Michael Campos

Vantagens de criar um blog para sua empresa

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    Não há dúvidas sobre as vantagens de criar um blog, e foi para falarmos delas que trouxemos este artigo. Quando surge a ideia de criar um site é importante pensar no que ele terá além das informações sobre os produtos e serviços disponibilizados.

    Um blog nada mais é que um site pessoal, para postagem de conteúdo, seja de um indivíduo, de uma marca, organização ou empresa.

    Podemos comparar a uma biblioteca pessoal com diversos temas que qualquer usuário da internet pode visitar e escolher o que deseja ler, ver ou ouvir, de acordo com o seu interesse.

    Ao fornecer conteúdo e informação sobre sua área de atuação, uma empresa como de serviços de limpeza para empresas, para citarmos um exemplo mais prático, tem seu alcance e sua autoridade expandidas, além de uma maior facilidade no processo.

    Para entender mais sobre essas e outras vantagens de ter seu próprio blog, leia este artigo até o fim. E aqui no final tem um presente especial: dicas bônus bem diretas para você criar e manter seu site em pleno funcionamento.

    Por que vale a pena ter um blog nos dias de hoje?

    O blog não é uma ferramenta exclusiva de uma empresa, e praticamente todos os influenciadores digitais mantém suas páginas sempre atualizadas.

    Além disso, são amplamente usados para fins profissionais, principalmente por aqueles que visam se destacar em determinada área e garantir seu espaço profissional, colocando-se como mão de obra qualificada e especializada frente ao mercado de trabalho.

    São fundamentais para a produção de conteúdo para diversos segmentos, e assim vêm conquistando cada vez mais espaço nos meios digitais.

    Os blogs têm um papel econômico crucial, sendo que em 2017, segundo a Big Data Corp, cerca de 82% dos blogs em atividade já eram monetizados com publicidade digital, e esses números só tendem a crescer.

    Estando sobre os holofotes do marketing digital, alguns dados corroboram as vantagens que traremos a seguir. Confira:

    • É uma das principais formas de mídia para conteúdo (HubSpot, 2019);
    • 61,7% das empresas brasileiras publicam posts em blog (Content Trends, 2016);
    • Todos que o fazem consideram ser uma boa estratégia (Content Trends, 2016);
    • 3,8 milhões de buscas ocorrem no Google por minuto (Rock Content, 2020).

    Enquanto houver usuários buscando resolver suas dúvidas em buscadores como o Google, como “O que são serviços de contabilidade e consultoria?”,  os blogs continuarão sendo importantes.

    Conheça 8 vantagens de ter um blog de sua empresa

    A seguir, pontuamos 8 benefícios para uma empresa em contar com seu blog nos meios digitais, sendo que os principais são os seguintes:

    1. Conexão com o público

    Interagir com seu público e se relacionar através das famosas CTAs (Call to Action), as “chamadas para ações”, como visitar um site, curtir uma páginas redes sociais, saber mais sobre um determinado produto, serviço ou comentar um post, é criar conexão com ele.

    Isso é fundamental para estratégias de fidelização de clientes, aproximando marcas e consumidores, estreitando laços no decorrer da jornada de compra.

    Uma dica é usar suas postagens para iniciar uma conversa com seu público, uma vez que isso é estimulado pela presença da caixa de diálogo abaixo dos post, típicas dos blogs.

    1. Gerar tráfego e conversões

    Como ferramentas do Inbound Marketing, do Marketing de Conteúdo e de SEO (Search Engine Optimization), a otimização para mecanismos de busca, os blogs trazem excelentes resultados quanto ao aumento da consciência da marca (awareness).

    E isso potencializa o crescimento do tráfego orgânico, ou seja, que não é pago, e na geração de leads e mais conversões. Tudo isso facilita vender mais pela internet, por isso é fundamental contar com uma boa estratégia para a divulgação do canal da sua empresa.

    1. Ganhar posição no Google

    Complementando, outra vantagem é melhorar o posicionamento da sua marca do Google, ou seja, estar entre os primeiros resultados quando um usuário pesquisar por um tema, como “empresa de cartão de visita”, se for o seu caso.

    Quanto mais conteúdo de qualidade e relevante você tiver no seu blog, além de uma boa frequência de postagens, melhor será seu ranqueamento nos buscadores. Uma dica é pesquisar bastante sobre as estratégias de SEO.

    1. Possibilidade de gerar renda

    Os anúncios publicitários que geram rendas significativas para blogueiros e influencers, em todo o mundo:

    Quando existe um número alto de acessos diários em seu blog, você pode se cadastrar no Google AdSense, e assim, vender espaços publicitários na sua página para que outras empresas divulguem seus produtos ou serviços.

    Por exemplo, se você possui uma página sobre empresas e negócios com muitas visitas, uma marca especializada em uniformes personalizados para empresas se beneficiaria muito de anunciar ali.

    1. Aumento de clientes 

    Ao aumentar o alcance de sua marca e a sua cartela de clientes, consequentemente você tem maior geração de renda também.

    E ao oferecer conteúdo de qualidade para quem busca informações sobre o que você tem, cria-se a via para a conexão entre o seu negócio e aqueles que precisam de suas soluções. 

    Além disso, esclarecer dúvidas cria uma relação muito boa com o usuário, o que o torna mais propenso a fechar negócio com quem o ajudou.

    1. Baixo custo para iniciar

    Sites e plataformas como o WordPress permitem que você crie seu blog de forma simples e praticamente sem investimento financeiro inicial, bastando tempo e criatividade para começar. 

    É importante saber neste ponto que, o que precisará ser pago para criar seu blog do zero são o domínio e a hospedagem do site, ambos com um baixo custo. 

    1. É seu canal próprio 

    Diferentemente das redes sociais, os blogs não se limitam às políticas da plataforma utilizada, como é o caso do Instagram e do Facebook, que limitam seu alcance orgânico.

    Voltando ao exemplo das camisetas para uniformes de empresas, você tem total liberdade para escolher o que, como e quando fará suas publicações, seu alcance não depende dos algoritmos preestabelecidos, e você pode divulgar onde quiser.

    1. Facilita o processo de vendas 

    Entre as diversas funcionalidades do conteúdo de um blog, estão educar, informar e entreter o público. Dessa forma, auxiliam os leitores a caminharem pelo Funil de Vendas, conceito do marketing digital que faz referência à trajetória de compra de cada cliente.

    Assim seus leads já chegam até o seu negócio de papel para modelagem, por exemplo, já informados sobre suas soluções, e mais maduros para o fechamento da compra.

    Dicas bônus: como criar e manter um blog

    Como prometido no início deste artigo, enumeramos a seguir algumas dicas valiosas para criar e manter seu blog:

    1. Tenha um bom planejamento estratégico;
    2. Crie conteúdo de valor;
    3. Trabalhe muito bem o SEO, otimizando seu blog;
    4. Trabalhe muito bem as CTAs;
    5. Utilize formulários e interaja com seu público;
    6. Seja moderado ao inserir pop-ups e anúncios;
    7. Integre seu blog aos seus demais canais, como mídias sociais;
    8. Monitore seus resultados.  

    Com estas dicas você certamente será assertivo em suas estratégias, afinal não adianta ter um blog para apenas jogar conteúdo aleatoriamente. 

    Esse tipo de site traz realmente resultados interessantes, mas isso depende de como você o usa e como o gerencia. E então, esteja preparado para os bons resultados!

    Considerações finais

    Como você pode notar, as vantagens de possuir seu próprio blog não faltam, e tudo que falamos para empresas vale para pessoas físicas e para quem quer se inserir no mercado de trabalho. 

    Pense em cada ponto de seu blog com cuidado e o integre com seu negócio físico, desde cores, fontes e imagens.

    Existem ainda diversas empresas de comunicação visual para empresas que podem ser de grande auxílio para o desenvolvimento do seu blog.

    Criar conexão com seu público oferecendo conteúdo de qualidade e de alta relevância sobre temas significativos dentro de seu nicho de atuação é uma das principais funções de um blog, então use isso ao seu favor.

    Aproveite para tirar dúvidas e mostrar seu conhecimento para o mundo, e tenha foco em sua persona. 

    Essa ferramenta do marketing digital permite que você segmente seu discurso para falar diretamente com o público certo para seu negócio, afinal a linguagem precisa ser direta e dialogar com quem você realmente quer.

    Estude também o funil de vendas, considerando sempre a jornada do cliente e o sucesso de sua experiência.

    Logo será reconhecido como autoridade em seu segmento e alcançará as primeiras posições em mecanismo de busca, como o Google, e tudo isso com um baixo investimento, como você conferiu aqui.

    Tudo dependerá de sua organização e dedicação para com sua página, nutrindo com boa frequência seus leitores com conteúdo de qualidade.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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