O tempo diante da nossa sociedade e do momento em que vivemos é totalmente valioso, assim para que os profissionais de marketing otimizem seus serviços e resultados, a automação de e-mail marketing tem se tornado algo cada vez mais necessário.
A automação de e-mail marketing surgiu, como algumas pessoas dizem, como uma espécie de “mão na roda”, auxiliando as empresas e permitindo com que se tenha mais produtividade e cada vez mais assertividade.
Diante das mudanças e constantes inovações no universo digital, ir ao encontro do que está surgindo é algo necessário para que se estabeleça mais agilidade e otimização do trabalho dos profissionais, então a automação de e-mail marketing é um recurso indispensável.
Por exemplo, uma pessoa ao ter uma empresa de capa de chuva, a automação de e-mail marketing pode ser fundamental, estreitando o relacionamento com os clientes e aumentando as vendas de uma forma totalmente considerável.
Por isso, para que a sua se torne mais produtiva e estabeleça elementos que os diferenciam dos seus concorrentes, estar atento e estabelecer a automação de e-mail marketing tem se tornado algo cada vez mais necessário.
Afinal, os avanços tecnológicos e facilidades têm sido visto desde a automação para ar condicionado até mesmo as redes sociais, então ficar para trás diante de tantas novidades pode acabar sendo algo decisivo ao se pensar na evolução da sua empresa.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre a automação de e-mail marketing, fazendo com que você entenda a sua significação, seus principais benefícios, quando e como investir nesse recurso e a importância do monitoramento dos resultados. Confira!
O que é a automação de e-mail marketing?
A automação de e-mail marketing se caracteriza como o uso da tecnologia para automatizar o processo de envio dos e-mails, gerando mais praticidade e agilidade a esse processo.
Por muito tempo, para que os e-mails chegassem até os leads em uma empresa de produtos veganos, por exemplo, o envio de e-mails era feito manualmente, gerando tempo e esforço por parte dos colaboradores para que essa ação fosse realizada.
Atualmente, para que esse processo de envio de e-mails ocorra, basta os leads se interessarem previamente por algo em sua empresa, que automaticamente eles farão parte da lista de envio de e-mails recebendo mensagens da empresa constantemente.
Assim, ao ser estabelecido essa automatização se cria um atendimento personalizado com os leads, os incentivando a caminhar por todas as etapas do funil de vendas e amadurecer até chegar o momento de fechamento do negócio.
Para que esse conceito fique ainda mais claro, imagine que você está vendendo um curso de segurança e saúde ocupacional. Quem tiver interesse por esse curso tende a se inscrever e estar dentro da base de dados do seu negócio.
Dessa forma, ao ter essas informações do público à sua disposição, se cria um fluxo de automação de e-mail marketing, disparando conteúdos relacionados ao curso em questão e assuntos que possam despertar o interesse do público.
Logo, além de gerar muito mais praticidade nesse processo, seu negócio estabelece uma experiência personalizada ao público, gerando esses pontos de interação e impacto constantemente.
Benefícios da automação de e-mail marketing
Como está sendo visto, a automação de e-mail marketing permite que a sua empresa cresça, fazendo com que o foco dos colaboradores se volte a outras questões além do envio dos e-mails.
Por isso, assim como um programa de vendas para restaurante é fundamental para o funcionamento desse local, a automatização também tem esse papel determinante para o funcionamento das empresas e para que elas se estabeleçam diante do mundo digital.
Com isso, para ficar ainda mais clara a importância da automação de e-mail marketing e o quanto esse recurso é fundamental, confira os benefícios dessa ação e o quanto sua empresa tende a ganhar.
1 – Mais personalização
A personalização do atendimento é um dos principais responsáveis para que os leads possam ser conquistados, pois se foge do padrão, estabelecendo estratégias cada vez mais assertivas e impactantes.
Com isso, ao utilizar e aplicar o e-mail marketing, se tem uma personalização em relação aos e-mails enviados, gerando uma precisão e pontos de contato com o público totalmente impactantes.
Além disso, a personalização permite até mesmo que os e-mails possam ser criados de acordo com os gostos do público, fazendo com que sua empresa se diferencie e destaque elementos únicos através do mercado.
Por isso, utilizar da automação do e-mail marketing é garantir cada vez mais conversões ao seu negócio, criando um ambiente totalmente eficaz e assertivo.
2 – Economia de tempo
Como já foi falado, para que os e-mail fossem personalizados e chegassem ao público de uma forma positiva, antigamente os colaboradores tinham de gastar dias, semanas ou meses dependendo da quantidade.
Hoje, diante dessa automatização e do uso da tecnologia, esse processo ocorre em fração de segundos, gerando uma economia de tempo e fazendo com que o foco dos colaboradores se volte a outras questões.
Assim, ao gerar esse ambiente mais automatizado e rumo à evolução, os colaboradores têm até mesmo a possibilidade de voltar seus esforços, por exemplo, para registrar ideia de aplicativo, estabelecendo a tecnologia e evolução em cada momento.
3 – Crescimento em escala
A automação de e-mail marketing também tem tido algo totalmente único e essencial, permitindo com que as empresas cresçam e gerem cada vez mais resultados positivos sem que se tenha a contração de um novo funcionário.
Assim, fica claro o poder de processamento e crescimento em escala da automação de e-mail marketing, aumentando a capacidade da empresa e sabendo lidar de uma forma precisa com qual for o momento.
Por isso, investir nesse recurso tem se mostrado um passo necessário para as empresas que buscam ter sucesso, sendo algo necessário desde uma empresa de materiais esportivos a uma empresa de aluguel de equipamentos de tecnologia.
Quando e como investir nessa automação?
Se você ainda está em dúvida em relação à utilização da automação de e-mail marketing, fique sabendo que essa ferramenta tende a auxiliar nas vendas do seu negócio e até mesmo em melhores resultados.
Por isso, para que se estabeleça uma jornada do cliente cada vez mais eficaz e assertiva, a automação se mostra um recurso necessário e que deve ser estabelecido em seu negócio diante do momento certo.
Dessa forma, para que fique ainda mais claro o momento e quando utilizar o e-mail marketing, confira dois pontos a seguir e tenha isso em mente.
Busca de resultados com inbound marketing
Se o seu negócio está investindo em alguma estratégia de inbound marketing, saiba que é possível automatizar algumas ações, realizando o envio de e-mails conforme a jornada de compra do seu cliente.
Por exemplo, ao imaginarmos nesse processo um produto como uma cama hospitalar motorizada, é necessário saber quais são os materiais mais relevantes de acordo com cada etapa do funil, fazendo com que as interações sejam estabelecidas naturalmente.
Além disso, ao utilizar o e-mail marketing com esse intuito se tem a possibilidade de impulsionar o público através dos contatos gerados, despertando uma ação de compra e interação.
Criação de campanhas
Se você costuma enviar e-mails frequentes aos seus leads os avisando de campanhas ou até mesmo lançamento de novos produtos e serviços da sua empresa, saiba que a automatização dos e-mails pode ter um papel fundamental.
Como a ação de mandar e-mail é recorrente, para evitar o tempo e os erros no processo, a automatização se mostra um dos principais caminhos, gerando praticidade e o máximo de precisão em cada momento.
Assim, ao ficar claro os momentos precisos para investir na automação de e-mail marketing, veja como investir e contar com essa estratégia em sua empresa.
- Escolha uma plataforma de automação de e-mail;
- Decida o que você quer descobrir;
- Defina os parâmetros;
- Realize testes;
- Esteja aberto aos resultados.
Logo, ao estabelecer esses pontos buscando aplicar a automação, de fato o seu negócio tende ir ao encontro dessa estratégia, gerando uma assertividade e o máximo de praticidade através de cada momento.
Importância do monitoramento dos resultados
De nada adianta estabelecer estratégias que economizam tempo e geram uma assertividade se não houver o monitoramento e atenção em cada uma delas.
Alguns erros e pontos a serem melhorados podem acabar aparecendo, e é essencial que a sua empresa esteja atenta, os reparando e tornando as estratégias cada vez mais eficazes e assertivas.
Ao não estabelecer o monitoramento, é bem provável que as estratégias e ações geradas não tenham o máximo do seu rendimento e aplicação, pois alguns transtornos e empecilhos podem acabar tornando algo prático em um processo dificultoso.
Por isso, para que se garanta o máximo de assertividade e a automação dos e-mails marketing sejam refletidos nos resultados da empresa, o monitoramento é algo necessário e que deve ser sempre realizado.
Assim, ao destacar essas informações, chegou o momento de estabelecer a automação e fazer com que seu negócio evolua e cresça constantemente através de cada momento e ação da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.