online. 

    Contudo, temos também a Cyber Monday, surgiu em 2005 nos Estados Unidos, para aumentar as vendas no setor e-commerce e potencializar a demanda de empresas que trabalham com serviços, como negócios de instalação de ar condicionado comercial e correlatos. 

    Essa ação ocorre um dia após a Black Friday, na segunda-feira, por isso uma data tem forte relação com a outra. Caso você queira se organizar financeiramente, em 2022, a ação irá acontecer no dia 28 de novembro. 

    A proposta inicial da data, é potencializar as vendas dos produtos eletrônicos, como smartphones, notebooks, acessórios, entre diversos outros itens. Mas, com o passar dos anos, a ação começou a abranger outros produtos, como brinquedos e itens para casa. 

    Naturalmente, a Cyber Monday também passou a ser usada por empresas de instalação de alarme de incêndio e outros negócios que atuam ativamente na internet. 

    Em outras palavras, podemos dizer que a Cyber Monday é uma oportunidade para aqueles consumidores que perderam as oportunidades promovidas pela Black Friday. 

    Mesmo com novos segmentos, a Cyber Monday ainda continua com um apelo comercial muito forte para os produtos de tecnologia, abrindo espaço também para outras mercadorias parecidas, como fios e cabos elétricos

    Cyber Monday no Brasil

    Não seria exagero em dizer que a Cyber Monday está se tornando uma ação cibernética cada vez maior. Isso porque os próprios números não mentem. 

    De acordo com análise realizada pela Neotrust, as vendas da Cyber Monday em 2021 fizeram o e-commerce faturar R$ 827 milhões, ou seja, 17.7% maior do que o alcançado no ano anterior. 

    O volume total de pedidos, inclusive, bateu 1,62 milhão, 6,9% maior do que em 2020, com um aumento de 10,1% no ticket médio. Além disso, há números que também confirmam que o interesse pela Cyber Monday acompanha o passar do tempo. 

    Em 2020, de acordo com a Neotrust, a data registrou R$ 702,7 milhões de vendas, um aumento de 41,8% em relação ao ano de 2019, com 1,5 milhão de compras – 37,6% maior do que o que foi registrado em 2019. O ticket médio, por sua vez, foi 3% maior, alcançando R$ 462,13. 

    Devido ao fato da ação ter alcançado esses bons números pelo varejo online, a expectativa é de que a edição de 2022 continue potencializando as vendas realizadas no mercado do e-commerce.

    Principalmente com a aproximação do Natal, visto que algumas pessoas aproveitam as ofertas para antecipar as compras dos presentes. 

    Dicas para comprar no Cyber Monday

    Da mesma forma que ocorre na Black Friday, a Cyber Monday também trabalha com uma série de ofertas. Por esse motivo, o ideal é se preparar com uma certa antecedência e evitar cair em negócios desvantajosos. 

    O ideal é que você já tenha em mente quais são as empresas que você quer comprar algo. 

    Por exemplo, se você já tem o contato de uma empresa que trabalha com projetos de automação industrial para o seu negócio, e esperou por uma promoção, aproveite-a sem se preocupar tanto, afinal, você já estará certo sobre a reputação da empresa. 

    Para te ajudar nesse processo, listamos abaixo, 3 dicas que irão te ajudar na hora de comprar no Cyber Monday. Veja:

    Faça uma lista

    Quando falamos em se antecipar, entendemos que isso deve acontecer mesmo antes da Black Friday. 

    Faça uma lista com os itens que você precisa comprar, ou com as empresas que você precisa entrar em contato, (com uma fábrica de placas de sinalização ou até mesmo uma loja) e comece a monitorar os preços nas várias lojas virtuais presentes na internet. 

    Confira a reputação

    É fato que a Cyber Monday consegue reunir várias ofertas atraentes igual a Black Friday. Contudo, vale a pena ficar esperto porque há algumas furadas que são bem fáceis de ser encontradas. 

    Desconfie de descontos gigantes que são bem diferentes da média praticada pelo mercado. Sobretudo, lembre-se de conferir a reputação da loja no marketplace e no Reclame Aqui. 

    Atente-se às condições de troca

    Ao comprar algo, é natural que aconteçam alguns problemas, portanto, para evitar transtornos em relação à troca ou devolução, vale a pena conferir a política da loja sobre o assunto durante a Cyber Monday. 

    Como vender na Cyber Monday?

    Se você chegou até essa parte do artigo, é bem provável que esteja em busca de dicas para vender na Cyber Monday. Se for o caso, confira as sugestões que são capazes de fazer toda a diferença no desempenho da sua operação nesta data. 

    Defina o seu objetivo

    Inicialmente, você pode se deparar com as seguintes perguntas: por que você quer participar? Deseja ganhar popularidade ou liquidar os produtos que estão parados no estoque? 

    Em meio a tantas dúvidas, é necessário que você faça a definição do seu objetivo e desenvolva estratégias eficientes para alcançá-lo. Sendo um processo essencial até mesmo para uma empresa fabricante de etiquetas potencializar seus números. 

    Caso você seja novo em uma plataforma de marketplace, e precise de mais vendas e avaliações para melhorar a sua reputação, participar da Cyber Monday pode ser a peça-chave para alavancar o seu negócio. 

    Invista em marketing

    É fato que, atualmente, o marketing se tornou uma prática necessária para todas aquelas empresas que desejam se destacar no mercado. Se preferir, você pode:

     

    • Investir em anúncios nas redes sociais;
    • Vender pelo Instagram;
    • Criar parcerias com influenciadores;
    • Fazer campanhas no Google;
    • Disparar e-mail marketing ou enviar SMS. 

     

    As alternativas de investimento são muitas, o segredo é escolher as ações mais eficientes para o seu objetivo. Por exemplo, se o seu produto é alga marinha para sushi, procure as formas mais eficientes de divulgação para o seu público-alvo. 

    Reforce a operação

    Até aqui, você provavelmente já definiu o seu objetivo, e realizou todos os outros processos necessários para atrair o seu público, escolhendo as ofertas e investindo no marketing. Contudo, a sua loja está preparada para lidar com a demanda?

    Inicialmente, você precisa garantir que o seu estoque esteja revisado. Depois, analise a capacidade da sua equipe para atender ao dobro ou triplo de pedidos que podem ocorrer no dia. 

    Considere também a ideia de rever as margens de lucro para não sair no prejuízo. Com antecedência, tente negociar preços e prazos com os seus fornecedores e prestadores de serviço. 

    Estude o mercado

    Vale muito a pena, periodicamente, estudar o mercado em que a sua empresa está inserida. O portal e-commerce Brasil, por exemplo, é um lugar que você pode reunir todas as informações necessárias para entender o panorama atual do seu mercado. 

    Nessa parte, você também pode avaliar a operação da sua empresa nestas datas de evento, observando pontos que precisam ser corrigidos. 

    Participe das campanhas

    Os marketplaces criam suas próprias campanhas nas datas comemorativas. Com a Cyber Monday não é diferente, dito isso, vale a pena acompanhar e participar das campanhas desenvolvidas pela plataforma para ganhar mais visibilidade.

    Aprenda com sua experiência

    Por fim, no término da Cyber Monday, procure fazer relatórios e estudar o desempenho da sua empresa. Afinal, é somente nestas ações que a equipe pode passar por situações específicas. 

    Diferença entre Black Friday e Cyber Monday

    Em resumo, a principal diferença entre os dois é que o Cyber Monday é exclusivo para o comércio digital, enquanto a Black Friday consegue reunir todos os tipos de produto, tanto para as lojas físicas quanto para as lojas virtuais. 

    Conclusão

    De fato, a Cyber Monday é uma ação que vai muito além do que vender mais. Trata-se também de uma oportunidade para os gestores melhorarem o seu negócio, e serem melhor nos próximos eventos. Portanto, procure aproveitar em todos os sentidos esses eventos. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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