Michael Campos

Como usar overdelivery para seu negócio

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    A relação de um cliente com uma empresa depende de um conjunto de fatores, como o atendimento recebido, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, entre outras ações a criarem uma expectativa por parte do público. Podendo se alcançar o overdelivery.

    Uma prática na qual as companhias não apenas alcançam de forma adequada as expectativas formadas por seus consumidores, mas conseguem até mesmo superar essas demandas apresentadas, o que permite um melhor índice de resultados.

    Uma relação que acompanha a aproximação de uma marca com o público, encontra uma melhor repercussão em cima de uma estratégia comercial, a partir do momento que uma empresa consegue entregar um trabalho superior ao que é esperado pelo cliente.

    Tal quando um usuário tem algum problema a ser resolvido com uma empresa e opta por recorrer aos serviços de call center dessa companhia, com o intuito de tentar resolver essa questão. No entanto, a solução apresentada pode ser melhor que o esperado.

    Criando assim uma situação positiva para o cliente, mas também para a empresa, diante do nível de satisfação desse usuário, sendo capaz então de recomendar os serviços dessa companhia para outros clientes, diante do bom atendimento recebido.

    Além dos serviços de atendimento, na recepção do público em cima de um produto ou serviço também pode destacá-los dentro do mercado, principalmente quando eles apresentam características extras ao seu seu primordial, aumentando assim sua aplicação.

    Por exemplo, uma encomenda de balões infláveis para propaganda, com o intuito de divulgar uma marca específica dentro da sua loja. Ao apresentarem um modelo sofisticado, podendo ser usados como objetos de decoração, cresce o valor dos produtos.

    Aumentando dessa forma a recepção do público em cima de tais mercadorias. O que a longo prazo pode levar a melhores resultados financeiros a serem alcançados por tal empresa, tudo por base nessa relação de satisfação obtido pelo público de uma marca.

    Uma situação de tamanha relevância para o mercado, que tal relação chegou a ser estruturada por meio dos especialistas de marketing, levando então ao conceito que atualmente pode ser conhecido como overdelivery.

    Overdelivery: Entregando algo a mais ao público

    A palavra delivery não é tão desconhecida para o público brasileiro, estando diretamente associada aos serviços de entrega adotadas por lojas e principalmente restaurantes, que levam seus pedidos até a casa dos clientes, sem que eles precisem ir até tais espaços.

    O overdelivery, no entanto, trata-se de algo diferente, como algo que pode ser traduzido como uma entrega superior, ou seja, conceder ao público uma experiência superior àquela que ele busca ao adquirir um produto ou contratar um serviço.

    Uma opção prática para se entender esse conceito é por meio de um sistema de brindes, no qual o indivíduo compra um perfume e leva junto um kit desodorante, dando assim um valor maior para a compra que acaba de ser realizada por parte de uma audiência.

    Alcançado dessa forma diversos pontos benéficos que não necessariamente partem do valor acordado para cima da compra de um produto, com uma empresa entregando aos seus clientes uma experiência muito superior à qual ele adquire.

    Tratando-se então de uma estratégia de fortalecimento da relação de uma empresa com o seu público, como uma empresa de gestão de documentos, que pode ampliar a sua linha de clientes a partir do momento em que apresenta uma prática diferenciada ao público.

    Fazendo então com que o sistema de overdelivery tenha uma importância grande para o mercado, principalmente se contarmos com o cenário altamente competitivo que se encontra atualmente, no qual as empresas dependem de uma relação otimizada.

    Garantindo dessa forma com que a audiência de uma companhia passe a considerar esse empreendimento com uma maior atenção, a partir da relação positiva a ser formada com tais empresas, por meio da experiência de consumo oferecida por esses negócios.

    Não só entregando ao público aquilo que ele procura, como também oferecendo uma experiência maior.

    Em muitos casos até mesmo criando uma nova necessidade a esse grupo de clientes, no que pode aumentar a relação comercial entre o público e uma companhia. O que permite o alcance a uma série de vantagens dentro do mercado.

    Benefícios do overdelivery

    Entregar mais do que esperado por parte do público é algo que claramente apresenta vantagens para esse consumidor, contudo, por parte de uma empresa, como uma gestão de frota de veículos leves, isso significa um trabalho maior a ser realizado.

    Pois para que essa administração de automóveis, a serem usados nos serviços de transporte, possa entregar atividades ainda mais benéficas ao público, tal companhia terá de se esforçar mais que o necessário, para alcançar essa percepção superior no mercado.

    E esse esforço de fato pode levar a um conjunto de situações positivas para o mercado, através de vantagens como:

    • Fidelização dos clientes;
    • Fortalecimento de uma marca;
    • Maior relação de proximidade com o público;
    • Aumento em vendas;
    • Alcance maior de novos consumidores;
    • Engajamento com o público interno e externo.

    Todas essas são ações a serem vistas com bons olhos por quem administra um negócio, tendo como base o melhor nível de performance a ser atingido por uma companhia. Começando pela maneira com que ela é enxergada pelo seu público em potencial.

    Fazendo então com que uma companhia que atua com foco no meio industrial, como na adequação de máquinas e equipamentos, consiga conquistar o mesmo tipo de reconhecimento a ser alcançado por uma loja que trabalha com um público direto.

    Tudo por meio do nível avançado de serviços que essa empresa pode oferecer ao público. Trabalhando não só com o objetivo de agradar às expectativas dos seus clientes, mas atuando também para surpreender esse público, com a entrega de algo superior.

    Como adotar o overdelivery ao seu negócio

    Se esse esforço aprimorado pode levar a tamanhos benefícios, aumentando a percepção sobre uma marca, assim como a posição conquistada por esse negócio dentro do seu mercado, torna-se clara a relevância de adotar um sistema de overdelivery.

    Algo que pode ser alcançado a partir da implementação de práticas como:

    Distribuição de brindes

    Na compra de dois produtos leve outro de brinde. Estamos falando de uma prática comum no mercado, no qual um cliente é beneficiado após a compra de uma mercadoria, recebendo algo a mais além daquilo que foi adquirido via uma transação comercial.

    A oferta de brindes se destaca então como uma das formas mais populares e práticas de overdelivery. No qual o cliente acaba por receber algo além daquilo que ele tinha pretensão de adquirir.

    Cupons de desconto e programa de fidelidade

    Outra ação positiva em relação a uma compra pode ser o acesso a cupons de desconto. Estratégias capazes de fazer com que um fornecedor de crachá em pvc personalizado consiga conquistar uma maior intenção de público em relação à realização de uma compra.

    A distribuição de cupons de desconto pode ser uma forma de amplificar essa relação com o público, fazendo com que sua próxima compra seja garantida, tendo a certeza de um valor menor a ser pago.

    Programas de fidelidade também se destacam nesse sentido, ao se associarem tanto à disposição de cupons, como também de brindes, como citado no tópico anterior.

    Experiência diferenciada ao público

    A experiência do usuário é um dos fatores a ser visto com maior importância acerca de sua relação com algum negócio. Com o público não só retornando a fazer negócio com tal empresa, como também recomendando esses serviços e produtos para outros públicos.

    Uma experiência que pode ser garantida por meio de estratégias diferenciadas, como o marketing de conteúdo, apresentando ferramentas que atraiam a atenção do público de forma diferenciada, indo além do que era esperado em cima de uma compra inicial.

    Prazo de entrega reduzido

    Com o crescimento do comércio digital, algo que passa a ser uma preocupação do público é o tempo associado à entrega de um produto, assim como o valor de frete cobrado nesse serviço.

    Diante dessa realidade, a partir do momento que uma empresa consegue entregar um produto de forma rápida, através de um serviço de entrega de encomendas eficaz, é possível para ela alcançar uma melhor recepção por parte do público.

    Embalagens diferenciadas

    A qualidade de um produto diz muito sobre a satisfação do público em relação a uma compra. No entanto, a sua embalagem também pode ser importante para garantir uma melhor percepção sobre essas mercadorias.

    Assim como uma embalagem chamativa dá destaque para uma linha de produtos, ou como uma sacola de uma loja de roupas de grife é visto com uma maior recepção por parte dos seus clientes.

    Todas essas sendo, então, ações a serem consideradas, para adotar um sistema de overdelivery em seu negócio. De um pequeno armazém até uma companhia de segurança, que oferece serviços de monitoramento eletrônico.

    A única preocupação se torna garantir com frequência essa qualidade superior, para que uma empresa não acabe sendo prejudicada por prometer algo da qual ela não é capaz de cumprir, frustrando assim as expectativas dos seus clientes.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade