Por que uma empresa deve investir em ações para ter colaboradores mais engajados e satisfeitos? Como incentivar as equipes para ter a empresa lucrando? Essas são perguntas que muitos empreendedores fazem durante a gestão do seu negócio.
O processo de abertura de uma empresa é sempre cheio de desafios, que vão desde questões relacionadas à administração, processos operacionais, ordenação de assuntos burocráticos até o gerenciamento adequado junto aos colaboradores.
Assim, dar uma atenção especial a cada uma dessas frentes reflete diretamente na produtividade, rendimento, qualidade dos serviços executados e na lucratividade conquistada, bem como de todo o potencial de crescimento dos negócios.
Durante a produção e gestão de uma empresa, seja uma microempresa, uma startup ou grandes indústrias, é preciso manter-se sempre atento com a qualidade e eficiência das estratégias.
Esse acompanhamento é fundamental para obter sucesso com as construtoras em SP e/ou empresas das mais diferentes áreas.
Neste processo, os investimentos com relação à satisfação dos colaboradores se tornam fundamentais.
A importância da satisfação dos colaboradores nas empresas
Diversos empreendedores, seja de uma pequena, média ou grande empresa, costumam se preocupar com a gestão de branding e marketing.
Afinal, os processos administrativos e de marketing são considerados a alma do negócio, contribuindo com o crescimento da empresa e a conquista de um espaço interessante no mercado, criando novas oportunidades de negócios e parcerias.
No entanto, é preciso ter atenção para não negligenciar outros aspectos fundamentais para o crescimento.
Isso porque não é incomum que, ao se dedicar muito ao marketing e imagem externa, os empreendedores se esqueçam que boas ações de marketing e conquista de um público amplo e fidelizado é, inclusive, iniciada internamente, com os colaboradores e sua satisfação.
Afinal, eles representam o negócio em cada atendimento e ponto de contato com o público. Assim, garantir sua satisfação se mostra cada vez mais necessário, inclusive para reduzir custos com turnover e contratações de reposição.
Os funcionários são os principais responsáveis por realizar as ações institucionais.
Ou seja, eles realizam as atividades que determinam a qualidade dos serviços de solo grampeado e a produtividade de outras tarefas relacionadas às construtoras, por exemplo. O mesmo se dá nos mais diversos setores produtivos.
Isso significa que os colaboradores têm um papel de destaque nas empresas, sendo um grande ativo dos negócios. Por isso é necessário se preocupar com o bom relacionamento e manter as equipes engajadas e alinhadas, alcançando ótimos ganhos para o negócio.
Sendo assim, investir em estratégias para a gestão de recursos humanos e realizar a manutenção das equipes, focando sempre na alta performance, por exemplo, são essenciais para ter a lucratividade desejada.
Quando os colaboradores têm atitudes positivas e se sentem valorizados, eles se sentem mais capazes de executar e cumprir as funções – visando os objetivos e, principalmente, tendo noção de que são importantes para a empresa em que trabalham.
Quais aspectos se relacionam com colaboradores satisfeitos?
A satisfação dos colaboradores pode ser definida no quanto ele está feliz com as funções que executa na empresa. Isso inclui o fato da pessoa não procurar por um emprego em outro lugar.
Existem alguns fatores que podem ser analisados com relação à satisfação dos funcionários que consistem em:
- Benefícios;
- Remuneração;
- Excelentes condições de trabalho;
- Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
- Reconhecimento e apoio.
Esses fatores citados são importantes, pois envolvem valor monetário ou têm um papel tão relevante para o bem-estar dos colaboradores, que não podem ser ignorados, por exemplo, trabalhar em um ambiente seguro ou poder tirar um dia de folga com processos simplificados.
Analisar esses fatores com mais atenção é importante para entender melhor o que ajuda na satisfação das equipes, sendo os principais:
Reconhecimento
É fundamental que os funcionários de uma empresa de manutenção de elevadores veja que os seus esforços estão sendo reconhecidos e apreciados pelos colegas e líderes.
Este é um fator que proporciona impactos no engajamento e satisfação dos colaboradores.
Boas condições de trabalho
Toda pessoa quer se sentir segura enquanto trabalha, seja de abusos emocional ou mental de superiores/colegas de trabalho, perigo físico, entre outros.
Esta é uma necessidade básica e fundamental. Quando as pessoas se sentem em perigo, assediadas ou ameaçadas, não há nenhuma quantia em dinheiro ou benefício que consiga compensá-las por isso.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Por mais que os colaboradores sejam empenhados e motivados a sempre superar seus resultados, é importante certificar-se de que eles tenham um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional, assim consegue-se evitar o esgotamento.
Benefícios
Brindes, presentes e treinamentos. No entanto, apesar de serem muito atrativos e se relacionarem com engajamento e reconhecimento, essas ações não devem ser entendidas como benefícios para os colaboradores de uma empresa de gestão de condomínios.
Isto posto, é importante se concentrar em parcerias e auxílios mais valorosos para as necessidades dos colaboradores, como auxílio-creche, plano de saúde, licença maternidade remunerada, entre outros.
Remuneração
Muitas pessoas acreditam que a remuneração é um dos fatores mais importantes para avaliar a satisfação dos colaboradores.
Essa ideia se relaciona ao princípio de que as pessoas geralmente não se sentem felizes e satisfeitas quando suas necessidades básicas não são atendidas.
Assim, apesar de não ser o único aspecto relevante, a remuneração desempenha um papel fundamental para a retenção e motivação dos colaboradores.
Desta forma, ter uma média salarial melhor que a praticada pelos concorrentes se mostra uma ação interessante para qualificar ainda mais a empresa de projeto elétrico residencial, por exemplo.
Fatores que ajudam na satisfação dos colaboradores
O engajamento e a satisfação são muito importantes e costumam estar interligados.
De forma mais precisa, o engajamento está relacionado à participação dos funcionários nas atividades e dinâmicas da empresa com energia e a sua motivação, o que pode ajudar nos resultados.
Já a satisfação está relacionada a valores mais profundos e é direcionada ao relacionamento entre colaborador e gestor e o que a empresa faz para promover a qualidade de vida dos funcionários.
Com funcionários insatisfeitos, é impossível manter o engajamento.
Deste modo, a empresa precisa construir uma força de trabalho eficiente, de modo que os funcionários gostem do ambiente e das suas funções, sejam bem remunerados e se sintam seguros e reconhecidos por suas atividades.
Após isso, os líderes precisam focar em fatores que ajudam no engajamento das equipes como:
- Estimular a integração e participação em atividades diversas;
- Promover a sensação de pertencimento;
- Evidenciar oportunidades de crescimento;
- Criar cultura de feedback;
- Contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional;
- Criar uma relação de confiança e apoio.
Dedicar atenção para desenvolver esses aspectos é algo que pode melhorar muito os resultados na execução dos serviços de laje protendida.
Dicas para aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores
Tomar algumas atitudes para estimular a satisfação dos colaboradores é uma decisão muito importante para que a empresa continue crescendo e tendo ótimos ganhos.
Com alguns ajustes e dicas práticas, os gestores podem pensar em estratégias que ajudam a aumentar a satisfação dos funcionários e ter excelentes resultados.
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Aprenda a distribuir o controle
As pessoas costumam se sentir mais felizes quando sentem que têm o controle da situação. Uma ideia é os líderes e gestores distribuírem parte da sua liderança aos colaboradores.
Um exemplo prático seria deixar que os colaboradores de gestão condominial organizem seus próprios horários de trabalho, uma possibilidade que tornaria o trabalho remoto uma realidade na empresa, facilitaria a organização e estimularia a produtividade.
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Crie um ambiente que estimula o crescimento
Essa dica não se resume apenas em oferecer treinamentos e oportunidades educacionais, ou seja, é importante reconhecer quando um funcionário atinge e até supera alguns benchmarks, comemorando o sucesso conquistado.
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Diminua o estresse
Algumas áreas costumam ser mais estressantes, mas isso não significa que você não pode fazer algo para mudar isso.
A saúde mental é um assunto importante e tem um grande impacto na satisfação dos colaboradores. Inclusive, o estresse indevido é um fator que contribui para a insatisfação no trabalho.
Isto posto, é fundamental que os gestores ouçam os funcionários a respeito do que os incomoda, auxiliando na resolução de problemas.
Juntos, podem pensar em soluções e mudanças para animar os colaboradores como prática de exercícios físicos, terapias, descansos, entre outras possibilidades.
Vantagens em ter colaboradores satisfeitos na empresa
A satisfação dos colaboradores é importante para o engajamento.
Sem isso, é impossível que os empreendedores sustentem o empreendimento, alugar sala comercial ou garantir o envolvimento dos funcionários a longo prazo, algo que prejudica a produtividade e aumenta a rotatividade.
Assim, as principais vantagens de contar com colaboradores satisfeitos consiste em:
- Reduz o absenteísmo;
- Aumenta a produtividade;
- Ajuda na atração e retenção de talentos;
- Fortalece a cultura organizacional;
- Melhora o clima entre as equipes;
- Promove funcionários mais engajados e saudáveis;
- Aumenta a receita;
- Retem os colaboradores, que se fidelizam ao negócio.
Deste modo, com diversos ganhos para a empresa, investir em ações que aumentam a satisfação dos colaboradores são maneiras de ganhar espaço no mercado e se tornar referência quando o assunto é um ambiente harmônico e satisfação das pessoas, atraindo parceiros, talentos e clientes.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.