Michael Campos

Como usar as redes sociais para melhorar o SEO local

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    SEO local

    Com certeza você já deve ter ouvido falar em otimização para os motores de busca, mas e sobre SEO local você conhece? Saiba que essa é uma estratégia muito eficiente que consegue fazer com que sua empresa ganhe destaque nas buscas.

    Nos dias atuais é muito comum que as pessoas façam suas buscas por produtos através do Google, com isso as empresas enxergaram todo potencial que esses buscadores possuem e começaram a investir neles.

    Seja uma empresa de filtro secador compressor ou uma loja de eletrônico é muito importante se posicionar nos primeiros resultados de busca, pois dessa forma os clientes conseguem localizar esses negócios.

    Utilizar o SEO local, faz com que a sua empresa tenha mais visibilidade on-line na região em que atua, com isso as técnicas otimizam a página para buscas específicas no local, além de criar configurações do perfil da sua empresa.

    Dessa forma, quando uma pessoa buscar por aspirador de pó industrial valor, por exemplo, irá encontrar as empresas que estão próximas da sua região, quer entender um pouco mais como essa estratégia funciona? 

    Continue lendo esse texto pois separamos todas as informações importantes para você colocar em prática o SEO local e aumentar suas vendas de forma considerável. Confira!

    Afinal, o que é SEO local?

    O SEO local é uma estratégia que consiste em aplicar técnicas de otimização que garantem que a sua empresa seja priorizada nos mecanismos de buscas, com isso você utiliza as práticas em:

    • Site;
    • Perfis em redes sociais;
    • Conteúdos;
    • Textos. 

    Diferente do SEO comum, na modalidade local você irá atingir usuários que tem a localização compatível com a sua empresa, ou seja que esteja nas proximidades do seu negócio.

    É importante ressaltar que o SEO local não anula outras técnicas de SEO, muito pelo contrário, elas podem ser usadas em conjunto, para potencializar a otimização.

    Por exemplo, uma pessoa está procurando por célula de carga preço e precisa que o produto chegue o quanto antes, dessa forma ele pode escolher ir até o local ou esperar a entrega na sua casa, que devido a proximidade costuma ser mais rápido.

    Por mais que esse usuário não especifique sua região, de forma automática o Google irá recomendar as lojas que estão próximas a ele, utilizando o serviço de localização do aparelho pelo qual ele está pesquisando.

    Dessa forma o SEO local visa a otimização nos mecanismos de busca, levando em consideração a geolocalização e outros recursos como as redes sociais, para que o usuário encontre uma loja de tanque polipropileno, por exemplo, perto do seu local.

    Com isso você capta os clientes da sua região e do bairro onde o seu negócio está situado, isso faz com que sua empresa gere mais vendas, além de claro ter uma presença online muito mais relevante e conseguir se sobressair da concorrência.

    Como otimizar o SEO local

    Veja a seguir algumas dicas que irão te ajudar a otimizar o seu SEO local, e fazer com que sua empresa apareça nos primeiros resultados de busca.

    Saiba que essas estratégias funcionam em todos os segmentos, seja uma empresa de morsa mecânica ou uma loja de lâmpadas, basta adaptar ao seu negócio e seus objetivos.

    Afinal as pessoas fazem suas busca de forma online, por isso é importante que todos os negócios estejam presentes na internet, isso traz mais visibilidade e vendas para as marcas.

    Crie o Google Meu Negócio

    Saiba que o Google Meu Negócio é crucial para uma estratégia de SEO local, pois ele é uma iniciativa dos buscadores para facilitar a identificação e localização da sua empresa para os usuários.

    Quando uma empresa de eixo cardan industrial, cria a sua conta na plataforma, o próprio formato exige o preenchimento de dados que são fundamentais para que os usuários locais encontre seu negócio, são informações como:

    • Endereço;
    • Horários de funcionamento;
    • Nota dos usuários;
    • Pico de lotação;
    • Perguntas e respostas.

    Para criar o perfil da sua empresa é bem simples, você só precisa acessar a conta do seu negócio no Google e procurar por “site do Google Meu Negócio”, depois é só seguir o passo a passo, de forma simples e fácil você já terá sua conta.

    Invista na sua presença online

    Vamos supor que você tenha uma empresa de usinagem peças precisão e está começando a divulgar o seu negócio na internet, você precisa investir em canais de comunicação, além do seu site.

    Por isso é fundamental que você esteja presente nas redes sociais e cadastro atualizado em plataformas de avaliação como:

    • Facebook;
    • Instagram;
    • TripAdvisor;
    • Foursquare.

    Com isso você potencializa o seu alcance além de fortalecer a sua marca online, como o SEO local trata de um conteúdo voltado para região, essas redes de comunicação trabalham com geolocalização otimizando os resultados.

    Faça parceria com blogs locais

    Tente pensar nos blogs e páginas que sejam relevantes em sua região e que tenham alguma relação com os seus produtos e serviços, saiba que receber links destes blogs poderá te ajudar a impulsionar o seu SEO local.

    Por isso é fundamental que você busque essas parcerias e com isso utilize esse canal de tráfego para aumentar o volume de visitantes no seu site, é importante que você entenda que o recebimento desses links é um forte fator de ranqueamento orgânico.

    Produza conteúdo local

    É importante que você entenda que a construção da autoridade é fundamental para qualquer negócio, por isso é fundamental que você crie um blog e desenvolva conteúdos locais de qualidade que ajudem as pessoas.

    Você precisa criar conteúdos que vão além das vendas dos seus produtos e serviços, por exemplo, se você tem uma loja de chapa de alumínio, pode explicar como é feito o procedimento e a importância deste produto.

    Dessa forma você fala do seu produto sem necessariamente falar sobre ele, sem focar apenas na venda, dessa forma quando alguns usuários buscarem por chapa de alumínio preço, por exemplo, será direcionado para o seu site.

    Isso acontece pois os motores de busca vão entender que o seu conteúdo é relevante, veja a seguir algumas dicas importantes para a criação desses textos:

    • Faça um estudo de palavras-chave;
    • Utilize as técnicas de SEO em seu domínio; 
    • Inclua em seus textos o nome de sua cidade;
    • Inclui em seus conteúdos termos e hashtags utilizados na região;
    • Inclua notícias e acontecimentos locais;
    • Patrocine eventos locais, times ou organizações e escreva sobre eles;
    • Convide especialistas locais para escrever seus conteúdos.

    Para que a estratégia de SEO seja eficiente é fundamental que você seja original e produza conteúdos relevantes, não copie as publicações de outros sites, pois isso compromete sua página e pode ser considerado plágio.

    Conte com as avaliações

    Ter boas avaliações é fundamental para qualquer negócio, mas principalmente para aqueles que se encontram no universo online, afinal essa é a única forma que os clientes possuem para saber se aquela loja é confiável.

    Por isso é muito importante ter a aba de avaliações na plataforma de vendas, como é o caso do Google Meu Negócio, esses comentários têm o poder de impulsionar a reputação de sua empresa.

    Mas para isso é importante que você mantenha a satisfação dos seus clientes sempre acima da média, além de claro garantir a qualidade dos produtos ou serviços, por isso é crucial que você responda todas as dúvidas dos consumidores.

    É importante que você responda inclusive às críticas, com isso você mostra que a sua empresa se preocupa com a opinião do seu consumidor sem contar que você consegue melhorar aquilo que está errado no seu negócio.

    Essas críticas ajudam a sua empresa a melhorar, além de claro fortalecer a relação com os seus clientes.

    Como você pode perceber, o SEO local é uma estratégia muito eficaz para aquelas empresas que desejam aumentar suas vendas e trabalhar com um público mais específico e próximo da localidade do seu negócio.

    Quando uma empresa investe nessa estratégia ela consegue se beneficiar de diversas formas como:

    • Crescimento da visibilidade na região;
    • Autoridade local;
    • Atração de novos consumidores.

    Afinal essa é uma forma prática de segmentar os seus clientes e usar conteúdos específicos para conseguir captar esses consumidores.

    Pois uma boa estratégia de SEO local, aliada a outras práticas, pode garantir que o seu site seja um dos primeiros resultados de buscas, fazendo com que mais pessoas conheçam sua marca e consumam seus produtos e serviços.

    No mundo atual e tecnologia é essencial que as empresas estejam inseridas no universo online.

    Considerações finais

    Em conclusão, usar as redes sociais de forma estratégica pode ser uma ótima maneira de melhorar o SEO local do seu negócio. 

    Ao publicar conteúdo relevante e de qualidade nas plataformas sociais, você pode atrair mais seguidores e aumentar o engajamento com sua marca. Isso pode, por sua vez, gerar mais tráfego para o seu site e aumentar a visibilidade da sua empresa nos resultados de pesquisa local. 

    Além disso, a interação com seus seguidores nas redes sociais pode ajudar a construir uma comunidade fiel em torno da sua marca, o que pode levar a mais clientes e fidelização. 

    Portanto, é importante investir tempo e recursos na criação de uma estratégia de mídia social bem planejada que se integre com sua estratégia de SEO local para alcançar o sucesso em ambos os campos.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade