Michael Campos

Conheça as principais tendências do 3D no design

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    O 3D está dominando cada vez mais o mercado e se faz importante acompanhar as novidades. Principalmente as tendências do 3D no design, onde suas mudanças se fazem muito presentes.

    O design é uma área que vive em constante transformação, tanto estética quanto funcional. Por esse motivo, o acompanhamento de suas alterações se faz extremamente necessário, para acompanhar o mercado e destacar o seu negócio.

    Conheça as principais tendências do 3D no design e fique por dentro do mercado.

    O que é design?

    O design nada mais é do que a criação, idealização, desenvolvimento e concepção de produtos.

    Normalmente são produtos feitos industrialmente ou por meio da padronização, em um sistema em série, onde é necessária a produção de componentes idênticos e desenhos normalizados.

    Por exemplo, uma empresa que vende luminária comercial led, pode padronizar alguns modelos de luminárias para serem comercializadas posteriormente.

    O design ajuda a criar os diferentes modelos de lâmpadas, no caso, padronizar os diferentes estilos para a sua produção e venda.

    Entretanto, o design também é importante para a construção de uma marca forte no mercado, onde se pode criar a identidade visual da sua empresa e se destacar entre os concorrentes.

    Por exemplo, se você possui uma empresa de estruturas metálicas, você pode desenvolver toda a identidade visual do seu negócio através do design.

    Se a sua empresa tem o intuito de demonstrar qualidade ou segurança em suas estruturas metálicas, o design pode ajudar a passar essa sensação.

    Ela é capaz de fazer isso e passar uma ideia através das cores da marca, do logotipo, de rótulos personalizados, entre outros meios.

    O que é design 3D?

    A computação gráfica tridimensional são gráficos que, através de dados geométricos, usam uma representação tridimensional.

    Os dados são armazenados em um computador com o intuito de realizar cálculos e renderizar imagens em apenas duas dimensões, 2D.

    Ou seja, o 3D é uma representação do 2D renderizada. Atualmente, a utilização mais comum do 3D é nos filmes de animação, entretanto, ele possui inúmeras funcionalidades.

    Atualmente, a utilização do 3D aumentou, principalmente na área do design. Como esse fato, fica o questionamento de como usar o design 3D a seu favor na sua empresa e ele ser uma vantagem sobre a concorrência. Por isso, continue lendo o texto!

    As vantagens do design 3D para a sua empresa

    O principal objetivo do design é solucionar problemas. O design é responsável pela concepção de um projeto e o seu planejamento. O design é dividido entre algumas categorias. Dentre elas, pode-se citar:

    • Design gráfico;
    • Design de produto;
    • Design de ambientes;
    • Design de moda.

    Entretanto, existem ainda ramificações dentro de cada categoria do design. Por exemplo, o design gráfico pode ser dividido em:

    • Design de animação (motoneta design);
    • Design de embalagens;
    • Design de interfaces;
    • Design editorial;
    • Web design.

    Todos os tipos de design tem o objetivo de solucionar um problema e muitos deles podem ser aplicados na sua empresa. O design de moda pode se referir ao uniforme dos seus funcionários e como eles se apresentam ao seu público.

    Por exemplo, em um serviço de instalação de alarme de incêndio, se deve passar a sensação de segurança, então ao realizar esse trabalho, os funcionários devem utilizar um uniforme adequado com a marca da empresa e roupas específicas.

    Já o design de ambientes seria o modo como o espaço da sua empresa é distribuído. Ele deve ser bonito aos olhos do consumidor que entrará no ambiente, mas ao mesmo tempo funcional, para manter a empresa organizada e o processo otimizado.

    Por exemplo, em uma empresa de sinalização vertical, a parte burocrática e administrativa pode ficar exposto no térreo, ou parte da frente da empresa, enquanto a parte logística e armazenamentos dos produtos pode ficar em outro andar.

    Dessa forma, os setores são bem distribuídos e causam um bom impacto no consumidor que conhece a empresa e entra no local. Já o design de produto deve ser realizado com o intuito de melhorar a experiência do cliente e atrair o consumidor para a compra esteticamente.

    Por exemplo, se o cliente procura no Google por “sacolas de ráfia personalizadas preço”, ele busca encontrar um produto atraente esteticamente e que facilite a sua experiência.

    E por fim, o design gráfico tem como principal função a apresentação digital da sua companhia. Ou seja, é o design do site da sua empresa, da página de captação de clientes, das animações, entre outros.

    Por exemplo, se você possui uma construtora obras comerciais e industriais, o design gráfico é responsável pela estruturação do seu site, de forma que seja intuitivo aos clientes de forma que eles consigam identificar quem você é, as suas obras já realizadas e como te contatar.

    Além disso, ele deve ser agradável esteticamente e estar presente em todas as outras formas de abordagem com o seu cliente.

    As principais tendências do design 3D

    Atualmente o visual tem ainda mais importância. Onde se possui o compartilhamento de fotos, o engajamento por redes sociais, sites para navegação e uma concorrência de marcas abundantes.

    E, nessa era visual, o design vem conquistando cada vez mais espaço. Antes mesmo da invenção dos computadores e de toda a tecnologia, o design já se fazia presente nas obras, arquiteturas, entre outros.

    Entretanto, nos dias atuais o design possui uma importância ainda mais significativa. Onde existem muitas telas, compartilhamentos, curtidas e necessidade de uma marca atingir alto engajamento com o seu público.

    Por exemplo, se o seu cliente pesquisar “braços articulados para toldos comprar”, aparecerá inúmeras opções de marcas onde ele pode efetuar a sua compra. Por isso, se deve chamar a atenção do seu consumidor de todas as formas possíveis. Sendo o design uma delas.

    Por esse motivo, se manter atualizado em um mercado de grande importância para a sua empresa e em uma sociedade de constante mudança, se faz extremamente necessário para o sucesso do seu negócio.

    Um dos elementos que mais se destacam na atualidade é o tridimensional. Ao utilizar esse estilo de design, você consegue um destaque no mercado e garante a ideia de uma tecnologia mais avançada. Por esse motivo, confira as três tendências do design 3D:

    • Mascotes;
    • Logotipos;
    • Tipografias.

    Essas tendências do mercado podem garantir que o seu público-alvo chegue até você e prenda a sua atenção.

    Mascotes

    Os mascotes são algo que tem aparecido muito no mercado, onde uma empresa utiliza um símbolo como uma pessoa, animal ou objeto para representar a sua marca.

    Com a utilização do design 3D, os mascotes conseguem adquirir uma aparência muito realista, onde não possuem bordas demarcadas como antigamente.

    Eles são criados com o intuito de aumentar a idade da empresa, destacar a sua marca e personalizar o produto. Dessa forma, todos conhecem o seu negócio através do mascote. O que cria identificação com o cliente.

    Logotipos

    Uma grande tendência que vem surgindo no mercado é a representação minimalista da marca. Entretanto, é possível ser minimalista e utilizar o 3D ao mesmo tempo. E é exatamente isso o que muitas empresas estão fazendo.

    Os logotipos em 3D são logomarcas sombreadas, com pouco contorno e cantos mais arredondados. Essa técnica pode simplificar o seu logotipo e ainda o destacar no mercado.

    Tipografias

    Outra grande tendência do design são as tipografias em 3D.

    As tipografias que conseguem passar a sensação de profundidade e volume. Ao utilizar  sombreado e traços com contornos mais leves remetem uma impressão mais realista do design utilizado na sua marca.

    Quais são os principais artistas 3D no design?

    Dentro os designers brasileiros conhecidos no universo 3D está o Pedro Conti, que tem como foco o design de personagens. No seu portfólio inclui projetos voltados à publicidade, games e animação. Um de seus projetos mais conhecidos é o curta-metragem “One more beer”.

    Um estúdio brasileiro muito conhecido pelo design 3D é o Studio Miagui, que fica localizado em Porto Alegre. O seu foco é em publicidade e em seu histórico de campanhas incluem grandes marcas do varejo, nacionais e internacionais.

    Mais um destaque brasileiro no mundo tridimensional é o designer Wagner de Souza, que já realizou publicidades para marcas famosas como a Coca-Cola, Volkswagen, Estrela, entre outros.

    Ultimamente, o seu foco tem sido a criação e construção de personagens e cenários para games em plataformas mobile.

    Esses e muitos outros designers estão se destacando em um mercado que promete ser o futuro. Com detalhes mais realistas e que geram identificação com os clientes, o design 3D é um diferencial para qualquer negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade