Michael Campos

Fake influencers: saiba o que são e como evitar

Picture of Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Você sabe o que são fake influencers? No mundo cada vez mais proeminente do marketing de influenciadores, muitas pessoas querem mesmo tirar proveito.

    Ou seja, se por um lado de fato existem influenciadores reais e rentáveis, por outro há pessoas que fingem estar envolvidas, mas só querem lucrar com a parceria. Esses são os chamados fake influencers.

    Como não têm impacto real no público e não geram resultados para a empresa vítima de um influenciador falso, isso pode afetar a imagem da marca e desperdiçar os orçamentos das campanhas de marketing.

    E é algo que infelizmente pode acontecer com empresas de diversos segmentos, então fique atento para que a sua empresa de reforma de fachada não caia nesse golpe.

    Para evitar que você seja enganado, criamos este conteúdo para ajudá-lo a identificar influenciadores falsos antes que eles cometam seus golpes.

    A ascensão do fake influencers

    Os influenciadores falsos são personalidades que criam contas falsas e constroem muitos seguidores por meio de compras ou uso de bots.

    Embora a compra de seguidores possa parecer um processo caro e complicado, na verdade é mais barato e mais fácil do que se imagina.

    Por exemplo, alguns sites podem atrair 15.000 seguidores no Instagram com apenas um clique e apenas R$ 229,90. Você também pode postar fotos falsas e comprar um pacote por apenas R$ 49,90.

    Imagine que você quer ser um influenciador falso do Instagram com 30.000 seguidores e 250 curtidas em cada uma de suas primeiras 10 postagens. Com esses serviços você pode facilmente atingir suas metas por apenas R$ 509,70.

    No Brasil, influenciadores com mais de 100 mil seguidores podem ganhar entre R$ 5 mil e R$ 10 mil por post patrocinado. Esse valor pode aumentar se o influenciador publicar várias postagens, registrar histórias e usar hashtags.

    Essa quantia é muito maior do que o dinheiro que se investe na criação dos perfis – o que explica por que tantas pessoas estão interessadas em serem influenciadores falsos ou ter um perfil falso de influenciador.

    Você pode estar se perguntando há quanto tempo esse golpe está acontecendo. Já faz muito tempo que surgiram os primeiros serviços de venda de seguidores e curtidas. No entanto, a compra de seguidores e engajamento há muito tempo é mantida em sigilo.

    Os proprietários de perfis falsos aproveitam a inexperiência das marcas que não entendem nada de marketing e os enganam em parcerias pagas. Como resultado, muitas empresas acabam pagando para promover seus produtos ou serviços em contas falsas.

    Uma discussão maior sobre influenciadores falsos de mídia social culminou em 2018, quando a Unilever anunciou que tomaria medidas para não trabalhar com influenciadores com seguidores e bots falsos.

    A decisão da empresa colocou o assunto em destaque e fez com que as marcas e outras empresas, até mesmo fábrica de porta de aço de enrolar, questionassem a qualidade dos influenciadores com quem trabalham.

    Como identificar influenciadores falsos?

    Agora que você entende como os influenciadores falsos funcionam e como eles podem ser prejudiciais à sua marca, saiba como identificá-los e diferenciá-los dos influenciadores reais.

    Avalie as taxas de engajamento

    Considerando que os seguidores são bots e contas falsas, os influenciadores falsos têm menor engajamento em comparação com um grande número de seguidores. Na verdade, os seguidores são apenas números que não se envolvem com o conteúdo.

    Como dissemos antes, qualquer conta também pode comprar engajamento. No entanto, alguns influenciadores falsos não percebem isso porque preferem impressionar com a métrica do número de pessoas que os seguem.

    Isso não quer dizer que as compras de engajamento ocorra em menor escala, mas como um pacote de engajamento é comprado para todas as postagens, você pode encontrar um influenciador falso com a mesma taxa de engajamento em todas as postagens.

    Uma empresa de aluguel de andaimes para construção civil que quer contratar um influenciador para divulgar seus serviços deve prestar atenção a essa questão.

    Felizmente existe uma forma de verificar a autenticidade de um perfil comparando a taxa de engajamento com o número de seguidores, e o método de análise é simples.

    Primeiro divida o número total de engajamentos nos últimos 30 dias pelo número total de postagens no mesmo período.

    Divida o valor pelo número total de seguidores e, em seguida, multiplique o resultado por 100 para obter o valor percentual e você obterá o engajamento médio nos últimos 30 dias.

    Cuidado com o aumento de seguidores

    Outro sinal de que o perfil trata-se de um fake influencer é um aumento repentino no número de seguidores. Na maioria das vezes, a data de pico corresponde ao dia em que os usuários compram o bot para segui-lo.

    Em contraste, a contagem de seguidores de um verdadeiro influenciador contratado por uma empresa de plantas ornamentais e o engajamento com o conteúdo que eles compartilham aumentam organicamente ao longo do tempo.

    Vale lembrar que também pode haver um pico nos perfis de influenciadores verdadeiros e íntegros, seja porque produzem conteúdo viral ou porque de alguma forma se tornam notícia.

    Nesse caso, a contagem de seguidores aumentará gradualmente mesmo após o pico, mas fique de olho, pois um aumento repentino no número de seguidores seguido de um declínio gradual ou acentuado pode apontar para influenciadores falsos.

    Analise a qualidade do seguidor

    A qualidade da audiência pode refletir a autenticidade do influenciador. Com isso em mente, você pode usar a ferramenta de auditoria IG para analisar detalhadamente os perfis dos influenciadores suspeitos.

    Esse tipo de ferramenta consegue diferenciar entre bots e contas reais, mostrando quantos seguidores reais o influenciador tem. Mas entenda que qualquer pessoa pode ter sua conta rastreada por um bot, então não espere 100% de seguidores reais.

    Mas é claro que, pelo bom senso, uma conta real terá menos bot. Se o resultado estiver acinzentado, significa que é um influenciador real.

    Além disso, você pode usar um software, mesmo que sua empresa de equipe de topografia já tenha uma equipe de vendas e de marketing, é essencial estar munido de ferramentas e softwares para ajudar em várias questões como essa.

    Um software pode ajudar a analisar os perfis dos influenciadores cadastrados. Um exemplo interessante é Buzzmonitor Influencers, por onde você pode cruzar dados, combinando-os com informações de contas, redes sociais e tipos de perfil.

    Com inteligência artificial você pode descobrir os tópicos mais citados de influenciadores suspeitos e acompanhar suas últimas postagens. Toda a pesquisa é mantida em uma única folha de papel.

    Pesquise no Google

    Pesquisar influenciadores no Google é uma ótima maneira de ver se eles estiveram envolvidos em algum evento no passado, basta digitar o nome do influenciador na barra de pesquisa e ver quais resultados aparecem.

    Você pode ver seus posts patrocinados, artigos que descrevem seu envolvimento em campanhas publicitárias e entrevistas ou ganho de brindes personalizados para feiras.

    Todos esses são sinais de que o influenciador pode ser real. Uma dica para uma rápida visão geral das marcas que trabalham com influenciadores, use a ferramenta.

    Em alguns aplicativos você pode visualizar todas as empresas que mencionaram influenciadores nas mídias sociais e as marcas que os influenciadores mencionaram. Assim, você pode analisá-lo com o relatório completo em mãos.

    Há duas coisas a serem lembradas ao pesquisar influenciadores no Google. A primeira é que influenciadores que não são famosos o suficiente ou não têm atenção suficiente podem não aparecer nos resultados da pesquisa.

    A segunda é para sempre verificar se há informações sobre as campanhas nas quais o influenciador está envolvido.

    Verifique se há fotos de artefatos, press kit de marcas famosas, balão de coração metalizado preço para publicidade, etc. Somente um perfil real de fato teria esses elementos.

    Em suma, o Google pode fornecer muitas informações sobre influenciadores, mas é uma boa ideia também analisar as métricas acima para validar suas descobertas. É um trabalho árduo e de formiguinha.

    Dicas para encontrar influenciadores verdadeiros

    Existem alguns passos a serem seguidos para te auxiliar com a pesquisa sobre os influenciadores que a sua marca está interessada em fazer uma parceria, por isso listamos alguns itens que podem te ajudar nessa busca.

    Utilize plataformas de análise

    Existem plataformas que podem te ajudar a identificar um verdadeiro influenciador, como o Hypeauditor, Ig Audit, Socialbakers, FanpageKarma e muito mais.

    Com essas ferramentas você pode acompanhar mais de perto as métricas de desempenho de seus influenciadores. Por exemplo, você pode monitorar:

    • Crescimento de seguidores;
    • Frequência das postagens;
    • Evolução das interações;
    • Conteúdo patrocinado;
    • Postagens de maior sucesso.

    Todas as métricas que darão uma visão mais completa de quão ativo e eficaz é o influenciador em questão.

    Mais importante, no entanto, a análise lhe dará uma confirmação clara da autenticidade do influenciador. Também permite que você invista em parcerias com as pessoas certas para não perder tempo e recursos valiosos com falsos influenciadores de mídia social.

    Pesquise por meio de hashtags

    Você também pode refinar suas pesquisas com hashtags e menções. Por exemplo, digamos que você seja proprietário de um restaurante que deseja ir além de marketing digital, anúncios e balões infláveis para propaganda e colaborar com influenciadores.

    Por exemplo, ao digitar uma hashtag na barra de pesquisa, você terá uma visão geral instantânea do que os influenciadores estão codificando com #alimentaçaosaudavel.

    Invista, não desista

    O marketing de influenciadores é uma ótima estratégia para promover seu negócio para novos públicos. Portanto, não deixe que influenciadores falsos de mídia social o impeçam de fazer isso acontecer.

    Ao aplicar as estratégias discutidas neste artigo, como analisar métricas de desempenho de influenciadores, você pode identificar facilmente perfis falsos e trabalhar com influencers reais para entregar resultados concretos para o seu negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade