Michael Campos

Como criar e gerenciar campanhas de publicidade no Google Ads

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    Caso tenha um negócio online e não saiba como usar o Google Ads, saiba que está perdendo vendas. Afinal, anunciar online é uma das maneiras mais efetivas de levar tráfego para o seu site e com isso, alcançar excelentes resultados.

    É preciso entender que o universo digital tem se tornado cada vez mais competitivo, os clientes contam com uma infinidade de opções e para se destacar é fundamental que a sua empresa utilize alguns mecanismos.

    Dessa forma, caso tenha uma loja que venda aço de carbono, por exemplo, quando alguém buscar “Onde comprar tubo aço carbono” o seu negócio será um dos primeiros resultados, além de ganhar maior visibilidade no mercado.

    Ficou curioso para saber como usar as ferramentas do Google Ads, fique tranquilo pois esse texto é justamente para você, separamos todas as dicas para te ajudar a criar as melhores campanhas, tenha uma loja de cadeiras ou de furadeira magnética.

    O que é Google Ads?

    Antes de saber como usar o Google Ads, é fundamental que saiba mais sobre ele. Bom, esse é o principal serviço de publicidade do Google.

    Levando em conta que as pessoas utilizam esse motor de busca para realizar suas pesquisas, é importante que as empresas estejam presentes nessa plataforma.

    O Google Ads é um sistema de links patrocinados, que funciona com PPC (Pay-Per-Click) traduzido para o português, pagamento por clique, ou seja, se anunciar um transformador de potência, por exemplo, só irá pagar os anúncios que forem clicados.

    Esse sistema proporciona que os anúncios cheguem ao seu público. Dessa forma, ele só será direcionado para as pessoas que possuem o perfil da sua empresa, tendo mais chances de reverter a venda.

    Com isso, não corre o risco de perder o valor investido por dois fatores: Você só irá pagar pelos anúncios que forem citados ou as pessoas que receberem os anúncios são o seu público-alvo.

    Dessa forma, segmenta o seu anúncio para as pessoas que realmente deseja falar, com qual frequência e em quais condições deseja que o seu público receba esses anúncios que são relacionados ao seu produto ou serviço.

    Os anúncios do Google Ads podem ser exibidos de diversas formas, pois a ferramenta é múltipla e compreende a rede de pesquisa, rede de display e até mesmo de vídeo.

    Sendo assim, as empresas de automação industrial que utilizam essa estratégia, poderá vincular seus anúncios, como:

    • Resultados de pesquisas relacionados às palavras-chave utilizadas pelos usuários;
    • Banners em sites específicos direcionados pela empresa;
    • Banners em canais diversos, segmentados pelo interesse do público-alvo;
    • Banners em aplicativos;
    • Banners no YouTube;
    • Vídeos no YouTube.

    O objetivo do Google Ads é atingir o seu público ideal. Com isso, é possível que direcione, segmente e mensure todos os resultados que foram obtidos com as campanhas.

    Como fazer o planejamento da sua campanha

    Agora que já se familiarizou com o Google Ads e sabe como ele funciona, chegou a hora de saber como se planejar, veja a seguir algumas dicas que irão te ajudar a criar suas campanhas.

    Defina um objetivo

    Toda e qualquer estratégia para ser bem-sucedida, precisa de um bom planejamento, pois de nada adianta começar sua campanha com o pensamento de que deseja vender mais, se não estabeleceu:

    • Uma quantidade:
    • Uma proporção;
    • Algo plausível para análise de desempenho; 
    • Entre outros fatores. 

    Além disso, é preciso que saiba quanto tempo esse aumento de vendas esperado, deve ser conquistado.

    Por exemplo, tenha um site de vendas de carrinho de ferramentas completo, é importante que saiba quais resultados possui atualmente, além de traçar uma métrica de quantas vendas exatamente deseja em um certo período de tempo.

    É com esse planejamento que a sua empresa saberá ao certo quando será necessário investir. Por isso, é fundamental que seja realista e só crie metas que realmente irá atingir.

    Lembre-se que além das campanhas, tenha uma empresa para gerir com folha de pagamento sp, fornecedores e tudo que for pertinente para o funcionamento do seu negócio.

    Conheça o seu público-alvo

    Para que a sua campanha funcione, é imprescindível que conheça o seu público. Caso contrário, não irá saber para quem direcionar os seus anúncios, por isso, é preciso recolher o maior número possível de informações sobre eles.

    Para te auxiliar, poderá usar o Google Analytics. Dessa forma, terá um resumo do seu público-alvo e como ele se comporta com a sua empresa, obtendo as seguintes informações:

    • Quantas visitas você possui atualmente, de onde elas vêm;
    • Quanto tempo as pessoa ficam em seu site;
    • Pelo que as pessoas mais procuram em seu site;
    • Por onde elas acessam o site;
    • Quanto cada cliente gasta em média.

    Com esses dados obtidos, irá conseguir criar as melhores campanhas e com isso, saber exatamente para onde direcionar. Afinal, de nada adianta ter uma empresa de licenciamento ambiental e anunciar para um público que compra material escolar.

    Selecione um tipo de campanha

    O tipo de campanha determina onde os clientes irão ver os seus anúncios, ou seja, de acordo com o planejamento inicial em que definiu suas métricas, será escolhido o melhor lugar para vincular suas campanhas, que são elas:

    • Pesquisa: anúncios de texto nos resultados de pesquisa;
    • Display: anúncios gráficos em sites;
    • Vídeo: anúncios em vídeo no YouTube;
    • Shopping: informações de produtos no Google;
    • Discovery: anúncios em feeds on-line;
    • App: promoção do seu app em vários canais;
    • Local: promoção dos seus locais em vários canais;
    • Inteligente: simplificação das suas campanhas;
    • Maior desempenho: descoberta de clientes de alto valor nos canais.

    Saiba que não tem jeito certo ou errado, tudo depende do seu público e de quais objetivos o seu negócio deseja alcançar.

    Utilize palavras-chave

    A palavra-chave sem sombra de dúvidas é essencial em uma estratégia de marketing digital, principalmente nos anúncios, pois é a partir delas que o cliente irá procurar por um produto ou serviço.

    Tornando-se muito importante para que o seu anúncio tenha um bom desempenho, pois é através das palavras-chave que o seu site é encontrado nas páginas do Google e em todos os anúncios, sejam eles:

    • Display;
    • Por rede de pesquisa;
    • Shopping; 
    • Redes sociais. 

    Por isso, colocar a palavra-chave no título é uma ótima forma de mostrar para o seu público as informações pela qual ele está procurando, tornando a campanha mais atraente e aumentando as taxas de clique.

    Como fazer o gerenciamento das campanhas?

    Bom, como já sabe quais os primeiros passos para fazer uma campanha, e depois como gerir essas informações e saber se os resultados foram efetivos, veja a seguir algumas dicas que irão te ajudar a gerenciar seus anúncios.

    Lances com base na geolocalização do seu público

    Seus lances podem ter uma variação de resultados, levando em consideração cada região em que eles forem vinculados, por exemplo, se direcionar para a região sudeste.

    Sendo assim, quando uma pessoa pesquisar por “energia solar preço simulador”, por exemplo, será direcionado para a sua página. Afinal, cada local tem suas peculiaridades culturais e comportamentais, que podem impactar de diferentes formas as campanhas.

    Por isso que o resultado não pode ser apenas um, é preciso entender como a sua campanha performou em cada região, para que os resultados sejam mais precisos.

    Saiba que no Google Ads existe um recurso feito especialmente para isso, em que você consegue ajustar os lances de acordo com suas estratégia e dessa forma, otimizar quais regiões merecem mais ou menos atenção.

    Monitore o ROI da campanha

    Uma boa métrica para saber como as suas campanhas estão performando é analisar o Retorno sobre Investimento (ROI). Para isso, será preciso acompanhar os dados e analisar o número de conversão e o custo por cliques (CPC).

    Para saber se os resultados estão sendo positivos, o valor de cada conversão precisa ser maior que o valor gasto para conquistá-lo, por exemplo, se gastou R $20,00 em cliques para fazer uma venda de R$10,00, você teve um ROI de R $10,00.

    Acompanhe seu desempenho

    A etapa mais importante de uma campanha é acompanhar e avaliar o seu desempenho. Dessa forma, você irá monitorar de perto todos os resultados, entender quais estratégias mais funcionam e usar os dados ao seu favor. Para isso, é preciso analisar:

    • Relatório de campanhas;
    • Relatório de palavras-chave;
    • Relatório de termos de pesquisa;
    • Relatório de estatísticas sobre leilões;
    • Relatório de funis de pesquisa.

    A avaliação dessas informações é essencial para que defina o melhor caminho a seguir, pois saberá exatamente o que funcionou e aquilo que não performou tão bem, fazendo com que crie soluções rápidas para os próximos anúncios.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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