Michael Campos

Entenda o motivo do seu marketing de conteúdo não funcionar

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    No mercado atual, onde a sua constante renovação é uma das marcas mais fortes, independente da sua área de atuação, o administrador de um negócio necessita adotar uma série de estratégias, como o marketing de conteúdo, para alcançar uma forte posição.

    Pois não basta oferecer um bom produto ou serviço, que seguem sendo coisas essenciais para o sucesso do seu empreendimento, contudo, com tantas empresas disponíveis no mercado, para se destacar é preciso aplicar outros conceitos ao seu negócio.

    Com a ampliação das ferramentas de comunicação e informação, o mercado acaba por encontrar um cliente muito mais consciente, preocupado em conhecer a história da empresa, os seus valores, e como os mesmos se adequam às características do cliente.

    Algo muito difícil de ser divulgado com um simples anúncio comercial de empresas que fazem camisetas personalizadas. Essas companhias devem destacar concepções a si relacionadas, como praticidade e criatividade por meio de estratégias diferenciadas.

    Principalmente quando uma empresa que ter atrelada a si um conceito de originalidade, exigindo-se das mesmas adotar estratégias comerciais diferentes do que é comumente praticado no mercado, com o apoio dos diferentes conceitos desenvolvidos em sociedade.

    Afinal, as atividades comerciais são dependentes das necessidades presentes no seu perfil de público, ainda mais no caso de uma audiência que passa por um constante processo de reformulação, quando se pensa em uma marca voltada ao público jovem, por exemplo.

    Mas essa demanda por frequentes atualizações pode ser encontrada até mesmo em negócios de origem mais tradicional, como uma empresa de contabilidade para terceiro setor, que precisa lidar com as novas possibilidades de doações disponíveis.

    Transferências digitais, doações via Pix, até mesmo a utilização de criptomoedas pode estar relacionado à forma com que uma instituição arrecada fundos para a realização das suas atividades de caridade ou de proteção ao meio ambiente.

    Porém, dentro das oportunidades de divulgação dos serviços de uma empresa, o ambiente digital acaba por se posicionar como a plataforma mais positiva para esse tipo de comercialização, principalmente com a implementação do tão comentado marketing de conteúdo.

    A função do marketing de conteúdo

    Essa estratégia de comunicação opera com a produção de conteúdos que consigam chamar a atenção dos usuários presentes na internet, sem necessariamente divulgar os seus produtos de forma comercial, e assim a empresa responsável pelos mesmos.

    Uma tática muito presente nas redes sociais, com diversas companhias adotando a produção de conteúdo como uma das suas principais armas para se manterem relevantes no mercado, ainda mais com a competitividade que existe na internet.

    Conteúdos esses que podem ser disponibilizados através dos mais variados formatos, tais como:

    • Vídeos;
    • Imagens;
    • Podcasts;
    • E-books;
    • Webinars.

    Uma diversidade de modelos aos quais empresas de administração de condomínios podem escolher dentro da sua estratégia de divulgar os seus serviços, junto a assuntos que se relacionam ao seu ofício, como curiosidade do setor e dicas de gestão de um negócio.

    Essa estratégia também está muito relacionada às ações do inbound marketing, que opera com a atração de novos clientes ao seu negócio, ao primeiro se interessarem pelos seus conteúdos oferecidos, para só depois serem atingidos por seus anúncios comerciais.

    Um sistema de comunicação capaz de aumentar os números de uma empresa, desde a quantidade de leads alcançados ao índice de conversão em vendas, além de uma maior engajamento do público com a marca.

    É por causa desse conjunto de possibilidades que o marketing de conteúdo é cada vez mais adotado pelas empresas, sendo estabelecido pelos especialista de mercado como uma estratégia essencial para encontrar o público que busca comprar papai noel inflável ou outros tipos de produtos.

    No entanto, é importante notar que o marketing de conteúdo não faz milagres dentro de um empreendimento mal administrado, principalmente quando essa estratégia não foi bem estruturada dentro da sua empresa.

    Por que a estratégia não funcionou no meu negócio?

    Por mais que o marketing de conteúdo seja uma estratégia de grande importância para o mercado digital atual, apontada pelos especialistas como a melhor solução para o seu empreendimento, existe a possibilidade dela não alcançar os resultados esperados.

    Diversas são as razões responsáveis por essa ação, sendo importante para um empreendedor conhecer a fundo cada um desses empecilhos, de forma a impedir que eles se mostrem presentes dentro do seu negócio.

    Falta de processos

    Assim como qualquer estratégia de marketing, é importante que a sua empresa consiga estruturar bem a tática que será adotada em sua companhia, com o mesmo valendo para a técnica de produção de conteúdo, de forma a garantir assim o seu sucesso.

    É importante ter como parâmetro para a sua produção tópicos específicos, como a definição dos seus objetivos com essas peças comerciais, a escolha por critérios a serem seguidos nessa produção, definidos até mesmo ao se analisar o seu histórico de comunicação.

    Baixo investimento comercial

    Por mais que os conteúdos digitais representam um gasto menor em relação a outros métodos de comunicação, é importante que a sua empresa tenha verba suficiente para a criação de um conteúdo relevante, assim como para investir em seus compartilhamentos.

    Apostar na mídia paga, indo além da difusão orgânica, é importante para que um usuário à procura por cursos profissionalizantes online consiga encontrar os seus serviços em específico na internet.

    Inconsistência

    Também é importante para o seu conteúdo online ter um padrão de consistência, adequando-os não somente aos objetivos comerciais de uma empresa, mas também aos valores e ao tom de diálogo adotado pela mesma.

    Junto a isso existe também a questão da periodicidade, afinal, uma marca que compartilha conteúdos de forma desordenada, sem um ritmo frequente torna-se mais fácil de ser esquecida pelo usuário cada vez mais ocupado nas plataformas digitais.

    Conteúdo sem valor

    A concepção de que quantidade não é igual a qualidade também serve para o mercado de produção de conteúdo, logo, postar diversos conteúdos vazios unicamente para marcar presença nas redes sociais pode causar mais danos do que benefícios.

    Forte concorrência

    Às vezes, uma empresa segue todos os procedimentos corretos relacionados à produção de um conteúdo de qualidade, no entanto, continua a não alcançar os seus resultados almejados, e muito disso costuma ser creditado a forte presença de concorrentes.

    É importante lembrar que na internet diversos são os competidores que disputam a atenção do usuário, logo, é importante estudar a sua segmentação de mercado, para garantir que a sua oferta de mão de obra qualificada e especializada apresente algo de especial.

    Falta de CTAs

    Um conceito importante para quem atua com o marketing da sua empresa é a presença das frases Call to Action (CTA), termos relacionados a conquista de atenção do seu público, com construções de incentivo como “leia mais”, “compre agora”, “clique aqui”, entre outras.

    Essas são frases que irão ajudar nas configurações de SEO da sua página na internet.

    SEO fraco

    O SEO (Search Engine Optimization) lida com o uso de palavras-chave, fora a construção em si dos seus conteúdos, de acordo com tópicos que facilitam para os serviços de busca da internet encontrem as suas postagens e as destacarem nas páginas de resultados.

    Falta de divulgação e mensuração

    Mesmo tendo um bom conteúdo, evitando muito dos problemas citados, é importante também garantir que as suas publicações de qualidade estejam sendo visualizadas pelo público, sendo importante estar atento aos serviços de divulgação desses posts.

    Após isso, também é importante fazer uma análise dos seus resultados, de forma a mensurar o que está funcionando em seus conteúdos ou não, de forma a encontrar a melhor solução para a sua oferta de terceirização de serviços de impressão.

    Após identificar todos os pontos que podem estar impedindo o seu conteúdo de estourar na internet, é essencial que você, administrador de um negócio, esteja de acordo com essa situação, adotando estratégias que resolvam esses problemas.

    Formas de otimizar o seu marketing de conteúdo

    Muitas das soluções para otimizar os seus conteúdo está no encontro de respostas respectivas para os empecilhos citados anteriormente, no entanto, é importante listar tais soluções para garantir que as mesmas tenham sido facilmente compreendidas:

    • Faça um estruturado planejamento;
    • Defina o seu perfil de público;
    • Analise a concorrência;
    • Estude os interesses e necessidades da sua audiência;
    • Invista em uma boa configuração de SEO;
    • Monitore os seus resultados;
    • Trabalhe na otimização dos seus conteúdos.

    Uma lista de atribuições tanto ao gestor responsável pela empresa como para a equipe encarregada de produzir tais conteúdos, o que em alguns casos calha de ser a mesma pessoa, com a  expansão cada vez maior dos empreendedores autônomos.

    Independente da sua área comercial, ou da organização do seu negócio, é essencial estar atento aos conceitos estabelecidos pelo marketing de conteúdo, para garantir que sua publicação voltada à venda de impressoras fiscais e não fiscais tenha bons resultados.

    Tudo para garantir o sucesso do seu empreendimento, se sobressaindo frente aos conteúdos postados pelos seus concorrentes. Tanto diretos como competidores indiretos.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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