O sucesso de um negócio não pode ser medido pelo número de usuários que visualizam um anúncio ou até mesmo visitam uma loja, mas sim pela taxa de conversão que tal empreendimento pode alcançar, garantindo assim um número específico de vendas.
Contudo, para que esse tipo de performance venha a ser conquistado, é necessário adotar uma série de estratégias de negócio, começando pela conquista de certas visualizações por parte do público, fazendo com que desse contato inicial seja atingida uma nova venda.
Muitos são os atributos que devem ser trabalhados para se conquistar tal conversão, tal como a oferta de conteúdos melhor direcionados após um certo tempo de conexão entre uma empresa e o seu público, seguindo a conexão fortalecida por contatos anteriores.
E isso se trata de um trabalho a ser feito levando em conta também a relação inicial entre uma empresa e o seu público, tal como uma busca por balança para gado preço, sendo preciso fazer uma boa oferta para garantir a finalização da compra de forma específica.
Apesar de ter uma clara importância, não é apenas a questão do preço que pode fazer com que um possível cliente dê início a uma compra, sendo importante incluir também a experiência oferecida por tal produto, sua embalagem, seu design, entre outros itens.
Da mesma forma em que isso deve ser trabalhado dentro do comércio presencial, o mesmo também é válido para o setor digital, levando-se em conta que o número de concorrência na internet pode ser ainda maior, dificultando assim o trabalho de conversão a se conquistar.
Para então garantir com que um usuário venha a comprar empilhadeira através dos canais digitais, se mostra necessário desenvolver toda uma estratégia complexa, garantindo primeiro a visualização dos seus anúncios e conteúdos, para depois partir para uma venda.
Nesse sentido, é importante reconhecer todos os elementos que podem ajudar na conquista da conversão de clientes dentro das suas plataformas virtuais de venda, a começar pela oferta da melhor experiência possível ao seu público, reconhecendo os desafios da internet.
Dentro dessas plataformas, é importante levar em conta tudo aquilo que possa interferir positivamente na relação a ser conquistada com um usuário, a ponto de transformar ele em um possível cliente, o que inclui o trabalho de design a ser realizado nos canais virtuais.
A relação do design e a experiência do usuário
A função do design de um modo geral é a garantir a melhor interação com algum tipo de produto ou sistema, facilitando tanto a utilização de uma ferramenta de trabalho, a visualização de um site ou até mesmo a apreciação do estilo de uma peça de arte.
Esse mesmo tipo de relação se mostra importante então no ambiente digital, ainda mais diante do alto volume de conteúdos que podem ser encontrados dentro do setor virtual, onde um bom trabalho de design pode aumentar a interação e visualização do público.
A partir dessa atenção do público se torna possível trabalhar com a relação a ser desenvolvida com uma audiência de possíveis clientes, começando então pelo tipo de experiência positiva que tal usuário pode conquistar dentro do meio virtual.
Ou seja, da mesma forma em que um serviço de pintura predial pode melhorar a fachada de um escritório, fazendo ele se destacar dentro de uma rede empresarial, o mesmo pode acontecer no cenário digital, de acordo com o design a ser trabalhado em seus conteúdos.
Nesse sentido é importante destacar a estrutura visual de um site de vendas, por exemplo, garantindo com que o público rapidamente consiga encontrar aquilo que procura dentro dessa plataforma, bastando apenas alguns cliques junto ao sistema intuitivo ali disponível.
Antes mesmo dessa conversão direta, podemos pensar também nos conteúdos a serem compartilhados nas redes sociais, onde a presença de uma produção de design chamativo pode conquistar a atenção do público, criando uma ponte para uma possível conversão.
Com essa ideia em mente, é importante não só trabalhar com o design de uma luminária led decorativa a ser oferecida ao público, mas também com o site ou até mesmo o anúncio deste produto, para assim facilitar a conversão de um usuário em um cliente em potencial.
Tal valor aponta então para a importância em saber como trabalhar o seu design, com um destaque para o meio digital, de forma a melhorar a performance comercial do seu negócio, ainda mais frente à ampla concorrência que se encontra nos canais digitais.
Como otimizar o design do seu site?
Já que um site bem estruturado em termos de design pode aumentar não só a visualização por parte do seu público, mas também as conversões comerciais ali disponíveis, se mostra importante então saber como otimizar suas plataformas nesse sentido, o que inclui:
Escolha de cores
Cada tonalidade pode trazer uma sensação diferente ao público, sendo importante considerar isso tanto ao desenvolver a identidade de uma marca como também o seu destaque a ser alcançado dentro do meio virtual, levando em conta o item a ser trabalhado.
Em um site voltado à indústria, a ser acessado por quem busca por chapa de alumínio preço, por exemplo, se indica o uso de tons mais profissionais, como o cinza e o preto, enquanto para uma loja virtual de roupas, uma plataforma colorida pode ser mais chamativa.
Layout atraente
Muitas plataformas oferecem modelos básicos que podem ser utilizados em seu site. É indicado, porém, garantir com que o seu site possua uma identidade única no mercado, sem nunca esquecer da importância de se oferecer uma boa experiência ao público.
Nesse caso se indica a contratação de um profissional especializado em web design, tudo para criar um site atrativo e intuitivo, podendo assim influenciar na taxa de conversão a ser conquistada em relação a todos os usuários que acessam essa plataforma.
Carregamento do site
Ainda sobre a experiência do usuário em um site, é importante falar do tempo em que ele demora para carregar em sua tela, considerando também que um número maior de elementos pode, de fato, tornar sua plataforma mais pesada, prejudicando sua experiência.
Diante disso, é importante trabalhar com a otimização de uma página, permitindo que nela seja possível encontrar informações sobre extração multifásica além de uma oferta comercial do produto, tudo isso sem fazer com que tal endereço fique muito pesado e lento.
Site responsivo
Diretamente conectado ao tópico acima, é preciso contar também com um site que tenha um modelo responsivo, ou seja, com um design capaz de se adaptar ao tipo de tela do usuário, oferecendo assim a melhor experiência a quem acessa tal plataforma através de:
- Computadores;
- Tablets;
- Celulares;
- Smartwatches.
Essa fácil visualização pode até mesmo aumentar o número de vendas de kit correia dentada e tensor, levando em conta que um usuário pode fazer tal compra diretamente do seu sofá, bastando contar com um site de vendas que seja otimizado ao público.
Junto a todos esses pontos, é importante destacar outro tópico em especial, sendo o caso da personalização de conteúdo, algo que conversa com a construção do design do seu site e de como isso pode levar diretamente a um número maior de conversões.
Como a personalização de um design pode ser útil?
Quando falamos na importância de oferecer um melhor tipo de experiência ao público, é importante destacar também como um conteúdo personalizado pode ser eficaz, passando a uma audiência a consideração que as empresas têm em relação a essa audiência.
Esse tipo de trabalho pode ser feito através de um estudo do perfil da audiência que se busca conectar, sendo possível oferecer conteúdos desenvolvidos especificamente para um tipo de audiência, melhorando dessa forma o seu desempenho dentro dos canais digitais.
A partir desse tipo de trabalho, é possível conquistar não apenas uma maior atenção dos usuários, mas também uma fidelidade por parte dessa audiência, tudo a partir da melhor experiência a ser oferecida, o que pode começar pelo tipo de design trabalhado.
Ao implementar todas as ideias citadas dentro do seu site e dos seus canais de comunicação, o que pode incluir sua presença nas redes sociais e a gestão de um serviço de e-mail, se torna possível melhorar o nível de conversões em seu negócio.
Junto disso, podemos então garantir com que uma pesquisa por análise de alimentos possa levar a uma maior conexão entre esse usuário e as empresas que trabalham com tal tipo de serviço, no qual a oferta de uma boa experiência possa levar a uma conversão.
Frente a tudo isso, caso você possua um negócio na internet e está em busca não apenas de ser visto pelos usuários, mas também ver suas conversões aumentarem no mercado, é indicado olhar com atenção para uma série de tópicos, a começar pelo design trabalhado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.