Michael Campos

Tecnologias emergentes que estão moldando o futuro do e-commerce e marketplace

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    O avanço tecnológico faz com que diversas mudanças possam ocorrer na sociedade, com o mesmo ocorrendo com o mercado, de modo a acompanhar o público. Frente a isso, é importante para as empresas se atualizarem sobre quais são as tecnologias emergentes.

    Estar de olhos fechados para todo esse progresso pode fazer com que um negócio fique atrás dos seus concorrentes no mercado, perdendo então os seus clientes para essas outras opções, algo que pode ser o fim de um negócio no mercado competitivo de hoje.

    A internet é um exemplo que pode ser citado nesse sentido, tratando-se de uma ferramenta que começou com uma oportunidade para as companhias, tendo hoje um papel um pouco mais importante, sendo essencial para qualquer negócio que busca se conectar ao público.

    Para entender um pouco mais da afirmação acima, basta pesquisar por climatizador de ar industrial e então ser surpreendido com a alta quantidade tanto de marcas como de fornecedores, todos a disputarem por um espaço de destaque dentro de um cenário digital.

    O ponto a ser levantado aqui é como as tecnologias são capazes de evoluir rapidamente fazendo então com que as empresas tenham sempre que estar preparadas para qualquer tipo de evolução que possa ocorrer nesse sentido, para manter em alta seus negócios.

    É justamente em relação a isso que muitas empresas encontram dificuldades, deixando para lidar com novas estratégias e ferramentas apenas quando essas tecnologias já se encontram com grande demanda, ficando atrás de muitos concorrentes pioneiros.

    Enquanto algumas empresas buscam então se atualizar sobre o que mais novo o mercado pode oferecer, outras companhias podem sair na frente ao terem trabalhado junto de serviços de informática, otimizando seus negócios para funcionarem no meio digital.

    Ao falar de novas tecnologias, internet e como tudo isso pode afetar a gestão de um negócio, podemos olhar com atenção para o cenário do e-commerce e do marketplace e de como esses modelos podem apontar para o futuro do meio comercial como um todo.

    Ou seja, para quem busca conquistar bons resultados hoje, é importante estar atento a tudo o que ocorre nesse sentido, já que existem novos concorrentes que já iniciam suas atividades inclusos nessa nova realidade, ficando assim mais próximo de um novo público.

    Frente a tudo isso, é essencial entender um pouco mais sobre esses modelos de gestão e como as tecnologias emergentes podem influenciar nisso, e claro, saber também quais são elas.

    E-commerce, marketplace e futuro dos negócios

    O e-commerce é um termo que está associado ao comércio eletrônico, tratando-se então das empresas que atuam comercialmente dentro do cenário digital, sendo possível adquirir algo em uma loja digital e então receber tal mercadoria diretamente em casa.

    Nesse sentido, podemos falar sobre uma grande variedade de mercadorias, indo desde as compras do mercado até mesmo a um compressor de ar schulz pequeno, tudo podendo ser adquirido diretamente do seu computador ou até mesmo aparelho de celular.

    Ao falar sobre essa segmentação, podemos chegar também ao conceito de marketplace, tratando-se de plataformas onde um vendedor pode cadastrar sua loja, tornando mais prático a realização de suas vendas de acordo com os canais disponíveis.

    De um modo geral, podemos então ver essa realidade positiva tanto para os clientes como para os empreendedores, sendo preciso apenas contar com o uso das melhores tecnologias que podem estar disponíveis a ambos, com essa oferta crescendo bastante.

    É nesse ponto que podemos falar sobre as chamadas tecnologias emergentes, ou seja, aplicações que vêm se tornando cada vez mais comuns na sociedade e no mercado, tendo um potencial de mudar ambas essas realidade no futuro, valendo então conhecê-las.

    As principais tecnologias emergentes

    Há alguns anos ia parecer impossível pesquisar e fazer uma encomenda de esferas de aço inoxidável diretamente pela internet, mas essa é a realidade que encontramos atualmente frente aos mais diversos tipos de negócios, mudando nossa relação com o mercado.

    Junto das aplicações com a internet muitas outras são as tecnologias que prometem mudar o cenário comercial, já sendo possível ver sua aplicação, destacando então entre elas:

    • Inteligência artificial;
    • Realidade aumentada;
    • Internet das coisas;
    • Blockchain;
    • Chatbots.

    Essas sendo algumas das tecnologias emergentes capazes de mudar a realidade dos mais diversos tipos de negócios, destacando assim a importância de entender os conceitos por trás de cada uma dessas ferramentas.

    Inteligência artificial

    As IAs trabalham através de sistemas inteligentes de computação que conseguem não apenas analisar dados, mas também aprender e evoluir com eles, tudo isso a ponto de oferecer uma melhor experiência aos gestores e também clientes.

    Com o uso de uma inteligência artificial é possível para quem trabalha com a produção de chapa expandida fazer projeções mais seguras sobre o nível de demanda em seu mercado, facilitando assim a produção de um número adequado de peças.

    Realidade aumentada

    A realidade aumentada trabalha com a aplicação de projeções digitais dentro do universo real, sendo possível ver essa tecnologia sendo colocada em prática por meio de certos jogos, como foi o caso do fenômeno Pokémon GO.

    Especialmente sobre o seu uso dentro do mercado, podemos pensar no uso dos QR Codes, sendo códigos que podem ser escaneados, levando o indivíduo até um site específico, podendo ser o cardápio de um restaurante ou o link de compra de um produto.

    Internet das Coisas

    A ideia do IoT (Internet of Things) fala sobre como a internet pode ser aplicada junto aos mais diversos tipos de equipamentos, tornando o seu uso mais dinâmico e conectado, como pode ser o caso de uma geladeira que permite ao usuário fazer as compras direto dela.

    O exemplo acima já é um claro o bastante em relação ao valor do IoT para o mercado, permitindo muitas outras possibilidades, como um elevador panorâmico de um que em uma tela pode mostrar anúncios, com códigos que levam as pessoas até uma loja virtual.

    Blockchain

    O blockchain conversa diretamente com o uso das criptomoedas, moedas digitais que podem ser negociadas dentro de um ambiente especificamente programado, criando assim um cenário seguro, mas ao mesmo tempo flexível a todos ali presentes.

    Por se encontrarem especificamente no universo digital, as lojas online têm muito a ganhar ao passarem a negociar junto do blockchain, adaptando cada vez mais suas atividades para o digital, o que inclui suas ações econômicas.

    Chatbots

    De todas as tecnologias aqui citadas, essa talvez seja a mais fácil de compreender, muito por causa da sua alta aplicação que já pode ser vista no mercado. Trata-se daqueles programas de atendimento automáticos que podem ser encontrados em sites de compras.

    A partir desses softwares é possível para um cliente se informar sobre os modelos disponíveis de graxa grafitada, valor do frete entre muitos outros dados que podem facilitar a sua compra, sendo possível até personalizar tal conversa para cada cliente.

    Essas tecnologias emergentes são apenas algumas entre várias que vão crescendo no mercado, trazendo aplicações que podem ser bastante úteis para que uma empresa sobreviva a todas as mudanças que ocorrem na sociedade, algumas até irreversíveis.

    Uma nova realidade digital

    As lojas online já estavam em um movimento de crescimento nos últimos anos, mas foi a pandemia de COVID-19 que realmente mudou de vez esse mercado, pois em uma época onde as lojas estavam fechadas, o digital acabou sendo a saída para as pessoas.

    Mesmo com a flexibilização das aglomerações, com a chegada das vacinas, o mercado digital continuou a mostrar um grande interesse por parte do público, destacando-se assim um novo padrão de consumo por parte do público, reconhecendo o valor do meio digital.

    Destaca-se nesse ponto a praticidade que esse mercado oferece, sendo possível se informar e até mesmo fechar um contrato de aluguel de gerador diretamente do seu computador, enquanto resolve coisas do trabalho em um escritório.

    Tudo isso acaba criando novas responsabilidades ao mercado. Primeiro em ter que se adaptar a essa nova realidade virtual e segundo a ter que oferecer a melhor segurança possível aos seus clientes, reconhecendo as novas ferramentas de valor virtual.

    Automatizar os seus processos de entrega e comunicação com o público ou até mesmo fornecedores são coisas que esse novo mercado em formação também acaba exigindo, de modo a oferecer resultados eficazes, mas também com um tempo de resposta ágil.

    Para garantir com que todas essas mudanças sejam possíveis, a solução pode estar no uso das tecnologias emergentes, sendo elas cada vez mais importantes para o mercado como um todo, onde deixar de usá-las pode acabar sendo uma maneira de se ficar para trás.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade