O Google Search Essentials é a mais nova atualização de um conceito que já era muito conhecido dentro do universo de SEO, trazendo novas diretrizes para ajudar quem deseja crescer dentro do maior buscador de informação do mundo, o Google.
O conceito do Google Search Essentials pode ser entendido como Fundamentos da Pesquisa Google, que nada mais é do que um conjunto de novas regras que precisam ser seguidas na implementação de estratégias de SEO.
Mas afinal de contas, o que é SEO? Bom, a sigla significa Search Engine Optimization, que em português podemos entender como Otimização dos Mecanismos de Busca, nada mais é que um conjunto de estratégias que trazem inúmeros benefícios para os sites, como:
- Melhor posicionamento nos buscadores;
- Construção de audiência fiel;
- Autoridade e referência no segmento;
- Mais visibilidade e reconhecimento;
- Atração de leads qualificados;
- Entre outros.
Mesmo que muitas pessoas digam que a era dos sites e blogs chegou ao fim com o surgimento das redes sociais, essas são plataformas que ainda possuem um público muito fiel e disposto a consumir sempre bons conteúdos.
O Google, hoje, é o maior buscador de informação em todo o mundo, quando precisamos encontrar uma instalação elétrica ou até mesmo saber sobre o clima do dia, é só dar alguns cliques que o Google sempre tem a resposta.
Por isso, muitas marcas que queriam aumentar o seu alcance e atrair novos clientes para consumirem seus produtos ou serviços, investiram na produção de conteúdos para sites, justamente com o intuito de receber ajuda dos algoritmos do Google.
Os algoritmos funcionam como espécies de robôs que passeiam pela plataforma em busca de sites que seguem suas diretrizes e, quando isso acontece, eles impulsionam aquele site para que mais pessoas possam conhecê-los.
E por falar em diretrizes, é justamente nisso que o Google Search Essentials é focado, em diretrizes que precisam ser seguidas por quem deseja crescer de maneira ética e natural dentro do Google.
Seja uma empresa de automação residencial de áudio e vídeo ou até mesmo uma marca de produtos para cabelo, no Google existe espaço para todos os tipos de negócio e entender sobre as diretrizes da plataforma é essencial para realizar um bom trabalho.
Pensando nisso, hoje iremos a fundo neste conceito para que você entenda tudo o que envolve o Google Search Essentials e como colocar esse conceito em prática para obter cada vez mais resultados.
Search Essentials x Webmaster Guidelines
Para começo de conversa, é importante entendermos sobre o que é o Google Webmaster Guidelines, que era o nome dado ao Google Search Essentials antes de sua atualização, que aconteceu no último dia 13 de outubro.
O Google Webmaster Guidelines também era um conjunto de diretrizes para profissionais de SEO, mas o que incomodava muitas pessoas era a linguagem robusta e muitas vezes bastante técnica, o que dificultava o entendimento dentro desse meio.
E quando falamos de linguagem, falamos de algo extremamente importante nos dias de hoje, pois para que um cliente entenda como funciona o conserto de suspensão de carros antes de levar o seu para o procedimento, ele precisa entender cada passo do processo.
Para isso, é de suma importância que o profissional use uma linguagem simples, objetiva, clara e acessível para que aquela pessoa, mesmo se considerando leiga no assunto, consiga entender perfeitamente o que será feito.
Dentro do universo digital não era diferente, a linguagem usada dentro do Google Webmaster Guidelines complicou e muito a rotina de quem estava começando a trabalhar e estudar sobre o universo de SEO.
E foi justamente por isso que o Google resolveu atualizar esse conceito e trazer uma nova forma de ajudar aqueles que estão começando nesse mercado a aplicarem estratégias de maneira simples e acessível.
Sendo assim, foi criado o Google Search Essentials, que trouxe mudanças nas etapas de SEO para ajudar as marcas a crescerem de forma mais otimizada, seja ela uma marca de embreagem automotiva ou até mesmo uma marca de roupas infantis.
Quais são as mudanças no Google Search Essentials?
Agora que você entende sobre o que se trata o Google Search Essentials e a sua relação com o Google Webmaster Guidelines, seu sucessor, chegou o momento de conferir as mudanças que surgiram com essa atualização.
Como mencionamos, não foi apenas o nome do conceito que mudou, mas as diretrizes exigidas pelo Google também passaram por transformações e trouxeram novas regras que precisam ser seguidas pelos profissionais de SEO. Confira abaixo quais são elas:
Requisitos técnicos
Os requisitos técnicos nada mais são do que noções básicas que uma página precisa ter para funcionar e ser indexada pelo Google, o processo de indexação é justamente o reconhecimento feito pelos algoritmos em cima daquele site.
Pense que assim como um sistema gravação de ligações precisa cumprir noções básicas para o seu funcionamento, um site também precisa do mínimo para ter uma página de qualidade que possa ser indexada pelo Google.
Políticas de spam
O spam é um dos principais e maiores problemas combatidos pelos algoritmos, principalmente dentro do Google, onde muitos tentam usá-los como uma forma de obter resultados de forma ilegal e antiética.
Por isso, o Google Search Essentials trouxe uma política ainda mais rígida sob o spam, proibindo o uso de conteúdos enganosos, robôs para gerar mais interação e promessas mentirosas ao público, cedendo aos sites que insistirem nisso, graves punições.
Práticas recomendadas
Por fim, as práticas recomendadas dentro do universo do SEO, que assim como conta com ótimas estratégias, também conta com formas ilegais de crescimento, que estão longe de serem recomendadas pelos especialistas.
Mais a frente iremos nos aprofundar em algumas dessas práticas recomendadas, mas até aqui é importante entender que essas são as mudanças que ocorrem no Google Search Essentials e que precisam ser seguidas à risca.
Assim como uma marca que precisa do seu registro de direito autoral de logotipo para trabalhar no mercado, sites se quiserem obter um lugar de destaque no Google precisam seguir algumas normas.
A importância do Google Search Essentials para o SEO
Com tantas mudanças e atualizações, já era de se esperar que muitas pessoas se perguntassem sobre a importância do Google Search Essentials dentro do universo do SEO, e a verdade é que ele é importante para tudo dentro desse universo.
Isso porque, é o Google Search Essentials que guia todas as estratégias de SEO e faz com que os profissionais dessa área saibam o que eles devem ou não fazer, e quais regras devem seguir para que conquistem os resultados que esperam.
O Google não é uma terra sem dono, ele possui diretrizes que precisam ser seguidas por quem deseja usá-lo de forma profissional, caso contrário, as penas aplicadas para quem foge dessas regras são graves e, em alguns casos, irreversíveis.
Principais práticas de SEO recomendadas
Como prometido, selecionamos algumas das principais práticas de SEO recomendadas para o site da sua empresa de comércio de recicláveis ou qualquer outro tipo de negócio, práticas indicadas pelo próprio Google Search Essentials. Confira:
Conteúdo de qualidade
O conteúdo de qualidade é aquele que se preocupa em ajudar os usuários, seja um conteúdo que esclareça alguma dúvida ou ajuda as pessoas a resolverem algum problema, esse conteúdo é muito bem avaliado pelos algoritmos e recomendado pelo próprio Google.
Uso de palavras-chave
As palavras-chave são termos que possuem um grande volume de procura no buscador e que você pode usar dentro de seus conteúdos a fim de atrair essas pessoas que procuram por algo relacionado ao seu negócio, aumentando o tráfego dentro do seu site.
Link building
O link building é uma das principais estratégias com parceiros da marca, que se baseia na troca de links entre sites do mesmo segmento, a fim de fazer com que ambos os públicos possam conhecer o trabalho de outras marcas.
Essas são algumas das principais práticas de SEO recomendadas pelo Google Search Essentials em sua atualização, que pode ser usada tanto por uma empresa que busca impressora para alugar quanto por uma pessoa que deseja mais tarefas em seu blog.
Saiba o que é considerado conteúdo superficial
Para finalizar, não poderíamos deixar de comentar sobre o conceito de conteúdo superficial, que está longe de ser recomendado pelo Google Search Essentials, mas que infelizmente, muitos profissionais de SEO ainda produzem.
O conteúdo superficial se caracteriza por um conteúdo raso, ou seja, que não acrescenta algo novo na vida dos usuários, no uso em excesso de palavras-chave durante o texto, na aplicação de estratégias de black hat e até mesmo no uso de plágio.
Vale a pena ressaltar que as duas últimas características podem gerar a exclusão definitiva do site e a última, gera até mesmo um processo em cima da marca ou pessoa que divulgou aquele conteúdo.
Por isso, quanto mais longe você puder passar das características de um conteúdo raso, melhor será para você, sua carreira, seu negócio e seu site, garantindo resultados verdadeiros e que surgem a partir de um trabalho ético e bem feito.
Considerações finais
Dessa forma, você conseguirá ver como o Google Search Essentials surgiu com a premissa de melhorar a rotina dos profissionais de SEO e trazer ainda mais acessibilidade e praticidade para esse trabalho tão importante dentro da internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.