Michael Campos

Como criar um design atraente para seus e-mails de marketing

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    Em um cenário onde o aspecto visual recebe uma importância cada vez maior por parte da sociedade como um todo, contar com um design atraente pode ser um grande diferencial para quem busca se destacar no cenário digital, chamando a atenção do público.

    Na verdade não é como se isso fosse algo exclusivo da internet, pois mesmo em um supermercado, diante das diversas possibilidades que podem ser encontradas nas prateleiras, pode ser justamente uma embalagem diferente aquilo a chamar sua atenção.

    O que realmente acontece no digital é que por causa da alta competitividade que existe entre os conteúdos ali presentes, eles que se encontram em um volume cada vez maior, e se mostra necessário apresentar um visual de destaque para e ganhar o interesse do público.

    Nesse caso podemos citar, por exemplo, a organização de um site de vendas, onde dependendo da facilidade do cliente em achar qualquer que seja o produto de seu interesse, como climatizadores rotoplast, maior pode ser sua chance de comprar algo.

    Com essa ideia em mente é possível associar a criação de um bom design até mesmo como uma forma de aumentar a sua possibilidade de vendas, mas indo além disso, a presença de um visual de qualidade pode ser responsável por diversos benefícios.

    É por isso que se mostra tão importante hoje a função dos profissionais de design, sendo eles requisitados para os mais diversos tipos de trabalho, indo desde o desenvolvimento de uma embalagem até a veiculação de anúncios e mensagens, com destaque para a internet.

    Falando mais especificamente sobre isso, até mesmo a confecção dos produtos deve levar em conta tal aplicação, com uma lavadora de alta pressão industrial tendo que contar com um design intuitivo, facilitando assim o seu uso por parte de quem for lidar com a peça.

    Ao citar todos os espaços que podem ser otimizados pela presença de um design de qualidade podemos partir também para os canais de comunicação, indo desde veículos de massa, como a televisão, chegando até a meios personalizados como o envio de e-mails.

    O problema continua sendo o alto volume de mensagens que pode ser mandado ao público diariamente através dessas plataformas, sendo importante contar com algo especial para se destacar com sua audiência, o que no caso dos e-mails pode ser associado ao seu design.

    A relevância do e-mail para as empresas

    Nos primórdios da internet um dos canais que mais se destacava era o e-mail, principalmente por sua proximidade com o envio de cartas, um método de comunicação tradicional, mas que agora se tornava mais acessível e eficiente em questão de tempo.

    Com o tempo, outras formas de comunicação foram ganhando espaço, com um destaque em especial para as redes sociais e seus chats, com a maior revolução chegando com o surgimento dos aplicativos de mensagens, como o Messenger e o WhatsApp.

    De fato esses novos métodos foram aos poucos tirando o impacto total que o e-mail causava, mas em nenhum momento essa ferramenta de comunicação deixou de perder o seu valor, pelo contrário, se tornou um canal um pouco mais sofisticado frente aos outros.

    O alto volume de mensagens, fora o caráter informal que foi sendo dado a essas plataformas alternativas, fez com que o e-mail continuasse a se destacar como um canal de maior qualidade, passando mais credibilidade para os conteúdos ali compartilhados.

    É por coisas assim que uma empresa de caldeiraria industrial costuma usar do e-mail para se comunicar com os seus funcionários ou até mesmo os seus clientes, passando segurança e formalidade junto às mensagens enviadas dentro desse canal em particular.

    Mas o problema do e-mail hoje acaba sendo o mesmo das diversas redes de comunicação existentes, sendo no caso o alto volume de conteúdos que circulam ali dentro, tornando-se difícil conquistar a atenção total do usuário para uma mensagem de modo específico.

    O fato acima não tira a relevância dos e-mails para o mercado, sendo uma ferramenta de grande apoio para quem está no processo de captação de clientes, bastando ter uma boa lista de contatos para aumentar o interesse em seus produtos e serviços oferecidos.

    Tal tipo de comunicação pode ser útil tanto para quem trabalha com aluguel de geradores de energia como para quem oferece peças de roupa importada, tudo dependendo do tipo de conteúdo a ser enviado por e-mail, para chamar a atenção do público.

    Para garantir a melhor atenção possível, ainda mais junto ao volume de informações que circulam nesses canais é importante se certificar de que suas mensagens enviadas contem com o melhor que estiver disponível, destacando-se assim o seu design.

    Boas práticas de design para o e-mail marketing

    O e-mail marketing trata-se de uma prática que busca trabalhar o envio dessas mensagens com algum ideal junto ao mercado, convencendo o público a comprar um item ou consumir algum tipo de conteúdo, por exemplo, sendo importante investir em tal função.

    Especificamente sobre a atenção a ser dada a uma mensagem recebida é válido destacar o design presente nesses e-mails, sendo algo a ser garantido a partir da aplicação de uma série de conceitos, entre eles:

    Uso de imagens

    Assim como as figuras podem tornar um livro mais acessível e interessante o mesmo ocorre com uma mensagem de e-mail. Mas não basta incluir qualquer tipo de figura, é preciso que ela seja pertinente ao conteúdo que ali esteja sendo abordado.

    Ao falar sobre uma mensagem que fale sobre válvulas retenção, pode ser importante apresentar tais peças ou até mesmo imagens da fábrica que as produzem, destacando a qualidade ali presente, sendo esse atributo também necessário para a imagem em si.

    Escolha de cores

    Outro ponto importante se trata das cores a serem trabalhadas no design do seu e-mail. Normalmente se aposta nos tons usados na identidade da marca, reforçando assim sua imagem, contudo, certas mensagens podem exigir tonalidades um pouco mais distintas.

    Uma mensagem voltada aos anúncios de promoções da Black Friday, por exemplo, pode se destacar pelo uso majoritário do preto, mas o mais importante é garantir que a escolha e combinação de tons de fato chame a atenção de quem visualiza a mensagem.

    Layout bem desenvolvido

    Os pontos citados acima conversam também com o layout criado para os seus e-mails, o que envolve a base da sua comunicação, sendo preciso apenas incluir os conteúdos necessários a serem abordados ali.

    A partir desse layout se torna possível garantir uma maior atenção por parte do público, seja em uma mensagem sobre estanho para solda ou qualquer tipo de produto ou serviço a ser referenciado dentro de um conteúdo enviado por meio de um e-mail.

    Destaque ao conteúdo textual

    Ao falar sobre o design de um e-mail é importante incluir também a construção do próprio conteúdo em si, nesse caso em relação à construção visual de um texto. Para garantir uma boa visibilidade nesse sentido é importante olhar para pontos do seu texto, como:

    • Escolha de fontes;
    • Construção de parágrafos;
    • Título de destaque;
    • Presença de Call to Action.

    Para quem não conhece, Call to Action são termos que induzem algum tipo de ação ao público, tais como “Não Perca Tempo”, “Compre Agora” e tudo mais o que chamar atenção para um e-mail marketing sobre uma oferta de formas descartáveis de alumínio, por exemplo.

    A partir dessas práticas é possível garantir a maior atenção possível aos e-mails enviados, tudo começando pelo design a ser trabalhado dentro dos seus conteúdos, sendo necessário também saber como medir o sucesso dessas suas campanhas digitais de mensagens.

    Índices a serem analisados pelo e-mail marketing

    Para se ter certeza de que os seus e-mails estão tendo um bom desempenho, sendo esse o resultado que se procura ao trabalhar características como o seu design, é válido dar atenção às seguintes informações a serem analisadas:

    Taxa de abertura

    Essa taxa fala da quantidade de usuários que abrem a mensagem recebida, sendo esse o primeiro passo para garantir que uma mensagem comercial possa garantir o seu propósito de envio, algo a ser confirmado junto das outras taxas a seguir.

    Taxa de cliques

    Trata-se da quantidade de cliques que um usuário pode fazer junto dos e-mails recebidos, como pode ser o caso de um anúncio sobre aspiração central, aumentando assim a performance comercial de quem envia tal tipo de mensagem.

    Taxa de conversão

    Esse é o ponto final em relação à medição do sucesso de uma campanha de e-mail marketing, apontando justamente para a quantidade de vendas e contratos que podem ser fechados logo após o recebimento e visualização de uma mensagem recebida.

    De uma maneira geral tudo isso deve ser garantido para medir o desempenho de uma ação de e-mail marketing, com um design de qualidade sendo um ponto de importância a ser trabalhado para conquistar tais objetivos.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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