O marketing digital é um dos setores mais visados da atualidade, tudo graças aos seus benefícios que trouxeram uma grande mudança na forma como a publicidade é veiculada.
A publicidade digital é o processo de comercialização de produtos ou serviços para clientes em potencial por meio de canais digitais e da internet. Ela tem os mesmos objetivos do marketing tradicional, a única diferença é o meio utilizado para transmitir a mensagem.
As empresas aproveitam várias atividades desse marketing, como otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), marketing de mecanismo de pesquisa (SEM), criação de conteúdo e muito mais para promover sua marca para seus consumidores.
Por exemplo, se você vende pen drive para brindes personalizados pode atingir seu público-alvo diretamente com as estratégias desse tipo de marketing, alcançá-los onde estão e aumentar as vendas.
As principais vantagens do marketing compreendem:
- Mais oportunidades para as empresas;
- Análise e mensuração de resultados;
- Maior interatividade;
- Aumento do direcionamento de campanhas;
- Maior número de conversões;
- Publicidade mais assertiva.
Desse modo, hoje você irá aprender sobre quais os principais conceitos e objetivos de marketing. Primeiramente, vamos aos principais conceitos de marketing. Acompanhe.
CMS (Content Management System)
O Content Management System, ou sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) é um aplicativo de software que permite aos usuários criar, editar, colaborar, publicar e armazenar conteúdo digital.
São normalmente usados para gerenciamento de conteúdo corporativo (ECM) e gerenciamento de conteúdo da web (WCM). Assim, seu serviço de outsourcing de impressão terá muito mais engajamento com o uso de um CMS.
SEO (Search Engine Optimization)
O Search Engine Optimization ou Mecanismo de Optimização de Pesquisa (SEO) é um tipo de otimização para mecanismos de pesquisa em buscadores, tornando o site da empresa mais detectável, o que pode trazer muitos benefícios.
Imagine que seu cliente pesquisa com o termo “impressão de folders SP”. Se o seu conteúdo contiver técnicas de SEO, o seu site pode aparecer como um dos primeiros e ter maior chance de cliques.
Mix de marketing
O mix de marketing se refere ao conjunto de ações, ou táticas, que uma empresa utiliza para promover sua marca ou produto no mercado. Os 4Ps constituem um mix de marketing típico: Preço, Produto, Promoção e Local.
4 Ps do marketing
O primeiro P, preço, refere-se ao valor que é colocado para um produto. Depende dos custos de produção, segmento, capacidade do mercado de pagar, oferta e demanda e uma série de outros fatores diretos e indiretos.
O segundo P, produto, refere-se ao item realmente vendido. O produto deve oferecer um nível mínimo de desempenho; caso contrário, mesmo o melhor trabalho nos outros elementos do mix de marketing não adiantará.
O terceiro P, place ou lugar, refere-se ao ponto de venda. Em todos os setores, atrair a atenção do consumidor e facilitar sua compra é o principal objetivo de uma boa distribuição ou estratégia de ‘local’.
O quarto P, praça, refere-se a todas as atividades realizadas para dar o reconhecimento do produto ou serviço ao utilizador e ao comércio. Isso pode incluir publicidade, boca a boca, relatórios da imprensa, incentivos, comissões e prêmios para o comércio.
Também pode incluir esquemas de consumo, marketing direto, concursos e prêmios. Você pode veicular concursos para ganhar camisetas promocionais de marca, por exemplo, para melhorar a praça.
5 Ps do marketing
Em evolução aos 4 Ps da publicidade e identificação de maior foco nas pessoas, houve inclusão dessa seção no mix.
A partir da inclusão dessa categoria, as pessoas passam a ser vistas como o objetivo central do processo de compra e venda. Sendo assim, campanhas são mais veiculadas conforme as necessidades e anseios do público-alvo.
8 Ps do marketing
Como uma evolução do anterior, os 8 Ps tiveram o acréscimo de 3 Ps: Processos, Posicionamento e Performance.
Esses aspectos contribuem para identificar ações de sucesso, devendo ser também levados em consideração para a campanha.
Deste modo, o posicionamento da marca perante as pessoas, os processos envolvidos na venda e a performance passam a constar.
Landing Page
Uma landing page (ou página de leads, que são potenciais clientes) é uma página da web independente, criada especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade. É onde um visitante “chega” depois de clicar em um link de anúncio em algum lugar.
Ao contrário das páginas da web, que normalmente têm muitos objetivos e incentivam a exploração, as páginas de destino são projetadas com um único foco ou objetivo, conhecido como Call To Action (ou CTA) do qual falaremos adiante.
A landing page pode funcionar associada a totens de autoatendimento online, no qual um chatbot (chat com inteligência artificial) conseguirá atender seu cliente imediatamente.
AIDA
O modelo AIDA é uma sigla que significa atenção, interesse, desejo e ação. É um modelo usado em marketing que descreve as etapas pelas quais um cliente passa no processo de compra de um produto. O modelo AIDA está em uso desde o final do século XIX.
1. Atrair a atenção
O produto deve atrair a atenção do consumidor. Isso é feito por meio de materiais publicitários.
Dessa forma, se um consumidor vê um anúncio com alguns movimentos, cores chamativas e preço atrativo com frase de impacto. É o primeiro passo da atração. Para isso, é importante ter uma boa terceirização de comunicação visual para empresas.
2. Manter o interesse
Na primeira fase, a atenção do cliente potencial é despertada; seu interesse no produto ou serviço deve ser despertado. Nesta fase, o interesse conquistado deve ser mantido, o que pode ser feito por meio de conteúdos e landing pages chamativas detalhando o produto.
3. Crie desejo
Se o interesse pelo produto for despertado, é tarefa do vendedor persuadir o cliente de que ele deseja ter o produto. Na melhor das hipóteses, o anúncio ou o próprio produto cria o desejo de compra.
4. Ação
Assim que o desejo de comprar for despertado, ele deve ser transferido para uma ação. Isso não necessariamente implica em compra. A ação desejada pode ser entrar em contato, compra, tráfego no site e interação.
Lead scoring
A pontuação de leads é uma metodologia compartilhada de vendas e marketing para classificar os leads (potenciais clientes) a fim de determinar sua prontidão para vendas.
Imagine que você tem um serviço de digitalização de documentos e deseja saber quais os principais leads do negócio. Por meio das métricas e banco de dados você consegue categorizar os leads por pontos e assim direcionar estratégias.
CTA (Call To Action)
Uma frase de chamada para atenção (CTA) ou chamariz é um local em um site que diz ao usuário para realizar alguma ação específica. Normalmente, é escrita como um comando ou frase de ação, como ‘Inscreva-se’ ou ‘Compre agora’.
No marketing, isso pode assumir a forma de texto em um botão (um botão CTA) ou um link da web e, em campanhas por e-mail. Contudo, os CTAs costumam ser links para uma página da web onde o usuário pode realizar outras ações.
Engajamento
Essa estratégia significa interagir de forma a agregar valor ao seu público, com o objetivo de formar relacionamentos genuínos baseados no respeito e na confiança mútuos. O conteúdo é crucial no marketing de engajamento, pois é o principal modo de comunicação.
Se você vende material promocional de empresas e deseja maior engajamento, uma ótima estratégia é usar o marketing de conteúdo, veiculando matérias de interesse do seu público. Nesse caso, seria algo sobre “vantagens de material promocional”, por exemplo.
Funil de vendas
O funil de vendas envolve a jornada que o consumidor percorre durante o processo de compra. O modelo mais antigo incluía estas etapas: Conscientização, Interesse, Desejo e Ação.
Por mais simples que pareça, um funil de vendas excelente, bem definido e monitorado de perto, pode transformar sua empresa de virtualmente desconhecida em uma empresa multimilionária de sucesso em um período relativamente curto.
Growth hacking
O growth hacking (também conhecido como ‘marketing de crescimento’) é o uso de táticas de marketing digital com poucos recursos e econômicas para ajudar a aumentar e reter uma base de usuários ativa, vender produtos e ganhar exposição.
Principais itens do plano de marketing digital
Agora que você sabe quais os principais conceitos e vantagens do marketing na era digital, compreenda quais os itens necessários para elaborar um plano.
Os principais aspectos da publicidade digital envolvem a definição dos objetivos, detalhamento da persona, posicionamento e criação de indicadores-chave (KPIs).
Definição dos objetivos
O primeiro passo no plano é trabalhar no estabelecimento de algumas metas para criar uma ideia clara de onde suas ações devem levá-lo. Suas metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas.
Detalhamento da persona
Você deve saber a quem você quer se dirigir, quais são seus gostos, necessidades ou preferências e o que você está fazendo para atingir as expectativas. O público-alvo com essas características específicas é chamado de persona.
Posicionamento
Para alcançar o posicionamento adequado, é fundamental que você seja muito claro (e alcance seu público da mesma forma) sobre qual é sua proposta de valor e o que ela acarreta.
Criação de indicadores-chave de performance (KPIs)
Temos que medir cada ação usando métricas (KPIs) para descobrir se conquistamos o que era esperado.
Portanto, medir a eficácia das estratégias e atividades que implementamos nos ajudará a corrigir o que não funciona para atingir os objetivos que estabelecemos.
O conhecimento em marketing digital na atualidade é imprescindível. Sendo assim, busque meios para implementar o que aprendeu hoje em sua empresa e alavancar seus resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.