Michael Campos

Descubra como usar as hashtags de forma eficiente

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    As hashtags são conceitos que, atualmente, são muito utilizados para promover trabalho e se ganhar mais publicidade. Podendo ser utilizadas nas mais variadas formas, elas têm ganhado cada vez mais espaço e importância no meio digital.

    Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar como utilizar as hashtags de maneira eficiente, explicando seu conceito e explorando suas utilidades, mostrando quais os benefícios e o impacto que elas podem causar no dia a dia de um negócio.

    O mundo como todos conhecem mudou bastante com a chegada da internet e com o avanço da tecnologia. Desde a forma como se realiza o marketing até a maneira como uma indústria produz protetor para biquíni, tudo é muito mais rápido e dinâmico.

    Da mesma forma, surgiram diversos concorrentes com a chegada do e-commerce e, agora, são diversas as empresas que estão lidando com determinado ramo. Em outras palavras, apenas um produto de qualidade pode não ser o suficiente para ser notado.

    Com tantas empresas concorrendo umas com as outras, se tornou comum que elas buscassem maneiras de se diferenciar e começaram a desenvolver estratégias de marketing mais eficientes e condizentes com os tempos atuais, facilitando a venda de displays personalizados e diversos outros produtos e serviços.

    Junto a tudo isso, chegaram às redes sociais que, diferente de antigamente, não possuem apenas um papel de entretenimento, mas também se tornaram excelentes ferramentas de trabalho para empresas e autônomos, além dos criadores de conteúdo.

    Conforme funcionalidades começaram a ser implantadas, uma que chamou muita a atenção foram as hashtags, que ajudam a impulsionar o negócio e aumentar o alcance das publicações, fazendo com que mais pessoas conheçam o trabalho da empresa.

    Podendo ser aplicada a qualquer tipo de negócio, desde uma logística até empresas de camisetas personalizadas, as hashtags tem um importante papel no marketing digital e são essenciais para divulgar o trabalho na internet, principalmente nas redes sociais.

    Sendo assim, para ficar por dentro de como elas atuam tão fortemente nos dias de hoje e como utilizá-las de maneira eficiente, confira os tópicos a seguir.

    O conceito de hashtag

    De forma simples e direta, as hashtags são palavras que sucedem o sinal #, conhecido também como jogo da velha, e tem como função identificar o tipo de conteúdo relacionado a ela, bem como atrair novas pessoas que podem se interessar por esse tema.

    Ao ser inserida na descrição ou nos comentários de alguma publicação, é gerado um hyperlink onde os usuários podem clicar e ser direcionados a uma vasta quantidade de conteúdos relacionado a hashtag, podendo ser ligado a entretenimento ou até mesmo a assuntos de trabalho, como stand para eventos.

    Com isso, é possível destacar alguns benefícios que as hashtags podem trazer ao negócio, como: 

    • Aumento de alcance da marca;
    • Maior alcance das publicações;
    • Maior engajamento de seguidores;
    • Maior probabilidade de crescimento acelerado.

    Além disso, existem outros benefícios e muito dependerá de como você aplica essa ideia, além do ramo, porte, tipo de empresa e conteúdo criado. Porém, o importante é começar a utilizar as hashtags e verificar o crescimento do negócio, mesmo que aos poucos.

    Dessa forma, existem algumas maneiras de utilizar as hashtags para promover os mais variados tipos de negócio, desde bijuterias até comércios que envolvem papel para modelagem. Algumas das maneiras mais comuns são

     

    1. Utilize palavras curtas na hashtag

    Um erro muito comum e que deve ser evitado ao máximo é colocar muitas palavras em uma única hashtag, fazendo com que se pareça mais uma frase gigantesca do que um tema em específico. Esse tipo de atitude afasta as pessoas e diminui o engajamento.

    O ideal é escolher palavras-chave que tenham relação com o texto que está sendo desenvolvido e ao conteúdo criado, atraindo as pessoas por essa temática, além de ser mais simples de encontrar durante uma navegação e pesquisa nas redes sociais.

    Não tem problema em colocar mais de uma palavra que tenha relação ao tema, o que afasta os usuários são palavras juntas, como exemplo #escrevendosobreliteratura. Seria muito mais simples somente a menção #literatura e #escritor.

    Esses são apenas alguns dos exemplos, utilize sua criatividade para promover o seu negócio de curso técnico a distância ou aumentar o engajamento do site. 

    1. Não coloque cada palavra em uma hashtag

    Outro erro bastante comum que é cometido por muitas pessoas é separar cada palavra de uma frase em uma hashtag. Por exemplo, a frase acaba ficando dessa maneira: #estudando#para#ser#um#jornalista. Esse tipo de atitude diminui muito o engajamento.

    O primeiro ponto que, ao fazer isso, o algoritmo das redes entendem a palavra que é direcionado para um tema e irá direcionar as pessoas que utilizam a mesma hashtag, ou seja, não vai atrair pessoas novas.

    Novamente, estude temas que tenham relação com o que você busca e que se relacionem direto com o que está sendo produzido. Se o tema são adesivos de parede personalizados, as hashtags que podem ser boas são #adesivos, #personalize e #decoração.

    Nessas horas, a criatividade é essencial e fará toda a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua ação na grande maioria das vezes

    1. Esteja por dentro das mais utilizadas

    Sejam as grandes empresas de logística ou os pequenos fornecedores de brindes corporativos, para que as hashtags sejam funcionais, é preciso utilizar as que mais bombam nas redes sociais, ou seja, a que a maioria das pessoas irá procurar e encontrar o seu produto.

    É normal que algumas empresas criem as suas próprias hashtags quando o assunto é algum movimento ou campanha específica daquela empresa. Quando esse é o caso, não tem problema algum realizar esse tipo de solução.

    O real problema é quando é uma publicação diária. Sua empresa quer ter mais seguidores e pessoas interessadas no trabalho, portanto, deve seguir certos padrões e estilos para atrair o maior número de pessoas possível.

    Por isso, é necessário estar sempre por dentro das discussões e verificar o que mais faz sentido para o momento do negócio e sempre verificar quais hashtags estão mais sendo utilizadas. Isso pode ser a diferença entre publicações de sucesso e as que não alcançam tanto engajamento.

    As hashtags nas redes sociais

    Como surgiram primeiramente nesses lugares, as hashtags sempre são melhor utilizadas e abordadas quando são aplicadas nas redes sociais. Embora cada uma funciona de uma maneira, o conceito de hashtag permanece igual em todas.

    Ou seja, o objetivo de centralizar um tema e facilitar a busca por publicações que tenham relação com as hashtags ainda permanece o mesmo. A diferença fica apenas onde cada uma é utilizada.

    Um bom exemplo é no Instagram. As publicações, normalmente, são cheias de imagens e letreiros atrativos, porém, para facilitar a busca, as hashtags vem ao final da descrição, não impactando a leitura das pessoas que estão vendo a publicação.

    Isso é extremamente útil, afinal, além de não se sentirem obrigadas a ver as hashtags sem saber o conteúdo, não atrapalha a fluidez do texto. 

    Também é possível destacar as hashtags nos stories, fazendo com que interessados nos famosos “vídeos rápidos” consigam continuar usando esse modelo.

    Já o Facebook, é menos intuitivo nesse modo, mas continua poderoso. As hashtags também ficam ao final da publicação, porém, como o texto sempre vem primeiro, muitas pessoas podem nem se quer ler o que está na descrição e apenas lidar com a imagem divulgada.

    Isso pode prejudicar o engajamento, portanto, sempre se atente a esse tipo de coisa. Busque colocar os títulos com poucas hashtags e, de preferência, logo após o título.

    Já no Twitter, pelo objetivo das redes sociais já ser a troca de informações rápidas publicadas pelas pessoas, a hashtag é bem utilizada e gera muito engajamento. 

    Porém, o aconselhável é promovê-las logo ao final do tweet para que todos entendam a mensagem passada e encontre outros que realizem um trabalho parecido.

    Lembre-se sempre que o foco das publicações, independente da rede social utilizada, é gerar mais público e compartilhar uma ideia ou produto. As hashtags devem ser ferramentas de auxílio para maior alcance, não o foco da publicação.

    Considerações Finais

    O texto de hoje abordou como utilizar as hashtags de forma eficiente e inteligente, explorando o seu conceito, quais os melhores meios para serem utilizadas, como se comportam nas redes sociais, entre outras diversas dicas e orientações.

    As hashtags podem ser aplicadas de diversas maneiras e, dependendo do contexto e como são utilizadas, podem ser a diferença entre a promoção de um produto com sucesso ou uma grande falha em todo o processo.

    Elas são responsáveis como parte da divulgação do mesmo, e para uma empresa crescer e conseguir um maior número de seguidores e leads, é necessário saber como utilizá-las de maneira eficiente e inteligente.

    Portanto, agora resta sentar e analisar como aplicá-las nas publicações de seus negócios, utilizando esse potencial ao máximo e aproveitando o retorno benéfico que elas podem trazer.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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