Michael Campos

Como identificar concorrentes direto e indireto

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    O sucesso de um empreendimento depende de uma série de fatores, tal como a sua relação com seus clientes, parceiros comerciais, fornecedores e concorrentes direto e indireto, cada um exercendo uma importância específica para tal negócio.

    Nesse caso é importante citar a importância dos concorrentes, por se tratarem de empresas que irão disputar a mesma atenção em cima do seu público, podendo dessa forma alcançar um destaque capaz de diminuir os resultados a serem alcançados por tal projeto.

    Não sendo preciso tratar-se de um competidor direto, mas também de qualquer empresa capaz de alcançar algum tipo de interesse por parte dos clientes, que acabam decidindo por fazer negócios com tais empreendimentos, no lugar do seu, prejudicando seus planos.

    Sendo inclusive esse o motivo pelo qual as companhias passaram a trabalhar com um número amplo de atividades e serviços, para que dessa forma seja possível amplificar a sua relação com o público.

    Tal como uma empresa de vigilância a trabalhar não só com instalação de sistema de câmeras de segurança, mas também com outros modelos de segurança, como a aplicação e manutenção de sistemas de alarmes, além de outras ações, capazes de otimizar os seus serviços de proteção.

    Fortalecendo assim a imagem de tal companhia em relação ao público, fazendo com que essa audiência opte por fazer negócios com essa empresa em particular, no lugar dos concorrentes diretos e indiretos, que podem se colocar presentes no mercado.

    Isso em uma ampla relação comercial, no qual o sucesso de um empreendimento depende também da performance de outras empresas que se encontrem dentro do seu setor de negócios, existindo ou não espaço para que diferentes companhias possam prosperar.

    Principalmente por existir uma variedade dos interesses e expectativas por parte do público, capaz de fazer negócios com uma empresa de pintura residencial, enquanto outra parcela pretende se associar com uma companhia concorrente, por pontos distintos.

    Através de características como preço, qualidade do serviço, marca de tinta usada por cada uma das empresas concorrentes, assim como a velocidade em relação ao término de um serviço. Um conjunto de questões que fazem com que um concorrente se destaque.

    E para que seja possível superar os seus concorrentes, primeiro é necessário saber quem de fato eles são.

    A relação de uma empresa com seus concorrentes

    Dentro de cada setor de mercado é possível encontrar uma faixa de público almejada e, tentando conquistá-la, um número grande de empresas, cada uma tentando conquistar a posição de liderança dentro do seu mercado.

    Mas a existência de empresas concorrentes não deve ser vista apenas de forma negativa, até porque essa alta disputa comercial pode auxiliar no processo de otimização do mercado como um todo, trazendo assim um conjunto de benefícios para o público.

    Ao mesmo tempo que a presença de um número alto de empresas dentro de um setor pode indicar justamente um movimento em alta desse mercado, trazendo maiores possibilidades para as empresas que se encontram presentes nessa área comercial.

    Tal como uma empresa de serviços gerais, que pode encontrar um maior número de requisições, acompanhado o surgimento de novos pontos comerciais em uma região, como uma rede de hotéis, hospitais ou até mesmo de diferentes pontos comerciais.

    De qualquer forma, diante de um alto número de concorrentes, é importante que uma empresa consiga se aprimorar o máximo possível, para que ela consiga superar tais competidores, a ponto de serem vistas como a primeira opção por parte do público.

    Tudo por meio de um processo que envolve concorrentes diretos e indiretos. Isso porque uma companhia não precisa lidar somente com empresas que trabalham com o mesmo tipo de produto ou serviço que o seu negócio, mas também com companhias similares.

    É possível citar como exemplo o caso de uma fábrica de refrigerantes responsável pela produção de uma linha de refrescos à base de cola, que encontra como competidores uma marca de refrigerantes de guaraná, de laranja, entre outros.

    No entanto, existem também os competidores indiretos, nesse caso podendo ser citados outras empresas de bebida, como:

    • Água;
    • Sucos;
    • Chás;
    • Bebidas alcoólicas.

    Existindo assim uma importância em conhecer profundamente esses concorrentes, definindo-os como diretos e indiretos, à ponto com que uma empresa de ar condicionado consiga adotar as estratégias corretas, sobre como lidar com tais competidores comerciais.

    Em uma relação capaz de definir o nível de sucesso a ser alcançado por essa empresa voltada ao serviços de climatização, de acordo com a forma com que tal negócio consegue se relacionar com o seu público disputado.

    Formas de identificar os seus competidores

    Para que seja possível desenvolver uma estratégia capaz de superar os seus concorrentes, antes é preciso conhecer a fundo tais competidores, inclusive se eles se tratam de adversários comerciais diretos ou indiretos.

    Para se definir isso, certas ações são recomendadas, como:

    Mapeamento do mercado

    Para compreender qual a relação da sua empresa dentro de sua área comercial, é importante fazer um mapeamento desse mercado, analisando os pontos fortes e fracos, além de características gerais de todas as empresas presentes em tal setor.

    Pontos de venda e produtos similares

    Nessa relação de identificação de concorrentes, um ponto importante de se analisar são justamente os pontos de venda, ou seja, o local por onde é possível encontrar por aquecedores de piscina, entre outros produtos necessários para a reforma do seu imóvel.

    Em tal local é possível encontrar todas as marcas que se destacam como opções para o cliente que busque por tal equipamento, além de empresas de produtos diferentes, mas que também pode atrair a atenção dos clientes, sendo então concorrentes indiretos.

    Verificando então essa gama de produtos disponíveis em uma prateleira, próximos ao aquecedor de piscina da sua marca, por exemplo, para definir quais desses se destacam como os seus competidores dentro do mercado.

    Pontos fortes e fracos dos concorrentes

    Após identificar quais são esses competidores, é importante então estudar as características de cada um deles, como os seus pontos fortes e fracos. Para que a partir disso seja possível definir uma estratégia capaz de lidar com esses tópicos.

    Conquistando dessa forma um maior interesse por parte do público, ao apresentar características positivas que superem as qualidades trabalhadas por tais competidores.

    Pesquisa de satisfação

    E para entender exatamente sobre essa percepção por parte do público, uma ação que se destaca é a realização de uma pesquisa de satisfação, de forma a atender qual é a preferência de uma audiência em como esse público se relaciona com cada marca.

    Para que assim uma empresa de mudanças consiga não apenas compreender a relação do público com os seus concorrentes, mas também com essa própria companhia, permitindo com que sejam tomadas atitudes acerca da otimização de tal negócio.

    O que nos leva ao último passo.

    Analise seus próprios resultados

    É importante estudar os seus concorrentes, mas para conseguir superá-los, é preciso apresentar a sua companhia como a opção adequada a ser contratada por tal público.

    Tudo por meio de ações que só poderão ser tomadas a partir do momento que essa companhia estude os seus resultados, sejam eles positivos ou negativos, para que assim uma empresa saiba a forma correta de lidar com suas questões internas e externas.

    Todas essas são etapas importantes para que um negócio consiga se especializar em sua área, a ponto de conquistar uma posição de liderança em tal mercado, superando então os presentes concorrentes em seu mercado.

    Tudo a ponto com que um cliente opte por trabalhar com uma companhia de serviços gerais após realizar uma cotação de serviços de limpeza comercial com ela, sendo a questão do preço uma das características que podem influenciar na decisão do público.

    Existem também outros pontos a serem observados nesse sentido.

    Pontos de análise do público

    Não é somente as empresas que realizam um estudo geral do mercado, observando as ações dos seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. O público consumidor também realiza esse tipo de ação com o propósito de escolher a melhor opção para si.

    E entre as questões que essa audiência pode observar é possível destacar:

    • Design de um produto;
    • Qualidade de um serviço;
    • Atendimento receptivo;
    • Preço praticado por tal empresa.

    Trata-se de um conjunto de fatores responsáveis pela decisão de compra dos clientes, optando por contratar uma companhia específica para cuidar da implementação de um projeto de iluminação industrial dentro do seu negócio, por exemplo.

    Uma relação comercial então a ser definida pelas características particulares que cada empresa apresenta, o que as coloca em uma posição de vantagem ou desvantagem em relação aos seus concorrentes, interferindo assim no sucesso de tal projeto.

    Tudo a destacar a importância de conhecer quais são os seus reais concorrentes, mas não somente aqueles óbvios, sendo importante ter atenção também para os competidores indiretos, capazes de conquistar a audiência almejada pelo seu negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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