Michael Campos

Live commerce: o que é e quais são as vantagens

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    Resumidamente, o live commerce ou live shop, como também é chamado, é uma modalidade de vendas realizada através de transmissões online. 

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    Trata-se de uma estratégia de comércio ao vivo, onde é planejado um evento onde as marcas apresentam os produtos e seus benefícios, desenvolvendo estratégias para fazer com que o consumidor compre o produto durante a transmissão. 

    A live commerce, por sua vez, é consolidada por meio de três pilares, são eles: e-commerce, tecnologia/internet e interatividade. Todos eles são os responsáveis por fazer com que uma empresa de impermeabilização, por exemplo, consiga sua autoridade digital. 

    O streaming é o responsável por fazer a ponte entre a interação da empresa com o público, que pode ocorrer pelas redes sociais da própria empresa, no site ou no canal do YouTube, além de outros meios de comunicação. 

    Contudo, para que haja audiência para comprar, é necessário adotar boas estratégias, como a escolha correta do canal comunicativo e a divulgação eficiente, com o intuito de alcançar mais pessoas. 

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    Como você provavelmente já deve saber, quando uma loja de tapete vinílico alcança o público certo, consequentemente, as vendas aumentam. 

    Além desses aspectos, é interessante dizer que o cliente pode realizar o lance da compra no decorrer da transmissão, como costuma funcionar em leilões. Por esse motivo, o conceito é parecido com as vendas em canais como Shoptime, feitas pela TV. 

    Por que a live commerce já está consolidada?

    Desde 2017, a estimativa é que a live commerce já esteja presente na Ásia, principalmente na China, e anos após anos, a estratégia vem garantindo resultados expressivos, como já foi possível observar ao longo do tempo. 

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    Recentemente, com a chegada da pandemia da covid-19, o uso da internet para comprar produtos apenas confirmou que a live commerce caiu, de fato, no gosto dos brasileiros. Nesse período pandêmico, muitas pessoas buscavam por “bodytite preço” e coisas do tipo. 

    Segundo a pesquisa divulgada no Think With, do Google, 70% dos brasileiros conectados já compraram algo que viram eu um vídeo no YouTube, e mais da metade das pessoas recorrem à plataforma de vídeos para saber mais sobre o produto. 

    Promove uma experiência mais pessoal com o consumidor

    Nessa estratégia, o cliente tem a oportunidade de tirar dúvidas ao vivo e isso, naturalmente, o aproxima ainda mais da marca. 

    Se o consumidor pretende entender certas características do produto antes de realizar a compra, entrar ao vivo é o momento certo para responder às perguntas do mesmo. 

    Trata-se do melhor momento para falar com aquele usuário que vive pesquisando por termos do tipo “levantamento planialtimétrico preço”.

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    Estamos falando de uma boa forma de interagir, visto que o potencial consumidor sabe que sua pergunta será devidamente respondida no tempo que ele precisa. 

    Além do fato de ampliar as oportunidades de venda com agilidade, a marca consegue reforçar a sua imagem no mercado durante essa interação. 

    Fornece experiências e ofertas exclusivas

    No decorrer de uma live shop, as empresas podem aproveitar o momento para distribuir cupons de desconto e, além disso, lançar promoções exclusivas para as pessoas que estão participando daquele evento. 

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    Além de oferecer uma experiência mais personalizada, como já vimos acima, essa é, na verdade, uma ótima forma para fazer a conversão de potenciais clientes em clientes, efetivamente. Logo, ocorre a fidelização dessas pessoas que compraram com você. 

    Outro benefício interessante do live shop, é que o cliente consegue conciliar as vantagens de comprar pela internet, com a demonstração que está sendo feita ao vivo, o que é ideal para tirar dúvidas sobre um climatizador evaporativo industrial ou qualquer outro item. 

    Live commerce acontece apenas com influenciadores?

    Sendo bem direto com esse tipo de pergunta que, por sua vez, é feito com uma certa frequência, não, o live commerce não se faz apenas com influenciadores. 

    Um dos erros mais comuns das pessoas que pretendem implementar o live commerce, é achar que precisa contratar um influenciador com vários seguidores. 

    Na verdade, esse tipo de coisa nem sempre é necessário, principalmente para empresas que trabalham com produtos específicos, como polia da correia dentada e semelhantes. 

    Obviamente, influenciadores com mais notoriedade conseguem fazer com que a sua marca tenha mais alcance. Mas, vale a pena pontuar que, a empresa pode escolher qualquer pessoa que tenha fit com o seu negócio. 

    Um exemplo simples disso, são os micro e nano influenciadores, profissionais de comunicação externos e, até mesmo, pessoas influentes que estão presentes dentro da empresa, como vendedores, comunicadores e especialistas. 

    No geral, o ideal é escolher alguém que consiga criar uma conexão com o seu público, logo, você perceberá como é possível identificar essas pessoas. 

    Como implementar a live commerce nas vendas?

    Até aqui, você pôde perceber que a live commerce é, de fato, um sucesso no mundo dos negócios, e possui capacidade suficiente para aumentar as vendas tanto de uma loja de comando hidráulico 2 vias, quanto para uma simples loja virtual de roupas. Contudo, a pergunta que fica é: como colocar em prática? 

    Considerando a tarefa de implementar a live shop nas estratégias de vendas, às vezes, não é um processo fácil, separamos algumas dicas para te auxiliar. Confira:

    Veja se o formato é relevante para o seu público

    Como o seu público vê esse tipo de evento com o foco em vendas online? Embora o live commerce seja uma estratégia que consiga movimentar vários tipos de mercado, ainda há chances da sua audiência não lidar bem com esse tipo de abordagem. 

    Diante disso, surge a necessidade e importância de afunilar quem, do seu público, tende a participar ativamente desse tipo de evento. 

    Segundo algumas pesquisas feitas sobre o assunto, já foi constatado que as mulheres são 66% da audiência das lives shop no Brasil. 

    Portanto, marcas que fazem parte do segmento de beleza devem aproveitar esse cenário para apresentar oportunidades para esse público. 

    Identifique as pessoas que se conectam com a sua marca

    Assim como em relação ao formato, é muito importante identificar quem são as pessoas que poderiam representar positivamente o seu negócio nas vendas ao vivo. 

    Uma maneira interessante para fazer isso, também é realizando pesquisas com seus clientes, com o intuito de entender a percepção que eles possuem sobre determinados influenciadores e pessoas da mídia. 

    Se você optar pelos influenciadores digitais, saiba que especialistas reforçam que uma boa estratégia é, também, realizar lives nos canais desses influenciadores.

    Afinal, usar a plataforma do influenciador focado em assuntos como análise granulométrica, por exemplo, tende a reunir mais audiência. 

    Dependendo do tipo de parceria que você firmar com o influenciador, o ideal seria fazer uma espécie de mix de lives. Isso significa que um dia seria feito lives nos canais da empresa, e no outro, nas plataformas da personalidade escolhida. 

    Conecte-se com a sua audiência

    Para que você consiga manter uma audiência interessante, é necessário, também, trabalhar a interação com os participantes. Por meio da interação, você pode colher alguns benefícios, como:

    • Expandir o público;
    • Redução de custos;
    • Contribui para o aumento de autoridade no segmento;
    • Aumenta as experiências satisfatórias. 

    Diante desse contexto, a dica é simples: abrir espaço para perguntas, demonstrar interesses pelas pessoas que estão participando do seu evento online, perguntar de que cidades eles estão falando, além de outros assuntos que você pode puxar. 

    O mais importante, nesse processo todo, é que você valorize a sua audiência e deixe isso bem explícito. 

    Ative a curiosidade das pessoas 

    Outra estratégia eficiente que costuma funcionar muito bem com as vendas, é despertar a curiosidade das pessoas para que, posteriormente, elas possam fazer perguntas de maneira espontânea, mostrando de certa forma, o seu interesse pela compra. 

    Isso acaba reforçando o fato de que mais da metade das pessoas que assistem vídeos na internet sobre algum produto ou serviço, ficam mais interessadas em conhecer melhor. 

    Portanto, se possível, tente não falar tudo sobre o seu produto. Apresente o que você pretende vender, fale sobre seus benefícios, mas deixe as questões mais específicas para as pessoas que realmente tiverem interesses. 

    Não faça lives rápidas

    Para que você consiga fazer boas vendas e manter a audiência, o ideal é que a sua live tenha uma boa duração. 

    Em outras palavras, isso significa que, quanto mais pessoas passarem pelo seu evento online, maiores serão as chances das vendas acontecerem. De acordo com especialistas do assunto, o ideal é que a live não dure menos que 30 minutos. 

    Use gatilhos mentais

    Por fim, temos os gatilhos mentais que são, de fato, recursos importantes para chamar a atenção das pessoas, principalmente quando o assunto é vendas. Gatilhos de escassez, urgência e exclusividade, por exemplo, são grandes aliados para esse tipo de venda. 

    Conclusão

    Neste artigo, você pôde conferir que a live shop deixou de ser uma tendência, e sim, uma realidade para as empresas que estão conectadas com o que há de mais moderno no varejo. 

    Se você perceber que a live commerce é uma estratégia que faz sentido com o seu negócio, e com o seu público, não hesite em investir nela. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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