Michael Campos

Entenda como o Google Analytics funciona e quais métricas são importantes

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    O Google cresce a cada dia que passa e o mesmo tem oferecido diversas oportunidades e funcionalidades para empresários e empreendedores ao redor do mundo todo, sendo uma ferramenta muito útil e necessária. O Google Analytics é um desses exemplos.

    Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar sobre como essa ferramenta funciona e quais métricas são mais importantes para o mercado, explorando como pode impactar nas estratégias e práticas do seu negócio, além de benefícios e vantagens.

    A internet e a tecnologia são grandes aliadas para o desenvolvimento da sociedade moderna, sendo essenciais para que as pessoas consigam otimizar tempo nas mais diversas tarefas, desde um pagamento de um boleto até mesmo realizar o processo de encerramento de empresa.

    E, por falar em empresa, para elas não seria diferente, afinal, com o acesso a tecnologia e a implantação da internet, ficou muito mais simples,dinâmico e otimizado o processo de atrair leads, realizar vendas e investir no marketing da sua marca.

    A era digital realmente conquistou e avançou muito ao longo dos últimos anos e, boa parte disso, deve-se ao Google, por padronizar muitas facilidades e reuní-las em um único lugar, sendo útil para todos, desde o estudante de faculdade até as pessoas que querem abrir o próprio negócio de transporte e movimentação de cargas, por exemplo.

    A constante análise de informação de dados para tomadas de decisão é parte fundamental para que um negócio consiga se diferenciar dentro do seu mercado e expandir seus horizontes, atingindo as métricas e o sucesso necessário dentro de suas projeções.

    Mas realizar essa tarefa não é nada fácil e é um tremendo desafio, principalmente com as pessoas mudando de vontades e decisões tão rapidamente quanto nos dias de hoje, afetando desde uma grande empresa logística até mesmo a venda de curso de aeromoça.

    Para tal, é preciso utilizar a tecnologia a favor da marca e saber analisar de forma fria os dados, além de garantir a veracidade do mesmo. Em outras palavras, apenas uma ferramenta de análise de dados pode te ajudar, principalmente se o porte da empresa for grande e os produtos comercializados forem muitos.

    Sendo assim, os tópicos a seguir irão explorar como criar uma conta no Analytics, o que é preciso saber para ingressar no mesmo, quais as métricas mais importantes e porque utilizar o Google Analytics, mesmo que sua empresa de mão de obra terceirizada ainda esteja no começo.

    Entendendo a ferramenta

    Antes de mais nada, é importante entender as funções e vantagens de se utilizar o Google Analytics. Primeiramente, deve ficar claro que tal ferramenta é utilizada para coletar, mensurar dados e compartilhá-la de várias formas, com o intuito de criar uma análise e ajudar na tomada de decisões da empresa.

    Ele ajuda a otimizar também páginas da internet na qual a sua marca tem acesso e a condução de testes, sendo essencial, novamente, na tomada de decisões de uma empresa, agindo de forma bastante relevante, mesmo para um negócio de confecção de uniformes profissionais.

    Sendo assim, para criar uma conta no Google Analytics, será necessário:

    • Realizar um cadastro no próprio Google para a sua marca;
    • Preencher as informações do seu site na inscrição;
    • Escolha se compartilhará seus dados ou não com a plataforma;
    • Obtenha o ID de acompanhamento;
    • Receba seu código de instalação e realize o processo;
    • Faça login no WordPress ou acesse o HTML do site;

    O passo a passo é bastante simples e intuitivo, principalmente quando se tem algumas imagens e o próprio site te ajuda a realizar o cadastro, mas em caso de dúvida, sempre é possível contatar as diretrizes da plataforma e solicitar ajuda, fazendo com que seus serviços de exportação temporária estejam mais próximos da ferramenta.

    Com isso, alguns benefícios e vantagens podem ser destacados como entender um pouco melhor quais postagens, produtos ou serviços mais desempenharam entre os leads e clientes, ou simplesmente entender mais a fundo quais assuntos mais geram interesse em todos aqueles que seguem a sua empresa.

    Outra vantagem muito grande que trás para o nosso dia a dia é o conhecimento específico sobre o perfil dos visitantes, sendo ótimo para definir personas e entender mais a fundo qual a melhor estratégia a ser abordada, mesmo que seja para a criação de um sistema de emissão de boletos.

    As métricas mais utilizadas no mercado

    Agora que já ficou um pouco mais claro o que é o Google Analytics e a sua importância dentro do mercado atuante, é necessário entender quais métricas são as mais utilizadas no mercado e porque você também deve utilizá-las para ter um negócio de sucesso.

    Sendo assim, confira nos tópicos a seguir algumas delas que, ao serem bem desenvolvidas, podem fazer a real diferença entre um negócio de sucesso que tomou as decisões certas, ou uma de fracasso que não conseguiu colocar suas ideias de serviços de consultoria ambiental em prática.

    01 – Número de visitas

    Uma das métricas mais importantes que pode ser analisada dentro do Google Analytics e que é comumente confundida em seus conceitos, simplesmente por se tratar do número de pessoas que visitou o site. A confusão fica principalmente por um termo bastante simples.

    O número de visitas e o número de visitantes únicos é uma métrica diferente da outra. Enquanto o primeiro reúne o número de visitas totais no seu site ao longo do dia, o número de visitantes bruto em si, o segundo diz sobre o número de pessoas que, comumente, visita o seu site.

    Isso ajuda a saber se o seu site está engajando as pessoas e quantas novas estão encontrando o mesmo, seja por causa das suas estratégias de SEO ou por causa do marketing bem trabalhado da sua organização.

    02 – Canais de tráfego

    Entender por onde estão chegando os visitantes ao seu site é fundamental para analisar e entender quais as estratégias e práticas estão funcionando. Dessa forma, você pode mantê-las através da efetividade ou alterá-las, caso não estejam dando o resultado esperado.

    Claro que existem alguns canais que são mais efetivos do que os outros e, através do Analytics, é possível compreender quais são e o seu real potencial, demonstrando ao máximo como ajustes podem ser rápidos e funcionais, quando necessários.

    Alguns dos exemplos mais comuns são através do próprio SEO do Google, marketing de e-mail gerenciado pela sua empresa, links externos de parceiros, a boa utilização das redes sociais para promover a marca, digital o site diretamente através da URL, divulgação por meio do Youtube, entre outros que também poderiam ser mencionados.

    03 – Hits

    Os hits são cada tipo de interação que os visitantes têm com a sua plataforma, que nesse caso, pode ser o seu site ou qualquer outra forma de interação dentro dele, mostrando qual ação foi realizada, o dia e horário, te ajudando a ter uma noção dos picos de utilização, assim como quais as funções mais utilizadas dentro do seu site.

    Isso é muito bom para aquelas páginas que oferecem do mais simples, como compra e aquisição de produtos, mas também para aquelas que gostam de fazer enquetes ou até mesmo interagir com o cliente através de programas desenvolvidos unicamente para eles.

    Sem sombra de dúvida, uma das métricas mais utilizadas e constantemente analisadas nos dias de hoje.

    04 – Taxa de rejeição

    Assim como é necessário saber o que funciona dentro do seu site, é preciso saber também aquilo que não funciona como deveria e, para esses casos, a taxa de rejeição é uma métrica fundamental, auxiliando a descobrir quando um cliente desiste de alguma pagina e vai em busca de outra coisa que prenda mais a sua atenção.

    Claro que nem tudo deve ser tratado como rejeição, mas nesse caso, cabem aos profissionais junto do Analytics descobrirem qual o motivo e investigarem, tomando a decisão certa para o seu negócio.

    Considerações Finais

    O texto de hoje abordou o Google Analytics e como ele é fundamental para definir métricas de muita importância para o dia a dia de sua empresa, explorando as vantagens, os conceitos e as principais métricas utilizadas no mercado de trabalho atualmente.

    Apesar disso, muitos ainda se perguntam se devem usar ou não a ferramenta e a resposta é bem simples: sim. 

    Ela é essencial para ajudar a tomar decisões e auxilia a gerenciar o seu site, mostrando o que é funcional e o que não é, número de acessos e visitas, consegue expor quais os melhores horários para colocar suas ações e estratégias em prática.

    Além de, também, descobrir as maiores causas de abandono do seu site e o que está gerando o engajamento de seus seguidores. Sendo assim, busque estudar ainda mais como utilizá-lo de maneira única para a sua empresa, fazendo com que a marca se expanda cada vez mais e consiga alcançar novos públicos.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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