Muito se fala sobre a importância das estratégias comerciais, mas pouco se discute sobre a origem e evolução do Marketing. Sendo algo relacionado a uma jornada evolutiva que acompanha as tecnologias disponíveis em cada época, assim como os costumes sociais.
Pois por mais que as transações comerciais estejam presentes desde o início do que hoje conhecemos como uma sociedade contemporânea, os métodos utilizados junto a tais trocas passaram por um extenso processo de modificação, até chegarmos ao mercado atual.
Envolvendo o material utilizado, simbolizando um valor financeiro, por exemplo. Que de moedas feitas de metais preciosos, como prata e ouro, foram substituídas por células de papel, que carregavam um valor específico associado a cada uma delas.
Atualmente existe um processo de digitalização do dinheiro, assim como do mercado como um todo. Algo a fazer com que uma empresa de câmeras de segurança tenha que adotar um novo modelo de vendas, trabalhando também com uma plataforma digital de vendas.
O que facilita com que tal empreendimento consiga se relacionar diretamente com clientes que estejam interessados em tais produtos, por meio das buscam a serem feitas juntas das plataformas de pesquisa que estão disponíveis na internet.
Auxiliando dessa forma o processo comercial como um todo. E se o mercado se encontra em um processo constante de renovação, a mesma coisa pode ser dita sobre as estratégias de marketing, que trabalham justamente com a criação de melhores estratégias.
Ajudando com que um negócio alcance melhores resultados junto de suas atividades no mercado. Tal como uma empresa de balões personalizados, que pode atingir um maior número de vendas a partir do momento que trabalhar com essas plataformas de venda.
Vendendo então os seus produtos de forma direta em seu site, sem que seja preciso para o cliente se locomover até uma loja de produtos de decoração para festas, por exemplo. E para cada negócio existe uma estratégia de marketing diferente a ser adotada.
E se o marketing é tão importante até os dias de hoje, muito é por causa de suas ações essenciais para o mercado. Tratando-se de um conjunto de estratégias cujo desenvolvimento parte de um grande histórico dentro do setor comercial.
Quais são as origens do marketing?
O marketing como conhecemos hoje foi definido principalmente pelo autor americano Philip Kotler, conhecido exatamente como o pai do marketing, sendo ele responsável por trazer uma definição para muitos conceitos associados a tais práticas de mercado.
Definições essas que podem ser encontradas em uma obra taxada por por muitos especialistas da área como a bíblia do Marketing, tratando-se do livro “Administração de Marketing”, de 1967. Obra de grande importância até os dias de hoje.
Contudo, as origens do marketing antecedem as análises de Kotler, principal em relação às estratégias de comunicação, no qual diferentes negócios usavam de diferentes ferramentas para divulgarem os seus produtos e serviços ao público.
Até porque algumas estratégias que eram disponíveis para uma marca de café nos anos 30, também continuam presentes para uma distribuidora de produtos cirúrgicos, que define suas ações comerciais pensando no perfil de público ao qual tal companhia pretende atingir.
Sobre tais estratégias de comunicação, é possível associar o início da publicidade como hoje conhecemos por meio da invenção da prensa de Gutenberg, com fontes históricas datando a sua criação para o ano de 1455.
Um equipamento utilizado na replicação de imagens e textos, sendo o principal caminho para a criação futura de jornais e revistas. Mas foi somente no século XVII que esse processo de impressão passou a ser importante para o mercado.
Servindo como um equipamento para a criação de diferentes materiais que podem ser importantes para a divulgação de uma marca, produto ou serviço, por meio de formatos como:
- Panfletos;
- Cartazes;
- Outdoors;
- Anúncios em jornais e revistas.
Estratégias de divulgação que eram importantes para os mais diversos tipos de estabelecimentos comerciais, em séculos passados, mas que podem ser úteis até os dias de hoje por uma empresa de pintura residencial, a destacar no mercado atual.
Sendo possível até hoje ver cartazes espalhados nas ruas, com essa prática sendo uma das primeiras em relação a adoção das estratégias de marketing por parte de diferentes projetos comerciais.
E após as imagens, outros formatos foram ganhando uma maior distribuição, por parte da criação de novos equipamentos e tecnologias, como a reprodução do som, surgindo na virada entre o século XIX e XX.
Um sistema presente através do rádio e do telefone. Equipamentos desenvolvidos como ferramentas de guerra que aos poucos foram sendo incorporados pela sociedade como um todo, e por consequência disso, sendo considerados como canais relevantes de marketing.
Junto a esse sistema de distribuição de sinal, surgiram também os canais associados a veiculação de imagens, por meio da televisão. E chegando ao século XXI o grande destaque pode ser dito em relação aos canais digitais.
Em um processo que teve início com a criação dos primeiros computadores pessoais, chegando até a situação atual do mercado, no qual as plataformas digitais se destacam como uma ferramenta para a aplicação de um sistema de automação comercial.
Existindo assim uma relação de semelhanças entre a evolução dos equipamentos de comunicação e as estratégias de marketing. Chegando aos conceitos atuais, necessários para que um negócio consiga destacar suas atividades dentro de um sistema virtual.
Isso porque o marketing também foi evoluindo com o passar dos anos, justamente por acompanhar as ferramentas que estavam disponíveis em cada época, assim como a percepção do público acerca de cada um desses veículos e formatos.
A evolução do marketing entre as décadas
Muitos dos equipamentos e estratégias disponíveis hoje ao mercado têm origem no período de guerras, tratando-se tecnologias desenvolvidas com propósitos bélicos, mas que depois foram sendo reaproveitadas pela sociedade e como consequência, pelo mercado.
Sendo importante analisar tal histórico para entender melhor sobre as práticas que hoje podem ser adotadas por uma empresa de instalações elétricas, tanto em relação à gestão desse negócio, como também pela divulgação do mesmo.
Período de guerras
No período que envolve os principais conflitos da Idade Contemporânea, a I e II Guerra Mundial, houve um grande avanço em relação ao desenvolvimento de novas tecnologias, como foi o caso do rádio, do telefone, e até mesmo do primeiro sistema de computador.
Com o término desses conflitos, muitas companhias tiveram que se reerguer, e as estratégias de marketing já mostravam sua importância, ao permitir com que diferentes negócios conseguissem divulgar seus serviços e produtos para audiências distantes.
Um processo que apenas se amplificou nos anos seguintes, levando até o avanço da publicidade como hoje conhecemos, que foi sendo melhor desenvolvida nas décadas posteriores ao período de guerras.
Anos 80 – Competição no mercado
A década de 80 se destaca pelo excesso de comunicação, acompanhando os mercados que se expandiram, com anúncios presentes então nos mais diversos tipos de canais. Sejam em meios eletrônicos ou em um copo de papel personalizado em restaurantes.
Nesse período surgia uma modificação no mercado, com um foco maior nos consumidores do que nos produtos em si. Algo que somente aumentaria nos anos seguintes.
Anos 90 – Novos canais de contato
Na década de 90 a internet começava a adentrar o meio social, logo, as estratégias de marketing começaram também a observar esses canais como um maior interesse. Com as empresas começando a usar blogs e sites para se comunicarem junto aos seus clientes.
Anos 2000 – Os primeiros passos do Marketing 4.0
Esse processo de inclusão das tecnologias digitais às estratégias de marketing se expandiram ainda mais nos anos 2000, acompanhando a ampliação da World Wide Web, ou seja, a rede mundial dos computadores.
Com um maior acesso às plataformas digitais o mercado passou a trabalhar com novas possibilidades. Usando os canais digitais não só como um instrumento de divulgação, mas também como uma forma de comercializar os seus produtos e serviços.
E nisso pode ser resumido o Marketing 4.0, um conceito que trabalha com estratégias que atuam na digitalização do mercado como um todo. Sendo possível hoje, por meio do seu celular, encontrar o contato de uma empresa que atue na gestão de condomínios.
Ou qualquer que seja o tipo de área que possa chamar a atenção de um consumidor. Cabendo às estratégias de marketing desenvolver ações que possam otimizar as atividades dos mais variados negócios, auxiliando os mesmo a amplificar seus resultados.
Kotler chegou a definir o marketing como a “ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade”. Uma descrição prática que explica a importância dele para quem gerencia um negócio.
Sendo importante para uma empresa que busca crescer em sua área saber como adotar as melhores técnicas de marketing, reconhecendo então a importância do histórico desse sistema comercial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.