Michael Campos

Bant Sales: o que é e como funciona

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    O Bant sales se tornou um importante conceito de vendas dentro do universo dos negócios, pois não se baseia apenas no aumento do faturamento de uma empresa, mas também na forma como ela pode impactar a vida de quem vende e de quem compra. 

    Não é novidade para ninguém que falar sobre vendas é algo muito importante dentro do universo dos negócios, mas esse é um processo que gera grandes desafios e que pode fazer com que diversas pessoas se sintam perdidas em meio a esse processo. 

    Acontece que nos últimos tempos, as empresas e profissionais dessa área tem entendido que vendas não impactam apenas no bolso de quem compra e vende, mas também na experiência do cliente e na imagem da marca. 

    Tendo isso em vista, muitas empresas passaram a repensar a forma como vendiam e entenderam que nem sempre vender muito é algo bom, afinal de contas, a qualidade é melhor do que a quantidade. 

    Em alguns casos, vale mais a pena ter apenas 10 clientes que comprem o seu elemento filtrante, mas que são clientes fiéis e constantes, do que 100 clientes que compram apenas uma vez e depois esquecem que a sua marca existe. 

    Para ter clientes fiéis, é preciso saber filtrar e escolher os ideias, isso mesmo, você precisa escolher para quem quer vender e isso está longe de ser algo arrogante, mas uma atitude que irá gerar cada vez mais resultados positivos para o seu negócio. 

    Tendo isso em vista, o conceito de Bant sales se tornou essencial para esse processo, e hoje iremos conhecer um pouco mais sobre a maneira com a qual ele trabalha e como suas atualizações estão trazendo cada vez mais melhorias para o mundo. 

    Entenda o que é BANT Sales e como funciona

    Antes de qualquer coisa, precisamos entender que Bant sales nada mais é do que uma metodologia de vendas, ou seja, é um processo que conta com um passo a passo para que você saiba identificar quais os melhores clientes para comprar de você. 

    Isso porque, assim como existem clientes ideais para comprar um poliuretano pu, também existem os clientes ideais para comprar o seu produto ou serviço, aqueles clientes que se encaixam com todos os requisitos da sua persona. 

    Sendo assim, a metodologia em questão surgiu justamente como uma forma de ajudar as marcas a atraírem para os seus negócios os tipos de clientes que realmente possuem grandes chances de comprar e que estão de acordo com o que a marca deseja. 

    Por exemplo, uma pessoa que não possui constância na prática de exercícios físicos pode não ser o cliente ideal para comprar suas roupas de treino, mas um personal trainer se torna o cliente perfeito para consumir tal produto. 

    A metodologia em questão trabalha o funcionamento dessa ideia com base em 4 pilares que iremos conhecer mais a fundo logo a seguir, mas até aqui, é importante que você entenda o que é o Bant Sales. 

    A importância do BANT sales nos dias atuais 

    Tal metodologia pode ser usada em qualquer tipo de negócio, seja um que venda trocador de calor ou até mesmo uma empresa que preste serviços de consultoria empresarial, afinal de contas, todo negócio possui seus clientes e suas vendas. 

    Entretanto, é normal que muitas pessoas se perguntem sobre a importância de tal metodologia nos dias atuais, afinal de contas, muitos ainda pensam que quanto mais clientes, melhor é para o negócio, mas tal ideia já está ultrapassada. 

    Isso porque, como mencionamos anteriormente, vale mais a pena ter poucos clientes que sejam fiéis à sua marca do que milhares que só comprem de você uma vez e esqueçam todo o seu trabalho. 

    Sendo assim, o conceito do Bant Sales se torna importante nos dias atuais justamente para desconstruir essa ideia de que quanto mais, melhor. Isso porque, nem sempre o que vem em grande quantidade também está repleto de qualidade. 

    Só quem empreende sabe todo o trabalho que existe em cima da construção de um bom serviço de zincagem a frio ou da produção de um produto, por isso, cada venda é importante e ela precisa ser feita de forma assertiva. 

    Em meio a um mercado e geração onde tudo acontece muito rápido e as pessoas esquecem facilmente das coisas, saber captar clientes que se lembrem do seu negócio e que estejam alinhados com a sua marca é um privilégio que pode ser construído. 

    Conheça os pilares da metodologia BANT

    Agora que você já entende um pouco mais sobre o que é o BANT sales, chegou o momento de conhecer os 4 pilares que formam essa metodologia e o que cada uma delas entrega de inovador para esse processo tão importante. Confira: 

    Budget

    O primeiro deles é o budget, que podemos entender como orçamento, ou seja, ele foca na análise financeira do seu potencial cliente para que se saiba se ele realmente possui condições de comprar o seu produto ou serviço. 

    Ao vender suas peças compressor, por exemplo, é preciso saber se a pessoa para quem vende possui condições para pagar, pois caso não possua, ela pode não ser o cliente ideal para comprar esse produto. 

    Authority

    O segundo pilar é o da autoridade, ele foca na negociação de venda diretamente com a pessoa que irá comprar o produto ou serviço e não com terceiros que possam estar comprando algo à pedido ou ordem de quem irá pagar.

    Por isso, durante a negociação de venda, é importante entender com quem você está negociando e, caso não seja a pessoa que realmente irá pagar pela compra, tentar um contato direto com ela para uma venda alinhada e assertiva entre ambas as partes. 

    Need

    Já o need, terceiro pilar dessa metodologia, diz respeito à necessidade desse potencial cliente, ou seja, é onde estuda se aquele prospect realmente precisa do seu produto ou serviço, pois quando se compra algo que realmente precisa, a satisfação tende a ser maior.  

    Existem potenciais clientes que necessitam de um aço inox 304 e alguns que apenas querem uma cadeira para decorar um espaço, é importante entender o que leva o potencial cliente à compra para que se saiba o quão qualificado ele está para a decisão. 

    Time frame

    Por fim, mas longe de ser menos importante, o time frame é o que conhecemos como espaço de tempo, trata do pilar que estuda o intervalo de tempo no qual o seu produto ou serviço começará a gerar bons resultados para o cliente. 

    Isso porque, apenas vender não é o suficiente, o seu produto ou serviço precisa entregar algo bom para que aquele cliente veja a qualidade do que você oferece e possa se fidelizar à sua marca, por isso, o time frame surge para acompanhar tal desempenho. 

    Esses são os pilares que formam a metodologia BANT sales e que tem sido usada com frequência em muitas empresas, ajudando diversas delas a atraírem clientes cada vez mais qualificados para as compras. 

    Veja como funciona a NTBA, a nova versão do BANT Sales

    Mesmo tendo entendido a importância do BANT sales para as vendas de coxim de borracha ou de qualquer outro produto/serviço, ainda se trata de uma metodologia que deixa a desejar em alguns quesitos. 

    Isso porque existem profissionais que acreditam que tal ordem de pilares já não apresenta uma grande eficiência em alguns processos de venda, foi por isso que o BANT ganhou uma atualização, que conhecemos como NTBA. 

    Em suma, essa atualização apenas troca a ordem dos pilares do BANT e faz com que os profissionais realizem suas vendas e a busca por potenciais clientes qualificados seguindo os seguintes critérios, em ordem: 

    • Need;
    • Time frame;
    • Budget;
    • Authority. 

    Com isso, se possui uma nova forma de prospectar clientes para as vendas, entendendo antes de tudo qual é a sua necessidade, o espaço de tempo que terá para obter resultados, o orçamento que possui para compra e a autoridade de quem irá comprar. 

    Os próximos passos para melhorar as estratégias de vendas

    Tendo em vista tal inovação, é de se esperar que os próximos passos para a melhoria de estratégias de vendas de bobinas de papel ou de qualquer outro produto/serviço seja cada vez mais inovador e diferenciado. 

    Prova disso é o uso do NTBA e outras estratégias de vendas, como o SPIN Selling, o GPCT, GPCT BA C&I e muitas outras que prometem inovar ainda mais essa área e otimizar esse processo tão importante. 

    Afinal de contas, vivemos em uma geração onde a informação surge e corre em uma velocidade surpreendente e os avanços da tecnologia servem como prova de como até mesmo setores corporativos podem ser beneficiados. 

    Considerações finais 

    Dessa maneira, você poderá aplicar o conceito de BANT sales e suas variáveis em seu negócio para entender ainda mais sobre como tal metodologia funciona na prática e como ela pode fazer toda a diferença em seu negócio. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade