Michael Campos

Veja a importância de investir em velocidade da busca

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    velocidade

    A velocidade da busca em sites na internet tem se tornado um fator decisivo na quantidade de vendas de uma empresa. Na era dos avanços tecnológicos, o consumidor está cada vez mais exigente, e é preciso se preparar para acompanhar as demandas.

    Uma pesquisa da empresa de cibersegurança Akamai junto com a de assessoria Forrester Consulting indica que mais de 47% dos usuários esperam que as páginas carreguem menos de 2 segundos.

    Outra pesquisa feita pela Amazon diz que a cada 100 milissegundos, as vendas caem 1%. Para uma fabricante de filtros de ar comprimido, que lida com grandes quantidades de clientes, 1% representa uma diferença importante nas métricas.

    Se você quer evitar essas perdas na sua companhia, continue lendo este artigo para entender o que é velocidade de busca e como melhorar a sua.

    O que é velocidade de busca?

    Velocidade de busca é a medida de rapidez com que um sistema de busca, como um mecanismo de pesquisa na internet, é capaz de encontrar e exibir resultados relevantes para uma determinada consulta de pesquisa.

    A velocidade de busca do site de uma empresa de licenciamento ambiental é influenciada por vários fatores, como:

    • Tamanho do índice do mecanismo de pesquisa;
    • Complexidade dos algoritmos usados;
    • Eficiência do hardware e software usados pelo mecanismo de pesquisa;
    • Qualidade e relevância do conteúdo indexado.

    A velocidade de busca é uma consideração importante para usuários que buscam resultados rápidos e precisos de suas consultas de pesquisa.

    Os mecanismos de pesquisa competem entre si para fornecer resultados de pesquisa cada vez mais rápidos e precisos para atender às demandas dos usuários.

    Por que investir em velocidade de busca?

    Há dois tipos de clientes no mercado: os que são convencidos por um produto na prateleira ou um anúncio quando não estavam procurando pelo item, e os que sabem exatamente o que querem comprar.

    Consumidores que usam o mecanismo de buscas para pesquisar por análise de potabilidade da água estão muito mais propensos a realizar uma compra do que consumidores do primeiro grupo.

    Quando um site demora para mostrar resultados ao cliente que já está decidido, há um risco alto de fazê-lo desistir de realizar a operação com essa empresa e procurar um concorrente mais ágil.

    Esse é o principal motivo para investir na velocidade do mecanismo de busca do seu site, mas não é o único. Veja outras razões para se atentar a esse número.

    Melhora a experiência do usuário

    Uma pesquisa rápida e eficaz pode melhorar a experiência do usuário, pois os usuários não terão que esperar muito tempo para obter os resultados que desejam.

    Como já foi visto, quanto mais rápido for o retorno de pesquisas por vending machine aluguel no site e o carregamento das páginas, mais confortáveis e dispostos a seguir com a compra os clientes se sentirão.

    Um sistema de busca rápido e preciso também pode ajudar a melhorar a satisfação do consumidor, tornando a interação com a empresa mais agradável.

    Reduz a taxa de abandono do site

    Se um usuário não consegue encontrar o que está procurando em um tempo razoável, é mais provável que ele saia do site e vá para um concorrente.

    Em contrapartida, uma pesquisa rápida e eficaz pode ajudar a aumentar a receita, pois os usuários são mais propensos a encontrar o que estão procurando e realizar uma compra.

    Páginas lentas e com baixa responsividade são prejudiciais para todo o relacionamento da empresa com o cliente. Se o problema for recorrente, as chances do consumidor não procurar mais a marca e migrar para um concorrente são bastante altas.

    Melhora a eficiência operacional

    A velocidade de busca pode ajudar a melhorar a eficiência operacional, uma vez que os usuários podem encontrar as informações de que precisam mais rapidamente e com menos esforço.

    Além disso, a velocidade de busca ajuda a coletar dados do usuário com mais eficiência, permitindo que as empresas analisem e entendam melhor o comportamento dessas pessoas.

    Para uma agência de assessoria contábil em SP, por exemplo, entender os consumidores é um passo fundamental para alinhar as estratégias de marketing da empresa e atingir os melhores resultados, o que faz toda a diferença no final do mês.

    Aumenta a fidelidade do cliente

    Clientes que buscam por algo específico tendem a recorrer à empresa novamente quando se sentem satisfeitos com o serviço ou atendimento. A velocidade de busca de um site que oferece alvará sanitário veículos transporte alimentos é um dos fatores atrelados a isso.

    Um sistema de busca rápido e preciso pode ajudar a aumentar a fidelidade do cliente, pois os usuários podem encontrar o que estão procurando com mais facilidade.

    Ajuda a diferenciar a empresa dos concorrentes

    Uma pesquisa rápida e eficaz diferencia a empresa de seus concorrentes, proporcionando uma experiência de usuário superior.

    Quanto mais atento às necessidades dos clientes o seu negócio estiver, melhor poderá cumprir com demandas silenciosas, como a velocidade de carregamento da página, a responsividade no mobile, o layout intuitivo e agradável, etc.

    Assim, a companhia consegue se destacar de concorrentes que fazem apenas o mínimo necessário e conquistar o público pela atenção e cuidado com os detalhes.

    Reduz os custos

    Um sistema de busca ágil também tem impacto na redução dos custos operacionais, pois possibilita que os usuários encontrem as informações de que precisam com menos esforço e, portanto, exijam menos suporte da empresa.

    Um negócio especializado em instalação pfsense que conta com um bom catálogo de posts informativos no seu blog, por exemplo, pode, com um único material, auxiliar milhares de clientes que buscam fazer atualizações simples no sistema.

    Assim, a empresa precisa despender de menos recursos para manter e proporcionar o serviço de assistência para casos fáceis de resolver, que custariam transporte, equipamentos e tempo em troca de um retorno muito baixo.

    Contratar ajuda profissional ou não?

    Assim como é importante contar com a opinião de um especialista ao alugar caminhão munck, um profissional pode oferecer uma ajuda valiosa à sua empresa no processo de agilizar seus sistemas de busca.

    Profissionais especializados em otimização de velocidade de busca possuem um conhecimento técnico aprofundado e atualizado sobre as melhores práticas para otimizar a velocidade de busca, o que pode levar a resultados mais efetivos.

    Além disso, possuem ferramentas específicas e atualizadas para medir e melhorar a velocidade de busca, permitindo que sejam feitas análises detalhadas e precisas.

    Os profissionais são capazes de avaliar a situação específica de uma empresa e aplicar as melhores soluções para melhorar a velocidade de busca de acordo com suas necessidades específicas, economizando bastante tempo do processo.

    A redução de erros também é um ponto a favor dos profissionais. Eles podem ajudar a evitar erros comuns que podem prejudicar a otimização de velocidade de busca, como a falta de otimização do servidor, excesso de plugins e outras práticas ruins.

    Uma otimização de velocidade de busca adequada aumenta a qualidade e a eficácia dos resultados de pesquisa, o que leva também a um aumento no tráfego do site, na satisfação do cliente e nas vendas.

    Entenda como o Google faz a avaliação de busca

    A velocidade de busca do seu site também pode interferir na posição que o Google coloca a sua empresa nos resultados das pesquisas feitas no buscador. Posicionar-se bem nas buscas é fundamental para o crescimento efetivo da organização.

    O Google utiliza diversas ferramentas e métricas para avaliar a velocidade de busca de um site, e uma delas é a velocidade de carregamento do site. Páginas que levam muito tempo para carregar podem ter uma classificação mais baixa nos resultados de pesquisa.

    O tempo que um servidor leva para responder a uma solicitação do usuário também é levado em consideração. Servidores lentos podem prejudicar a velocidade de busca do site e afetar a classificação nos resultados de pesquisa.

    A velocidade de busca pode ser afetada pelo tamanho total do conteúdo de uma página, incluindo imagens, vídeos e fontes. O Google penaliza páginas que têm um tamanho excessivo de conteúdo.

    O uso de cache é uma técnica que ajuda a melhorar a velocidade de busca, permitindo que as páginas sejam armazenadas no dispositivo do usuário para que possam ser carregadas mais rapidamente em visitas subsequentes.

    E falando em dispositivo, o Google também considera a velocidade de busca em dispositivos móveis. Sites que são projetados para serem responsivos podem ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa para usuários em dispositivos móveis.

    Apesar de ser influenciada por uma somatória de fatores, a velocidade de busca de um site é um dos detalhes aos quais a empresa deve estar frequentemente atenta. Contar com a ajuda de um profissional pode ser determinante para o sucesso da otimização.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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