Michael Campos

Dicas para fechar parcerias empresariais de sucesso

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Em um mercado cada vez mais competitivo, as parcerias empresariais são uma ótima forma de expandir seus negócios e alcançar um leque maior de clientes.

    Por meio da parceria, duas empresas trabalham em conjunto para ganhar crescimento e aprimorar suas respectivas marcas no mercado.

    Uma parceria é um acordo entre duas partes que oferece enormes possibilidades para o desenvolvimento das empresas envolvidas. Isso porque, com uma boa parceria, não há necessidade de investir muito para atrair novos públicos.

    Além de poder compartilhar alguns processos produtivos e oferecer aos seus clientes melhores condições de compra, existem outras vantagens, como veremos a seguir.

    O que é uma parceria e o que ela representa?

    Parceira significa basicamente pessoas, empresas ou organizações que se unem por interesses e objetivos comuns. Geralmente esses objetivos são:

    • Novos clientes;
    • Melhores ideias de produtos;
    • Expansão de negócios;
    • Investimentos conjuntos.

    A palavra parceria tem alguns sinônimos que significam a mesma coisa. Por exemplo, um sinônimo para uma parceria com um objetivo comum:

    • Cooperação;
    • Sociedade;
    • Combinação;
    • União;
    • Co-pagamento.

    Ou seja, são aspectos fundamentais que definem uma boa parceria. Por exemplo, uma parceria entre uma empresa de projetos hidráulicos e uma empresa de construção e engenharia civil é um tipo de união que dá muito certo.

    Tipos de parcerias

    Existem vários tipos de parcerias que podem ser estabelecidas no mercado entre as empresas e organizações. Confira:

    Parceiro de produto ou serviço

    As parcerias de produtos ou serviços geralmente ocorrem quando as empresas trabalham juntas para construir um produto ou serviço.

    Na maioria dos casos, essas empresas não devem competir entre si, pois o objetivo da parceria é tornar o público de cada parte ciente do produto ou serviço da outra.

    Colaboração de marca ou co-branding

    Assim como uma parceria de produto, uma parceria de marca une duas empresas que buscam aumentar as vendas e agregar valor, permitindo que elas promovam o produto combinado ou suas capacidades.

    Nesse caso, podem ser do mesmo segmento e, às vezes, até concorrentes. Por exemplo, uma empresa que desenvolve logomarcas pode realizar esse tipo de parceria com um distribuidor de etiquetas adesivas sem incorrer em nenhum tipo de prejuízo.

    Parceria de distribuição

    Essas parcerias são bem conhecidas e estamos falando de afiliados e atacadistas e distribuidores. Atua como uma promoção externa do negócio.

    Corporate Ventures

    Esse tipo de parceria envolve mais um investimento financeiro em uma empresa maior, ou seja, quando uma empresa ou conglomerado normalmente investe dinheiro em uma startup ou novo negócio.

    Essas pessoas geralmente não estão envolvidas nas decisões corporativas, mas simplesmente investem e obtêm retorno.

    E nesse tipo de parceria pode haver distinção entre setores, como empresa de capachos personalizados de porta em parceria com agência de turismo.

    Benefícios das parcerias

    Vamos ver agora os principais benefícios de fazer parcerias no mundo corporativo. Confira:

    Alcance mais amplo

    A influência das duas empresas envolvidas em parceria comercial é bastante reforçada. Afinal, as empresas parceiras anunciam os produtos e serviços umas das outras para seus clientes.

    Esse aumento de alcance se deve ao fato de os negócios dessas empresas atingirem públicos que ainda não são seus consumidores primários, mas que podem eventualmente se tornar clientes em potencial. Isso sem falar que a união faz a força, não é mesmo?

    Processo de vendas mais otimizado

    Em muitas parcerias de negócios, os processos de produção e gestão são totalmente compartilhados, o que facilita para as empresas envolvidas.

    Com instruções de empresas parceiras, o processo de vendas de garrafa squeeze atacado também fica mais fácil. Como resultado, há mais oportunidades para aumentar a produtividade e a venda dos produtos que são criados.

    Soma e agregação de qualidades

    Quando se trabalha em parceria com uma empresa forte no mercado, seu negócio se torna mais forte também, e, portanto, mais completo no segmento.

    Isso acontece porque uma empresa com um domínio maior do que a outra pode atender a quaisquer que sejam suas necessidades finais.

    Digamos que você tenha um ótimo produto ou ofereça um ótimo serviço de restauração de áreas contaminadas, mas não consiga anunciá-lo adequadamente.

    Nesse caso, por exemplo, uma parceria com uma agência de publicidade ou marketing digital seria uma excelente opção para complementar seus serviços. Essa ação também melhora seus resultados para um nível mais expressivo.

    O mesmo acontecerá se você conseguir atender as necessidades de seus parceiros, com certeza sua empresa terá uma imagem muito positiva no mercado.

    Como fechar uma parceria de sucesso?

    Formar parcerias de negócios pode ser a chave para capitalizar o sucesso do seu negócio. No entanto, você deve ter cuidado ao escolher um parceiro, já que a sua imagem vai estar ligada a dele pelo tempo que essa parceria durar.

    Por isso, analise todas as possibilidades e procure empresas que complementam o seu trabalho e possam realmente ter vantagens e rentabilidade no processo de trabalhar em conjunto.

    Por isso, se você procura um parceiro para sua empresa, selecionamos algumas dicas de como construir uma parceria de sucesso:

    Encontre um parceiro que complemente o seu negócio

    Como mencionamos acima, as empresas parceiras precisam complementar e complementar o trabalho umas das outras.

    Por exemplo, se você tem uma empresa no ramo da publicidade, pesquise a possibilidade de parceria com empresas de áudio e vídeo ou que produzem balões infláveis para propaganda, por exemplo.

    Essas empresas têm públicos com interesses semelhantes aos seus, então podem ajudar a criar campanhas publicitárias.

    Se você possui uma academia, já pensou em fazer parceria com uma loja que vende suplementos alimentares? Esse é um exemplo super interessante de parceria, e você ainda pode oferecer um desconto aos clientes da academia na compra desses produtos.

    Nesses casos, a parceria não apenas complementa o negócio, mas, em última análise, atende a outras necessidades do cliente. Portanto, torne-se um produto diferenciado para sua empresa.

    Para determinar que tipo de parceiros podem ajudar seu negócio, faça uma pesquisa interna sobre sua empresa e determine quais áreas ela ainda carece. A partir daí, pense em quem pode atender a essas necessidades.

    Seu parceiro pode estar em um nicho completamente diferente do seu. No entanto, é recomendável que ele tenha clientes com os mesmos interesses.

    Por exemplo, uma empresa que faz instalação de infraestrutura elétrica industrial pode ter uma parceria com uma loja que vende produtos e ferramentas de construção e reformas.

    Alinhe parcerias com mesmo ponto de vista

    É importante que você encontre um parceiro que esteja alinhado com a filosofia da sua empresa, mas que também tenha ambições de crescimento.

    Caso contrário, pode haver muitas discussões e a parceria pode não ser estável. Por isso, o ideal é formar uma parceria com uma empresa de porte semelhante ao seu.

    Uma boa forma de identificar empresas que podem contribuir nesse sentido é por meio da internet. Aproveitando-se disso, é uma ferramenta extremamente poderosa para a formação de novos negócios.

    Especialmente a rede social LinkedIn, onde o processo de busca de interesses e empresas é muito fácil. Tem também a facilidade de contato que esta e outras redes sociais como as plataformas digitais costumam oferecer.

    Crie estratégias lucrativas para ambos os lados

    Conhecendo as necessidades, ambições, produtos e valores de seu parceiro, você pode elaborar uma variedade de propostas que atendam aos interesses de ambos os lados.

    Quando você faz isso, você sinaliza sua flexibilidade e forte desejo de gerar ganhos mútuos. Você também precisa definir claramente as expectativas da sua empresa. Certifique-se de que seu parceiro entenda o que você e ele obterão com essa cooperação.

    Conclusão

    Uma parceria de negócios duradoura pode ser muito promissora. Ao combinar pontos fortes, você pode obter benefícios que excedem as expectativas individuais de sua empresa.

    E isso pode ser percebido até mesmo em empresas que fabricam sacola de papel kraft personalizada e que fazem parcerias com lojas que fazem as vendas.

    Infelizmente a colaboração nem sempre funciona devido a ruídos na comunicação, atrasos nas respostas e pagamentos, promessas não cumpridas, falta de transparência – tudo isso sinaliza que algo está errado.

    No entanto, você nunca deve parar de procurar bons parceiros, aqueles que fornecem novas ideias, conjuntos de habilidades complementares, suporte necessário e outras coisas vitais.

    Aqueles que veem valor em trabalhar com você, e que de fato atendem às suas necessidades – enquanto você atende às deles.

    É preciso lembrar também que construir uma parceria de negócios bem-sucedida é um processo de longo prazo. Não pode acontecer da noite para o dia.

    À medida que você progride, encontrará desafios diferentes e precisará superá-los para tornar sua parceria bem-sucedida. Essas são as chaves importantes para parcerias de negócios bem-sucedidas.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade