Michael Campos

Como fazer uma análise da concorrência para e-commerce

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Compreender o mercado em que sua loja online atua é essencial para edificar uma base sólida e tomar as decisões de negócios corretas ao longo do tempo, então se faz necessário fazer regularmente uma análise da concorrência para e-commerce.

    Ou seja, para alcançar os objetivos, é essencial considerar a análise de concorrência, público a ser atingido e até mesmo os produtos da sua empresa.

    Muitos empreendedores se dedicam a entender seus consumidores e aperfeiçoar seu produto, mas normalmente não procuram empresas que competem pelo mesmo nicho de mercado. A análise competitiva é essencial para o sucesso do comércio eletrônico.

    Afinal de contas, ao imaginar uma empresa que trabalha com tubos aço carbono, se ela não conhecer e ter uma boa análise da sua concorrência, as suas ações e estratégias tendem a se mostrar ainda mais desafiadoras e difíceis de serem superadas.

    Sendo assim, “caçar” os perfis de mídia social dos concorrentes ou registrar seus endereços de e-mail em sites de terceiros não é suficiente. Você tem que pensar incessantemente sobre sua estratégia de acompanhamento.

    Ao observar o desempenho de empresas que oferecem produtos semelhantes ao seu, você poderá ver as tendências aplicáveis ​​em sua loja virtual, além de poder aperceber se certas práticas que não trazem mais os benefícios esperados.

    Por exemplo, ao considerar um produto como uma arruela dentada, antes de cometer erros e até mesmo realizar investimentos que possam não dar o retorno esperado, analisando a concorrência sua empresa tende a saber o que fazer e em qual momento.

    Em outras palavras, às vezes é mais fácil ver os outros do que a nós mesmos, não é? 

    Pensando nisso, hoje iremos falar sobre a análise de concorrência, evidenciando a significação, sua importância, o que não pode faltar nesse momento, a função das análises e principalmente como realizar essa prática e se destacar da concorrência. Vamos lá!

    O que é a análise de concorrência?

    A análise da concorrência consiste em comparar sua empresa com seus concorrentes diretos e indiretos, levando em consideração as características, formas de atuação e todas as informações que tendem a ajudar e fazer com que a sua empresa cresça diante do mercado.

    Quando você conhece os pontos fortes e fracos de outras empresas e empreendedores, fica mais fácil criar um diferencial competitivo para se destacar no mercado.

    Ou seja, ao estudar e analisar o mercado de uma forma profunda ao trazer um produto como rodinhas para móveis, você sabe exatamente o que seu produto deve ter para se diferenciar dos demais e ir ao encontro do sucesso.

    Além disso, esse tipo de pesquisa permite identificar possíveis vantagens e barreiras para produtos e serviços dentro de um nicho específico, bem como monitorar como a concorrência tem implementado estratégias de marketing digital, precificação e logística.

    Por isso, para que sua empresa tenha um norte diante das suas estratégias e até mesmo da sua trajetória, a análise da concorrência é um fator-chave e que deve estar em total evidência diante das estratégias e ações da sua empresa.

    Importância da análise da concorrência

    Toda marca que quer começar a vender um produto ou prestar um serviço precisa se dedicar a analisar seus concorrentes, pois esse é o principal fator que tende a permitir o crescimento e evolução da empresa.

    Essa é a ferramenta ideal para entender se a oferta tem potencial para sobreviver no mercado ou se há risco de ser absorvida pelas empresas que já atuam no setor diante das suas aplicações e estratégias.

    Ou seja, ao buscarmos uma analogia para a sua empresa de redes de ar comprimido, as análises de concorrência seriam uma espécie de termômetro, onde sempre se mede se sua empresa pode crescer, melhorar ou até mesmo se está realizando ações de forma errada.

    Além do mais, é preciso analisar e monitorar não só o seu desempenho, mas manter um radar sobre o que a concorrência está fazendo, a fim de tirar conclusões que sirvam de resposta para as seguintes questões:

    • Somos mais ou menos competitivos no mercado?
    • O meu índice relativo ao do concorrente é mais adequado?

    Essas perguntas só podem ser respondidas se preço e disponibilidade forem muito relevantes. É aqui que a empresa deve entender a importância da análise da concorrência e agregar estratégias e ações que possibilitem uma análise precisa em relação a esse fator.

    O que não pode faltar na análise de concorrência?

    O escopo varia muito dependendo do que você quer aprender. Pode ser um aspecto específico (por exemplo, o tipo de interação que o site oferece aos consumidores) ou uma avaliação pormenorizada do posicionamento geral de marketing assumido.

    Há muitas maneiras de estruturar essa análise, mas ela inclui elementos importantes do posicionamento de mercado de um concorrente para uma análise aprofundada, sendo elas:

    • Analisa os perfis de seus clientes atuais e potenciais;
    • Prediz o principal diferenciador ou proposta de valor único;
    • Compreende os principais recursos;
    • Prognóstico os níveis de preços, mesmo em diferentes mercados;
    • Compreenda o sistema de envio de pedidos;
    • Acesso às fontes de financiamento ou capital de risco.

    Para ser mais preciso, destaque os seguintes pontos:

    • Recursos do site (mecanismo de busca, imagem do produto, layout);
    • Experiência do cliente (estratégia de carrinho abandonado, atendimento ao cliente);
    • Acesso rede social (canal usado frequência de lançamento participação);
    • Estratégias de marketing digital (tópicos de weblog, tipos de conteúdo);
    • Pesquisa de mercado (tipo de promoção frequência de desconto);
    • E-mail marketing (newsletters, códigos promocionais);
    • Avaliações de clientes ( análises de produtos, reclamações repetidas).

    Embora a análise possa ser feita em diferentes estilos e formatos, dependendo do foco e objetivo, este resumo já dá uma ideia aproximada do que pode ser incluído.

    Ou seja, desde tornar a sua empresa popular diante do mercado até promover um anúncio referente a hidrojateamento preço, a análise da concorrência deve estar em destaque levando em consideração cada um dos pontos destacados.

    Por isso, por mais que a quantidade de pontos possa acabar assustando em primeira instância, ao aplicar e seguir cada um dos pontos destacados, de fato a análise da concorrência tende a acontecer com precisão e o máximo de assertividade.

    Qual a função da análise de concorrentes?

    Você deve estar se perguntando por que é importante para a loja online fazer uma análise competitiva.

    O principal motivo é que você não conseguirá competir em igualdade de condições sem entender quem são seus concorrentes, nem poderá se diferenciar sem ter uma ideia do que realmente torna seu negócio único em relação aos demais.

    Ou seja, por mais que você atue no mercado de bombonas plásticas ou até mesmo o de vestuário, todas as ações e as formas de se diferenciar estão associadas a conhecer os seus concorrentes e buscar formas de aplicar esse conhecimento em seu negócio.

    Particularmente no setor de e-commerce, a importância desse tipo de análise é somada a diversas outras vantagens. Você pode tomar decisões de marketing mais informadas, entender as tendências do setor e comparar seus negócios.

    Além do mais, ao imaginar, por exemplo, uma empresa de pintura epóxi, ela também pode formular sua estratégia de preços e procurar novas maneiras. Para se conectar com os clientes atuais além de atrair novos clientes e identificar lacunas no mercado.

    Dessa forma, fica totalmente claro o quanto essa análise é dinâmica porque pode ser repetida à medida que seu negócio cresce e amadurece no mercado, gerando benefícios e cenários únicos.

    Como fazer uma análise da concorrência?

    Em 2019, havia 930 mil sites de comércio eletrônico no Brasil. Os dados vêm da BigData Corp em parceria com o PayPal e mostram o quão intenso pode ser a concorrência no comércio digital.

    Nesse contexto, diferenciar-se das demais lojas virtuais é essencial para o sucesso do seu negócio. Afinal de contas, com a extrema concorrência que vai desde ao grafite em pó às empresas de tecnologia, se diferenciar é o caminho para o destaque é muito mais sucesso.

    Ou seja, para muitos empreendedores, criar um site de vendas significa fazer upload de produtos e oferecer aos clientes métodos de pagamento para comprá-los. Mas com tantas lojas online disponíveis, é preciso persuadir o consumidor.

    Por isso, introduzimos nos próximos linhas 10 pontos para que seu e-commerce se destaque da concorrência, inspire muitos clientes e, consequentemente, consiga um aumento nas vendas.

    • Foque em um nicho específico;
    • Estude a fundo a persona;
    • Faça uma análise da concorrência;
    • Tenha o atendimento como diferencial;
    • Planeje uma estratégia de frete;
    • Faça seu plano de marketing;
    • Foque na responsabilidade mobile;
    • Ofereça um checkout simples e seguro;
    • Pense na experiência do cliente;
    • Realize pesquisas com seu público.

    Logo, ao atribuir essas ações e entender o quão importante e relevante a análise da concorrência tende a ser para o seu negócio, para que se tenha um destaque e uma diferenciação dos demais, esse fator é necessário e extremamente decisivo.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade