Michael Campos

Golden Circle: saiba como ter sucesso no seu negócio

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    A busca por bons resultados é algo que está por trás da gestão de praticamente todo tipo de negócio, no entanto, para que seja possível alcançar tal performance é preciso conhecer todas as estratégias positivas para um bom desempenho, como é o caso do Golden Circle.

    Uma prática desenvolvida para questionar a base de funcionamento de todo tipo de empreendimento, pois somente ao compreender de fato qual é o objetivo por trás de um projeto é que ele pode alcançar melhores benefícios, de acordo com sua função.

    E isso é algo que pode ser dito para os mais variados tipos de projetos, desde um negócio de pequeno porte até mesmo uma grande companhia da indústria. Mas saindo do ramo comercial, também existem outros programas que podem crescer via certas estratégias.

    O que pode englobar as atividades de uma ONG que ajuda comunidades carentes, por exemplo, sendo preciso contar com uma boa estratégia de gestão de renda, optando por um serviço mais econômico de locação de ônibus executivo para transportar seus voluntários.

    Até mesmo um projeto de base pessoal, como o preparo para iniciar uma faculdade ou para reformar sua casa exige a adoção de certas práticas e técnicas, para garantir que os melhores resultados possam ser alcançados, tanto no campo pessoal como no coletivo.

    O fato é que essa necessidade por uma boa administração de recursos e ativos acaba tendo um impacto maior durante a gerência de um negócio, levando em conta o fato de que esse tipo de empreendimento costuma lidar com a vida de um número amplo de pessoas.

    Situação que acaba se expandindo ainda mais, dependendo do tamanho dessa empresa. Pois na medida em que uma companhia passa a trabalhar com o mercado internacional passa a ser necessário lidar certas questões, tais como procurar por táxi aéreo custo.

    Isso além de muitas outras estratégias de preparação que precisam ser adotadas para que seja possível ampliar o espaço desse negócio, levando em conta todas as responsabilidades surgem e precisam ser bem administradas para obter bons resultados.

    E é justamente pensando nisso que o mercado acaba por desenvolver diversas e modernas formas de gerenciar os seus negócios, visando resultados melhores a serem conquistados, o que nos leva a falar sobre a função exercida pelo chamado Golden Circle.

    Como funciona o Golden Circle?

    Termos em inglês associado à ideia de um Círculo Dourado, o Golden Circle se trata de uma estratégia que busca responder a três diferentes e importantes questões, em busca de criar um novo método de gerenciamento para os mais diferentes projetos.

    Perguntas essas que passam pelo ciclo que envolvem as seguintes questões: “Por quê?”, “Como” e “O Quê”. Perguntas cujas respostas acabam complementando a si mesmas, formando assim uma ideia de ciclo que acaba  por dar nome a essa estratégia.

    Ideia desenvolvida pelo autor britânico Simon Sinek, que por meio do Golden Circle buscou apresentar para a sociedade uma nova maneira de se pensar, comunicar e colocar em prática todas as ideias por trás de um projeto, visando sua melhor realização.

    Ciclo esse que pode ser adotado por um atacadista de frutos do mar e até mesmo uma grande multinacional de produtos eletrônicos, facilitando com que esses negócios de tão diferentes ramos e portes possam conquistar o acesso a um cenário mais positivo para si.

    Situação que faz com que essa ideia diferenciada de gestão e desenvolvimento possa ser utilizada para as mais diversas finalidades, entre elas:

    • Projetos;
    • Ideias;
    • Produtos;
    • Serviços;
    • Negócios.

    Tudo isso através de uma nova visão a ser adotada para o seu empreendimento, que ao ser bem aplicada pode garantir com que esse projeto não só alcance de maneira melhor os objetivos como pode também garantir tal otimização em um tempo muito mais veloz.

    O que é válido para os mais diversos tipos de empreendimento, o que acaba por destacar o valor e reconhecimento do Golden Circle no mercado, sendo uma estratégia capaz de otimizar diversos resultados, o que eleva a importância em se conhecer esse tipo de tática.

    O que tem início em compreender a fundo como três perguntas simples podem criar uma relação de tamanha importância e conexão entre si, visando uma melhor administração de um negócio, independentemente do seu tamanho.

    Por quê?

    A primeira pergunta do círculo dourado está relacionada à própria estrutura de um projeto, trabalhando com o objetivo de entender o porquê da existência de tal empreendimento. Questão base de quem trabalha com produção artesanal de macarrão ou ações diversas.

    Esse questionamento fala principalmente sobre a motivação por trás em manter de pé algum tipo de negócio, o que inclui os problemas presentes na sociedade ao qual o seu projeto busca se apresentar como uma solução, buscando destacar-se em cima disso.

    Como?

    Após identificar o problema, o passo seguinte é trabalhar justamente em busca de tal solução, procurando refletir e decifrar sobre como resolver esse tipo de questão. No Golden Circle acaba sendo o ponto mais importante a ser discutido como base de um projeto.

    Afinal, ele lida com a busca de desenvolver o centro de como resolver uma questão específica, desenvolvendo o tipo de solução a ser ofertada ao seu público de preferência a ser explorado.

    O que pode incluir um serviço de fretamento de vans para empresas para resolver um problema de transporte entre as companhias que precisam levar o seu time profissional de um ponto para outro, como na realização de uma gravação em locais distintos da cidade.

    O quê?

    Fechando esse círculo dourado é preciso questionar qual é o tipo de item que funcionará como o principal resultado a ser oferecido ao seu público, lidando nesse caso com o produto ou serviço em si que de alguma forma poderá ser ofertado a uma audiência.

    O que pode incluir a venda de um shampoo especial, desenvolvido para lidar com um problema de calvície, por exemplo, ou então uma tabela de temporalidade de documentos, desenvolvida para melhor organizar a papelada de uma companhia.

    Ao responder essas três questões as chances de sucesso na administração de um negócio podem se tornar maiores, dependendo apenas da atenção de quem comanda um projeto para estabelecer uma melhor gestão ou então um contato especial com o seu público.

    Sendo preciso saber não só como funciona esse ciclo de decisões em questão, mas também como aplicá-lo aos seus negócios, de forma a otimizar os seus almejados resultados.

    Trabalhando o Golden Circle em um projeto

    Se a principal função do Golden Circle é facilitar a busca por bons resultados, ele acaba sendo então uma ferramenta de bastante interesse para quem administra qualquer tipo de projeto, desde algo simples e pessoal até um negócio de grande extensão no mercado.

    Mas para de fato garantir um acesso a esse tipo de resultado, é necessário saber como trabalhar corretamente com a aplicação desse círculo dourado, sendo preciso antes saber como melhor desenvolvê-lo.

    Um objetivo que pode ser alcançado de forma mais fácil a partir das seguintes ações:

    Linha de pensamento mais aberta

    Quando se fala em conquistar a atenção de um público, sendo esse um dos pontos principais em relação à gestão de qualquer tipo de negócio, é preciso garantir uma certa visibilidade a tal projeto, procurando destacar-se dentro do mercado.

    Para isso se indica sair do pensamento comum, buscando novas maneiras de pensar em certas soluções ao seu público, o que pode incluir a produção de um tipo de crachá de identificação pvc, visando as especificidades de um empresa que encomende tal produto.

    Estudo amplo de mercado

    Para que seja possível obter essa linha de pensamento diferenciado, buscando responder de forma criativa aos anseios do seu público desejável, é preciso identificar quais são essas questões, além de todo tipo de informação que pode implicar no sucesso de tal projeto.

    Nesse caso é preciso estudar o seu mercado, o seu público, além de todo tipo de tópico que possa estar associado ao campo ao qual o seu negócio em particular se encontra.

    Colocando-se na posição do cliente

    De forma a responder corretamente aos desejos de certa audiência, é preciso pensar justamente como tal perfil de público, conhecendo de perto o que esse grupo está em busca e qual pode ser a sua reação ao ter contato com o tipo de ação fornecida em um projeto.

    Uma linha de pensamento que pode fazer com que um projeto, de forma independente ao seu tamanho ao objetivo, consiga alcançar melhores resultados em sua área. Isso além de muitos outros benefícios a serem discutidos junto da aplicação do Golden Circle, como:

     

    • Melhor comunicação;
    • Engajamento de público;
    • Construção da imagem de uma marca;
    • Destaque em frente à sua concorrência.

     

    Pontos esses que podem fazer com que uma companhia que lide com o fornecimento de laudo técnico de condições ambientais do trabalho ou então uma que busque por tal tipo de documento acabe por ter uma experiência positiva.

    Para isso, é preciso apenas repensar melhor a gestão de um projeto, respondendo a três questões particulares que podem formar esse círculo dourado de interesse para um negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade