Michael Campos

Benefícios da automação comercial

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    A automação comercial traz vantagens como a facilidade na comunicação, a integração de setores e o controle em tempo real dos processos internos de uma organização.

    Com o auxílio da tecnologia, é possível trazer novas experiências para o público, inovar em suas estratégias e otimizar seus processos.

    Como resultado, sua marca ganha mais autoridade no mercado, tendo suas vendas impulsionadas e a valorização do seu negócio.

    Com as ferramentas oferecidas por toda a tecnologia disponível, os gestores ganham maior controle sobre seu negócio, otimizando seu relacionamento com o público-alvo.

    Neste artigo, abordamos este tema, trazendo os benefícios e vantagens do serviço de automação comercial para o seu negócio. Continue lendo e confira.

    O que é a automação comercial?

    A automação comercial é o uso e aplicação de um sistema que consegue integrar os processos da dinâmica comercial, envolvendo processos logísticos como o controle de estoque até a geração da nota fiscal referente às vendas realizadas.

    Isto se reflete diretamente na qualidade do relacionamento com o cliente e na geração de relatórios que permitem o melhor controle da organização.

    Os processos que podem ser automatizados se tornam mais seguros, com informações mais precisas para sua empresa distribuidora de camisetas promocionais, fazendo com que se perca menos tempo com todos os processos.

    A implementação da automação comercial diz respeito aos sistemas, como os softwares, assim como os equipamentos, os hardwares, usados para dar suporte ao sistema.

    Assim existe um respaldo para a tomada de decisões, a geração de informações e a comunicação interna efetiva.

    Falamos então em formas de otimizar e padronizar rotinas e ações, com o objetivo de agilizar e garantir a operação de um negócio.

    Inclui-se aqui os processos relacionados aos pontos de venda (PDV), considerando os equipamentos necessários para seu funcionamento, como os leitores de códigos de barras, impressoras, balanças e gavetas.

    Também inclui o sistema de gestão (ERP), que engloba todas as rotinas da empresa, refletindo diretamente em sua operação e na melhoria dos resultados, como um software de call center que automatiza diversos processos.

    Benefícios da automação comercial

    Pontuamos a seguir os diversos benefícios que a automação comercial pode trazer para a realidade do seu negócio.

    1. Melhoria na logística

    Controlar o estoque costuma ser um dos principais desafios para varejistas dos mais diversos setores e segmentos, principalmente quando se tem alta variedade de itens e grande rotatividade.

    Dessa forma, um bom sistema de gestão logístico permite que toda a movimentação de mercadorias, como as entradas, saídas, transferências ou devoluções, sejam adequadamente pontuadas.

    Assim se tem um controle real sobre aquilo que se encontra em estoque, quais são os produtos realmente disponíveis, evitando perdas e problemas que possam envolver este controle.

    Neste processo, já se tem o controle também das informações fiscais necessárias para o funcionamento da sua empresa de assessoria tributária.

    1. Ganho de tempo

    Existem diversas atividades e pontos de um negócio, principalmente aquelas burocráticas e repetitivas, que podem ser facilitadas com a  automatização dos processos.

    Para o aumento da produtividade é importante que tarefas que não agregam valor para o cliente não sejam a prioridade de sua equipe.

    Na verdade, essa prioridade deve sempre ser a atenção daquilo que traz retorno direto ao cliente, garantindo o valor do seu negócio perante quem mais importa: o consumidor.

    Entre os tipos de tarefas que não estão relacionados ao sucesso do cliente, podemos citar a apuração dos impostos.

    Essa é uma tarefa importante para a empresa, mas que pode facilmente ser automatizada, trazendo mais segurança quanto a apuração dos tributos e a repassagem de informações ao Fisco.

    1. Redução de custos e desperdícios 

    Um curso técnico à distância que conte com um bom sistema de automação comercial, conta com um acesso simples e direto às informações importantes, o que reduz também o desperdício de tempo.

    Além disso, o ganho de tempo citado acima com processos burocráticos, se reflete diretamente  na redução de custos.

    Com um sistema que gera relatórios precisos sobre os processos internos é possível identificar gargalos, problemas técnicos e encontrar pontos de melhoria.

    Ou seja, a maior organização de todos os processos se reflete diretamente na eliminação de desperdícios.

    Tudo isso permite uma visão mais ampla das movimentações internas, uma maior controle, permitindo que você acompanhe de perto o desenvolvimento do seu negócio.

    1. Controle das vendas

    Um ponto importante do sistema de automação comercial é que ele permite um monitoramento preciso das vendas em tempo real.

    Dessa forma, os gestores conseguem acompanhar facilmente o desempenho de sua equipe, compreendendo o trabalho dos diferentes colaboradores.

    Ao ter conhecimento sobre o que ocorre de fato no dia a dia da empresa, garante-se o maior controle por parte dos gestores, que podem tomar decisões mais assertivas.

    1. Controle sobre o faturamento 

    Todo este controle que falamos até agora, se reflete diretamente em se conhecer com precisão quais são as entradas e saídas de dinheiro.

    Tendo pleno conhecimento do faturamento do seu negócio, com um bom sistema de gestão para franquias, se tem o real domínio sobre seus recursos financeiros.

    Isto possibilita que seja fácil a identificação dos fatores que possam a vir gerar prejuízos, assim como os fatores que podem aumentar a lucratividade.

    Os relatórios são sempre aliados neste processo de identificação de oportunidades e de problemas.

    1. Gestão do relacionamento com os clientes 

    Como já pontuamos acima, o foco do seu negócio deve ser sempre o seu público, visando aumentar as vendas, conquistar clientes e trabalhar por sua fidelização.

    A automação comercial garante que os dados e informações dos clientes estejam centralizadas, de forma que se possa dar maior atenção a eles e a manutenção do seu relacionamento.

    Você pode ainda ter acesso a informações de alta relevância para o desenvolvimento dessa relação, como  histórico de compras, dúvidas ou de objeções.

    1. Agilidade no atendimento

    Este conhecimento sobre o perfil de cada cliente, ficando de fácil acesso para toda sua equipe de vendas, garante que se personalize o atendimento de forma simples e rápida.

    Com uma consulta simples ao sistema é possível acessar os dados de cada cliente, direcionando da melhor forma o atendimento.

    A agilidade e a personalização são grandes demandas do novo perfil de consumidor, que exige total atenção por parte da empresa.

    Equipamentos que envolvem a automação comercial

    Ao pensar no dia a dia das empresas varejistas, é importante considerar os equipamentos relacionados à automação comercial, como:

    • Gavetas;
    • Impressoras;
    • Computadores;
    • Leitores de códigos de barras. 

    Confira a seguir as funções e os benefícios de cada um desses equipamentos.

    Gavetas

    Principalmente no momento da venda, um equipamento de grande importância é a gaveta de dinheiro.

    É ali que ficam armazenadas as moedas e notas, ou seja, é onde se tem o controle do que entra e do que sai em relação ao fluxo monetário.

    Ao escolher um modelo de gaveta de dinheiro para seu negócio é fundamental avaliar sua garantia e a existência de uma boa assistência técnica.

    Impressoras

    Uma boa impressora é outro item diretamente relacionado ao processo de venda, sendo um importante material em seu ponto de venda.

    Certifique-se de que a impressora escolhida realmente atende a demanda do seu negócio, para um fechamento de venda rápida, assim como a tranquilidade no momento da emissão da nota fiscal.

    Informe-se sobre os melhores equipamentos de acordo com sua finalidade de uso, assim garante a maior eficiência.

    Estabelecimentos que emitem a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, a NFC-e, a mais indicada é uma impressora não fiscal térmica.

    Computadores 

    No momento da venda e para garantir a automatização do sistema comercial, os computadores são peças-chave.

    É importante garantir que a máquina escolhida consiga interligar os periféricos usados em seu negócio, como teclado, mouse, gavetas de dinheiro, impressoras e leitores de códigos de barras.

    Da mesma forma, é preciso que os computadores suportem os softwares utilizados por sua empresa.

    Consulte a empresa de automação comercial que forneceu o seu software para delinear as configurações necessárias para suas máquinas.

    Leitores de código de barra

    Os leitores de código de barras, também chamados de scanner, são os equipamentos utilizados para ler o código dos produtos comercializados.

    Existem modelos de mesa e de mão, e sua escolha vai depender das necessidades de sua empresa.

    Os leitores de mão tem um custo menor, mas para seu manuseio é fundamental que o feixe de luz seja corretamente direcionado para o código de barras, não sendo a opção mais prática quando se trata de lojas muito movimentadas.

    Existem etiquetas fitas e etiquetas adesivas para código de barras, materiais muito importantes para seu controle de estoque.

    Considerações Finais

    Neste artigo abordamos os benefícios da automação comercial para seu negócio. Como você conferiu, são diversas as vantagens de um sistema que centralize informações e faça o trabalho repetitivo e burocrático.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade