Michael Campos

Conheça os 4 Cs do growth hacking

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    4 Cs do growth hacking é uma forma de marketing voltada para a experimentação bem-sucedida. Sean Ellis usou o termo pela primeira vez para encontrar oportunidades onde os resultados podem ajudar uma empresa a crescer.

    De fato, o crescimento de um negócio é o objetivo de qualquer empreendedor, principalmente daqueles que estão começando. Muitas pessoas procuram recursos diferentes para garantir esse crescimento, e o growth hacking deve ser observado.

    É tão eficiente que se popularizou e provou ser uma solução que pode ajudar qualquer tipo de empresa a crescer, até mesmo uma empresa terceirizada de limpeza de escritório.

    O marketing digital é uma necessidade nos dias de hoje, e as marcas podem escolher diferentes estratégias. Ou seja, você pode usar um conteúdo que se adeque às realidades do seu negócio e às necessidades do seu público.

    Growth Hacking traz uma nova forma de pensar e aplicar estratégias de marketing digital. Assim, as empresas fazem as escolhas certas e permanecem no caminho certo para atingir seus objetivos.

    Com isso em mente, neste artigo, explicaremos o que é growth hacking, por que é importante e quais são seus quatro estágios. Então, se você tiver alguma dúvida, leia até o final.

    O que é growth hacking?

    Growth hacking é uma nova maneira de pensar sobre a estratégia de uma empresa que permite o crescimento identificando pontos-chave. Para isso, é necessário fazer alguns experimentos, através da elaboração, teste e validação da hipótese.

    Com isso, até mesmo uma empresa de capacho personalizado para comprar consegue identificar oportunidades e lacunas que beneficiarão seu desenvolvimento.

    Essa estratégia também é conhecida como marketing orientado a experimentos. Aplica-se a pontos-chave identificados por KPIs. Eles medem o sucesso de uma marca em vendas, tráfego e leads.

    Se um dos problemas é o tráfego, os growth hackers fazem alguns experimentos para ajudar a atrair mais visitantes ao site.

    Para definir os KPIs que serão utilizados, todo negócio deve saber o que significa sucesso em seu conceito. Por exemplo, uma loja online pode ver as vendas em massa como um recurso de sucesso.

    Um blog monetizado é mais dependente do tráfego, então você pode dividir esse KPI para outra pessoa fazer sua experiência e chegar a um resultado.

    Ao contrário de outras estratégias, o growth hacking se concentra em KPIs e metas de marca. Além disso, ele foi projetado para obter os melhores resultados de forma mais rápida e barata.

    Em outras palavras, seu objetivo também é descobrir formas de fazer crescer empresas, não caras.

    No entanto, para usar essa estratégia, uma empresa de plantas ornamentais, por exemplo, precisa investir em ferramentas que permitam experimentação e automação de projetos e portfólio de decorações. Uma equipe dedicada a esse trabalho também precisará ser formada.

    Agora que você já entendeu o conceito dessa prática, no próximo tópico, explicaremos sua importância. acompanhamento!

    4 Cs do Growth hacking

    Segundo o pesquisador de Marketing Anderson Palma, o growth hacking eficiente consiste em 4 Cs e eles seriam:

    • Lugar certo;
    • Pessoa certa;
    • Mensagem certa;
    • Momento certo.

    Portanto, para a conseguir aplicar essa estratégia de maneira efetiva, você deve conseguir contemplar esses 4 tópicos listados. Para você entender um pouco mais, iremos destacar em tópicos cada um desses elementos. Confira:

    Lugar certo

    O lugar certo se refere ao canal selecionado. Em outras palavras, o importante aqui é determinar onde falar. Assim, sua empresa pode transferir o investimento para mídia paga para obter um retorno positivo.

    Pessoa certa

    O segundo C se refere ao seu público. Fica claro que falar é fundamental para uma estratégia de growth marketing. Anderson diz que seu público-alvo deve ser alcançado individualmente, mesmo em grande escala.

    Mensagem certa

    Agora que você já sabe onde e para quem falar, você deve saber o que falar. A dica de Anderson é lembrar que as pessoas querem sempre duas coisas: buscar prazer e evitar a dor.

    Momento certo

    E, finalmente, você tem que saber quando falar. Anderson enfatiza que você precisa saber que cada pessoa está em algum momento da jornada de compra. 

    Assim, seus movimentos de marketing vão de alguém que precisa saber sobre você para alguém que conhece sua empresa para querer  seu produto ou serviço.

    A importância do Growth Hacking

    O marketing mudou muito ao longo dos anos. No passado, as marcas dos mais diversos segmentos entravam em contato com os clientes por meio de televisão ou rádio.

    Mas não existe garantia de que o anúncio atingirá o público-alvo. Além disso, o custo é muito alto, o que provavelmente não seria uma boa opção para sua empresa que presta serviço de transporte de veículos, por exemplo.

    Hoje, as coisas mudaram, principalmente porque os consumidores modernos não aceitam mais argumentos. Ele teve acesso a uma riqueza de informações na Internet, o que mudou a estratégia da empresa.

    Tudo isso está relacionado ao marketing digital, então o growth hacking está começando a se tornar cada vez mais importante. 

    Garante mais segurança para os investimentos de marketing realizados pela empresa, se tornando tão fundamental quanto um catraca eletrônica para empresa em uma portaria.

    Por meio da experimentação, as estratégias só são adotadas quando sua eficiência é comprovada e são mais rápidas e baratas. Como resultado, as empresas se tornam mais escaláveis, repetíveis e sustentáveis, livres de processos manuais que demandam tempo e recursos.

    Ou seja, o  growth hacking considera maneiras de executar campanhas em escala, repetindo o processo sem investir muito tempo e dinheiro.

    Além disso, ele vê oportunidades de crescimento, o que explica por que está sendo cada vez mais contratado pelas organizações, até mesmo na assessoria contábil empresarial.

    Assim, eles podem crescer rapidamente sem usar muitos recursos. Além disso, eles são capazes de demonstrar sua viabilidade e impacto no mercado para parceiros e investidores.

    Assim como as pequenas empresas, as grandes corporações podem investir nessa prática para atingir seus objetivos, fomentar o crescimento e até mesmo lançar novos produtos no mercado.

    Nesse contexto, o growth hacking ajuda a prever se um novo produto ou serviço será sustentável, crescerá rapidamente e se a marca investirá nas ações certas.

    Essas informações são importantes para que as marcas evitem investir em anúncios de produtos ou serviços que não compensam.

    Mas alcançar tais feitos requer a implementação de uma cultura de experimentação que abrace os erros e encoraje a tomada de riscos.

    Em outras palavras, uma cozinheira residencial, por exemplo, pode implementar uma nova receita não habitual para surpreender os gestores em uma visita corporativa.  

    Mesmo que você ache que pode dar errado, se for comprovado e funciona, pode ajudar a trazer bons resultados.

    Para agilizar esse trabalho, a equipe responsável deve ter autonomia na tomada de decisões, pois passar os resultados por toda a hierarquia da empresa pode dobrar o tempo de um único teste, com o objetivo de ser rápido.

    Confira os estágios do growth hacking

    Agora que você entende a importância desse processo, vamos entender suas etapas. eles são:

    • Adequação ao mercado;
    • Growth Hacking;
    • Escala e viralidade;
    • Otimização e retenção.

    Confira abaixo, cada um desses tópicos detalhadamente.

    Adequação ao mercado

    A primeira etapa em que a sua empresa que realiza execução e manutenção de jardins deve fazer é adequar seus produtos ou serviços ao mercado. Ou seja, desenvolver algo que satisfaça as necessidades das pessoas.

    As empresas evitam escolher o mercado errado para seus produtos e serviços e se concentram nas necessidades do público. Para isso, é importante entender as necessidades, desejos, motivações e o processo de compra.

    Uma boa estratégia é usar a regra dos 40%, onde as marcas usam questionários para pesquisar clientes sobre como eles se sentiriam se um produto ou serviço não existisse mais.

    Se mais de 40% disseram que ficariam muito desapontados, então a empresa tem um produto que se encaixa.

    Growth Hacking

    Na segunda fase, a equipe formula hipóteses e inicia experimentos. Com isso, sua empresa saberá quais mudanças produzirão resultados mais rápidos e acessíveis.

    É preciso olhar para o produto para descobrir vulnerabilidades e oportunidades, o que também permite descobrir possibilidades, como adicionar elementos ao produto, etc.

    Escala e viralidade

    As fases de escala e viralidade são projetadas para permitir que os clientes se tornem evangelistas do produto ou serviço e se beneficiem dele. 

    Ganhar boca a boca não é fácil, mas marcas, como fabricantes de presentes corporativos, podem incentivar esse comportamento.

    A organização pode oferecer brindes a todos os clientes que o recomendarem a outros. É uma maneira de ganhar o engajamento deles sem ter que gastar mais em uma campanha de marketing.

    Foi nessa fase que a empresa também mostrou seu potencial de escalabilidade. Isso ocorre porque eles precisam ser escaláveis ​​ao experimentar, conquistar os primeiros usuários e obter resultados.

    Dessa forma, as marcas podem entender melhor seu público. Mas não podemos esquecer que esses processos precisam ser automatizados.

    Otimização e retenção

    Por fim, na fase de otimização e retenção, as marcas melhoram a usabilidade para satisfazer os usuários. O objetivo é reter os consumidores para construir sua base de clientes.

    Quando isso acontece, o experimento é aprovado e pode se tornar um processo para a empresa. Para isso, é necessário testar, dar feedback e analisar os dados de acordo com os KPIs.

    É assim que as marcas conseguem otimizar suas soluções para melhor atender às necessidades dos usuários.

    Ou seja, não basta ter uma ideia, colocá-la em prática e aprovar o trabalho. Requer otimização constante para garantir sempre a melhor experiência do usuário. É também uma maneira de encontrar novos experimentos e novas ideias que farão o negócio crescer.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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