Michael Campos

Fundo de Funil: como criar conteúdos relevantes para essa etapa

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    O fundo de funil faz parte de uma importante estratégia de marketing, que é o funil de vendas, que se baseia na construção de três estágios pelos quais um potencial cliente passa até tomar a decisão de compra.

    Após o surgimento do marketing digital, muito se fala sobre o funil de vendas e como ele se tornou essencial no processo de comercialização, entretanto pouco se fala sobre o que fazer quando se chega a essa etapa.

    No conceito de funil de vendas, temos o primeiro estágio que é conhecido como o topo do funil, o segundo que é o meio e o terceiro, que também é o último deles, conhecido como o fundo de funil.

    Tendo isso em vista, hoje iremos focar no fundo de funil e te ajudar a entender mais sobre esse estágio tão importante e o que você pode fazer nele para atrair cada vez mais potenciais clientes qualificados para comprar de você.

    Entenda o que é fundo de funil e qual a sua importância

    O fundo de funil nada mais é do que a terceira e última etapa do funil de vendas, é um estágio que qualquer potencial cliente passa antes de realizar a compra de um produto ou a contratação de um sistema ves, por exemplo.

    No topo do funil, o potencial cliente conhece a sua marca e o que ela oferece, durante o meio do funil, ele passa a ver o seu produto ou serviço como algo que pode ajudá-lo e, por fim, no fundo do funil, ele está prestes a comprar o que você oferece.

    Trata-se de uma das etapas mais importantes para que a venda seja feita, pois é no fundo do funil que esse potencial cliente será educado e guiado por você para que realmente tome a decisão de comprar o que você oferece.

    Entender sobre o que é o fundo de funil e como produzir conteúdos de qualidade para ele é extremamente importante, pois você estará trabalhando diretamente na conquista de um cliente que pode se fidelizar à sua marca e consumir de você constantemente.

    Seja um produto daee outorga ou até mesmo um serviço de beleza, o desejo de todo e qualquer negócio é aumentar o seu número de vendas e para fazer isso de forma eficiente, saber como trabalhar o fundo de funil é essencial.

    Formatos de conteúdo para o fundo de funil

    Tendo isso em vista, selecionamos alguns formatos de conteúdo que mais geram bons resultados quando aplicados por marcas que desejam trabalhar com mais proeminência o fundo de funil. Confira abaixo quais são eles:

    E-book

    O primeiro é o e-book, também conhecido como uma espécie de livro digital, ou seja, é um conteúdo mais aprofundado e entregue aos potenciais clientes gratuitamente para que eles possam entender ainda mais sobre o que você oferece.

    Por exemplo, uma pessoa que está tentando vender o seu curso de idiomas pode oferecer um e-book gratuito com 10 dicas para estudar sozinho. Trata-se de um conteúdo simples, acessível e que fará o potencial cliente se interessar ainda mais pelo seu produto final.

    Demonstrações

    Além disso, também existem as demonstrações, que podem ser tanto de produtos, como um transistor mosfet ou de serviços, como uma sessão de massagem linfática básica por 30 minutos.

    Tais demonstrações fazem com que o potencial cliente possa testar o produto ou serviço antes da compra e ter um gostinho de tudo o que o espera quando decidir comprar o que você oferece.

    Cupons

    E é claro que os cupons de desconto também são ótimas pedidas para encantar o seu público que está no fundo de funil, afinal de contas, não há quem resista a um bom desconto na compra, não é mesmo?

    Pois bem, você pode oferecer um cupom de desconto, uma oferta exclusiva ou até mesmo algum bônus com a compra do seu produto/serviço, que será a grande chance de captar esse potencial cliente de uma só vez.

    Esses são apenas alguns dos diversos formatos de conteúdo para fundo de funil e que servem tanto para quem deseja vender um homogeneizador quanto para quem deseja oferecer serviços presenciais, vale a pena pesquisar e conhecer outros.

    Dicas de como criar conteúdos relevantes para essa etapa 

    Partindo para a prática, selecionamos algumas dicas de como você pode criar conteúdos que sejam relevantes para essa etapa, ou seja, conteúdos que realmente gerem interesse e desejo no potencial cliente. Confira abaixo quais são elas:

    Seja o mais pessoal possível

    Quando um usuário está no fundo de funil, ele já possui uma certa intimidade com a sua marca e já a conhece bem, por isso é o momento em que você pode ser mais pessoal e intimista com essa pessoa, deixando cerimônias de lado.

    Quanto mais intimista você for com os usuários que estiverem nessa etapa, mais chances você terá de garantir que eles se sintam confortáveis com o que você oferece e possam se sentir ainda mais próximos de você e do seu negócio.

    Crie conteúdos mais segmentados

    E é claro que a produção de conteúdo não poderia ficar de fora dessas dicas, afinal de contas, é um dos pontos mais importantes em todo o funil de vendas, seja para quem deseja vender um disco diamantado ou um serviço de beleza.

    Entretanto, lembre-se que o fundo de funil é uma etapa mais delicada, por isso os seus conteúdos precisam ser ainda mais segmentados e objetivos, entendendo o que é preciso oferecer para convencer tal usuário a comprar de você.

    Proporcione experiências

    Há quem diga que vivemos na era das experiências, ou seja, os consumidores não estão mais à procura de uma marca que lhes ofereça apenas um produto ou serviço, mas uma experiência marcante do início ao fim.

    Tendo isso em vista, trabalhar para oferecer aos usuários que estão no fundo do funil, uma experiência marcante desde já é algo que pode influenciá-los a comprarem de você e a entenderem que o que você oferece é muito melhor.

    Com dicas simples como essas, será ainda mais natural atrair e fidelizar clientes que buscam por um estojo b7 preço acessível e podem conhecer a sua marca e tudo de bom que ela pode oferecer a eles.

    Saiba qual a frequência correta de postagem para essa etapa

    Além de tudo isso que mencionamos, muitos empreendedores e pessoas deste universo se perguntam com qual frequência devem postar conteúdos de fundo de funil em suas redes sociais e até mesmo em seu blog.

    Pois bem, o recomendado é que a frequência desse tipo de conteúdo seja menor, com cerca de 2 postagens por semana. Isso porque se trata de um conteúdo mais difícil de se produzir e que também fica em um público muito específico.

    Sendo assim, o ideal é que você poste com mais frequência conteúdos de topo e meio de funil, deixando os de fundo com um maior intervalo de tempo para que os que estiverem nessa etapa possam digerir bem todas as informações que tais conteúdos entregam.

    Veja como medir os resultados desses conteúdos

    E é claro que todos os resultados sempre devem ser bem analisados, seja o número de vendas de uma fresadora CNC ou até mesmo os impactos dos conteúdos de fundo de funil que, nesse caso, podem ser medidos através das seguintes métricas:

    • Total de conversões;
    • Ticket médio;
    • ROI;
    • Taxa de abandono de carrinho;
    • Taxa de lucro por lead.

    Você pode pesquisar sobre cada uma delas mais a fundo na internet e entender a importância de todas para o seu negócio e como elas podem impactar no seu fundo de funil e em seus resultados no geral.

    O importante é sempre medir os seus resultados e acompanhar o desempenho de seus conteúdos de fundo de funil para saber o que deve continuar e o que deve ser mudado em sua estratégia.

    Benefícios de investir no fundo de funil

    Para finalizar este conteúdo, nada melhor do que conferir alguns dos diversos benefícios que você pode conquistar ao apostar na produção de bons conteúdos para fundo de funil. Confira abaixo alguns deles:

    Mais chances de venda

    O primeiro, obviamente, é o aumento das vendas de sua empresa de guilhotina hidráulica ou seja qual for o seu produto/serviço, que terá ainda mais chances de vendas a partir da educação de um público bem segmentado com conteúdos de qualidade.

    Leads mais qualificados

    Além disso, você também contará com leads mais qualificados, ou seja, com potenciais clientes que estejam alinhados com o seu segmento e que realmente sejam pessoas que desejam o que você tem para oferecer.

    Reforço de autoridade

    E é claro que todo esse trabalho também auxilia no reforço da autoridade da sua marca no mercado, ou seja, o seu negócio terá ainda mais visibilidade no segmento e será visto como o melhor daquele nicho.

    Esses são alguns dos diversos benefícios gerados a partir da produção de bons conteúdos para o fundo de funil e que servem como prova de que todo o trabalho valerá a pena para você e para os seus clientes.

    Considerações finais

    Dessa forma, os seus consumidores sairão ganhando com um conteúdo de qualidade e um produto/serviço único no mercado, assim como você também ganhará mais faturamento, visibilidade e fidelização de clientes.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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