Michael Campos

Pesquisa de mercado: o que há de novo

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    pesquisa de mercado

    É fato que a pandemia da Covid-19 nos trouxe uma série de complicações que, inclusive, ainda influenciam em certas atividades, como a pesquisa de mercado

    Para 2023, a expectativa é que veremos a pesquisa totalmente imersa nos processos de negócios, de modo que os profissionais de marketing e pesquisadores possam gerar insights precisos e em tempo real. Todo esse processo tende a ocorrer de maneira fácil e rápida. 

    Para que isso aconteça, o principal objetivo é a criação de uma plataforma específica para a realização de pesquisas. 

    Por sua vez, uma simples pesquisa é capaz até mesmo de potencializar a venda de produtos específicos, como um motor de implante kavo, por exemplo. 

    Para que essa próxima onda de transformação no setor de pesquisa de mercado seja criada, é necessário que haja uma combinação de alguns aspectos, são eles:

    • Combinação estratégica de tecnologia;
    • Segmentação de público;
    • Uso adequado de dados;
    • Inteligência dos especialistas em pesquisa. 

    Com todos esses fatores reunidos, só então, é possível incorporar adequadamente a pesquisa nos negócios para que os insights sejam gerados. 

    Vale pontuar que, na maioria das vezes, é apenas com os insights que uma consultoria de informática, por exemplo, consegue acumular bons resultados. 

    Além disso, em 2023 a propriedade dos dados será um aspecto que se tornará primordial para as pesquisas. A importância da propriedade dos dados não está ligada apenas às questões regulatórias, mas sim, pelo poder das opiniões. 

    Devido ao fato das gigantes de tecnologia restringirem o acesso aos dados, coisa que vem acontecendo ano após ano, provavelmente, iremos notar que os dados primários irão se tornar cada vez mais importantes para a tomada de decisões. 

    Logo, notamos a necessidade de fazer perguntas e obter respostas, uma prática que, para alguns, está se tornando crítica novamente. 

    Contudo, é através das respostas que fornecedores de chocolates no atacado, por exemplo, conseguem manter uma produtividade saudável para os negócios. 

    A partir do momento em que os dados primários são combinados com as percepções do consumidor, as marcas podem entender as intenções, comportamentos e atitudes do cliente, sem a necessidade de depender apenas de informações de terceiros. 

    Logo, ao combinar os dois, você tem uma imagem muito mais clara e objetiva do consumidor. Para empresas de segurança da informação, inclusive, ter uma imagem clara do consumidor torna todo o processo da realização de um orçamento mais fácil. 

    Embora a automação seja uma característica atual, e que tende a estar presente nos próximos anos, ela não pode ser bem-sucedida sem ter, como base, uma fonte de dados fidedigna. 

    Portanto, podemos concluir que, para 2023, a tecnologia estará ainda mais presente para a realização de pesquisas de mercado. 

    De modo geral, da mesma forma que a tecnologia já é presente em vários setores do mercado, como em um espaço para eventos e até mesmo indústrias. Logo, a tendência é que ela crie uma presença ainda mais forte. 

    Considerando que a pesquisa de mercado é uma prática muito comum entre as empresas, listamos um passo a passo para te auxiliar nesse processo, ou quem sabe, facilitar a coleta de dados. Confira:

    Etapas para fazer uma pesquisa de mercado

    Como você provavelmente já deve ter notado, atualmente, os consumidores são os que possuem o poder. Hoje, eles possuem total liberdade para escolher transportadoras em sp, ou escolher qualquer outro tipo de negócio que consiga atraí-lo. 

    Esse poder, por sua vez, está relacionado diretamente com o fato deles terem acesso à informação, e com isso, estão ainda mais exigentes. 

    Além disso, as marcas começaram a enfrentar dificuldades para se destacar no mercado, visto que, hoje, a concorrência é ainda maior. 

    Esse é um dos grandes motivos para as empresas investirem em SEO, visto que termos como limpa fossa preço”, por exemplo, é capaz de colocar os principais negócios que atuam nesse tipo de setor. 

    Em alguns casos, muitas empresas acabam fechando as portas para sempre, outras, fecham por algumas semanas, meses ou anos. Em todo o caso, todas elas se perguntam: “onde foi que eu errei?”. 

    É possível dizer que, parte dessas empresas, não se preocupavam em realizar uma pesquisa de mercado. Portanto, é muito importante adotar esse tipo de prática, justamente para a saúde do negócio. Conheça, agora, os 5 passos para realizar esse levantamento. Confira:

    1. Defina os objetivos da pesquisa

    Inicialmente, é preciso definir os objetivos da sua pesquisa. Trata-se de uma etapa muito importante, já que você está disposto a planejar suas perguntas e critérios, de acordo com os seus focos. 

    Portanto, pergunte-se o que você deseja fazer com esse estudo e o que deseja entender com ele. No geral, os objetivos de uma pesquisa de mercado podem ser completamente diferentes. 

    2. Defina o público-alvo da pesquisa de mercado

    Para que o desenvolvimento da sua pesquisa de mercado aconteça tranquilamente, é necessário delimitar o seu público-alvo para a realização da prática. Adotar esse tipo de cuidado vai influenciar até mesmo na seleção da sua amostra de campo. 

    Para que você consiga definir o público-alvo do estudo, é necessário criar sua buyer persona e delimitar quem são os clientes ideias do seu negócio. 

    Perceba que, ao decorrer do conteúdo, a criação de uma pesquisa de mercado passa por várias etapas, da mesma forma que acontece com a administração de um lavador de gases, que por sua vez, também passa por fases até atingir seu funcionamento ideal. 

    Esse processo precisa ser feito em detalhes. Afinal, o desenvolvimento da persona vai te ajudar a criar perguntas mais meticulosas, o que naturalmente gera resultados melhores. 

    Escolha o método 

    Para que você possa iniciar sua pesquisa, é necessário selecionar o método através do qual você pretende coletar os dados. No geral, existem diversas alternativas para essa coleta, como:

    1. Enquetes

    As enquetes podem ser feitas tanto online, quanto offline. Devido ao fato de ser fácil e rápida de ser feita, as enquetes se encaixam como uma opção muito acessível. Também é ideal para respostas mais objetivas. 

    Na maioria das vezes, as empresas utilizam o próprio Google Forms para realizar essas pesquisas. 

    2. Entrevistas

    As entrevistas são um método de pesquisa mais demorado, e por isso, é necessário uma quantidade maior de recursos. 

    Por sua vez, ele pode ser feito presencialmente, por telefone ou online. A vantagem dessa opção, é o fato de conseguir informações com mais profundidade. 

    3. Avaliações

    Caso procure avaliar a aceitação do seu novo produto por uma amostra, pode aplicar esse método. 

    Na maioria das vezes, as avaliações são feitas antes do lançamento do produto e permite que se descubra o que as pessoas pensam sobre ele. Dessa forma, você acaba reduzindo as chances de fracasso. 

    4. Colete os dados

    Após ter realizado os 3 passos, é chegada a hora de coletar os dados. Para isso, é preciso selecionar uma amostra de campo, que é uma pequena representação do seu público, já que é impossível entrevistar todos os seus potenciais clientes. 

    Quanto maior for o nível da sua amostra, mais assertivos serão os resultados da sua pesquisa de mercado. 

    Assim que selecionar uma amostra, é necessário elaborar um questionário, caso faça o método de entrevistas ou de enquetes. Nesse momento, é importante relembrar os seus objetivos de pesquisa, e sempre ter uma documentação sobre sua persona. 

    Vale pontuar que o processo de coleta de dados pode demorar um pouco, cerca de semanas ou meses. Tudo irá depender do método que você escolheu e do tamanho da amostra. 

    5. Analise os resultados

    Por fim, você deve partir para a análise dos resultados. Nessa etapa, é interessante nunca deixar de fora qualquer dado estatístico ou comentário, mesmo que ele seja irrelevante ou pequeno. 

    Vantagens de fazer a pesquisa de mercado

    Considerando que até aqui, já deve ter notado a importância desse tipo de pesquisa. Naturalmente, já é possível perceber algumas vantagens que esse levantamento de mercado pode proporcionar. Conheça algumas delas:

    1. A empresa conhece melhor o seu público-alvo

    Mesmo que tenha o melhor produto no mercado, e com o maior preço, de nada adianta se não conhece o seu público-alvo, certo? Até porque, é necessário entendermos o comportamento da nossa persona, bem como suas necessidades. 

    Diante disso, sua empresa saberá ofertar o produto ou serviço de maneira inteligente, persuasiva e atraente para o público. Dessa forma, a expectativa é que suas vendas cresçam, e mais do que isso, poderá conquistar clientes verdadeiros. 

    2. Maior noção do sucesso dos concorrentes

    Caso deseje tornar sua empresa competitiva, é necessário entender com quem está competindo. Portanto, realizar uma pesquisa de mercado não se limita apenas aos clientes, mas como também os concorrentes atuam na área. 

    3. Amplia o mercado

    Após realizar um bom diagnóstico do perfil dos seus consumidores, é possível encontrar novas tendências, entender qual segmento pode ser mais lucrativo, realizar uma avaliação mais taxativa, e, quem sabe, estimar o limite de vendas que um perfil de consumidores consegue atender. 

    Além disso, por meio da pesquisa de mercado, é possível perceber oportunidades com mais antecedência do que as outras empresas. 

    Como já deve saber, no mundo empresarial, informações valiosas têm o poder suficiente para mudar o rumo da empresa no mercado, tornando-a ainda mais competitiva. 

    Conclusão

    Neste artigo, reunimos as principais informações que é preciso saber para começar, ou melhorar a sua pesquisa de mercado. Além de, claro, reforçar a importância que essa prática tem dentro do cenário. 

    Portanto, é interessante repensar a forma que observa a pesquisa de mercado, olhando a prática com um olhar que sabe da importância que ela possui para contribuir com o sucesso dos negócios. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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