Michael Campos

Como se preparar para as profissões do futuro

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    Para as pessoas que estão em busca do seu primeiro emprego ou que estão procurando uma nova experiência no mercado de trabalho, é inevitável não comentar sobre as profissões do futuro que, por sua vez, estão em ascensão devido aos avanços tecnológicos. 

    Dessa forma, é importante saber que, atualmente, as tecnologias estão cada vez mais impactantes em certas profissões, e isso pode interferir na sua escolha ao exercer uma profissão. 

    Com o passar dos anos, é possível observar como a tecnologia está sendo cada vez mais utilizada por todas as empresas. Como exemplo, podemos usar o uso de aplicativos para simplificar ainda mais o processo para realizar uma compra.

    Em alguns casos, grandes empresas estão desenvolvendo aplicativos que, além de facilitar as compras, também possuem o objetivo de fidelizar os clientes através de benefícios disponibilizados pela companhia. 

    Uma empresa de estamparia, por exemplo, pode se apropriar de novas tecnologias para melhorar o processo de produção das estampas. 

    Como prova disso, podemos considerar a ascensão do cashback, que nada mais é quando o cliente ganha parte do seu dinheiro de volta. Esse processo acontece, geralmente, por meio de aplicativos desenvolvidos unicamente para tornar o público fiel à empresa. 

    Ou seja, uma fábrica de uniformes personalizados também tem a liberdade para oferecer mais benefícios aos seus clientes por meio de um aplicativo próprio. 

    O cenário atual também é prova de como a tecnologia está se tornando uma extensão do nosso corpo e, além disso, uma ferramenta fundamental para resolver problemas que costumam aparecer no nosso dia a dia, como agendar algo ou contatar uma empresa de brindes promocionais e solicitar um pedido, apenas com o uso da internet. 

    Com a pandemia causada pelo vírus que faz parte da família corona, a COVID-19, como é denominada, mostrou ao mundo como a tecnologia está ficando cada vez mais indispensável para lidarmos com várias tarefas da nossa rotina.

    De uma hora para a outra tivemos que nos adaptar a um cotidiano totalmente diferente do qual estávamos acostumados a vivenciar. Estudantes, por exemplo, tiveram que se adaptar a usar as plataformas de reunião para conseguir realizar as atividades escolares. 

    Os empresários descobriram novas formas de investimento, como trabalhar com impressora colorida para alugar através da internet. 

    Por outro lado, temos as empresas que passaram a atuar totalmente de forma digital, fechando suas unidades físicas e se dedicando totalmente ao atendimento online. 

    Podemos observar também que, além dos espaços que costumavam comportar muitas pessoas, a forma de relacionamento e consumo passou por um processo de mudança com a chegada da pandemia. 

    Contudo, nos ambientes profissionais ainda persistem algumas características importantes, como manter a sinalização de segurança no trabalho

    A utilização de aplicativos de delivery, plataformas de streaming e de comunicação começaram a ser usadas ainda mais frequentemente. 

    Felizmente, a tecnologia surgiu com o objetivo principal de auxiliar os humanos em determinadas atividades, entretanto, é necessário acompanhá-la, para que você não fique desatualizado. 

    Por isso, manter-se atualizado com a tecnologia é tão importante quanto trabalhar com display expositor ou qualquer outra área de atuação. 

    Possíveis profissões do futuro

    No mercado de trabalho é comum vermos assuntos relacionados a novas profissões, afinal, a tecnologia está sempre em ascensão e, consequentemente, novas profissões começam a surgir. 

    De acordo com o relatório do Center for the Future of Work, estabelecido pela Cognizant Technology Solutions, algumas profissões possuem chances potenciais de surgir com o decorrer dos anos. 

    Profissões estas que estão ligadas diretamente com o uso de tecnologias. Confira a seguir.

    Perito forense digital

    Dedicado a identificar minuciosamente os crimes digitais, fraudes, invasões de servidores e espionagem no ambiente digital. 

    Detetive de dados

    O profissional dessa área tem como objetivo principal investigar mistérios com o uso do big data. Para isso, é preciso saber sobre finanças, matemática e data science

    Facilitador de TI

    Nessa futura profissão, o profissional de facilitador de TI (Tecnologia da Informação) atuará na função de explorar as principais tendências digitais. 

    Para fazer parte dessa profissão, a pessoa deve ter conhecimentos em ciência da computação, engenharia, ciências naturais ou administração de empresas. 

    Oficial de ética de sourcing

    A função principal desse futuro profissional é investigar, acompanhar, negociar acordos de bens e serviços para garantir que os gastos da empresa estão alinhados com os stakeholders

    Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial

    Um gestor de desenvolvimento de negócios define, desenvolve e implementa programas eficazes para aumentar os lucros de uma empresa. 

    Analista de cybercidade

    Esse analista garante a segurança e funcionalidade da cidade, além de assegurar a segurança dos dados populacionais.

    Produtor de conteúdo

    Essa profissão, por sua vez, já conseguimos perceber que está se tornando cada vez mais realidade devido a internet. Atualmente, o YouTube tem sido a principal plataforma para que os produtores de conteúdo conseguissem monetização com os materiais desenvolvidos. 

    A tecnologia nas profissões

    De acordo com a pesquisa levantada pelo Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças que estão ingressando para o ensino fundamental, atualmente, tendem a exercer carreiras que ainda irão existir. 

    Há momentos em que já conseguimos vivenciar essa transição, basta olharmos como algumas profissões que antes eram vistas apenas em filmes de ficção científica estão se tornando realidade cada vez mais. 

    Em contrapartida, outras profissões estão deixando de existir justamente pela presença da tecnologia. Ou seja, de certa forma, os desenvolvimentos tecnológicos também conseguem prejudicar uma pequena parcela de pessoas. 

    Por outro lado, a tecnologia também consegue fortalecer uma profissão, como empresas que trabalham com produtos promocionais personalizados

    Os bancos, por sua vez, estão se tornando cada vez mais digitais. É quase impossível não comentarmos sobre o aumento de bancos totalmente digitais, que surgiram com o objetivo de simplificar processos que, antes, eram burocráticos para realizar. 

    Hoje, os usuários conseguem realizar praticamente todas as ações dentro de um aplicativo, e o melhor de tudo, sem sair da sua comodidade. 

    Além disso, a tecnologia também está presente em outros equipamentos, como um sistema de controle de acesso de pessoas e veículos, otimizando ainda mais o processo de segurança.

    Certos estabelecimentos também estão, frequentemente, inserindo ferramentas tecnológicas para aprimorar o processo operacional. A expectativa é que a tecnologia consiga ser aplicada em qualquer estabelecimento. 

    Os supermercados, ou até mesmo as famosas redes de fast-food, por exemplo, estão investindo cada vez mais em caixas eletrônicos que possibilitam ao cliente pagar o seu produto sem ter a necessidade de uma pessoa estar atrás de um computador e registrar todos os itens. 

    Todos esses processos têm impacto direto sobre a maneira em que as profissões são exercidas e, consequentemente, atinge também a criação de novas demandas. 

    Os psicólogos perceberam a necessidade de iniciar atendimentos através das plataformas de reuniões, desenvolvedores de aplicativos começaram a se tornar cada vez mais necessários. 

    Portanto, a pandemia e o avanço da tecnologia conseguiram, de fato, afetar as mais diversas esferas do mercado de trabalho. 

    Dessa forma, é possível notarmos que nos próximos anos, haverá muitas oportunidades de emprego que estarão ligadas a tecnologia. 

    Além disso, novas habilidades e talentos serão naturalmente exigidos, como a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares. 

    Antes de começar a se dedicar a uma profissão, considere antes pesquisar as condições de mercado. 

    A importância dessa pesquisa é devido ao alto nível de competitividade e saturação de áreas, portanto, não dispense a oportunidade de conhecer as principais tendências que a tecnologia pode oferecer para as profissões. 

    Como se preparar para as novas profissões

    Pelo fato da economia está cada vez mais dinâmica e o mercado de trabalho manter o alto nível de competitividade, é preciso que o profissional tenha algumas características para que consiga lidar com as novas profissões, entre elas:

    • Investir em autoconhecimento;
    • Ter qualificação técnica;
    • Ter noções de programação e informática; 
    • Aprender novos idiomas;
    • Ter iniciativa;
    • Ter o hábito de estudar;
    • Ter criatividade e originalidade;
    • Saber resolver problemas complexos;
    • Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade. 

    Contudo, podemos destacar a necessidade de ter noções de programação e informática pelo fato dos conhecimentos digitais serem aplicados em várias áreas. 

    Profissões que podem desaparecer

    O mundo está em constante mudança, atualmente, podemos perceber que algumas profissões conseguem ser indispensáveis, pelo fato de necessitarmos desses serviços cada vez mais no dia a dia. 

    No mais, as profissões com maior risco de deixarem de existir são:

    • Vendedor;
    • Motorista;
    • Porteiro;
    • Operador de telemarketing;
    • Arquivista;
    • Garçom;
    • Barman.

    O mais indicado é que, caso você faça parte de alguma das profissões listadas acima, é que você tenha a mente aberta para abraçar a inserção da tecnologia e descobrir novos caminhos.

    Ou seja, considere se atualizar sobre como a tecnologia pode afetar a sua profissão para se preparar da melhor forma possível para o futuro. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade