Michael Campos

Tendências do marketplace para os próximos anos

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    É um fato inegável o quanto os marketplaces se tornaram uma das principais referências do mercado ao se tratar das vendas online, por isso se atentar às tendências do marketplace e tudo que surge nesse meio é um passo necessário e totalmente essencial.

    Com os avanços tecnológicos e as constantes mudanças no comportamento do público, os marketplaces tomaram uma proporção gigante, oferecendo qualidade, praticidade e preços muito atrativos.

    Sendo assim, basicamente as empresas que realmente querem alcançar um sucesso e se destacar, tiveram que migrar para os marketplaces, indo ao encontro da tecnologia e de todos os benefícios que esse meio oferece.

    Para se ter ideia da proporção dos marketplaces em 2020, segundo alguns dados da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce em nosso país cresceu 75% ao se comparar com os anos anteriores, atingindo uma marca impressionante de 20 milhões de novos consumidores.

    Além disso, em dados mais atuais disponibilizados pela Neotrust, em 2021 foram mais de 15,4 milhões de novas pessoas atraídas para os marketplaces buscando ter acesso a praticidade e benefícios envolvidos.

    Dessa forma, estar estabelecidos nos marketplaces se tornou praticamente uma necessidade, sendo algo necessário e que impacta desde uma empresa de projetos hidráulicos a uma empresa de tecnologia.

    Afinal, diante da audiência e das possibilidades que esse meio tem permitido, é primordial se estabelecer e estar sempre atento às tendências para que sua empresa se destaque e tenha resultados positivos.

    Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o marketplace, evidenciando a importância de entender e saber as possibilidades através desse meio, como é importante conhecer os consumidores atuais e principalmente as tendências do marketplace para o próximo do ano. Vamos lá!

    Importância de entender a importância do marketplace

    Para quem acha que o hábito de comprar online é só mais uma onda passageira, pode se enganar, pois as compras online vieram para ficar e realmente elas surgiram como uma solução para o público e as empresas.

    Como os dados apresentados mostraram, cada vez mais as pessoas têm optado por utilizar e estar diante do meio digital, pois esse universo garante tudo que é necessário, gerando experiências e vantagens únicas.

    Sendo assim, entender a importância e as possibilidades através desse meio é uma das principais formas para se destacar e fazer com que seu negócio consiga estar estabelecido no meio digital da melhor forma possível.

    Uma empresa que vende, por exemplo, capachos personalizados de porta ao ter essa consciência se entende de fato o quanto esse meio é ideal para aspectos como a credibilidade, visibilidade e fidelidade dos clientes.

    Se pensarmos como era o processo de compra há alguns anos, o cliente tinha que ir até sua loja independentemente de onde ele morasse para ter acessos aos seus produtos e atendimento.

    Hoje, em questão de segundos os clientes podem ter acesso ao catálogo de produtos da sua loja, e também em segundos realizar as compras e ter uma experiência totalmente personalizada.

    Por isso, quanto antes a sua empresa de afiação de instrumentos cirúrgicos entender a importância dos marketplaces e as possibilidades nesse meio, mais cedo se caminha rumo a um sucesso e destaque no meio digital.

    Importância de conhecer o consumidor atual

    Conhecer os consumidores é um dos passos essenciais, pois afinal de contas eles são os responsáveis não só por consumir, mas por tornar a sua marca cada vez mais conhecida no mercado.

    Sendo assim, para te dar um spoiler, os consumidores atuais devido à cultura imediatista em que vivemos prezam por valorizar as experiências, a praticidade e principalmente a segurança através das compras.

    Com isso, para te auxiliar nesse entendimento, confira algumas características que definem os consumidores atuais e tenham ainda mais consciência em relação aos seus comportamentos.

    Grande usuário da tecnologia

    Uma das primeiras e principais características que definem o consumidor atual é realmente estar sempre conectado no meio digital, sendo assim essas pessoas recorrem à internet desde pesquisas sobre um guincho para veículos 4×4 até para ler livros.

    Por isso, é essencial sempre oferecer as informações que o público busca, fazendo com que os acessos venham ser práticos e que de fato a sua empresa seja a melhor opção para se consumir.

    Mobilidade

    Outro fato e uma das características dos consumidores de marketplace em nosso país são justamente o acesso e as compras realizadas pelo celular, pois esse aparelho é o que boa parte da população está acessando o tempo todo.

    Além do mais, segundo alguns dados de um estudo realizado pela Visa, o Brasil se caracteriza como o país que mais utiliza os aparelhos celulares para a realização de compras online.

    Sendo assim, é algo claro que desde a compra de itens básicos como uma camiseta, a um piso para tenda são realizados via celular e geram uma praticidade para o público.

    Protagonismo

    Quando pensamos no mercado há mais ou menos 10 anos, era comum que as empresas desenvolvessem o produto para os consumidores, e as pessoas tinham que se adaptar ao que estava sendo vendido.

    Atualmente, esse processo mudou completamente e quem realmente está sob destaque e com holofote são justamente o público e todos os seus gostos e experiências.

    Dessa forma, até mesmo uma fábrica de peças agrícolas precisa colocar o público sempre no centro das atenções.

    Experiência

    Os produtos e serviços por si só já não são mais capazes de garantir um destaque e relevância a sua empresa, por isso é necessário estabelecer uma experiência personalizada e cada vez mais positiva.

    Além disso, as experiências estabelecidas são o que garante com que o seu negócio se torne único e realmente consiga se destacar independentemente das empresas e da quantidade de produtos que se tem no meio digital.

    Sendo assim, até mesmo uma empresa de painéis elétricos de baixa tensão precisa estabelecer a melhor experiência possível e fazer com que o público tenha os motivos certos para voltar.

    Ativo

    Os consumidores de marketplaces em nosso país se mostram sempre ativos e com a máxima atenção, sendo assim eles perguntam nas redes sociais, pesquisam e buscam saber mais sobre o seu negócio.

    Por isso, é necessário levar em consideração desde a presença online do seu negócio, até mesmo um registro de direito autoral de logotipo, não abrindo brechas para que o seu negócio não seja bem falado.

    Logo, ao ter essas informações a disposição já se tem em mente como os consumidores se comportam e principalmente aquilo que eles prezam e sempre tratam como prioridade.

    Principais tendências do marketplace nos próximos anos

    Assim, como é importante conhecer o público e o cenário atual dos marketplaces, também é essencial conhecer aquilo que está por vir e principalmente o que pode ser um bom aliado para o seu negócio.

    Estar preparado para o futuro é algo cada vez mais necessário diante do momento em que vivemos, pois em questão de segundos já estamos vivendo o futuro e nos deparamos com inúmeras atualizações e novidades.

    Sendo assim, para que seu negócio não fique para trás, mais do que se preocupar com o agora, é necessário considerar também o que está por vir e se mostrar sempre pronto e a frente de tudo.

    Dessa forma, para te auxiliar e fazer com que se entenda ainda mais sobre os marketplaces, confira as principais tendências para os próximos anos e se mostre pronto para cada uma delas.

    • M-commerce;
    • Marketplaces verticais;
    • Inteligência artificial;
    • Realidade aumentada;
    • Novas opções de pagamento;
    • Live Commerce;
    • Entregas mais rápidas.

    Logo, ao ter esses pontos à disposição, vale a pena se aprofundar em cada um deles, conseguindo ter uma noção na prática do quanto seu negócio pode se adiantar e realmente aplicar alguns dos pontos.

    Além disso, quando se conhece e está pronto para o que está por vir, de fato o seu negócio ganha e muito ao ser comparado com os concorrentes, pois o conhecimento e preparo é tudo não é mesmo.

    Importância da busca por inovação

    Diante do que está sendo dito e apresentado já se tem uma noção de como é importante buscar a inovação, entretanto para que fique bem claro a inovação é capaz de explorar novas soluções e oportunidades no mercado.

    Ou seja, ao estar atento a tudo que surge se tem reflexos positivos desde as vendas em seu negócio, até mesmo a popularidade, pois as empresas que se mostram atuais sempre vão ao encontro do destaque.

    Por isso, buscar a inovação não é somente algo simples e que reúne benefícios básicos, buscar a inovação garante o sucesso ao seu negócio e principalmente tudo que ele precisa para ter um destaque e sucesso diante do mercado.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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