Michael Campos

Digital Asset Management: veja como gerenciar seus ativos digitais

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    O Digital Asset Management se tornou um dos sistemas mais importantes para a rotina de empresas que entendem a necessidade de cuidar bem dos seus ativos digitais e, mais do que isso, aprender a fazer a gestão otimizada e prática deles.  

    Você pode estar se perguntando o que são ativos digitais, não é mesmo? Pois bem, ativos digitais nada mais são do que bens que uma empresa possui, mas que são armazenados dentro de um espaço 100% digital. 

    E nem sempre que falamos sobre bens, estamos nos referindo exatamente a algo que tenha um valor em dinheiro, mas algo que seja de autoria da marca e que se for parar nas mãos erradas, pode gerar grandes problemas. 

    Nesse caso, os ativos digitais podem ser entendidos como conteúdos produzidos por uma empresa, como fotos, imagens, logos, conteúdos, vídeos, infográficos, documentos, pesquisas e diversos outros itens de valor para aquele negócio. 

    Seja em uma empresa de transporte de veículos ou até mesmo em uma marca de acessórios, cuidar desses ativos se tornou algo muito importante nos últimos tempos, principalmente com o aumento de casos de roubo de dados. 

    Tendo em vista os diversos problemas que surgiram nos últimos tempos e a necessidade das empresas em saberem como gerir de forma mais otimizada os seus ativos digitais, surgiu o conceito de Digital Asset Management, o assunto principal do conteúdo de hoje. 

    Entenda o que é o Digital Asset Management

    Para começo de conversa, é importante que entendamos o que significa o termo Digital Asset Management, que traduzido para o português, podemos entender como a Gestão de Ativos Digitais. 

    Em suma, ele se trata de um software, ou seja, um sistema que ajuda empreendedores e profissionais a gerirem de forma mais otimizada e assertiva todos os ativos digitais de uma empresa. 

    Pense que a equipe de marketing e design de uma empresa pensa na produção da campanha da nova máquina de corte e solda de sacos plásticos da marca, é preciso um arsenal de imagens, elementos, cores, textos e referenciais para isso. 

    Muitas vezes, algumas equipes costumam deixar isso em uma planilha ou em algum espaço do computador, o que não é algo 100% seguro e otimizado, pois depois, a pessoa pode ficar perdida em meio a tanta coisa e nem encontrar o que deseja. 

    Por isso, o conceito de Digital Asset Management, também conhecido pela sua sigla, DAM, se tornou a alternativa mais eficiente, prática e otimizada quando falamos do processo de gestão de todos esses materiais tão importantes para uma marca. 

    No mercado, existem diversos sistemas de DAM que vale a pena pesquisar e conhecer o que cada um propõe para você. 

    Benefícios de gerir ativos com softwares de DAM 

    Agora que você já sabe sobre o que se trata o conceito de DAM e a sua importância, tanto para uma empresa que faz a remoção de máquinas pesadas quanto para um escritório de engenharia, por exemplo, confira abaixo alguns dos benefícios de seu uso: 

    Workflow

    O termo workflow pode ser entendido como algo que remete a fluidez, nesse caso, podemos entendê-lo como uma característica de processos com o DAM, que se tornam ainda mais fluidos a partir do uso desse sistema. 

    Isso porque, ao armazenar todos os ativos digitais de uma empresa dentro desse espaço, as pessoas responsáveis conseguem acessá-lo e editá-lo com muita facilidade, o que promove mais fluidez em todo o processo e gera mais produtividade. 

    Segurança de dados

    Vivemos em uma era onde, infelizmente, cada vez mais pessoas de má índole usam a internet para más ações e acabam invadindo sistemas e espaços empresariais a fim de roubar dados importantes que coloquem a marca e seus clientes em grandes apuros. 

    Ao contar com um sistema de DAM, você possui mais segurança, seja nos rótulos para indústria da sua marca ou nas artes de sua nova campanha, evitando que criminosos possam roubá-los e usá-los para fins ilícitos.

    Tempo do time de marketing

    Quem trabalha com marketing sabe que se trata de uma área que está sempre em movimento e que precisa, constantemente, de tempo para revisar materiais e criar novas artes e textos para campanhas da empresa. 

    Por isso, o sistema DAM também surge como uma forma inovadora de ajudar os profissionais dessa área a conseguirem fazer o que precisa ser feito em menos tempo e, com isso, poder se dedicar a outras demandas, também muito importantes. 

    Campanhas mais assertivas 

    E é claro que não poderíamos nos esquecer da criação de campanhas mais assertivas, que permitem a construção de um espaço mais saudável entre marca e consumidor, fazendo com que cada campanha tenha um propósito claro e objetivo. 

    Campanhas assertivas dentro de uma empresa de estruturas metálicas é o que faz com que ela obtenha mais resultados e com o DAM, isso se torna ainda mais rápido, acessível e otimizado. 

    Como gerenciar ativos com um software de DAM?

    Por se tratar de um sistema, o DAM possui diversas áreas e partes que precisam ser gerenciadas manualmente por uma pessoa que entenda sobre o assunto e deixe o espaço da melhor forma possível para quem o usa. Sendo assim, veja abaixo como fazer isso:

    Realização de uploads 

    O primeiro passo, obviamente, é fazer o upload de todos os seus ativos ou aquilo que você considera um ativo para a sua marca, seja uma imagem autoral, artes criadas pelo time de marketing, um vídeo, áudio ou qualquer outro conteúdo. 

    Passe tudo para o DAM, dependendo de alguns tipos, existem formatos específicos aceitos no sistema e é importante estar atento a isso, mas o que não pode é deixar os seus ativos fora do DAM quando você começar a usá-lo. 

    Categorização e ativação de cadeados

    Aqui, é a parte onde você cuida da segurança dos seus ativos dentro do sistema, por isso, é importante separar os conteúdos da sua empresa terceirizada de portaria e limpeza, por exemplo, em categorias e ativar cadeados. 

    As categorias podem ser escolhidas por você mesmo, desde imagens e vídeo até contratos e documentos, o importante é ativar os cadeados nessas categorias para garantir que elas estarão devidamente protegidas de possíveis problemas. 

    Edição 

    O DAM também é um espaço que permite a edição de tudo o que você coloca lá, então não se preocupe se daqui um tempo você deseja tirar algo, acrescentar mais material ou trocar um de lugar, tudo é possível. 

    Esse, inclusive, é um dos grandes diferenciais desse sistema, pois permite a edição e, além disso, a customização de todo o sistema, para que você deixe ele do jeito que quiser e achar melhor para a sua rotina de trabalho. 

    Distribuição 

    Por fim, mas longe de ser menos importante, a distribuição dos conteúdos deve ser feita diretamente para os canais de comunicação que desejar. Por exemplo, uma empresa de eixo traseiro de suspensão pode distribuir seus ativos em seu blog. 

    Aqui, é o momento de colocar os seus ativos no mercado e permitir que as pessoas possam conhecê-lo. Dessa maneira, você estará fazendo com que todo o seu trabalho nasça e comece a gerar resultados que poderão ser acompanhados pelo sistema. 

    Conheça os requisitos de gerenciamento do DAM 

    Assim como diversos outros sistemas, para usar o DAM é preciso ter alguns requisitos. Acontece que diferente de muitos outros sistemas no mercado, os requisitos do DAM não são padronizados, pois ele entende que cada empresa possui as suas individualidades. 

    Sendo assim, é preciso que você converse com suas equipes, principalmente os que trabalham com a produção de conteúdos, sejam eles visuais ou em outros formatos, para que assim, você possa entender o que a sua marca realmente precisa. 

    Por exemplo, uma empresa que realiza instalação de película antivandalismo pode desejar atualizar a sua logo, esse será um requisito fundamental para que ela saiba como usar o DAM a fim de melhorar essa condição e, com o passar do tempo, pensar em outras mudanças. 

    Principais segmentos que se beneficiam com o DAM  

    Para finalizar, selecionamos uma lista com os principais segmentos que mais se beneficiaram com o uso do DAM nos últimos tempos para te provar que o seu negócio, seja qual for o segmento ou tamanho dele, também pode obter ótimos resultados. Confira: 

    • Mídia e entretenimento; 
    • Indústria varejista; 
    • Saúde; 
    • Alimentos e bebidas;
    • Indústria e manufatura;
    • Educação superior;
    • Gráficas e editoras;
    • Viagens e turismo;
    • Entre outros. 

    Independentemente do setor, apostar no DAM é uma ótima forma de gerenciar os seus ativos digitais com o objetivo de fazer com que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas com eles.

    Considerações finais 

    Dessa forma, você garante não apenas um sistema que irá ajudar na rotina dos ativos da sua marca, mas também um grande aliado para a proteção dos seus dados e conteúdo, mudando por completo a sua relação com o mundo digital. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade