Michael Campos

Veja o que é personalização no e-commerce e sua importância

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    O e-commerce mudou a forma como diversas empresas trabalham e abriu portas para muitos empreendedores que antes estavam no anonimato ou ainda nem se interessavam por empresas, mas para o funcionamento da prática, é preciso de personalização no e-commerce.

    São diversas alternativas que podem ser tomadas para atrair clientes e leads, aumentando a chance de convertê-los e criar seu próprio espaço na internet, mas os desafios são muitos e quanto mais se preparar e souber o que está sendo feito, melhor.

    Portanto, o texto de hoje irá abordar o que é a personalização de e-commerce e como ela é importante para o seu negócio, mostrando o impacto que causa na sua empresa, benefícios e vantagens, assim como dicas de como aplicar de maneira correta.

    Desde uma empresa de tratamento de água até mesmo uma de logística, é preciso ter consciência de que o e-commerce é um modelo de negócios que está em constante crescimento e que atinge cada vez mais pessoas ao redor do mundo.

    Antigamente era muito mais difícil abrir uma empresa, muita burocracia e até mesmo os investimentos iniciais eram muito maiores. Abrir um negócio online, além de ser muito mais simples e fácil, tem sido a alternativa para muitas pessoas ganharem um dinheiro extra.

    Mesmo que o produto a ser vendido seja curso de aviação civil ou até mesmo canecas geek, esse tipo de começo incentivou muitas pessoas ao redor do mundo a despertar esse senso de empreendedorismo, aumentando muito as possibilidades dos clientes e, consequentemente, a concorrência.

    Isso significa que não basta apenas vender seus produtos nos dias de hoje, é preciso personalizar o seu e-commerce para que, junto a qualidade do que é ofertado, se crie um diferencial da sua marca, atraindo um maior número de pessoas para a loja digital.

    Afinal de contas, existem diversas empresas que vendem materiais hospitalares, por exemplo, mas certamente existem muitas delas que também são apagadas ou nem se destacam no mercado, indo à falência e fechando a suas portas algum tempo depois.

    Com isso em mente, os tópicos a seguir irão melhor abordar esse tema e mostrar tanto os benefícios da personalização quanto seu conceito, explorando as diversas oportunidades que ela tem a oferecer ao seu negócio de implantação de servidores. Confira.

    O conceito de personalização

    De forma simples e bastante direta, a personalização nada mais é do que o tratamento segmentado e exclusivo de um determinado público. Isso significa que produtos, estratégias de marketing, atendimento e até mesmo modelo de negócios podem ser personalizados para tipos diferentes de grupos de pessoas.

    Em outras palavras, é totalmente o oposto de generalizar e, quando pensamos no mundo dos negócios, nunca é bom não se ter o foco. A empresa que tenta abraçar a todos os públicos acaba não conquistando ninguém, podendo ser um grande problema.

    Ou seja, mesmo uma consultoria de meio ambiente precisa ter esse foco, pois ele afeta as decisões empresariais e diversos outros aspectos do negócio. A personalização faz com que seu público se sinta especial e único, além de representado e mais interessado na marca.

    Claro que essa personalização é importante em todos os negócios, mas no e-commerce ela não só fica mais evidente como é ainda mais necessária, afinal, são muitos usuários e é preciso chamar a atenção deles, coisa que a empresa não conseguirá oferecendo métodos, atendimentos e serviços generalizados.

    Com isso, sua empresa de consultoria ambiental ou de qualquer outro ramo, pode adquirir diversos benefícios e usufruir de tais vantagens para o seu negócio, como:

    • Leads e clientes mais engajados;
    • Melhor experiência de compra do usuário;
    • Maior taxa de fidelização de clientes;
    • Maior taxa de conversão;
    • Aumenta o alcance e autoridade da marca.

    Ou seja, o principal intuito com a personalização do e-commerce é oferecer uma excelente experiência de compra para o seu cliente, fazendo com que o mesmo se sinta ainda mais confortável com a sua marca.

    Por isso, visando ensinar algumas dicas que podem ser úteis, os tópicos a seguir irão reunir uma série de informações sobre como aplicar tal personalização em seu e-commerce, mostrando que mesmo um fornecedor de material de limpeza tem muito a oferecer para seus usuários.

    01 – Invista em um layout interessante

    As aparências importam sim e a primeira impressão é sempre a que fica. Por esse e por muitos outros motivos é necessário investir em um layout que seja chamativo e bonito, que faça o usuário se sentir confortável, impactando de forma direta nas compras.

    A forma como os produtos são disponibilizados e categorizados em seu e-commerce são de grande importância, e é preciso criar algumas subcategorias para facilitar a navegação do usuário e fazer com que o mesmo seja mais autônomo possível, além do site ser intuitivo.

    Através de banners no início da página também é possível chamar a atenção para produtos pouco comprados ou acessados, fazendo com que produtos e serviços menos conhecidos ou acessados ganhem destaque, como consultoria de exportação.

    02 – Personalize a navegação

    Quando se pensa em atrair clientes e leads para o seu negócio, é importante saber quem é o seu público-alvo e do que ele gosta. Com isso em mente, fica muito mais simples criar uma personalização no e-commerce que facilite a navegação do mesmo.

    É possível encontrar e retirar diversas dessas informações, como preferências, sites mais acessados e configurações através de cookies e outras ferramentas que os próprios sites oferecem, e isso aumenta a chance de conversão de usuários, sem mencionar uma maior fluidez do conteúdo do site.

    Toda essa estratégia de Web Optimization unifica diversos dados e aumenta as possibilidades do seu e-commerce. Um site mais personalizado e otimizado aumenta as chances do usuário passar mais tempo nele, consumindo mais conteúdo, conhecendo mais a marca, e aumentando as chances de conversão.

    03 – Invista em um pós-venda de qualidade

    Se tem uma coisa que muda muito o elo com os consumidores é mostrar preocupação mesmo após a venda, coisa que muitas empresas fazem de maneira bem errada, pois, após realizar a compra, aparece que não se importam tanto assim com o usuário.

    Portanto, utilize o e-mail marketing e personalize-o de forma que o cliente entenda que não é uma mensagem automática, mas sim um e-mail dedicado a ele, perguntando qual o nível de satisfação do produto, se a empresa pode ajudar em algo mais e até mesmo pedindo feedbacks sobre o atendimento.

    Acompanhe a métrica de taxa de abertura de e-mails, assim como as diferentes formas que os clientes se relacionam com a marca. Ofereça produtos em promoções e se mostre interessado, isso faz total diferença e aumenta a taxa de fidelização do mesmo.

    04 – Tenha uma boa comunicação

    Se tem uma coisa que facilita muito a personalização do seu e-commerce é uma boa comunicação entre cliente e empresa. Eles gostam de opinar sobre os produtos, atendimento e serviços da empresa, assim como se sentem bem quando são notados.

    Por isso, tanto para aceitar feedbacks quanto para entender o que o seu público prefere e implementar em sua loja virtual, é preciso estar atento aos canais de comunicação e abrir essa possibilidade para os seus leads e clientes.

    É interessante então fazer diversos tipos de anúncios nos diversos canais de comunicação que a empresa tem, favorecendo tanto o marketing quanto atraindo aqueles que já se interessam pelo produto quanto aqueles que ainda não conhecem.

    Portanto, além de apostar em um site como é o foco do e-commerce, também é importante utilizar das redes sociais, blogs e até mesmo de conteúdo audiovisual, como YouTube e Shorts, para conseguir ser mais atrativo e personalizar o e-commerce.

    Considerações Finais

    O texto de hoje mostrou o que é personalização no e-commerce e como ela é de suma importância para que o seu negócio permaneça competitivo e interessante, atraindo um maior número de leads, convertendo-os em cliente e fidelizando-os com maior facilidade.

    Lembre-se que o processo de personalização do e-commerce depende de alguns atributos que podem diferenciar a loja virtual de outras, que seria a geolocalização, o histórico de compras do cliente, o perfil social e demográfico da página, e a preferência de conteúdo e canal.

    De forma simples e direta, além de todos esses pontos citados, sempre é interessante investir em marketing de conteúdo, que esse mesmo pode ser personalizado pelo que seu consumidor quer e prefere, podendo inclusive fazer enquetes para os próximos conteúdos.

    Com isso em mente, busque aplicar a essência da sua empresa junto das informações disponibilizadas ao longo do texto e personalize ao máximo o seu e-commerce, se destacando no mercado e ganhando cada vez mais espaço.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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