Michael Campos

Black Friday B2B: saiba como fazer

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    Com a proximidade do fim do ano surgem diversas oportunidades de venda para quem administra algum tipo de negócio, como é o caso do feriado natalino, que sempre aquece o mercado. A Black Friday é outro evento importante, com destaque à Black Friday B2B.

    Resultado isso da importância que essa data comercial vem ganhando em relação aos mais diversos tipos de mercados, tendo então que ser considerado tanto por quem cuida de um negócio de pequeno porte, como também por quem comanda uma grande corporação.

    Tudo isso graças ao valor que a Black Friday vem conquistando mundo afora, sendo uma data cuja importância é cada vez maior para o público, a ponto das pessoas se preparam com muita antecedência para a chegada do evento, em busca de economizar com suas compras.

    Descontos que podem ser procurados através dos mais variados tipos de segmentos, indo desde a aquisição de uma nova peça de roupa, até a encomenda de um serviço de calibração de equipamentos industriais para manter sua fábrica funcionando.

    Serviços e produtos que podem ser encontrados por um valor muito mais acessível durante a época da Black Friday. Período esse onde os negócios buscam disponibilizar promoções diferentes, para assim, aumentar seu número de vendas além de outros objetivos.

    Até porque não necessariamente uma empresa pode estar em busca apenas de conquistar um certo número de vendas ao realizar uma promoção, com o seu objetivo podendo estar também na expansão do seu público, procurando por melhores resultados no futuro.

    E para melhor se aproximar de um novo público, o uso de uma data especial, como a Black Friday, pode ser a oportunidade ideal para que uma empresa de táxi aéreo conquiste melhores resultados, usando do destaque desse evento para alcançar novas audiências.

    Exemplo esse que acaba por explicar um dos motivos pelo qual a Black Friday está se tornando um evento cada vez mais importante de ser trabalhado por parte das empresas, sendo um dia de grande valor no calendário anual de campanhas a serem realizadas.

    O valor da Black Friday para o mercado B2B

    Antes de entender melhor quais são os benefícios de se trabalhar com esse tipo de estratégia no setor B2B, primeiro é necessário entender como funciona esse mercado, cujas atividades estão relacionadas ao comércio realizado entre uma empresa e outra.

    É justamente daí que surge o seu nome, sendo uma sigla para Business to Business, ou seja, de um negócio para outro. Uma estratégia de mercado que engloba as atividades de venda de uma companhia que fornece produtos para companhias e não ao público final.

    Segmento que torna fácil de se compreender quando pensamos nas atividades de um fornecedor, responsável por vender para lojas que serão responsáveis por revender esses produtos ou até mesmo usar deles durante a sua produção.

    Situação muito comum de ser visto no setor fabril, onde uma fábrica de automóveis pode adquirir uma série de peças específicas, como o eixo traseiro de suspensão, através de fornecedores terceiros que serão importantes para tornar essa produção algo possível.

    O mesmo vale para uma padaria, que pode ser denominada como um negócio B2C, Business to Consumer, ou seja, da empresa ao consumidor, mas que age como cliente de uma empresa B2B, como fornecedores de farinha entre outros itens a serem adquiridos.

    Apesar das suas diferenças, o mercado B2B também pode seguir algumas estratégias de mercado que também são úteis para o comércio a ser feito diretamente com o público, com destaque para algumas datas específicas e como elas podem ser úteis para um negócio.

    Um exemplo não tão recente, mas cuja importância vem se tornando cada vez maior, é o caso da Black Friday, uma data comercial que teve início nos EUA, mas que hoje já é comemorado pelo mercado de maneira global, como se vê com seus resultados.

    Mas para que essa data possa ser de fato aproveitada por quem gerencia um serviço de instalação de alarmes residenciais ou qualquer tipo de ofício voltado para as empresas, é importante definir uma boa estratégia, para que assim, suas vendas possam crescer nesse evento.

    Tudo dependendo apenas do desenvolvimento de uma ação bem planejada para aproveitar ao máximo os resultados que a Black Friday pode trazer também para o mercado empresarial.

    Criando uma campanha de Black Friday para o B2B

    As ações da Black Friday são cada vez mais populares em relação ao mercado B2C, no que envolve também a própria expectativa do público sobre essa data comercial, com os clientes estando em busca de bons descontos além de promoções diversas.

    Algo similar acontece com o setor B2B, apesar de existir algumas diferenças em relação a esse mercado entre as empresas, sendo importante reconhecer isso para que a melhor estratégia de Black Friday possa ser desenvolvida, o que deve incluir:

    Campanhas de desconto

    O principal chamativo da Black Friday são os chamados saldões, onde uma empresa coloca a sua linha de produtos à venda por um preço mais atrativo em relação ao que cobra normalmente. Ação essa que também é válida para o meio B2B.

    Nesse caso se destaca também a realização de certas promoções, como uma empresa de tratamento de resíduos sólidos que pode disponibilizar os seus serviços por um valor mais em conta para quem realizar algum contrato no dia da Black Friday.

    Opções de pagamento

    A popularidade dessa data faz com que diversas empresas adotem esse tipo de estratégia comercial, sendo importante então oferecer algo de especial para conquistar o interesse do público, o que pode envolver diferentes métodos de pagamentos, entre eles:

    • Boletos;
    • Parcelamento;
    • Transferências;
    • PIX;
    • Dinheiro.

    E quanto maiores forem as opções de uma companhia, maior poderá ser o contato de uma empresa em relação ao público a ser conquistado, diante dessa oferta de diversas opções de pagamento.

    Reformulações de venda

    Outra coisa importante de ser trabalhada por uma empresa, especialmente durante a Black Friday, é a oferta diferenciada de venda, buscando por formas de reformular suas vendas, oferecendo upgrades nas compras a serem feitas pelos clientes.

    Ação que pode envolver um maior tempo de proteção em relação à contratação de um serviço de seguro, por meio do sistema de upsell, assim como a aquisição de outras peças por parte de quem busca por uma embreagem automotiva, via a prática de cross-sell.

    Utilizar o mindset de compra

    A Black Friday em si, é conhecida pelo seu caráter momentâneo, com descontos sendo oferecidos por um tempo limitado. E é justamente esse sentimento de escassez que deve ser trabalhado pelas empresas, de forma a confirmar a realização de vendas nesta data.

    Investimentos constantes

    Por mais que a Black Friday seja importante, a aproximação de uma empresa com seu público deve ser desenvolvida durante o restante do ano, como uma instituição financeira, que use da data apenas para destacar um serviço de adiantamento de recebíveis.

    Criação de diferentes campanhas

    Por se tratar de um momento de grande competição no mercado, inclusive o empresarial, é necessário então desenvolver uma série de estratégias distintas para a Black Friday, o que inclui a realização de campanhas especiais tanto na data como para dias anteriores.

    Em relação ao estilo a ser adotado, é possível destacar ações físicas na empresa, assim como a aplicação de estratégias digitais, como a de criação de landing pages próprias para a Black Friday, direcionando o usuário até uma campanha em especial.

    Ao seguir essas dicas, a estratégia de divulgação de uma empresa pode conquistar melhores resultados, acompanhando diferentes etapas que fazem parte do planejamento de um negócio, como a fase manifestação à oposição em relação a um registro de marca.

    Ações que podem fazer parte tanto do mercado B2B como do B2C, destacando assim a importância de se desenvolver uma boa estratégia comercial, com a Black Friday sendo um evento de relevância para todo tipo de mercado, seja voltado ao público ou às empresas.

    Até porque por mais que existam diferenças em relação a esses estilos de mercado, tais como o ritmo do ciclo de vendas, a comunicação após a venda, o retorno do cliente e assistência recorrida, existem também aquelas oportunidades que se igualam a todos.

    E entre tais similaridades é possível destacar o apelo que a Black Friday vem conquistando no mercado como um todo, sendo preciso então se preparar todos os anos para essa data, já que ele pode ser a oportunidade para que um negócio possa crescer em seu setor.

    Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha conseguido entender como utilizar a Black Friday em sua empresa B2B.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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