Michael Campos

Como se preparar para a Black Friday 2022

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    O seu negócio já está preparado para vender na Black Friday 2022? Esse é um dos momentos mais esperados todos os anos, tanto pelos consumidores, como pelos empresários e empreendedores de plantão.

    Afinal, é o momento em que mais ocorrem vendas e descontos, é por isso que várias empresas se preparam com antecedência para estruturar os melhores planos e estratégias para vender seus serviços e produtos. 

    Logo, seja para vender capa coladinha para sofá retrátil, ou qualquer outro tipo de produto ou serviço, é preciso se preparar para essa alta temporada de vendas. 

    O que é Black Friday, afinal?

    Black Friday é o dia em que as marcas baixam seus preços e oferecem descontos aos clientes. Originou-se nos Estados Unidos e é sempre realizada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, um dia muito tradicional para o povo americano.

    Faz sentido estratégico, afinal, é o início da temporada de compras de Natal. Por ter feito tanto sucesso por lá, outros países, como o Brasil, passaram a adotar formalmente as datas no calendário sazonal de negócios.

    E não somente isso, estratégias de adaptação no Brasil fez com que essa data não ficasse apenas como um dia, mas como uma semana, como a Black Week, ou mesmo como mês, intitulado de Black Month.

    Portanto, uma empresa de instrumentos cirúrgicos, por exemplo, que queira vender muito nessa data, deve pensar bem em quais estratégias de vendas serão realizadas. Lembrando que esse planejamento deve ser feito com muita antecedência.

    Quando é a Black Friday 2022?

    A Black Friday 2022 ocorrerá exatamente na sexta-feira dia 25 de novembro. O Dia de Ação de Graças é a última quinta-feira de novembro e, a cada ano, a Black Friday ocorre no dia seguinte.

    Ou seja, de um modo geral, a Black Friday começa assim que o Dia de Ação de Graças termina. No entanto, no Brasil, todos os anos, as vendas da Black Friday começam cada vez mais cedo. 

    No ano passado, vimos as primeiras vendas da Black Friday começarem no final de outubro. 

    Importância das estratégias de vendas Black Friday

    Se uma empresa de instalação de sprinklers, por exemplo, está procurando obter grandes vendas durante a Black Friday, a importância da estratégia para atingir os objetivos cresce enormemente.

    Essa data se tornou realmente relevante no mercado por sua capacidade de aumentar as vendas de uma empresa e possibilitar que metas e objetivos para um período de tempo definido ou mesmo o ano inteiro sejam alcançados em um ritmo mais rápido.

    A oportunidade de crescimento de mercado apresentada por esta data significa que quando há clientes combinados, o número de vendas pode crescer no ano seguinte devido à estratégia de marketing compartilhada que esses clientes desenvolverão.

    Outro aspecto importante da estratégia da Black Friday é poder garantir que, por meio deles, distribuidores de correias transportadoras possam vender de forma exponencial, aquecendo o mercado industrial e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.

    As empresas traçam estratégias que permitem às marcas uma maior presença virtual, conseguindo assim aumentar o número de consumidores e a receita da empresa.

    Portanto, quanto mais um negócio estiver preparado para se destacar em um nicho de mercado durante a Black Friday, maior será a chance de ser notado pelo público-alvo.

    Preparando-se para a Black Friday

    Para uma empresa fornecedora de climatizador de ar para mercado que queira vender muito nessa Black Friday, alguns pontos-chave podem servir de base para as estratégias de vendas, como:

     

    • Realizar divulgação;
    • Estruturar o marketing de conteúdo;
    • Fortalecer a plataforma de vendas;
    • Preparar e controlar o estoque;
    • Treinar as equipes.

     

    O primeiro aspecto para chamar a atenção do consumidor e aumentar as vendas é de fato realizar uma boa divulgação, principalmente referente aos produtos que serão vendidos no período.

    As estratégias que serão implementadas durante a Black Friday devem ser planejadas com antecedência para que não haja obstáculos para o estabelecimento de metas e objetivos nesse período.

    Assim, na preparação para uma data tão procurada no mercado, deve ser incluído um bom reforço da plataforma de e-commerce, que poderá ser mais sustentável para o grande número de visitantes e compras que possam ocorrer.

    Se um e-commerce de roupas femininas estiver instalado em uma plataforma atualizada recentemente, é importante atualizá-los para garantir que a funcionalidade não falhe ou produza erros no site.

    Outro foco da preparação para os e-commerces e empresas gira em torno das informações. Quanto mais informações atualizadas os consumidores poderem obter sobre uma empresa, melhor será a experiência de compra devido ao alto tráfego de compras.

    Por exemplo, uma empresa demolidora deve fornecer informações precisas sobre seus serviços de demolição de galpões. 

    Afinal, a falta de atualização dessas informações pode levar a um impacto negativo na imagem do e-commerce ou empresa de qualquer segmento que queira vender mais no mercado. Portanto, deve haver prevenção.

    Tanto os estoques de produtos quanto a equipe de vendas mais profissionais devem estar prontos para a Black Friday.

    Outra coisa para a qual o e-commerce deve estar preparado durante a Black Friday são as equipes responsáveis ​​pelo atendimento nos departamentos de vendas, estoque e atendimento ao cliente, pois provavelmente sua loja terá um fluxo maior.

    No que diz respeito ao atendimento ao cliente, é algo que não deve ser negligenciado, principalmente devido aos novos clientes que também monitoram outros canais de vendas, como avaliações em redes sociais.

    Em tempos de grandes mudanças dentro do mercado, pode ser benéfico utilizar uma boa estratégia que garanta que a empresa seja mais lucrativa, mais conhecida, e adquira e retenha novos prospects no futuro.

    Estratégias para aumentar as vendas

    Uma boa estratégia para aumentar as vendas de serviços de guincho para veículos 4×4 ou de outros produtos e serviços em geral, pode ser feita por meio de planejamento de meses ou até um ano antes de novembro.

    Então, confira algumas dicas de como fazer isso para ajudar o seu negócio, empreendimento e e-commerce a se destacar nesse dia especial de promoção.

    Sem descontos falsos

    Para realmente conquistar os consumidores, os descontos oferecidos durante a Black Friday precisam ser reais; ou seja, nada de subir os preços uma semana antes e abaixar para o “preço normal” durante a semana de Black Friday.

    Esse golpe os consumidores já estão totalmente por dentro, e estão de olho em tudo, e podem fazer até mesmo uma denúncia para os órgãos competentes contra esse tipo de atitude. 

    Ou seja, a propaganda enganosa ou apenas a impressão de que o consumidor terá um desconto acaba não sendo boa para a empresa e, se isso acontecer, pode até destacar o nome da sua empresa de forma negativa.

    Mesmo quando se trata de frete, o desconto tem que ser real, pois acaba não sendo bem recebido pelos consumidores se notarem o alto valor do frete.

    Planeje tudo com antecedência

    As campanhas da sua empresa de manifestação à oposição devem incluir um planejamento com muita antecedência que, além de atrair o consumidor, permita que ele faça sua próxima compra com entusiasmo e sabendo que está fazendo uma boa escolha.

    Utilizando uma estratégia de marketing digital, um e-commerce pode iniciar sua campanha um pouco antes da data, geralmente na segunda semana de novembro, para preparar o público-alvo para as próximas ofertas.

    Usar e-mail e redes sociais para hospedar ou promover anúncios pode garantir maior visibilidade para a empresa.

    Algumas empresas podem optar por criar uma landing page com tema de Black Friday, o que pode ser uma boa estratégia, principalmente se você quiser destacar produtos específicos que estão entrando em promoção.

    Mas para que tudo isso se concretize, é preciso de fato planejar com muita antecedência, e prever todos os imprevistos para estar preparado e assegurando quando surgir algo. 

    Forneça variados meios de pagamento

    Imagine a frustração de um consumidor ao colocar um produto no carrinho e não encontrar o meio de pagamento desejado, seja o boleto, ou a bandeira do cartão de crédito que ele tem.

    Assim sendo, é essencial que você ofereça diversos meios de pagamento em sua loja virtual. Você não precisa manter todas as opções durante o ano inteiro, mas é válido fazer esse esforço para vender mais na Black Friday.

    Estruture uma boa campanha de mídia paga

    As campanhas de mídia pagas quebram as barreiras de comunicação entre empresas e consumidores. A partir delas, seu negócio pode atingir um público altamente segmentado com base em seu interesse nas redes sociais.

    Hoje, existem muitas plataformas para investir, como Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads. Então, desenvolva uma estratégia para direcionar os consumidores ideais para o seu site.

    Lembre-se: nunca foque em apenas uma plataforma, aloque seu investimento com sabedoria para poder vender mais na Black Friday promovendo seu evento em todas as redes.

    Crie um senso de urgência

    Os gatilhos psicológicos têm sido amplamente utilizados para aumentar os números de vendas, e a Black Friday não foi exceção.

    Um simples cronômetro em um anúncio aciona a escassez e aumenta o desejo de gastar do visitante. Portanto, crie um senso de urgência em sua campanha.

    Só não cometa o erro de colocar um cronômetro de contagem regressiva no mesmo produto várias vezes. Quando o tempo acabar, o preço deve voltar ao normal.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

     

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