Michael Campos

Veja como usar o Referral Marketing para divulgar sua empresa

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    Algo que boa parte das empresas buscam é se diferenciar dos demais e fazer com que a sua marca se torne uma das principais referências do mercado. Diante disso, o referral marketing pode ser um fator-chave em sua empresa.

    O marketing por si só tem o papel de agregar valor a um produto ou serviço de uma marca, fazendo com que todos ao seu redor não só consumam, mas tenham ideia da qualidade do serviço oferecido.

    Diante disso, o referral marketing são as estratégias para incentivar os clientes falarem sobre o seu negócio para os seus amigos e familiares, se tornando de fato um canal de venda importantíssimo para a empresa.

    Um exemplo disso é que se um amigo próximo nos indicar uma impressora para alugar, nós levamos muito mais em consideração do que apenas um vendedor ou uma pessoa falando sobre.

    Por isso, basicamente o trabalho do referral marketing é intensificar o tão famoso boca a boca, garantindo com que as pessoas compartilhem umas com as outras os serviços e produtos incríveis que compraram, gerando cada vez mais vendas e fama para a marca.

    Afinal, as pessoas gostam de compartilhar suas experiências e confiam mais em seus amigos do que nos vendedores, sendo assim o referral marketing é a estratégia ideal para garantir mais vendas e o sucesso para a empresa.

    Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o referral marketing, fazendo com que você entenda a sua significação, quais são suas vantagens e como é possível utilizá-lo para divulgar uma empresa. Vamos lá!

    O que é o Referral Marketing?

    O referral marketing, também conhecido por muitos como marketing de indicação, é uma técnica utilizada pelas empresas que tem como principal intuito motivar os clientes, colaboradores e parceiros a indicarem os produtos e serviços de uma marca.

    Essa técnica é uma das mais utilizadas quando se considera o marketing boca a boca, demonstrando de fato a sua eficácia e o quanto as empresas podem garantir resultados incríveis com sua aplicação.

    Através do seu funcionamento, o referral marketing tende a incentivar a indicação, oferecendo benefícios para ambos os lados, tanto para quem está indicando o produto quanto para quem está consumindo.

    Ou seja, uma empresa que vende grade para quadra esportiva, ao aplicar o referral marketing, pode aderir um desconto específico de 20% para quem está indicando e de 15% para quem está consumindo.

    Dessa forma, ambas as pessoas estão ganhando os seus respectivos descontos e um serviço bom à sua disposição e a empresa tende a ganhar em todos os sentidos em relação ao aumento das suas vendas e propagação da marca.

    Por isso, contar com o marketing de indicação em sua empresa é dar um passo importantíssimo em direção ao sucesso, pois a indicação vinda de alguém próximo trás credibilidade e quebra o receio de utilizar um serviço ou produto novo.

    Além disso, grandes empresas que são referência no mercado utilizam essa técnica e garantem vantagens únicas, recompensando os clientes que estão os ajudando e fazendo com que a empresa se mantenha diante de um crescimento constante.

    Benefícios do referral marketing

    Investir em referral marketing pode ser um movimento muito inteligente e o que está faltando para que a sua empresa se torne cada vez mais relevante e consiga atrair e impactar o público.

    Por isso, para que você em sua empresa de manutenção em telhados, por exemplo, entenda a relevância e importância de aplicar o referral marketing, confira alguns dos seus principais benefícios.

    Super segmentação

    Quando se fala do referral marketing, a segmentação vem praticamente pronta, pois como as pessoas indicam a marca para amigos e familiares, os gostos tendem a ser muito parecidos ou praticamente os mesmos.

    Sendo assim, a sua empresa não tem que gastar em níveis absurdos para atrair e impactar um público específico, pois isso estará acontecendo diante dos seus olhos de uma forma natural e totalmente relevante.

    CAC menor

    O custo de aquisição para clientes quando se vai ao mercado é algo que boa parte das empresas enxergam como um dos seus principais desafios, desde uma empresa de projetos elétricos industriais a uma empresa de roupas e acessórios.

    Por isso, com o marketing de indicação isso pode ser diminuído, pois quem geralmente está indicando empresta sua credibilidade para a empresa e isso faz com que os indicados estejam em um grau mais elevado no estágio de compra.

    Com isso, ao utilizar do marketing de indicação, é bem provável que tanto a atração do público como as vendas tendam a acontecer de uma maneira mais eficaz e sem colocar em risco os lucros da empresa.

    Ciclo de venda menor

    Essa vantagem está totalmente associada ao ponto destacado acima, pois quando as pessoas assumem esse papel de indicar a sua empresa, elas já estão inseridas no marketing e na venda do produto.

    Sendo assim, ao imaginar um serviço como uma instalação de forro removível, todos os esforços iniciais que seriam feitos para apresentar ao cliente não serão necessários, pois as próprias pessoas que indicaram já realizaram essa ação com a máxima excelência.

    Dessa forma, quando um novo cliente chega até a sua empresa, o fechamento da venda costuma ocorrer muito mais rápido, pois essas pessoas já se mostram prontas para consumir o produto ou serviço em questão.

    Como utilizar o referral marketing?

    Para iniciar é necessário enxergar o referral marketing muito além do que apenas uma pessoa indicando a sua empresa para a outra, pois o que está em questão é a criatividade e a forma com que isso acontece.

    Devido à relevância e importância dessa estratégia, profissionais criativos já enxergam algumas maneiras de expandi-la e fazer com que de fato se alcance cada vez mais pessoas e se tenha ainda mais influência nos contatos estabelecidos.

    Sendo assim, para que você inicie a implantação dessa estratégia em sua empresa, confira algumas formas de utilizá-la, divulgando a sua empresa e indo ao encontro do sucesso.

    • Concursos voltados a indicação de pessoas;
    • Campanhas sazonais;
    • Marketing viral;
    • Presentes sociais;
    • Utilização de um influencer;
    • Recompensas por indicação.

    Logo, ao destacar esses pontos fica claro o quanto o referral marketing pode ser aplicado até mesmo de uma forma simples, rendendo resultados incríveis para sua empresa.

    Por isso, confira as características de cada ponto destacado e tenha ainda mais consciência em relação a como utilizar o referral marketing e ter sucesso com a estratégia.

    1 – Concursos voltados a indicação de pessoas 

    Uma boa dica para aplicar o referral marketing é justamente incentivar os seus clientes a indicar a sua marca para que eles possam concorrer prêmios, descontos ou até mesmo benefícios com a empresa.

    Por isso, ao aplicar, por exemplo, em uma instalação de sprinklers, você pode oferecer um ou mais prêmios conforme o número de indicados, fazendo com que as pessoas não só indiquem, mas tenham o desejo de indicar cada vez mais.

    2 – Campanhas sazonais

    Utilizar alguns eventos sazonais ou datas comemorativas é uma das principais formas para garantir indicações por meio do Referral marketing e fazer com que de fato as pessoas se sintam motivadas a falar sobre o que está ocorrendo.

    Por exemplo, uma loja de móveis no Dia do Trabalho oferece 30% de desconto em móveis de fibra sintética área externa, isso faz com que as pessoas divulguem o que está ocorrendo e consecutivamente se tenha mais vendas e uma conversa sobre a marca.

    Por isso, busque sempre aproveitar esses eventos para gerar uma propaganda boca a boca, despertando um movimento e fazendo com que as pessoas venham consumir e conhecer a sua marca.

    3 – Marketing viral

    O marketing viral pode ser realizado, por exemplo, através de um vídeo criativo falando sobre o produto e fazendo com que as pessoas interajam com aquilo que elas estão vendo naquele momento.

    O YouTube hoje é uma das principais plataformas do meio digital, por isso ao utilizar vídeos e estratégias voltadas a esse meio os resultados podem ser muito maiores e melhores do que se imagina.

    Ao criar um vídeo com um tom de humor e criatividade sobre uma luminária comercial led, sua empresa pode acabar quebrando algumas barreiras e gerando um referral marketing totalmente positivo.

    4 – Presentes sociais

    Você pode gerar bastante leads ao dar a oportunidade ao seus clientes de presentearem os seus amigos.

    Isso pode ser realizado através de códigos ou links que tendem a dar acesso a um produto, serviços ou até mesmo uma experiência grátis, fazendo com que as pessoas tenham esse primeiro contato com a sua empresa.

    Esse tipo de estratégia, por mais que não ofereça nada de forma direta aos consumidores, ele se apresenta como uma forma de ser generoso e lembrar de um amigo especial.

    5 – Utilização de um influencer

    Os influenciadores são um dos principais responsáveis por tornar algumas marcas famosas e realmente promover um movimento e tanto nas redes sociais de algumas empresas.

    Por isso, ao aplicar o referral marketing através dos influenciadores, eles assumem esse papel de divulgar a marca e fazer com que as pessoas sintam o desejo de consumir e conhecer ainda mais sobre.

    6 – Recompensas por indicação

    Alguns bancos digitais utilizam dessa técnica e os resultados realmente são de se aplaudir pois muitas pessoas assumem esse papel de divulgar a marca justamente para que ela também tenha acesso a uma recompensa.

    Sendo assim, ao ter essas dicas à disposição, chegou o momento de aplicar o referral marketing e ir ao encontro de um sucesso e crescimento constante.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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