Michael Campos

Design Sprint: saiba o que é e como aplicar?

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    Você já ouviu falar na metodologia Design Sprint e como ela pode acelerar o desenvolvimento do seu produto, fazendo com que o seu negócio economize tempo e dinheiro? Se não, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade.

    Bom, quando uma empresa lança um produto, por mais que se tenha feito todo um trabalho de pesquisa, sempre surge uma certa ansiedade para ver o resultado, além de claro saber qual será a reação do consumidor.

    Dessa forma, as empresas independentemente do ramo, sejam elas de motor de implante nsk ou de vendas de cosméticos, ficam tentando imaginar como será as interações do público, antes mesmo de lançar os produtos. 

    E se eu te disser que existe uma forma de fazer isso, através de uma metodologia que consegue encurtar o processo de lançamento para fazer testes necessários com os usuários finais, é justamente disso que se trata o Design Sprint.

    O que é Design Sprint?

    Saiba que essa é uma metodologia que foi criada por Jake Knapp autor do livro Sprint, ela é usada por empresas de diversos segmentos como de alinhamento a laser, mas principalmente por startup.

    O Design Sprint tem como objetivo prototipar, testar e validar um produto, de uma maneira rápida, visando assim a economia de tempo e principalmente de dinheiro, essa é uma metodologia nova, porém ela bebe da fonte de outras que já conhecemos como:

    • Brainstorming;
    • Innovation Workshop;
    • Hackathon;
    • Ideation Session;
    • Design Thinking.

    O grande diferencial do Design Sprint é que ele agrega as melhores práticas das outras metodologias, além de ter foco na obtenção de algo tangível, ao final do processo.

    Com isso uma empresa de leitores de código de barras, por exemplo, terá um panorama de como os usuários enxergam seu serviço, tendo resultados concretos.

    Quando utilizá-lo?

    Todos os métodos do Design Sprint compartilham características bem semelhantes e muitas vezes são utilizados em conjunto, porém, cada um deles são direcionados a um propósito particular.

    Esse método geralmente é utilizado por equipes que precisam realizar suas funções em pouco tempo, mas que mesmo assim necessitam testar a aderência de uma solução ao público-alvo para se certificar da viabilidade do processo antes que ele seja lançado.

    Dessa forma o Design Sprint pode testar a viabilidade de um carrinho para transporte de carga do zero, ou adicionar uma função a mais em um aplicativo que está em teste, por exemplo, ele pode ser usado em:

    • Prototipação de aplicativos e sistemas;
    • Desenvolvimento de modelos de negócios inovadores;
    • Resolução de gaps ou desafios de um negócio;
    • Melhoria de produtos existentes;
    • Localização problemas e gaps;
    • Prototipação de lojas;
    • Criação de segmentação de base de usuários;
    • Criação de onboarding de funcionários;
    • Modelagem de negócios.

    Além disso, saiba que existem diversas formas de utilizar um processo de Design Sprint, basta observar em que estágio de desenvolvimento o seu projeto se encontra, veja a seguir as maneiras mais comuns de utilizá-lo.

    No início do projeto, é fundamental definir qual produto será desenvolvido, seja o desenvolvimento de aplicativo ou a melhoria de um lavieen laser, além de claro entender qual a necessidade do usuário que você irá solucionar.

    No meio de um projeto, se foi encontrado algum problema que precisa ser resolvido ou se você está preso em algum processo.

    Para realizar as coisas com mais rapidez e agilidade, sabe quando o projeto está parado ou muito devagar, mas você precisa entregá-lo em um prazo muito curto? O Design Sprint serve justamente para isso, injetando um pouco mais de velocidade em todos os processos.

    Ele também ajuda a alinhar os integrantes em uma nova equipe, para que todos trabalhem em sincronia e fiquem na mesma etapa do projeto, com isso você não tem problemas na execução e muito menos no processo.

    Design Thinking e Design Sprint

    O Design Sprint usa ferramentas do Design Thinking para conseguir chegar em uma solução comercial, podemos assim dizer que esses dois processos são bem-parecidos e próximos, como se fossem da mesma família, mas existem algumas diferenças.

    Dessa forma, enquanto o Design Sprint é uma sequência de etapas, o Design Thinking é uma metodologia de soluções de problemas que contam com ferramentas que ajudam no processo de execução de cada etapa.

    Sendo assim se uma empresa de cursos de nr10, vai desenvolver um projeto o Design Sprint seria a forma de executá-lo, ou seja, o passo a passo e o Design Thinking forneceria as ferramentas para que o projeto fosse desenvolvido.

    Com isso podemos usá-los em conjunto, para conseguir um melhor resultado e agilidade dos processos, afinal, elas são focadas em inovação e facilitam os processos de convergência e divergência de ideias.

    Para ficar mais claro, saiba que o Design Sprint é usado por equipes de desenvolvimento de aplicativos de aluguel de geradores de energia e outros ramos, já o Design Things pode ser usado por todos.

    Para você ter uma ideia de como eles caminham juntos, quando o Design Sprint foi criado, o Design Things foi usado como estrutura central, que foi pensado para funcionar dentro do contexto de design de produtos e no desenvolvimento de software e startups.  

    Os sprints são ótimos para inovação, além de criar novas ideias, ele pode ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo, inclusive a ideia é justamente essa, ser utilizada por diversos especialistas de diferentes partes do negócio, para que se chegue a uma solução.

    Isso faz com que pessoas de perspectivas diferentes consigam trazer seu ponto de vista, assim todos trabalham para um bem comum.

    Como utilizar o Design Sprint?

    Bom, agora que você já entendeu como Design Sprint funciona e quais áreas ele se faz eficaz, veja o passo a passo de como colocá-lo em prática, para que o processo funcione você precisa de constância e disciplina.

    Por isso é importante que você faça cada etapa em dia, para isso dividimos em 5 processo com objetivos principais, lembre-se que eles são uma base e você pode utilizar em sua empresa adequando essas dicas.

    Seja para um aplicativo de consultoria de recrutamento e seleção ou um novo protótipo de um produto, usar os processos do Design Sprint fará total diferença em seus projetos, veja a seguir quais são essas etapas.

    Primeiro dia: entender

    Esse primeiro dia será o momento de mapear e entender quais foram os problemas que surgiram e que precisam ser solucionados, por isso é fundamental que você estabeleça metas e levante hipóteses e suposições.

    Para que esse processo seja mais eficaz, é importante que você reúna diversas equipes, com conhecimentos vários, afinal o Design Sprint funciona através da coletividade de ideais.

    Dessa forma você consegue reunir um grupo de pessoas e garantir que as perguntas certas sejam feitas para a total compreensão do problema, para que se encontre uma solução mais eficaz.

    Segundo dia: esboçar

    Após a fase de entender o problema, chegou a hora de começar a rascunhar as soluções, toda a discussão do dia anterior vai servir para que novas ideias surjam e com isso as equipes conseguem explorar ao máximo todos os insights.

    Esse momento é apenas a discussão inicial das ideias, por isso não é preciso ter tanta preocupação com o resultado final, após colocar todas as ideias no papel, aí sim todos vão olhar o que saiu dessas discussões e entender qual ideia irá funcionar melhor.

    É nessa parte que as ideias malucas são descartadas e mais promissoras e realistas são priorizadas.

    Terceiro dia: decidir

    Após toda reflexão das ideias, é chegado o momento de refinar e eleger qual será a solução ideal para o projeto, aquela que será prototipada, além disso é a hora de criar um storyboard do processo, detalhando o passo a passo para viabilizar a ideia.

    Quarto dia: prototipar

    Como já está chegando no final do Design Sprint, o quanto dia é a hora de construir o seu protótipo da forma mais realista possível, o objetivo principal é chegar no fim do dia com um esboço funcional e que precisa ser testado e validado no próximo dia.

    Além do processo de construção, esse é o dia que deve ser feitos diversos testes com o usuário, dessa forma esse é um dos dias mais corridos, por isso é fundamental que se tenha um planejamento.

    Quinto dia: testar

    É chegado o tão aguardado momento, a hora de testar o protótipo junto aos potenciais usuários com sessões individuais, o objetivo principal deste dia é fazer com que todos interajam com as novas funcionárias e forneça feedbacks instantâneos para a equipe.

    O Design Sprint permite com que a equipe aprenda com os insights obtidos, além de claro avaliar a aplicabilidade e ver se a ideia é boa não a ponto de ser validada.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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