Michael Campos

Gatilho mental da antecipação: saiba como aplicar

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    Para garantir que um produto tenha um bom número de vendas no mercado é importante adotar uma série de estratégias, cada uma voltada a um segmento específico de mercadorias, com o uso de gatilho mental da antecipação trazendo bons resultados.

    Agora, para que tal performance seja alcançada, é importante conhecer as diferenças que podem estar associadas a cada tipo de negócio. Isso inclui tanto a realidade do seu mercado como também as expectativas levantadas pela sua audiência de clientes.

    É essencial que um empreendimento consiga conciliar todas essas suas responsabilidades, para que seja possível oferecer a melhor experiência possível ao seu público e então ser recompensado por isso, conquistando um melhor rendimento entre outros resultados.

    Para que isso seja possível a quem trabalha com locação de máquina de café, por exemplo, é importante estabelecer algum tipo de conexão com o seu público, de um modo a conquistar o interesse dessa audiência e assim, uma possível conversão comercial.

    O grande desafio está no alto número de competidores que podem ser encontrados no mercado, onde uma simples pesquisa na internet pode levar ao maior número possível de resultados, sendo preciso saber como se preparar para lidar com toda essa concorrência.

    Uma forma de se destacar dentro desse ambiente é a partir do uso de um melhor direcionamento dos seus conteúdos, usando de estratégias que possam não só chamar a atenção de um público, como trabalhar em uma possível conversão de tal audiência.

    A partir disso, torna-se possível para um escritório de contabilidade alcançar tanto uma melhor relação com os seus clientes, conquistando uma maior fidelização desse público, assim como garantir a presença de uma nova audiência, a partir do seu destaque virtual.

    Para que tamanha performance seja possível, é necessário reconhecer quais são as estratégias e modelos de conteúdos que podem levar a uma maior proximidade com certos usuários, a ponto de obter tanto o despertar de um interesse como uma possível conversão.

    Para que essa performance seja uma realidade, é importante saber como trabalhar com estratégias conhecidas como gatilhos mentais, já que um bom uso deles pode garantir tanto a conquista de novos clientes como fortalecer a relação com seu público.

    O valor de trabalhar com gatilhos mentais

    A decisão por trás de uma compra é algo que conta com uma série de possibilidades, o que pode indicar desde a necessidade desse produto até o interesse em cima de uma marca específica, com ambos os pontos sendo trabalhados por uma estratégia publicitária.

    A partir desse tipo de estratégia, torna-se possível para uma marca conquistar uma melhor performance no mercado, podendo chegar até mesmo a tornar-se líder do seu segmento, tudo dependendo dos tipos de táticas comerciais que podem estar sendo desenvolvidas.

    Nesse sentido, se destaca aquilo que é chamado de gatilho mental, uma espécie de sentimento que pode ser despertado sempre que alguém visualiza algum tipo de símbolo, cheiro ou até mesmo um sinal sonoro que possa ativar algum tipo de experiência.

    Entre os exemplos que explicam esse tipo de situação, é possível citar uma fragrância específica que faz alguém se lembrar de uma pessoa amada ou até mesmo um sinal em seu computador que o lembre da importância de recorrer a manutenção em notebook.

    Todos esses casos podem ser vistos como exemplares que explicam a função de um gatilho mental, tratando-se de algo que pode ser trabalhado até mesmo como uma estratégia comercial, contando que seja desenvolvido o despertar de certo interesse comercial.

    De forma geral, é possível associar um gatilho mental a algo que possa prender a atenção de um expectador a algum tipo de ideia, com tais estímulos podendo ser trabalhados por uma marca para garantir com que exista algum tipo de atração em cima de um produto.

    Diversos são os gatilhos mentais que podem ser trabalhados por parte de uma companhia, o que inclui o de escassez, sobre um produto que se encontra em suas últimas unidades ou o de urgência, como uma oferta limitada de manutenção de máquinas industriais.

    Junto a essa variedade de gatilhos, é importante dar atenção a um em específico, reconhecendo o quanto é relevante a sua ação dentro de uma estratégia de negócios, o que nos leva a olhar com certa atenção para aquele conhecido como um de antecipação.

    O diferencial do gatilho mental de antecipação

    Cada uma dessas estratégias podem encontrar um valor específico em relação às ações de uma empresa. Agora, quando nos referimos especificamente ao de antecipação o seu foco está na criação de um interesse em algo, com isso sendo usado futuramente.

    Trata-se de uma ação que busca gerar algum tipo de interesse, tudo isso através do despertar de algum tipo de curiosidade. Algo que pode fazer com que uma empilhadeira elétrica ou qualquer outro produto possa conquistar um maior número de vendas.

    Para que isso seja possível, é importante não só olhar para a venda em si, mas também para tudo aquilo que trabalhe na geração de algum tipo de interesse, seja ao apontar para os benefícios desse produto, além de outras questões que o coloquem em destaque.

    Quando falamos sobre um exemplo de sucesso dessa aplicação, é possível pensar no mercado cinematográfico, no qual a estreia de um filme pode estar cercada de expectativa por parte do público, dependendo da divulgação feita através do seus teasers e trailers.

    Ao trabalhar com esse tipo de gatilho de antecipação, é possível para uma empresa ter acesso a uma série de benefícios em seu mercado, o que acaba abrangendo oportunidades, como:

    • Maior atenção do público;
    • Melhores chances de conversão;
    • Despertar de interesse em algo;
    • Criar uma conexão com o público.

    Todos esses pontos positivos podem então ser conquistados por um serviço de monitoramento ambiental ou qualquer outro tipo de ofício, seja ao público ou à indústria, dependendo apenas de como esse interesse anterior pode ser ativado em uma audiência.

    Porém, para que uma marca consiga trabalhar com seus estímulos da melhor forma possível, é necessário saber a maneira correta de se trabalhar com esse tipo de gatilho, usando de uma estratégia que possa levar a um interesse e conversão comercial.

    Formas de trabalhar com o gatilho de antecipação

    Para que algum tipo de interesse possa ser iniciado, sendo esse o primeiro ponto para se conquistar um possível novo cliente, é indicado contar com o uso de certas táticas, em que se destacam algumas entre elas, como:

    Criação de conteúdos de antecipação

    A melhor forma de despertar algum tipo de interesse, principalmente, quando falamos sobre algum tipo de lançamento, tal como um novo modelo de mobília, com rodinhas para móveis, é importante apresentar algum tipo de conteúdo que possa trabalhar tal interesse.

    Trata-se do mesmo tipo de conceito que está por trás da produção de um trailer para um filme. Nesse caso, sendo possível destacar qualquer tipo de conteúdo que possa trabalhar 

    alguma expectativa no público, o que inclui materiais que falem sobre um novo produto.

    Amostras gratuitas

    Além de trabalhar com a expectativa de um produto ou serviço, é importante oferecer também algum tipo de experiência. Nesse sentido, destaca-se a oferta de alguma amostra grátis, sejam petiscos no mercado até um test-drive junto a venda de um carro.

    No meio digital, é possível trabalhar com isso através de um acesso limitado a uma plataforma ou até um serviço de streaming, criando um interesse para que esse público procure correr atrás de tais conteúdos futuramente.

    Conteúdos em redes sociais

    Fechando as formas de se trabalhar com um gatilho de antecipação, é importante citar o papel das redes sociais, em que cada plataforma, é possível trabalhar com uma oferta diferenciada em cima daquilo que se busca destacar ao público.

    Ao trabalhar com esse gatilho em diversas frentes, é possível trazer um interesse nos mais variados tipos de produtos, indo do lançamento de uma nova linha de maquiagem até mesmo a vontade de reformar sua casa, procurando por uma instalação de cortinas e persianas.

    Ao adotar esses tipos de estratégias, é possível para uma marca obter um maior interesse em cima dos seus produtos e serviços, sendo possível encontrar no mercado, por exemplo, que apontam para o sucesso em relação a esse tipo de estratégia.

    Quando falamos sobre o uso do gatilho de antecipação, é possível destacar os anúncios de uma live ou qualquer tipo de conteúdo a ser compartilhado no Youtube, assim como outros anúncios a trabalharem com teasers a serem publicados em diferentes plataformas.

    A realização de um evento de lançamento, por exemplo, trata-se de algo que pode despertar algum tipo de interesse ao público, com essa atenção podendo levar a uma conquista comercial, dependendo só de como esse gatilho é trabalhado por uma marca.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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