Michael Campos

Como ampliar seu negócio com o Inbound Marketing

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    O Inbound Marketing é uma das estratégias mais eficazes e usadas dentro do universo do marketing digital nos últimos anos, existem inúmeras razões que explicam isso, mas é preciso entender, antes de qualquer coisa, sobre o que se trata esse conceito. 

    Assim como diversas outras estratégias do universo do marketing digital, o inbound tem como principal objetivo fazer com que novos clientes possam conhecer a sua marca a fim de comprar o seu produto ou serviço. 

    O termo inbound diz respeito a ação de fazer com que o cliente encontre o seu negócio, e não o contrário, como muitas pessoas pensam. 

    É normal ver empreendedores desesperados pensando que precisam ir atrás de novos clientes, mas já pensou se fosse ao contrário? Já imaginou se os clientes chegassem até você? 

    Essa pode ser uma ideia quase que impossível para alguns empreendedores, mas acontece que ela é mais comum do que podemos imaginar, o que faz com que ela seja real é justamente o inbound marketing. 

    Através dele, uma empresa de instalação de motor de portão sabe que não precisa se preocupar em ir atrás de clientes, pois através das estratégias desse conceito, ela consegue fazer com que o clientes cheguem até ela.  

    Isso é feito através do conjunto de estratégias que compõem o inbound marketing e fazem com que ele seja uma das melhores formas de ajudar empresas a crescerem de maneira natural e efetiva. 

    Afinal de contas, o empreendedor não precisa ficar insistindo de maneira desconfortável para que um determinado usuário conheça o seu trabalho, isso passa uma sensação de desespero e insistência que só irá afastar o potencial cliente da sua marca. 

    Com o inbound marketing, é possível fazer isso de maneira natural, pois será o próprio usuário que virá até com você com a intenção de entender mais sobre o que oferece e, assim, começa o processo de venda. 

    Vale a pena ressaltar que esse é um conceito que se aplica aos mais diversos tipos de negócios, desde uma empresa que oferece serviço de alongamento de chassi até mesmo uma marca que vende produtos fitness pela internet. 

    O termo inbound começa com “IN”, que em inglês significa dentro, ou seja, podemos entender que o inbound marketing é uma estratégia que se preocupa com o que é feito dentro da marca, fazendo com que cada vez mais potenciais clientes sejam atraídos. 

    Pensando nisso, hoje iremos a fundo em tudo o que envolve essa estratégia para que você saiba como aplicá-la dentro do seu negócio a fim de ampliá-lo em resultados, qualidade e ótimos relacionamentos. 

    Conheça as etapas do Inbound Marketing em vendas

    Conhecendo bem o conceito da palavra e da estratégia de inbound marketing, é importante saber quais estampas compõem essa estratégia, isso porque ela, assim como diversas outras estratégias, possui seus passos que precisam ser devidamente seguidos. Confira quais são: 

    Atrair

    A primeira etapa é justamente atrair os clientes para o seu serviço de transporte de veículos, por exemplo, e isso é feito de maneira natural através dos canais de comunicação da sua marca com o consumidor, é o primeiro contato dele com o seu negócio. 

    Converter

    Após conhecer a sua marca, esse usuário passa pela etapa de conversão, que nada mais é do que a transformação de seu status, que sai de um simples admirador da marca e se torna um potencial cliente de compra do seu produto ou serviço. 

    Relacionar

    O relacionamento é essencial para tudo na vida, inclusive para as vendas, por isso, após a conversão desse usuário, é o momento de criar um relacionamento onde ele se sinta confortável e confiante no que você diz e oferece para ele. 

    Vender

    Depois disso tudo vem, enfim, o momento da venda, que é onde o usuário se torna, de fato, o seu cliente e paga pelo seu produto ou serviço, pois entendeu que você é o melhor dentro daquele segmento.

    Analisar

    E engana-se quem pensa que tudo acaba na venda, pelo contrário, após ela é preciso analisar o comportamento desse cliente perante a sua fábrica de placas de sinalização de trânsito, por exemplo, e saber se ele irá se fidelizar ou não a marca. 

    Essas são as etapas que compõem o inbound marketing e que são seguidas à risca quando o empreendedor entende a importância dela e a aplica da forma correta, com ações estratégicas. 

    Saiba como ampliar os negócios com o inbound marketing

    Agora que você entende sobre o que se trata o inbound marketing e as etapas de construção desse conceito, chegou o momento de partir para a prática e colocar a mão na massa para ter ótimos resultados também. 

    Sendo assim, selecionamos algumas dicas simples, mas fundamentais para te ajudar a ampliar os resultados positivos do seu negócio através do inbound marketing, tirando essa ideia do papel e colocando ela na rotina da sua marca. Confira: 

    Fique atento às tendências

    A primeira delas é a atenção às tendências do mercado, pois tudo muda e novidades chegam a todo o momento, como um adesivo para baú corrugado ou até mesmo uma luz inteligente que muda de cor de acordo com o clima. 

    Estar atento a essas tendências é a chance de inovar no seu negócio e atrair pessoas que sempre estão ligadas nas novidades ou até mesmo a procura de algo diferente no mercado, por isso, não deixe essas tendências passarem despercebidas. 

    Esteja presente nas redes sociais

    As redes sociais mudaram por completo o nosso mundo, trouxe mais acessibilidade para as pessoas e a oportunidade perfeita para quem deseja atrair mais clientes e construir uma comunidade saudável e com clientes fiéis. 

    Mas para isso, é preciso estar presente nessas plataformas e mostrar aos usuários que você se preocupa com a construção de um relacionamento íntimo com eles, por isso, não deixe de usá-las ao seu favor nesse processo. 

    Trabalhe com o SEO

    SEO é uma sigla para o termo Search Engine Optimization, que em português significa Otimização dos Mecanismos de Busca, que trabalha a melhora do posicionamento de uma marca de etiqueta auto adesiva em rolo ou qualquer outro segmento de mercado. 

    Essa melhora de posicionamento acontece nos buscadores, espaços onde as pessoas mais procuram por produtos ou serviços, as estratégias de SEO ajudam a fazer com que cada vez mais usuários conheçam a sua marca através dessas pesquisas. 

    Produza conteúdo de qualidade 

    De nada adianta contar com as melhores estratégias do mercado, se você não entende o fundamental, que é produzir conteúdos de qualidade para realmente ajudar o seu público a resolver algum problema ou esclarecer alguma dúvida. 

    O verdadeiro conteúdo de qualidade não é aquele mega produzido ou o que foi preciso o investimento de milhões de reais para ficar pronto, mas aquele que traz algo novo e diferente para o público, fazendo com que eles vejam a sua marca de forma diferente.

    Foque em seus clientes

    Por fim, mas longe de ser menos importante, focar no seu cliente é essencial para que você conheça a personalidade dele a fundo e saiba qual a melhor opção que sua empresa de aluguel tendas para eventos SP pode oferecer a ele.

    Quando você foca no seu cliente, você entende quais são as suas dores, os seus desejos, as suas necessidades e sonhos, o que te ajuda a traçar narrativas e campanhas que atraiam justamente esses clientes para a sua marca. 

    Essas são apenas algumas de inúmeras dicas que existem no mercado e que fazem toda a diferença na rotina do negócio de quem deseja trabalhar com o inbound marketing e usufruir dos inúmeros benefícios dele. 

    Principais ferramentas de Inbound Marketing

    Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre algo que é tão importante quanto as dicas acima e que, unidas a elas, pode te ajudar ainda mais no processo de atração e cuidado de potenciais clientes através do inbound marketing. 

    Assim como uma fábrica de ventiladores industriais possui inúmeras ferramentas para ajudar na manutenção desses equipamentos, o inbound marketing também possui os seus aliados. 

    Pensando nisso, preparamos uma lista com as principais ferramentas de inbound marketing para te ajudar a dar o primeiro passo nesse universo com a tranquilidade de poder contar com ótimas ferramentas nisso. Confira: 

     

    • RD Station;
    • HubSpot;
    • mLabs;
    • HootSuite;
    • Buffer;
    • SEMrush;
    • Ahrefs;
    • Moz;
    • Entre outras. 

     

    Cada uma dessas ferramentas possuem suas versões gratuitas e pagas, elas passeiam entre ferramentas para automação de processos, gerenciamento de mídias sociais e até mesmo o SEO. 

    O importante é entender sobre cada uma delas e usar as que melhor se encaixam com o que você precisa no momento, pois em alguma coisa, pelo menos uma delas será muito útil para você nessa jornada. 

    Dessa forma, você contará não apenas com novas ferramentas ou um novo conceito de marketing, mas com fortes aliados para te ajudarem a construir um negócio de sucesso que traga clientes para você sem que você precise correr atrás deles. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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