Michael Campos

Data Branding: saiba o que é e como ajuda a sua marca

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    Manter uma marca em alta no mercado é um desafio cada vez maior por parte das empresas, sendo necessário conhecer todo tipo de aplicação que pode estar disponível para a gestão de uma empresa, o que inclui o uso do Data Branding às suas ações.

    Uma estratégia que não é necessariamente inédita, já que trabalha com especificamente com a recepção que uma empresa pode alcançar em relação ao seu público, utilizando então de certas estratégias para conhecer o tipo de imagem que vem sendo conquistada.

    Antes tal ação era feita por meio de entrevistas e outros tipos de práticas de pesquisas a serem feitas de forma presencial, indo ao encontro do público para assim entender profundamente como os produtos e serviços de uma marca são vistos no mercado.

    No entanto, esse tipo de estratégia precisa estar alinhada ao processo de modernização do cenário comercial, tendo atenção às diferentes ações que hoje podem estar disponíveis ao público. Incluindo a forma que um cliente pode procurar para comprar piso de borracha.

    Pois ao invés de recorrer diretamente a lojas especializadas ou até mesmo a um catálogo de televendas, um usuário pode fazer a busca por tal tipo de produto diretamente pela internet. Usando o seu celular para dar início à restauração do chão da sua academia.

    Situação específica que se multiplica para os mais diversos tipos de mercado, já que vários são os tipos de produtos e serviços que hoje podem ser adquiridos ou contratados com o auxílio das plataformas digitais, abrindo novas oportunidades para o mercado em geral.

    O inclui as ações de uma empresa de reforma de casas, que mesmo atuando apenas no setor físico, faz questão de divulgar os seus serviços na internet, com o intuito de atingir um público maior, conforme é possível na internet, com destaque para as redes sociais.

    Campos nos quais os usuários podem interagir não somente entre si, mas também com qualquer tipo de perfil comercial que esteja presente nesse ambiente digital. Ação que permite a expansão do número de pessoas na internet, sejam indivíduos físicos ou jurídicos.

    Tudo graças aos diversos benefícios que podem ser encontrados nesse campo digital. E quanto maiores forem as interações percebidas na internet, maior se torna o número de dados disponíveis em tais plataformas, trazendo um número de informações relevantes.

    Dados que se bem analisados podem até mesmo indicar o melhor tipo de estratégia a ser adotada por uma companhia, sendo necessário então ter uma atenção diferenciada a tudo que a internet pode oferecer, possibilitando assim o chamado Data Branding.

    Do que se trata essa prática?

    O branding é um conceito que por meio de uma estratégia de gestão de branding que busca trazer uma atenção diferenciada para uma marca, transformando-a em algo em constante movimento, adaptando-se assim às demandas do mercado e do seu público de interesse.

    Um processo que acompanha também a evolução tecnológica que se mostra disponível, tornando possível o surgimento até mesmo de novos produtos e serviços, tal como ocorre hoje através da busca de automação residencial de iluminação.

    Serviço que permite um acesso diferenciado ao controle de iluminação de uma casa, sendo possível ligar as luzes desse lugar diretamente através do seu aparelho celular, por exemplo. Tudo a mostrar diferentes necessidades e comportamentos por parte do público.

    O que afeta também o cenário da internet, resultando em novas possibilidades para as empresas, nesse caso através de diferentes dados que podem ser analisados dentro desse tipo de plataforma. Situação que abre espaço para o chamado data branding.

    Ou seja, uma estratégia comercial voltada a incluir o estudo de dados ao conceito de divulgação de uma marca, permitindo dessa forma a criação de uma campanha de marketing tendo como base as informações que podem ser acessadas no campo digital.

    O que pode ser o caso de um distribuidor de etiquetas adesivas, que para obter um maior número de vendas pode trabalhar melhor a sua comunicação nas redes, usando de diferentes tipos de testes para chegar ao alcance da melhor campanha possível na internet.

    Para se beneficiar nesse sentido é importante realizar testes, tal como ocorre com os testes A / B a serem feitos nas redes sociais, sendo uma prática que é criada com o intuito de testar diferentes modalidades de uma campanha, para analisar qual possui melhor efeito.

    O data branding trabalha de maneira similar, porém tendo uma visão mais ampla, ou seja, estudando diferentes componentes que possam ser importantes para a realização de um traço a ser definido em cima de um público específico dentro da internet.

    Diante disso, para que esse tipo de estratégia resulte em efeitos positivos para uma marca é preciso trabalhar com pesquisas contínuas na rede, de forma a adotar as melhores estratégias possíveis na gestão de uma marca, adaptando suas ações para sua audiência.

    E é justamente por causa desse alinhamento ao público que o data branding vem se tornando uma estratégia cada vez mais comum nas redes, por permitir que uma marca consiga direcionar melhor suas ações aos seus possíveis clientes presentes na rede.

    Utilizando dessa plataforma para estudar suas demandas e comportamentos, para no fim, baseado em tais informações, definir as melhores estratégias de gestão para os seus negócios. Indo desde um distribuidor de molduras de isopor até um negócio mais amplo.

    Já que qualquer tipo de empreendimento pode alcançar melhores resultados ao adaptar seus serviços de acordo com os dados que lhe são apresentados no campo digital, sendo esse o principal método de atuação por parte do chamado data branding.

    Estratégia que cresce no mercado justamente por causa dos seus claros benefícios em relação à gestão de uma marca.

    Vantagens do uso do Data Branding

    Ao trabalhar ao lado desse tipo de prática, um negócio pode obter melhores resultados, ajudando assim que um negócio consiga alcançar melhores resultados não apenas no campo digital, mas também no cenário físico, como consequência de tais ações.

    Mas caso ainda exista alguma dúvida sobre a decisão de incluir o data branding como uma das principais diretrizes de gestão de uma marca na internet, então é válido ter uma atenção diferenciada às vantagens que podem ser vista junto a essa prática, sendo elas:

    • Otimização de processos;
    • Divulgação de novos produtos;
    • Melhor experiência do consumidor;
    • Narrativa de comunicação otimizada.

    Pontos que merecem uma atenção específica para compreender seus benefícios para uma marca.

    Otimização de processos

    É fácil pensar no data branding como algo capaz de melhorar a comunicação de uma marca, o que não deixa de ser uma das principais forças dessa estratégia específica, no entanto existem benefícios também que estão voltados à própria gestão de um negócio.

    Isso porque a análise da reação do público aos seus produtos pode fazer com que uma fábrica de chapa expandida opte por adotar novas medidas de produção, buscando fornecer itens melhores para a área industrial, de acordo com as demandas do seu público.

    Isso por meio de uma análise que pode ser feita também junto ao seu quadro de colaboradores, acompanhando as citações realizadas a tal marca, assim como o comportamento de tal público em suas redes de canais internos.

    Divulgação de novos produtos

    Outro ponto positivo desse tipo de ação é o trabalho a ser feito junto ao lançamento de um novo produto ou serviço, visando assim a melhor performance possível. Ação que pode acompanhar as reações do público para definir melhores estratégias em tempo real.

    Permitindo assim que a divulgação até mesmo de uma nova campanha possa obter melhores resultados na internet, tudo por meio dos estudos que podem ser realizados dentro do campo digital, para assim compreender melhor as expectativas de sua audiência.

    Melhor experiência do consumidor

    Esse estudo sobre o comportamento do público pode ser positivo não só para as ações de uma empresa, mas também para a experiência a ser apresentada aos seus clientes. O que pode incluir a forma em que empresas fabricantes de painéis elétricos falam ao público.

    Usando dos canais digitais para entender o comportamento dos seus clientes e baseado nisso desenvolver as melhores estratégias de comunicação junto a esse público, resultando em uma boa experiência a ambos.

    Narrativa de comunicação otimizada

    Por fim, é possível destacar a possibilidade de criar uma estratégia de comunicação mais eficaz para uma empresa, usando de pontos que possam ser de interesse ao seu público. Resultando assim na criação de melhores conteúdos para se aproximar de certa audiência.

    Questões essas que acabam por destacar também a importância do data branding em relação a outras ferramentas de marketing, como um funil de vendas. Prática que pode ser usada por um serviço de estrutura metálica para otimizar o contato com seu público.

    Permitindo o desenvolvimento de melhores conteúdos que acompanhem um possível consumidor até a sua conversão de fato, trazendo assim os melhores resultados a uma empresa, destacando assim a importância de se trabalhar com o data branding.

    Prática positiva para estabelecer a melhor relação possível entre uma companhia e o seu público que cada vez mais se encontra nos campos digitais.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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