Michael Campos

Como ter ideias criativas para anúncios

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    Em um mercado cada vez mais competitivo, ter ideias criativas para anúncios pode ser uma excelente maneira de se destacar e otimizar as vendas de sua companhia. 

    Estes anúncios podem até viralizar e conquistar um espaço ainda mais qualificado para sua fábrica de uniformes personalizados.

    A propaganda é uma parte essencial do trabalho, uma vez que ela lida diretamente com as emoções de seus consumidores. O objetivo de um bom anúncio é ficar marcado na memória das pessoas, chamando-as a tomar uma ação.

    As peças criativas têm um alto potencial de engajamento, e alguns destes elementos se tornam clássicos, do tipo que as pessoas se lembrarão por anos a fio, marcando gerações inteiras com uma propaganda de qualidade.

    Não é possível calcular com exatidão o poder de uma propaganda criativa, uma vez que ela se torna cada vez mais relevante e aumenta o impacto de sua companhia consideravelmente, gerando muito mais valor para uma marca de etiquetas adesivas para código de barras e se tornando mais relevante para o setor.

    O mundo tem passado por um importante processo de transformação digital, no qual avanços tecnológicos tem se popularizado e começado a fazer parte do dia a dia das pessoas. 

    Por isso, esse tipo de ação é muito importante para você conquistar uma estrutura adequada de vendas.

    Uma das principais modificações que esse processo trouxe tem relação com a velocidade da informação. As pessoas hoje recebem constantemente dados e informações relevantes, e tudo tem que ser rápido e atrativo.

    Se você ignorar a parte da criatividade em suas propagandas, pode acabar ficando para trás em um conceito amplo de divulgação, uma vez que as pessoas estão cada vez mais exigentes e optando por informações que sejam relevantes.

    Todo o processo de mercado digital é importante para criar novas teorias e conceitos que devem ser aplicados a um novo meio de comunicação, aproveitando as propagandas para gerar mudanças e reflexões acerca do consumo de mochilas para brindes corporativos, por exemplo.

    Esse tipo de ação acaba ficando muito mais tempo na mente das pessoas, que conseguem trabalhar com mais efetividade em suas ações através de anúncios criativos e únicos, que despertam o interesse em trabalhar de maneira mais estruturada.

    O storytelling é uma das estratégias mais importantes de divulgação e publicidade, e trata-se de um elemento fundamental para ser criativo e inovador com suas propagandas, independente do nicho em que esteja atuando.

    O conceito do storytelling está em contar uma história, criar um roteiro que faça sentido e que dê um significado especial para aquele tipo de propaganda. Existem diversas maneiras de trabalhar o storytelling, tanto com histórias reais quanto com roteiros elaborados em uma empresa de comunicação visual.

    Por isso, a criatividade é um dos pontos mais importantes para trabalhar com esse tipo de recurso, criando um motivador para a propaganda que incentiva os consumidores a acompanharem esse tipo de comunicação.

    Dessa forma, você consegue atingir o objetivo primordial da propaganda e publicidade, que é atrair novos consumidores para sua empresa e garantir o interesse destas pessoas em fazer algum tipo de negociação com a companhia, contratando serviços ou comprando produtos.

    Como fazer uma campanha criativa?

    Para conseguir sucesso em suas ações de publicidade, é importante pensar em como utilizar as propagandas de forma mais criativa e atrativa para seu público. Além disso, é importante se atentar a alguns elementos básicos para esse tipo de preparação.

    Entretanto, é preciso ter em mente que nenhuma empresa é igual a outra, e as ações podem ter resultados completamente diferentes para ações feitas por duas companhias, ainda que elas estejam no mesmo nicho de atuação.

    Adaptar estes elementos para sua realidade é um passo importante para garantir resultados mais adequados para suas ações como um todo, aumentando suas chances de se engajar corretamente.

    Conhecendo seu público

    O primeiro passo para explorar sua criatividade em anúncios é entender para quem você está criando eles em primeiro lugar.

    O público-alvo é considerado o grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, cuja propensão para comprar seus produtos ou serviços como bolsas personalizadas para empresas é grande.

    É para estas pessoas que você planeja suas ações de marketing e publicidade, uma vez que se trata de um grupo mais alinhado com suas propostas e ideais. 

    Para que isso ocorra, é importante que você tenha em mente que muitas vezes este grupo ainda é muito genérico.

    Nem todas as pessoas do seu público-alvo estão no mesmo momento de vida, e isso pode acabar atrapalhando suas publicações. Por isso, é importante segmentar mais detalhadamente seu público para conseguir resultados mais expressivos.

    Para isso, é possível definir personas para auxiliar neste processo. Uma persona é a idealização de um consumidor, uma figura fictícia criada com base em seu público-alvo e nas transações que sua empresa já realizou.

    O grande diferencial de uma persona é que ela é criada com base em informações específicas, sendo uma figura quase real. Além de criar nome, endereço e outros dados padrões para esta figura, você também deve traçar todo um perfil psicológico para ela.

    Dessa maneira, você consegue uma estrutura de atendimento com muito mais qualidade para conseguir agir de forma mais efetiva em empresas de etiquetas adesivas.

    Tendências

    Conhecer as tendências do momento também é muito importante para identificar como o mercado está se comportando, e como você pode adaptar esse tipo de recurso para suas ações, conquistando uma estrutura de qualidade para avaliar o mercado.

    Aqui, você pode avaliar as ações da concorrência para definir sua linha de ação. Note que não é ético copiar estratégias e tentar replicar as mesmas ações, mas você pode avaliar os erros e acertos de outras marcas para conseguir se planejar melhor.

    Campanhas memoráveis

    Uma boa campanha pode mudar os rumos de uma empresa como um todo. Quando a publicidade acerta em seu objetivo, ela será lembrada por um bom tempo, ficando na mente dos consumidores de stand para eventos.

    Esse tipo de ação não só ajuda a aumentar o reconhecimento e a autoridade da marca, ela acaba mantendo o nome de sua empresa na mente dos clientes, aumentando suas oportunidades de negócios consideravelmente, e aumentando suas chances de venda.

    Para isso, é possível trabalhar com uma série de emoções, como:

    • Nostalgia;
    • Conforto;
    • Alegria;
    • Satisfação.

    O importante é atingir as emoções corretas para trabalhar com efetividade em suas ações de marketing. Dessa maneira, você alcança resultados muito mais expressivos.

    Sua propaganda ficará na mente das pessoas que se interessam pelo tipo de produto que você tem a oferecer, ampliando assim suas possibilidades de engajamento e garantindo que a ação será lembrada por muito tempo depois de terminar as ações de venda de um sistema de automação comercial, por exemplo.

    Propagandas criativas famosas

    Algumas empresas conseguiram destacar-se de forma única, e suas ações são até hoje lembradas por conta do formato de ação que foi tomado. Estas companhias são muito fortes dentro do mercado, e marcaram época em suas ações.

    Parmalat

    A empresa de produtos derivados do leite fez uma das mais famosas propagandas da atualidade. A marca usou uma série de bebês vestidos de mamíferos com uma música marcante, e esta propaganda virou uma febre no momento em que saiu.

    Por conta disso, fantasias, pelúcias e outros itens baseados na propaganda foram realizados, com uma busca muito grande por estes itens. O jingle até hoje é lembrado por muitos brasileiros, bem como o slogan da propaganda, que é usado até hoje.

    Esse tipo de ação alavancou as vendas da Parmalat e permitiu que a empresa crescesse ainda mais.

    McDonalds

    A gigante do fast-food é campeã de anúncios memoráveis, e o mais recente formato de publicidade no Brasil brinca com a forma como as pessoas chamam a empresa. 

    A abreviação “Méqui” é usada a muito tempo pelo público brasileiro para falar sobre a companhia.

    Em uma ação de publicidade, a marca mudou a fachada de algumas de suas principais unidades, adotando o termo como um apelido e gerando uma aproximação poderosa com o público, o que garante uma estrutura ainda maior para as vendas do restaurante.

    Coca-Cola

    A empresa de refrigerantes é outro exemplo em questão de propagandas memoráveis, e sempre teve uma relação muito forte com o período de Natal.

    Desde a associação com a figura do papai noel, e suas propagandas com os ursos polares, a companhia se associou à data de forma muito mais efetiva, criando sempre ações de forte impacto em vendas.

    A Coca-Cola criou até mesmo um evento durante o Natal, com caminhões que passam por cidades brasileiras com cenas de natal, como um desfile. Esta ação surgiu de anúncios animados com caminhões de natal, e acabou vindo para o mundo físico.

    Portanto, trabalhar com estes recursos é um elemento muito importante para qualquer companhia que deseja se manter ativa no mercado.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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