Michael Campos

Design Gráfico: Saiba quais serão as tendências para os próximos anos

Picture of Michael Campos
Michael Campos

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    O Design Gráfico é um tema que movimenta milhões todos os anos. Ademais, diversas pessoas se arriscam na vida de se tornar um designer de sucesso devido à alta expansividade que a área enfrenta graças à explosão dos produtos digitais. 

    O desenvolvimento de diversos produtos, banners e conteúdos digitais faz com que o Design seja uma das áreas com maior potencial evolutivo no quesito atualização, inovação e liberdade criativa. 

    Somente os profissionais que melhor entenderem as tendências poderão desenvolver um trabalho coerente e de destaque no mundo atual. Não podemos esquecer do quesito competitividade que também cresceu enormemente nos últimos anos. 

    Então fazer, por exemplo, a pintura de fachadas de uma loja, não pode ser mais visto como algo esporádico, mas pode ser o diferencial que a empresa poderá ter perante as concorrentes. 

    Fazer um trabalho coerente com as novidades, mas que atraia sensibilidade para os diversos temas e atualizações que o mundo moderno vem sofrendo. Afinal, estamos falando de uma área artística que merece todo o cuidado do mundo. 

    Afinal, estamos falando de uma área que não apenas envolve a comunicação, mas também a arte. Devido a isso, pode ser expressada das mais diferentes formas, bem como agir perante as mais diversas situações para atuar ativamente no emocional do consumidor. 

    Esse é o poder que uma imagem bem elaborada pode transmitir para as diversas pessoas que desejam construir um design gráfico de alta qualidade. Então, você como designer ou empreendedor precisa saber quais serão as tendências do Design Gráfico.

    Ademais, é importante seguir os seguintes pontos:

    • Atualizar-se perante à concorrência;
    • Atualizar-se perante o mundo moderno;
    • Destacar-se frente à concorrência;
    • Aproveitar as tendências que virão.

     

    Pense que estamos agindo atualmente em uma realidade que pode ser inteiramente alterada quando uma pessoa descobrir ou reinventar qualquer que seja o ambiente digital construído, até mesmo uma gravação em aço

    Você verá a seguir as principais tendências do Design Gráfico para os próximos anos, de modo que possa ir se preparando para quando for abrir ou atualizar a sua empresa. Lembre-se, aos designers, estar atualizado é o diferencial perante os concorrentes. 

    Entenda o que é Rolagem Horizontal 

    A rolagem horizontal é uma nova forma de navegar dentro dos sites, na maioria dos tempos ela sempre esteve ativa, mas poucas pessoas a utilizavam, devido à maneira como os sites funcionavam. 

    A ideia é que haja uma mudança na forma como as pessoas desejam navegar dentro de um site ou de uma plataforma. Diversos sites já começaram a se atualizar para deixar os dois métodos disponíveis para os seus usuários. 

    Ademais, variadas redes sociais já utilizam a rolagem horizontal, o que pode ser bem útil, principalmente para interagir com outras ferramentas dentro da plataforma de acesso.

    Imaginando que a maioria dos usuários também acessa os sites pelas plataformas mobile, a maioria das empresas pode elaborar uma forma de fazer com que a página inteira de seus sites funcione de forma horizontal. 

    Entendesse que principalmente para dispositivos de toque o uso horizontal é algo mais fluido. Pense também que assim como uma fábrica de etiquetas personalizadas precisa inovar, os usuários e web designers precisam sair um pouco da mesmice.

    Mudar o design dos sites com uma rolagem horizontal, pensando na melhoria de interatividade das plataformas com as pessoas que os tiverem acessando é uma das próximas tendências do design gráfico. 

    Visualização de gráficos descomplicada

    Se tivéssemos fazendo uma prova e a pergunta fosse: O que é um gráfico? A resposta mais correta seria: “Um gráfico é uma representação visual dos dados de uma tabela”, pois bem. 

    Com isso em mente, fica claro como todos conseguimos compreender que quando os dados são apresentados em forma de gráfico, deveriam ser bem mais fáceis de serem compreendidos.

    A mesma coisa ocorre quando uma pessoa pede para instalar um papel de parede estilo oriental em sua casa. Ao olhar para o produto, ela deve resgatar o sentimento de seu país, normalmente asiático. 

    Ocorre que infelizmente muitas informações destacadas em diversos gráficos só podem ser compreendidas com alguma pessoa explicando. Se estamos acessando um site e não identificamos de cara a mensagem que ele quer nos passar, fica complicado.

    Isso ocorre com frequência quando estamos tratando de gráficos em sites, principalmente quando é para realizar uma consulta para futura contratação de algum serviço, como de algumas empresas de organização de eventos.

    O designer está montando diferentes maneiras de destacar as informações mais importantes dentro de um gráfico, de modo que a sua análise fique muito mais fácil de ser interpretada por qualquer pessoa. 

    Vídeos com textos são tendência

    Você já deve ter notado o esforço das plataformas de vídeos em colocar legendas instantâneas em suas plataformas. Isso ocorre porque há muito conteúdo que não é consumido por mais pessoas, devido à limitação do idioma. 

    Contudo, criou-se uma tendência em que as pessoas passam a montar e editar diversos vídeos com textos e legendas, de modo que qualquer pessoa possa acessá-los. É comum também a presença de somente imagens seguidas de um texto breve.

    O objetivo é conseguir fazer com que as palavras escritas sirvam como um transporte dedicado da informação que você quer transmitir para os consumidores daquele conteúdo. 

    Isso pode diminuir a necessidade do investimento em influenciadores. Até porque, apesar de ainda ser uma estratégia bem eficaz, não são todos que conseguem fazer esse investimento. 

    Há também diversos estudos que estão tentando montar novas fontes e formas de escritas que sejam mais aceitas pelos consumidores. A topografia é uma das forças do design e precisa ser mantida no universo digital. 

    De todo o modo, conseguir integrar o seu vídeo com um texto bem elaborado pode ser o grande diferencial, sendo também uma das principais tendências do design gráfico dos próximos anos.

    Cores neutras e design vintage

    Imaginemos que você fará a abertura de empresa contabilidade e precisa encontrar tons de cores para o seu escritório que passem credibilidade, seriedade e, ao mesmo tempo, que seja uma empresa que apesar de tradicional consiga utilizar a tecnologia ao seu favor.

    Um universos de cores que afetam muito o consumidor pode soar negativo, porém o excesso da cor branca pode afetar também no quesito de deixar o ambiente “sem sal”. Por isso, está crescendo o número de sites e negócios que utilizam cores neutras.

    Essas cores fazem parte do design vintage, que busca o mais simples, contudo algo que seja percebido. A utilização do cinza, salmão e rosa claro podem dar um destaque em diversos ambientes físicos e digitais. 

    É bem provável que esse tipo de cor seja cada vez mais utilizado, bem como requisitado por Designer gráficos, designer de interiores e outros meios onde existe a necessidade da construção de uma ambiente mais sério e calmo. 

    Realismo 3D e profundidade

    Diferentemente da dica que demos acima, essa nova tendência busca trazer mais destaque para o que o cliente está vendo. O objetivo é ser notado de maneira que o ambiente, produto e site fiquem marcados na mente. 

    O realismo 3D unido com estratégias de profundidade consegue passar a imagem de difusão de suas imagens distintas. Tudo isso gera volume e consegue “enganar a mente humana”. É uma técnica bem utilizada em diversos desenhos e quadros, por exemplo.

    É como se você estivesse vendo um motoboy SP indo entregar algo, mas ao mesmo tempo conseguisse enxergar tudo o que passa por trás dele. Essa estratégia passará a ser utilizada cada vez mais nos próximos anos, principalmente com a chegada do 5G. 

    Os melhores programas para todos  

    Todas essas tendências, para que sejam produzidas, dependem da tecnologia fornecida por alguns softwares de alta qualidade. Inclusive, existem diversos no mercado, mas alguns são melhores e mais utilizados do que outros, devido a sua qualidade.

    Lembrando que não é só de programas que vive um profissional de designer, mas é preciso investir em um computador que consiga processar com alta qualidade as imagens e vídeos que serão editados e desenvolvidos.

    Os programas da Adobe como Photoshop, InDesign e Illustrator são os mais utilizados no universo digital para edição e criação de imagens, folders, banners e outros. Também é preciso identificar a necessidade de ter o Premiere para edição de vídeos. 

    O preço desses programas pode ser colocado estrategicamente dentro do valor cobrado pelos seus produtos, mas saiba que as empresas já compreenderam que não é possível que uma pessoa pague muito caro, se não ela recorre a outras vertentes.

    Então, os valores estão bem acessíveis e podem ser pagos até por universitários que estão, atualmente, preocupados em pagar os boletos da faculdade.

    Em questões de hardwares, é preciso ter uma excelente placa de vídeo, processador e memória RAM para o desenvolvimento de um trabalho sem problemas maiores. Quanto maior for a qualidade do seu trabalho, maior será a necessidade desse investimento. 

    Pois bem, então, essas foram as principais tendências do design gráfico para os próximos anos. Agora basta começar o seu planejamento e apostar nas melhores estratégias disponíveis no mercado.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade