Michael Campos

Automação de Vendas: como fazer e quais benefícios

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    O processo de automação de vendas é uma das mais importantes ferramentas da atualidade, principalmente pelo potencial de explorar novas oportunidades dentro de um mercado cada vez mais competitivo com seu projeto de iluminação industrial.

    Quando você tenta vender um produto ou serviço, normalmente a equipe de vendas tem um trabalho pesado antes de conseguir resultados que de fato sejam expressivos. Pensando nisso, muitas ferramentas estão sendo desenvolvidas para otimizar esse processo.

    O mundo tem passado por uma transformação digital, na qual uma série de avanços tecnológicos está ganhando mais popularidade e realmente transformando a realidade de muitas pessoas e empresas.

    Dentro desse aspecto, o setor de vendas tem sido muito beneficiado com ferramentas de automação, que buscam otimizar a parte mecânica e repetitiva do trabalho para que o vendedor possa focar em itens que realmente importam.

    Conquistar o cliente e convencê-lo a comprar com a empresa é apenas parte do processo de trabalho de um vendedor de aquecedores de piscina. Esse setor possui uma série de burocracias que acabam atrapalhando essa parte mais comunicativa do trabalho.

    O tempo perdido para lidar com todas as questões relacionadas a venda é precioso, e muitas vezes o vendedor seria melhor aproveitado se estivesse em comunicação direta com este ou outros consumidores ansiosos por receber algum tipo de benefício.

    Pensando nessa realidade, as ferramentas de automação podem realmente fazer a diferença em uma companhia, agilizando toda essa parte burocrática e deixando o vendedor livre para fazer o que ele entende melhor.

    A automação pode acontecer de diversas formas e a maioria dos setores que aplica esse tipo de ferramenta é notavelmente beneficiada por estes elementos. O trabalho da área comercial acaba sendo positivamente impactado por ele.

    Quanto mais tempo os vendedores ganham para lidar com situações mais complexas e se concentrar em fechar negócios, maior será a produtividade da empresa, entendendo que as ferramentas de automação acabam agregando muito valor à empresa como um todo.

    Isso dá aos vendedores tempo para que se dediquem a ações de treinamento e aprimorar suas habilidades de vendas, além de pensar em novas abordagens para sua empresa de extintores e até mesmo a personalizar esse tipo de ação, conseguindo uma estrutura mais adequada para o trabalho.

    Entretanto, é preciso que você tenha alguns cuidados na hora de automatizar esse setor. A verdade é que inteligências artificiais podem ser uma excelente ferramenta para tirar o peso de processos repetitivos e pouco efetivos que os vendedores fazem.

    Entretanto, ninguém gosta de se comunicar com uma máquina. Levar a automação para o processo de vendas como um todo, principalmente na questão de atendimento, pode acabar afastando seus clientes.

    Nenhum consumidor irá dar preferência a ser atendido por um robô, por isso a figura do atendente vendedor continua sendo muito importante na empresa, e não deve ser deixada de lado para dar espaço a ferramentas de automação.

    Benefícios da automação de vendas

    Agora que você entende um pouco melhor a função da automação de vendas, é hora de identificar algumas de suas principais vantagens e como elas podem ser lidas no mercado, independente do segmento em que você atua.

    A verdade é que estas ferramentas ajudam em um conceito geral, e você deve ter em mente que existem muitas possibilidades para trabalhar dentro desse tipo de ferramenta para vender um curso de comissário de bordo. Quanto mais você absorver esse conhecimento, melhor.

    Além disso, é preciso ter em mente que cada empresa é única, e nem sempre sua companhia terá o mesmo resultado que outras, ainda que estejam trabalhando com as mesmas ferramentas e no mesmo segmento de atuação.

    Por isso é importante que você pense em como utilizar a automação de vendas dentro de sua realidade, identificando como esse tipo de recurso pode ser mais vantajoso para sua companhia como um todo.

    Aumento no ciclo de vendas

    Todo consumidor passa por um processo conhecido como ciclo de vendas ou jornada de vendas. Esse é o caminho que ele traça desde o momento em que conhece a empresa até efetivamente fechar negócios com você.

    Embora esse processo tenha um tempo de preparo, a maioria das companhias deseja reduzir ao máximo esse tempo, bem como os recursos gastos durante esse tempo para que você consiga otimizar seus ganhos.

    Quanto menor você consegue fazer o ciclo de vendas durar, mais competitivos ficarão seus vendedores, uma vez que se motivarão a continuar conquistando bons resultados.

    Além disso, é importante que você pense em maneiras de reduzir os custos para aquisição do cliente com seu fornecedor de material de limpeza.

    A automação tem um importante papel nesse processo. Com as ferramentas reduzindo os processos repetitivos de seus vendedores, eles podem trabalhar com as oportunidades de forma muito mais efetiva.

    Esse tipo de ação funciona tanto com consumidores novos quanto com aqueles que já fizeram outras negociações com a empresa e estão em processo de fidelização, permitindo uma ação muito mais direta da parte dos vendedores.

    Personalização de atendimento

    Outro ponto importante que a automação de vendas pode permitir é a personalização do atendimento. Quando o vendedor não tem que ficar preso fazendo atividades mecânicas, ele consegue dar mais atenção para seus consumidores.

    Isso significa que ele pode tomar várias atitudes importantes para conseguir uma conversão em vendas, como:

    • Tirar dúvidas;
    • Dialogar sobre objeções;
    • Estudar o perfil do consumidor;
    • Oferecer contrapropostas.

    Todas estas ações acabam gerando um atendimento único, que segmenta melhor o tipo de ação que está sendo executado e ajuda o consumidor a entender o quanto a empresa o valoriza.

    Esse tipo de ação costuma ser muito funcional para conseguir mais conversões em empresas de sistemas, pois ele humaniza a negociação e acaba mostrando ao consumidor o quanto a companhia se importa com ele e com o que ele pensa.

    Redução de custos

    A redução de custos em uma empresa é tão importante quanto efetuar uma venda, e por isso a maioria dos profissionais acaba lidando com esse tipo de ferramenta em algum momento, principalmente para o crescimento da companhia.

    No caso das equipes de vendas, a automação tem um papel muito relevante em reduzir custos para a empresa por diversos motivos. O primeiro deles é que dá mais liberdade para os vendedores trabalharem e diminuírem o tempo de horas extras para dar conta desse trabalho.

    Além disso, as máquinas têm a capacidade de trabalhar muito mais rapidamente, seguindo um código de programação definido. Isso ajuda a reduzir erros e impedir que clientes sejam esquecidos pela sobrecarga que um funcionário pode estar passando.

    Esse tipo de processo pode fazer com que a empresa perca muitas oportunidades de negócio, e isso nem mesmo pode ser considerado culpa do funcionário, que tem muitas outras atividades na cabeça.

    Lidar com esse tipo de ferramenta de forma automatizada aumenta suas chances de sucesso com uma assessoria ambiental, oferecendo um desempenho muito acima da média mesmo entre companhias que possuem uma equipe reduzida, ajudando a motivar seus colaboradores.

    Automação de marketing ou de vendas?

    Muitos empresários ainda confundem os dois conceitos, e embora ambos apresentem benefícios para a empresa, é preciso saber separá-los para evitar qualquer tipo de problema no futuro.

    A automação de marketing utiliza a tecnologia como ferramenta de automação de processos para conseguir trabalhar leads e conquistar novos consumidores. Quando eles estão prontos, aí sim entra a equipe de vendas para iniciar um processo de negociação.

    Já a automação de vendas trabalha com essa segunda etapa, onde o consumidor já foi abordado e trabalhado pela equipe de marketing e está pronto para iniciar uma comunicação mais direta com a empresa de painéis elétricos, recebendo ofertas de produtos ou serviços.

    Ambas as ferramentas são muito importantes para qualquer companhia que deseja crescer em um mercado cada vez mais competitivo, e estas ações acabam gerando um interesse maior no mercado no que você tem a oferecer.

    Embora por muito tempo as equipes de marketing e vendas tenham sido tratadas como rivais, os gestores perceberam o potencial de resultados que uma empresa consegue quando ambos trabalham juntos.

    Dessa maneira, automatizando etapas básicas do trabalho, cada uma das equipes pode otimizar suas ações para apresentar resultados cada vez mais efetivos.

    Considerações finais

    Qualquer empresa depende de suas vendas para manter-se em atividade. Por conta disso, é importante saber como otimizar esse tipo de processo e garantir resultados mais satisfatórios a longo prazo para esse tipo de ação.

    Por isso, é muito importante que você consiga atualizar sua empresa e estar a par da tecnologia vigente, aproveitando assim os benefícios que podem ser conquistados desse tipo de processo.

    Empresas que automatizam suas vendas acabam ganhando um destaque acima da concorrência, tornando-se verdadeiras lideranças dentro do segmento em que atuam no mercado.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

     

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